﻿<?xml version="1.0" encoding="iso-8859-1" ?>
<rss version="2.0">
  <channel>
    <title>Geral</title>
    <link>https://www.paroquias.org/forum/list.php?1</link>
    <description><![CDATA[Fórum principal onde se discutem os assuntos genéricos. Coloque também aqui as perguntas e dúvidas que queira ver esclarecidas.]]></description>
    <language>pt_PT</language>
    <pubDate>Wed, 21 Apr 2021 19:34:44 +0000</pubDate>
    <lastBuildDate>Wed, 21 Apr 2021 19:34:44 +0000</lastBuildDate>
    <category>Geral</category>
    <generator>Phorum 5.1.25</generator>
    <ttl>60</ttl>
    <item>
      <title>Re: «Provavelmente Deus não existe. Portanto, deixe de se preocupar e goze a vida»</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,74468#msg-74468</link>
      <author>camilo</author>
      <description><![CDATA[foi um excelente debate.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,74468#msg-74468</guid>
      <pubDate>Wed, 21 Apr 2021 19:34:44 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: «Provavelmente Deus não existe. Portanto, deixe de se preocupar e goze a vida»</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,64242#msg-64242</link>
      <author>camilo</author>
      <description><![CDATA[[quote vitor*][quote camilo]<br />
<br />
Quanto ao nº de cientistas ateus, questão levantada pelo Vitor. Os inqueritos realizados no inicio do seculo 20 e no inicio do seculo 21 revelam valores identicos de adesão religiosa. Entretanto a ciencia evoluiu enormemente. Os cientistas das ciencias sociais revelam nºs identicos de adesão religiosa aos cientistas das ciencias exactas. Isto indicia que não é por razões de conhecimentos cientifico que um cientista tem ou não adesão a uma fé religiosa. O facto de os inqueritos se centrarem muito nos USA e de nos USA a conflitualidade entre ciencia e fé ser muito maior que por cá tambem a ajuda a explicar nºs baixos de adesão religiosa encontrados nesses inquéritos no entanto há outro factor que creio ser muito importante. Em inqueritos realizados às crenças da pessoas elas revelam uma grande incoerencia entre a sua adesão religiosa e aquilo que dizem acreditar. Os cientistas podem ser simplesmente mais coerentes. Por exemplo, podem compreender que não acreditando no céu não são cristãos.<br />
Nesse aspecto acho interessante a leitura do site:<br />
http://www.religionstatistics.net/<br />
<br />
[/quote]<br />
<br />
Eu li um artigo em que os cientistas das ciências sociais, revelam maior adesão religiosa, que os das ciências materialistas e exactas. Também me lembro de ler umas estatísticas dos USA, há uns tempos atrás num site(pena não me lembrar qual), em que este afirmava que o número de cientistas proeminentes, repito proeminentes e de elevada reputação, que revelam adesão religiosa, decaiu a pique desde o ínicio do Século XX até aos anos 90.<br />
<br />
Mas no entanto o mesmo site confirma o que o camilo diz: que a adesão de cientistas à religião mantém-se igual desde o inicio do século para agora.[/quote]<br />
<br />
<br />
Se a memoria não me trai no inicio do seculo 20 a situação era precisamente a contraria. Os cientistas sociais tinham menor adesão religiosa que os cientistas das ciencias exatas e matematicos. Isto é particularmente interessante porque me parece ser um sinal da raiz destes afastamentos da fé religiosa. No inicio do seculo 20 os atritos entre as ciencias sociais e a religião eram maiores que entre os atritos entre a religião e as ciencias naturais. Existia o atrito com a evolução das especies mas muito maior era o atrito entre as diferentes ideologias, comunismo, fascismos, uma psicologia a dar os primeiros passos e fortemente ideologizada e outras coisas do genero. <br />
Lembro que em Portugal duas  importantes correntes do ateismo têm a sua raiz precisamente em questões politico/sociais. O laicismo agressivo que tem a sua ascendencia nos politicos e politicas anticlericais da 1ª republica (e antes disso na revolução francesa) e o comunismo ateu. <br />
Outro sinal disso pode ser encontrado se analisarmos em que ciencias os seus profissionais (americanos porque estes estudos são quase todos americanos) repudiam mais a religião. Ora os que repudiam menos são os matematicos e os que repudiam mais são os biologos. E se observarmos a realidade americana isto torna-se compreensivel. Nos USA é muito forte a presença social dos fundamentalistas/literalistas protestantes (normalmente de natureza pentecostal), a sua irracional contestação da evolução a sua militancia pelo ensino do criacionismo cria anticorpos muito fortes entre os cientistas em geral e entre os biologos em particular. <br />
Isto de encontrar frequentemente muitos David_ e ser essa a imagem predominante que se tem da religião não favorece em nada a boa opinião sobre a fé religiosa entre os cientistas. <br />
