Capela Sto Isidoro
Página Principal Paroquias.org
Inteligência Espiritual

  Sábado, 20 de Abril de 2024    Orações Terço Via-Sacra Via Lucis

16.5 Escutar e agir

Os mandamentos divinos são igualmente válidos para todas as pessoas. Unem-nos a Deus, protegem o direito do indivíduo e asseguram a paz na comunidade. Toda a pessoa deve orientar-se por eles. Porque os mandamentos de Deus não são um catálogo de regras e de leis impostas do exterior, aos homens, mas antes se ajustam à sua natureza.

 


Este mandamento que hoje te ordeno não é muito difícil para ti, nem está fora do teu alcance. Ele não está no céu, para que perguntes: "Quem subirá por nós ao céu, para no-lo trazer, a fim de que possamos ouvi-lo e pô-lo em prática?" Também não está no além mar, para que perguntes: "Quem atravessará por nós o mar, para nos trazer este mandamento, a fim de que possamos ouvi-lo e pô-lo em prática?" Sim, esta Palavra está ao teu alcance: está na tua boca e no teu coração, para que a ponhas em prática.

DEUTERONÓMIO 30,11-14
 

Todas as pessoas sabem, no fundo, o que devem fazer e o que não devem fazer; basta-lhes escutar a voz do seu próprio coração, à qual chamamos consciência. A consciência capacita-nos a todos - adultos e crianças - a distinguir entre o que é bom e o que é mau. É por isso que podemos dizer: tenho a consciência tranquila, agi bem. Ou então: a minha consciência não está tranquila, agi mal. Pela sua consciência, o homem reconhece o que Deus espera dele. Assim, todos estão obrigados a escutar a voz da sua consciência e a segui-la. Quem abafar a voz da consciência, que nos informa sobre o que Deus quer, não tomando a sério os seus mandamentos ou por medo se retrai antes de adoptar uma decisão, não compreendeu a Deus: Deus concede aos homens a liberdade para que eles a utilizem.

 


Tu és Deus:
Tu podias
impor a tua vontade,
estabelecer a tua ordem,
fazer robots dos homens
que Te servem.

Tu és Deus:
Tu podes escutar
como soletramos balbuciantes
os teus mandamentos
e não compreendemos
senão com dificuldade
o que queres de nós.
Tu podes aguardar até que
descubramos a liberdade
e no coração da liberdade
te descubramos a Ti.
 



<< Anterior
Viver para amar a Deus
Seguinte >>
...como a ti mesmo


Esta semana
Clique na data para ler a Liturgia do respectivo dia.


Liturgia de hoje
Leitura I:

Salmo:

Evangelho:

Liturgia das Horas:

Terço do Rosário:


 

   


© 1999-2024 Paroquias.org