Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017 - SEXTA-FEIRA da semana II    Orações Terço Via-Sacra Via Lucis

14. Amen - Sim, assim seja

A profissão de fé apostólica (Credo) é um dos textos fundamentais da fé cristã. Nasceu nos primeiros séculos da Igreja, quando se quis conservar por escrito o essencial da fé dos cristãos.

Cada frase, cada enunciado, foram formulados de tal modo - muitas vezes depois de longos debates - que os cristãos podem encontrar neles a diferença entre a fé e a heresia.

O Credo ou Símbolo dos Apóstolos é válido para toda a Igreja. Quem é baptizado na Igreja de Jesus Cristo, tem que aderir a ele. Durante a Vigília Pascal, a assembleia dos fiéis renova as promessas do seu Baptismo.

Esta profissão de fé de toda a Igreja deve pronunciá-la e repeti-la cada um conjuntamente e para si mesmo. Não é em vão que ela começa pelas palavras "Eu creio" e termina por "Amen".

Quem diz "Amen" confirma a sua decisão. Amen - sim, assim seja, eu adiro, aceito. Este Evangelho é válido para mim. Agradeço ao Senhor por isto.

Alegrai-vos, porque Jesus morreu na cruz!
Amen.
Alegrai-vos, porque Ele ressuscitou dos mortos!
Amen. Alegrai-vos, porque no Baptismo, Ele lavou-nos dos nossos pecados!
Amen.
Alegrai-vos, porque Jesus veio libertar-nos!
Amen.
E alegrai-vos, porque Ele é o Senhor da nossa vida!
Aleluia!

PAPA JOÃO PAULO II

Amen: o termo hebraico exprime a solidez, a fidelidade, a constância. Mas as palavras "fé", "verdade", "fidelidade", também se encontram intimamente relacionadas com ela. Quando cristãos e judeus terminam a sua oração por "Amen", trata-se da resposta pessoal de cada um: Sim, assim seja, aceito firmemente.

A vida eterna
Viver em Cristo: os sacramentos

Is 48, 17-19
Salmo 1, 1-2.3.4.6 (R. cf. Jo 8, 12)