<br />
Outra nota, realmente os cientistas mais proeminestes têm uma menor adesão religiosa que os menos proeminentes. Mas isto verifica-se desde os inicios do seculo 20 e hoje qualquer cientista sabe muito mais que a maior sumidade dos inicios do seculo 20. Não há nenhum conhecimento cientifico que permita por si só fazer uma dedução logico-dedutiva da verdade religiosa. Deus está acima disso. Mas para além de serem em média mais capazes há outra caracteristica que os cientistas mais proemimentes têm, aliás é ainda mais importante que a capacidade intelectual em bruto, é a dedicação extrema à sua ciencia. Os cientistas não são semi-deuses, a sua psicologia é parecida com a de qualquer outra pessoa. Se algo coloca obstaculos na ciencia de que tanto gostam e a que tanto se dedicam é natural que tendam a repudiar essa entidade que lhes parece ser um entrave para o desenvolvimento da sua ciencia. Creio ser essa uma das razão, talvez a pricipal razão para o repudio da religião que existe entre os cientistas americanos. <br />
<br />
Creio por isso ser da maior importancia que se tente mostrar que o cristianismo não é formado na sua maioria por aderentes de propostas irracionais anticientificas e que a religião em nada se opoem ao progresso cientifico. Os conselhos pontificios são importantes, como é importante a participação de cristãos praticantes no progresso cientifico. <br />
É tambem importante que existam pessoas que saibam comunicar com a comunidade cientifica e desfazer muitos equivocos que existem entre os cientistas. Lembro-me de ver uma entrevista com um dos cientistas ateus mais famosos e prestigiados do mundo, stefen Weinberg, nobel da fisica. Para ele a religião era manifestamente algo muito mau, ao nivel da superstição, mas na entrevista dava para notar que os seus conhecimentos sobre o pensamento religioso eram superficiais. O que tambem pode ser uma caracteristica de muitos cientistas, a dedicação que a ciencia exige é tal que não sobra muito tempo para aprofundar outros conhecimentos, ainda por cima conhecimento sobre os quais é facil ter fortes preconceitos devido aos milhões de David_ que eles por lá ouvem.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,64242#msg-64242</guid>
      <pubDate>Mon, 15 Jun 2009 08:08:06 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: «Provavelmente Deus não existe. Portanto, deixe de se preocupar e goze a vida»</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,60743#msg-60743</link>
      <author>Tozé Monteiro</author>
      <description><![CDATA[Uma certeza: A Carlsberg é a melhor cerveja do mundo!<br />
<br />
Sem provavelmente...]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,60743#msg-60743</guid>
      <pubDate>Mon, 09 Mar 2009 01:33:07 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: «Provavelmente Deus não existe. Portanto, deixe de se preocupar e goze a vida»</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,60587#msg-60587</link>
      <author>vitor*</author>
      <description><![CDATA[[b]AUTOCARROS ATEUS E CRISTÃOS[/b] <br />
<br />
<br />
[b]Anselmo Borges<br />
Padre e professor de Filosofia[/b] <br />
<br />
O slogan &quot;Deus provavelmente não existe. Deixe, pois, de se preocupar e goze a vida&quot;, que tinha começado por percorrer Londres, chegou à Espanha, nomeadamente a Barcelona e a Madrid, devendo alcançar outras cidades espanholas.<br />
<br />
Como já aqui escrevi, trata-se, antes de mais, de um acto de liberdade de expressão. No quadro do respeito pela lei, todos têm direito a manifestar as suas opiniões e crenças. Este direito é, evidentemente, extensivo aos ateus.<br />
<br />
Depois, é interessante que no &quot;cartaz&quot; se leia: &quot;provavelmente&quot;. Não se diz que não há Deus, diz--se que &quot;provavelmente&quot; não há. Isto significa que os autores dos cartazes perceberam que não podem demonstrar a não existência de Deus. A afirmação da existência de Deus ou da sua não existência não é objecto de ciência, pois não pode haver verificação empírica. O ateu não pode dizer que &quot;sabe&quot; que não há Deus; ele apenas pode dizer que &quot;crê&quot; que não há Deus. Como o crente também não &quot;sabe&quot; que Deus existe; ele &quot;crê&quot; que Deus existe. <br />
<br />
E entende-se todo este movimento ateu, que deve obrigar os crentes a pensar. Não foram frequentemente os crentes que deram uma imagem de Deus que obrigava ao ateísmo? Não se deve ser ateu face a um Deus mesquinho e ridículo - pense-se, por exemplo, no criacionismo americano, segundo o qual os primeiros capítulos do Génesis devem ser tomados à letra --, invejoso da alegria dos humanos e impedindo a sua realização e felicidade?<br />
<br />
É precisamente o que se dá a entender na segunda parte do slogan: &quot;Deixe de se preocupar e goze a vida.&quot; Deus aparece como impedindo a alegria de viver, de tal modo que a probabilidade da sua não existência seria o pressuposto para finalmente se viver de modo expansivamente humano.<br />
<br />
Isso deve levar os crentes a reflectir, pois, embora seja fonte de vida, de salvação e realização plena da existência, de facto, muitas vezes foi pregado um Deus que amesquinha a vida, um Deus incompatível com a ciência, um Deus vingativo - ele até apanharia os ateus no inferno... -, um Deus desgraçadamente invocado para legitimar o que é contra Deus: a violência, o terrorismo, a guerra. <br />
<br />
Mas também é preciso perguntar aos autores dos cartazes: que entendem por &quot;deixe de preocupar-se e goze a vida&quot;? Seja como for, crentes e não crentes têm de viver com responsabilidade e empenhar-se na luta por uma vida boa e justa para todos.<br />
<br />
O lema do cartaz programado para a Itália pela União de Ateus e Agnósticos Racionalistas seria: &quot;A má notícia é que Deus não existe. A boa é que não é preciso.&quot;<br />
<br />
Parece que foi impedido pelas autoridades. Lamentavelmente, pois esta publicidade dos autocarros ateus obriga toda a gente a pensar e é bom e urgente pensar no mais importante. O pior é não pensar, não se interrogar. A pergunta por Deus, seja para afirmá-lo seja para negá-lo, é a pergunta maior e é mesmo o fundamento da dignidade humana. O ser humano é digno, porque pode perguntar pelo Infinito.<br />
<br />
Mas, afinal, Deus não é preciso? Também o crente reconhece que Deus não pode ser um tapa-buracos, a compensação para a nossa ignorância e impotência, a legitimação ideológica da ordem social e política ou a chave de abóbada de um sistema.<br />
<br />
De qualquer modo, Deus tem a ver com o sentido último e a salvação. Foi talvez neste quadro que Nietzsche, sete anos antes de enlouquecer, escreveu a Ida, mulher do amigo F. Overbeck, pedindo-lhe que não abandonasse a ideia de Deus: &quot;Eu abandonei-a, não posso nem quero voltar atrás, desmorono-me continuamente, mas isso não me importa.&quot; Como escreveu Wittgenstein, &quot;crer num Deus quer dizer compreender a questão do sentido da vida, ver que os factos do mundo não são, portanto, tudo. Crer em Deus quer dizer que a vida tem um sentido&quot;.<br />
<br />
Nas ruas de Madrid, compareceram também autocarros cristãos: &quot;Deus existe. Desfruta a vida em Cristo.&quot; Claro que há esse direito. Mas seria lamentável uma &quot;guerra&quot; de cartazes. Os crentes devem sobretudo testemunhar Deus pela vida, pela combate a favor da justiça, pelo amor. E é também fundamental uma pastoral da inteligência, no diálogo entre a fé e a razão.|]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,60587#msg-60587</guid>
      <pubDate>Mon, 02 Mar 2009 14:48:58 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: «Provavelmente Deus não existe. Portanto, deixe de se preocupar e goze a vida»</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49878#msg-49878</link>
      <author>vitor*</author>
      <description><![CDATA[[quote camilo]<br />
<br />
Quanto ao nº de cientistas ateus, questão levantada pelo Vitor. Os inqueritos realizados no inicio do seculo 20 e no inicio do seculo 21 revelam valores identicos de adesão religiosa. Entretanto a ciencia evoluiu enormemente. Os cientistas das ciencias sociais revelam nºs identicos de adesão religiosa aos cientistas das ciencias exactas. Isto indicia que não é por razões de conhecimentos cientifico que um cientista tem ou não adesão a uma fé religiosa. O facto de os inqueritos se centrarem muito nos USA e de nos USA a conflitualidade entre ciencia e fé ser muito maior que por cá tambem a ajuda a explicar nºs baixos de adesão religiosa encontrados nesses inquéritos no entanto há outro factor que creio ser muito importante. Em inqueritos realizados às crenças da pessoas elas revelam uma grande incoerencia entre a sua adesão religiosa e aquilo que dizem acreditar. Os cientistas podem ser simplesmente mais coerentes. Por exemplo, podem compreender que não acreditando no céu não são cristãos.<br />
Nesse aspecto acho interessante a leitura do site:<br />
http://www.religionstatistics.net/<br />
<br />
[/quote]<br />
<br />
Eu li um artigo em que os cientistas das ciências sociais, revelam maior adesão religiosa, que os das ciências materialistas e exactas. Também me lembro de ler umas estatísticas dos USA, há uns tempos atrás num site(pena não me lembrar qual), em que este afirmava que o número de cientistas proeminentes, repito proeminentes e de elevada reputação, que revelam adesão religiosa, decaiu a pique desde o ínicio do Século XX até aos anos 90.<br />
<br />
Mas no entanto o mesmo site confirma o que o camilo diz: que a adesão de cientistas à religião mantém-se igual desde o inicio do século para agora.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49878#msg-49878</guid>
      <pubDate>Sat, 31 Jan 2009 00:39:34 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: «Provavelmente Deus não existe. Portanto, deixe de se preocupar e goze a vida»</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49871#msg-49871</link>
      <author>camilo</author>
      <description><![CDATA[Continuando.<br />
Há ainda outras razões relevantes que levam as pessoas a optarem pelo ateísmo. <br />
Em Portugal creio que a questão politica tem bastante peso. A igreja é vista em muitos sectores como uma aliada dos partidos mais à direita. A memória da proximidade entre larga parte da igreja católica e o regime do estado novo ainda está muito viva, parte da esquerda é herdeira dos politicos anticlericais que perseguiram a igreja na 1ª republica. <br />
Curiosamente os valores do cristianismo parecem-me mais próximos da esquerda (a solidariedade entre todos é a base ideológica da segurança social) que da direita. Também é sabido que a esquerda só tem votações expressivas em paises aonde existe uma significativa cristã. <br />
Talvez parte do antagonismo da esquerda resulte também da &quot;concorrencia&quot; que a igreja provoca no potencial eleitorado da esquerda. Nem todos as causas da esquerda portuguesa são aceitaveis para a igreja, algumas como o aborto são decisivas para provocarem uma fuga do eleitorado cristão para outros partidos. <br />
Nalgumas regiões do pais, principalmente no alentejo, muitas vezes os párocos estavam economicamente dependentes de uma ou 2 familias ricas locais. Não tinham independencia para denunciarem os abusos quando estes eram cometidos. Isto potenciou sentimentos anclericais que hoje se expressam como um ateismo agressivo e ressentido. O testemunho de coerencia entre o anuncio da fé e a vida foi e é muitas vezes insatisfatório. <br />
<br />
Outro factor que pode ter importância é a forma como as pessoas são tratadas pelos padres ou outras pessoas fortemente identificadas com a igreja. Já vi pessoas muito empenhadas na igreja deixarem de se afirmar cristãos depois de terem desavenças com o pároco. Hoje a maior parte das pessoas raramente tem contacto com a igreja-hierarquia. E os raros contactos que têm nem sempre se caracterizam pela simpatia. A fé muitas vezes é algo que se transmite de forma pessoal, pelo contacto pessoal. A simpatia, a empatia despertada, é importante para as pessoas aceitarem bem aquilo que lhe é proclamado. Acreditamos naqueles que simpatizamos. <br />
<br />
Um factor que creio pode ter uma importância crescente é o papel da mulher na igreja. A fé na maior parte dos casos transmitida da mãe para os filhos. Se a igreja for vista como uma instituição machista, que reserva para a mulher um lugar inferior, pode causar um afastamento das mulheres, principalmente das mais instruidas. Esse afastamento provocará perca de fé nos filhos, nem que seja por simples omissão. A fé religiosa tornar-se-à uma questão vaga, nublosa e distante, que não tem resposta. Directamente este factor poucas pessoas tornará ateias, antes aumentará o nº dos agnosticos, mas potencia outros factores que podem levar a um repudio da fé. <br />
<br />
Finalmente a posição da igreja em relação a varios pontos da moral, em particular da moral sexual, do divorcio e da eutanasia podem levar ao afastamento de muitas pessoas. Mas neste campo não vejo que a maior permissividade da grande maioria das igrejas protestante obtenha melhores resultados, antes pelo contrario. No entanto creio que a igreja seria escutada com mais atenção se fosse menos radical nas questões do planeamento familiar e do divorcio. No caso particular do divorcio a minha opinião é que do ponto de vista religioso pelo menos metade dos casamentos catolicos são invalidos. É sabido que muitas pessoas casam pela igreja mas não aceitam o carácter indissolúvel desse casamento, o que me parece ferir de invalidade esse casamento. <br />
<br />
Quanto ao nº de cientistas ateus, questão levantada pelo Vitor. Os inqueritos realizados no inicio do seculo 20 e no inicio do seculo 21 revelam valores identicos de adesão religiosa. Entretanto a ciencia evoluiu enormemente. Os cientistas das ciencias sociais revelam nºs identicos de adesão religiosa aos cientistas das ciencias exactas. Isto indicia que não é por razões de conhecimentos cientifico que um cientista tem ou não adesão a uma fé religiosa. O facto de os inqueritos se centrarem muito nos USA e de nos USA a conflitualidade entre ciencia e fé ser muito maior que por cá tambem a ajuda a explicar nºs baixos de adesão religiosa encontrados nesses inquéritos no entanto há outro factor que creio ser muito importante. Em inqueritos realizados às crenças da pessoas elas revelam uma grande incoerencia entre a sua adesão religiosa e aquilo que dizem acreditar. Os cientistas podem ser simplesmente mais coerentes. Por exemplo, podem compreender que não acreditando no céu não são cristãos.<br />
Nesse aspecto acho interessante a leitura do site:<br />
http://www.religionstatistics.net/<br />
<br />
Dizia em tempos que no lugar aonde trabalhava, aonde trabalhavam investigadores, apenas 2 em 12 eram cristãos. Não está longe da média nacional. Apenas 20% são catolicos praticantes. E se formos a analisar dentro das faixas etarias em idade de trabalho activo nem a esse valor chegam. Creio que muita da diferença está em que enquanto a maior parte dos cristãos não praticantes e não crentes nas doutrinas essenciais da fé cristã continua a afirmar-se como pertencendo à igreja entre as pessoas com maior nivel de instrução, em particular entre aqueles que se dedicam à investigação, isso não é frequente. A partir de determinada altura dá-se uma inversão da pressão social, enquanto a maior parte das pessoas sente uma pressão social para se afirmar cristão mesmo acreditando que pode reencarnar como galinha em determinados sectores sociais, como entre os cientistas, a pressão social é no sentido inverso, mesmo pessoas que têm alguma fé sentem uma pressão no sentido de não manifestarem publicamente essa fé.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49871#msg-49871</guid>
      <pubDate>Fri, 30 Jan 2009 17:30:25 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: «Provavelmente Deus não existe. Portanto, deixe de se preocupar e goze a vida»</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49767#msg-49767</link>
      <author>Luis Gonzaga</author>
      <description><![CDATA[Boa tarde.<br />
<br />
A falha foi minha. Este sistema de fóruns permite que se coloquem imagens. Todavia, como nós decidimos não permitir imagens, sempre que há uma nova versão, eu removo essa funcionalidade. Parece que da última vez que o actualizei, esqueci-me de o fazer.<br />
<br />
Se quiserem, podemos discutir sobre a questão das imagens no tópico &quot;[url=http://www.u807237599_gaioqor.org/forum/read.php?1,48615]Sugestões para o fórum Paróquias.org [/url]&quot;.<br />
<br />
Obrigado,<br />
Luís Gonzaga]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49767#msg-49767</guid>
      <pubDate>Mon, 26 Jan 2009 12:04:33 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: «Provavelmente Deus não existe. Portanto, deixe de se preocupar e goze a vida»</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49765#msg-49765</link>
      <author>Vera</author>
      <description><![CDATA[Independentemente do acordo, Nota 20 para a imagem! Não resta nada a dizer.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49765#msg-49765</guid>
      <pubDate>Mon, 26 Jan 2009 11:23:22 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: «Provavelmente Deus não existe. Portanto, deixe de se preocupar e goze a vida»</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49735#msg-49735</link>
      <author>Lena</author>
      <description><![CDATA[O meu pedido de desculpas por ter quebrado o acordo.<br />
Mas aqui não resisti pois esta imagem é das que vale por mil palavras.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49735#msg-49735</guid>
      <pubDate>Fri, 23 Jan 2009 18:21:47 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: «Provavelmente Deus não existe. Portanto, deixe de se preocupar e goze a vida»</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49723#msg-49723</link>
      <author>Cassima</author>
      <description><![CDATA[Ok.<br />
<br />
Esclarecida. :)<br />
<br />
Cassima]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49723#msg-49723</guid>
      <pubDate>Fri, 23 Jan 2009 14:07:21 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: «Provavelmente Deus não existe. Portanto, deixe de se preocupar e goze a vida»</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49722#msg-49722</link>
      <author>Alef</author>
      <description><![CDATA[Cassima:<br />
<br />
A função de inserir imagem está realmente disponível (mediante código), mas não está na barra de ícones dos recursos disponíveis, porque o Luís Gonzaga não tem (ou, pelo menos, não tinha) intenção de que essa funcionalidade fosse usada neste fórum, por facilmente se prestar a despropósitos. <br />
<br />
Portanto, até que o Luís clarifique a situação, não recomendo que se coloquem imagens.<br />
<br />
Alef]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49722#msg-49722</guid>
      <pubDate>Fri, 23 Jan 2009 14:04:53 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: «Provavelmente Deus não existe. Portanto, deixe de se preocupar e goze a vida»</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49718#msg-49718</link>
      <author>Cassima</author>
      <description><![CDATA[Off topic:<br />
<br />
Lena, como é que conseguiste pôr a imagem na mensagem? Não consigo fazê-lo... O mais que consigo é pôr o link para uma imagem...<br />
<br />
Cassima]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49718#msg-49718</guid>
      <pubDate>Fri, 23 Jan 2009 13:50:42 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: «Provavelmente Deus não existe. Portanto, deixe de se preocupar e goze a vida»</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49717#msg-49717</link>
      <author>Cassima</author>
      <description><![CDATA[[quote teixeira]Que é [b]a liberdade de expressão[/b] [o tema do tópico] mesmo quando ela versa sobre temas religiosos. Npo fundo a Democracia.[/quote]<br />
<br />
Assim sendo, se queres ser coerente, tens de reconhecer que os motoristas estão no seu direito de recusarem conduzir os autocarros sem terem de ouvir que estão a arranjar pretextos para não trabalharem.<br />
<br />
Cassima]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49717#msg-49717</guid>
      <pubDate>Fri, 23 Jan 2009 13:43:32 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: «Provavelmente Deus não existe. Portanto, deixe de se preocupar e goze a vida»</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49711#msg-49711</link>
      <author>Lena</author>
      <description><![CDATA[[url]http://www.e-forwards.com/wp-content/uploads/2007/08/inspire-compromise.jpg[/url]]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49711#msg-49711</guid>
      <pubDate>Fri, 23 Jan 2009 08:18:11 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: «Provavelmente Deus não existe. Portanto, deixe de se preocupar e goze a vida»</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49709#msg-49709</link>
      <author>firefox</author>
      <description><![CDATA[[quote teixeira]A falsa &quot;questão dos autocarros&quot; é o mesmo problema das célebres [b]caricaturas , a que reagiram tão fortemente os fundamentalistas islâmicos.[/b][/quote]<br />
<br />
Não por acaso achei de péssimo gosto também as referidas caricaturas. Não significa que quero com isso agora justificar o fundamentalismo, pois preferia que dessem exemplos de paz os que dizem seguir a via de Deus, mas isso de em nome da &quot;liberdade de expressão&quot; permitir que se ofendam livremente e propositalmente as pessoas já vai longe demais. Não se constrói a liberdade dessa forma, isso de se permitir tudo é um tremendo engodo, já que a liberdade se consegue necessariamente também com o respeito ao espaço do outro.<br />
<br />
Os patetas, ops, membros, da tal organização queriam construir uma imagem para si para sair do anonimato, e conseguiram a imagem de um grupo fundamentalista, ironicamente algo que diziam combater. No fim é tudo mais uma questão de marketing.<br />
<br />
PS: Não é menos fundamentalista quem mete lenha na fogueira sem necessidade. As pessoas têm todo o direito de se posicionar contra a tal &quot;propaganda nos autocarros&quot;, isso incluindo a petição na justiça. Ora, se o que conta é a &quot;liberdade de expressão&quot; irrestrita, como parece que postulam alguns, então as pessoas têm o pleno direito de exigirem os carros limpos de baboseiras, da mesma forma que os pobres diabos que querem colar baboseiras nos autocarros. Como se percebe a tal &quot;liberdade irrestrita&quot; não passa de devaneio.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49709#msg-49709</guid>
      <pubDate>Fri, 23 Jan 2009 03:00:29 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: «Provavelmente Deus não existe. Portanto, deixe de se preocupar e goze a vida»</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49708#msg-49708</link>
      <author>Jorge Gomes</author>
      <description><![CDATA[Parece que a gente também vai ter que aturar estes palermas, epah espero que nunca seja permitido publicidade dessa nos transportes publicos senão não ando mais ou então os evangélicos que são um povo tão maluco, mas malucos por Jesus têm que fazer o mesmo invadir os autocarros com Jesus Cristo É o caminho, a Verdade e a Vida, Ninguém vai a Deus Pai senão por Jesus. Estar publicidade dessa em transporte publica é diferente de distribuir panfletos na rua que só recebe quem quer, agora tar de rabo sentado no transporte e do lado de fora a dizer Deus não existe bla bla, isso é que era bom. Em Italia queriam por nos transportes publicos e nºao foi permitido, se isto é um estado laico pra uns também tem que ser para todos. Noticia do DN de Segunda Feira dia 12 de Janeiro a relatar que esses palermas armados em humanistas seculares querem também trazer isto para cá.<br />
<br />
Associação está a preparar vinda de &#039;autocarro ateu&#039;<br />
<br />
<br />
PATRÍCIA JESUS<br />
Religião. A polémica campanha britânica que lembra a probabilidade de Deus não existir foi copiada em Espanha e pode, em breve, chegar a Portugal. Carlos Esperança, líder dos ateus nacionais, já apresentou uma proposta para importar a ideia. Socióloga diz que esta publicidade não é comum<br />
<br />
Bispo admite que campanha pode chocar crentes<br />
<br />
A famosa campanha ateísta que está a circular nos autocarros londrinos e espanhóis pode estar a caminho de Portugal. Carlos Esperança, presidente da Associação Ateísta Portuguesa (AAP), revelou ao DN que já apresentou uma proposta para tentar importar a iniciativa. &quot;Já dirigi esse pedido aos restantes membros da direcção. Admitimos, quando tivermos capacidade logística para o fazer, trazer esta campanha para Portugal.&quot;<br />
<br />
O objectivo é conseguir fazer circular a frase &quot;Deus provavelmente não existe. Por isso, pare de se preocupar e aproveite a vida&quot; nos autocarros nacionais.<br />
<br />
Para o presidente da AAP, a ideia é uma &quot;manifestação cívica de sucesso&quot; e &quot;traduz o cansaço das pessoas com a omnipresença da religião nas suas vidas, que pode ser asfixiante&quot;.<br />
<br />
O &quot;autocarro ateísta&quot; nasceu em Londres, onde já produziu resultados até na atribuição do tempo de antena. Mas, entretanto, já chegou a Espanha, um país de tradição católica onde tem originado mais polémica e até contracampanhas com mensagens de teor cristão.<br />
<br />
Polémica semelhante pode ser vivida em Portugal. &quot;Tendo em conta a mentalidade portuguesa, que é fechada, acho que o tom pode chocar alguns crentes&quot;, admite D. Januário Torgal Ferreira, bispo das Forças Armadas e membro da Conferência Episcopal Portuguesa. O prelado aconselha, porém, outra atitude: &quot;Temos de ter abertura, humor e amor para compreender estes fenómenos.&quot;<br />
<br />
Até porque, lembra D. Januário, &quot;tal como as diferentes concepções religiosas sentem necessidade de intervir, também aqueles que não acreditam têm a mesma liberdade&quot;.<br />
<br />
Apesar de achar que alguma &quot;dessa publicidade é espampanante e ostensiva&quot;, o bispo considera que quem tiver convicções religiosas não se deve sentir incomodado. &quot;Primeiro, porque mostra que vivemos numa sociedade livre e democrática. Segundo, porque até pode ser uma oportunidade para as pessoas, de forma cívica, trocarem impressões e abrirem linhas de diálogo entre si&quot;, diz.<br />
<br />
Carlos Esperança, por seu lado, garante que a associação também defende o direito de as pessoas serem crentes e o direito de não o serem.<br />
<br />
A organização, que lançou a campanha em Londres, é liderada por Richard Dawkins, um professor de Oxford, autor do best-seller A desilusão de Deus. &quot;Trata-se de uma atitude de ordem científica, mas, sobretudo, de ordem moral. De rejeitar valores que nos repugnam, como a homofobia ou discriminação das mulheres&quot;, diz o presidente da AAP.<br />
<br />
Para a socióloga da religião, Helena Vilaça, não podemos esquecer que o ateísmo é também uma afirmação &quot;de uma forte convicção, uma certeza da não existência de Deus&quot;.<br />
<br />
Mas, neste caso, o que mais surpreende a especialista é &quot;a lógica de mercado entrar em força na religião&quot;. Ou seja, Helena Vilaça diz que não é comum ver &quot;o produto religioso a ser objecto do mesmo tratamento publicitário que um detergente&quot;.<br />
<br />
A socióloga explica que a publicidade religiosa é pouco comum na Europa porque nunca houve grande competição no mercado da religião do Velho Continente.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49708#msg-49708</guid>
      <pubDate>Fri, 23 Jan 2009 00:10:23 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: «Provavelmente Deus não existe. Portanto, deixe de se preocupar e goze a vida»</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49707#msg-49707</link>
      <author>Jorge Gomes</author>
      <description><![CDATA[[quote Albino O M Soares]O que provavelmente está acontecer é a tentativa de se criar um religião (sistema doutrinário de ligação entre pessoas) na antítese das religiões tradicionais: uma religião de ateus. Mas, com é hábito, tal supõe a fase da nova religião sofrer perseguição. Depois virá a fase, como tem sido costume, dos novos religiosos se constituirem em perseguidores. Enfim, a pancadaria será inevitável, se for esse o caso, mesmo ponderando a força da declaração dos direitos humanos.[/quote]<br />
<br />
Então os humanizoides (os armados em humanistas) o que acha que são?]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49707#msg-49707</guid>
      <pubDate>Thu, 22 Jan 2009 22:58:59 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: «Provavelmente Deus não existe. Portanto, deixe de se preocupar e goze a vida»</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49704#msg-49704</link>
      <author>Lena</author>
      <description><![CDATA[Esse post é óptimo.<br />
Talvez agora vejam... <br />
<br />
Ando cansada de tentar mostrar como é fácil ser-se manipulado. Mas como é muito difícil lutar contra chavões tão assimilados e não tenho espírito de missionária, calo-me. Afinal as pessoas até parecem felizes (realizadas?), seria até maldade desiludi-las.<br />
<br />
Na terça tivemos uma RGP e mais uma moção onírica pela suspensão da avaliação. A acompanhar os muitos discursos à PREC, estiveram vozes embargadas, apelos ao sentimento, desafios à plateia de micro em riste à boa maneira de estrelas pop-chugo-pimba-yoh, declamações teatrais com projecção de voz de acordar mortos, mentiras e ainda assim algumas verdades.<br />
A moção passou, os contratados abstiveram-se e 3 &quot;doidos&quot; votaram contra - fui uma delas.<br />
<br />
Sei que o assunto não é o dos professores, servi-me apenas deste exemplo para focar aquele que acho que é - o do direito a expressar opiniões e o dever de respeitar aquelas com que não concordamos.<br />
<br />
Se um crente distribui panfletos a saída do comboio - recebi um hoje e até gostava de falar disso por achar tratar-se de um caso de publicidade enganosa(*)- ou grita por um megafone horrível como havia um no Rossio há uns anos, o pessoal passa e nem diz nada, quem gosta ouve quem não gosta até ignora.<br />
<br />
Gostava de saber se ali estivesse um árabe a falar de Alá ou um ateu a gritar que Deus é mentira quais seriam os comentários... na volta até havia pancada. Notícia no jornal seria de certeza (mas onde é que eu já vi isto...)<br />
<br />
(*) enganosa porquê? Como sou ateia deve ser por fazer publicidade a algo inexistente,certo? hummm, será?]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49704#msg-49704</guid>
      <pubDate>Thu, 22 Jan 2009 22:27:06 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: «Provavelmente Deus não existe. Portanto, deixe de se preocupar e goze a vida»</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49701#msg-49701</link>
      <author>teixeira</author>
      <description><![CDATA[Que é [b]a liberdade de expressão[/b] mesmo quando ela versa sobre temas religiosos. Npo fundo a Democracia.<br />
<br />
A falsa &quot;questão dos autocarros&quot; é o mesmo problema das célebres [b]caricaturas , a que reagiram tão fortemente os fundamentalistas islâmicos.[/b]<br />
<br />
A questão dos autocarros é a mesma - se não gostam da frase, não  a leiam nem andem nos autocarros.<br />
<br />
Eu por mim estpou feliz por poder circular em autocarros numa Europa Ocidental que é laica e onde não se proibe a liberdade de expressão.<br />
<br />
Já agora , [url=http://arrastao.org/sem-categoria/lamentavel/]vale a pena ler este post.[/url]]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49701#msg-49701</guid>
      <pubDate>Thu, 22 Jan 2009 21:48:16 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: «Provavelmente Deus não existe. Portanto, deixe de se preocupar e goze a vida»</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49699#msg-49699</link>
      <author>Cassima</author>
      <description><![CDATA[E como é costume, gostas de ver as coisas só pelo ângulo que mais te agrada e focas-te apenas no aspecto - mesmo que mais superficial - que te interessa... <br />
Mas fiquemos pelo tema do tópico.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49699#msg-49699</guid>
      <pubDate>Thu, 22 Jan 2009 21:39:33 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: «Provavelmente Deus não existe. Portanto, deixe de se preocupar e goze a vida»</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49697#msg-49697</link>
      <author>teixeira</author>
      <description><![CDATA[Claro, claro. É sempre bom não trabalhar. <br />
Uns é porque não querem ser avaliados, outros é por causa dos letreitros num autocarro.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49697#msg-49697</guid>
      <pubDate>Thu, 22 Jan 2009 21:35:32 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: «Provavelmente Deus não existe. Portanto, deixe de se preocupar e goze a vida»</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49696#msg-49696</link>
      <author>Cassima</author>
      <description><![CDATA[[quote=teixeira]Depois de tanta greve , os profs habituam-se...[/quote]<br />
<br />
Que é coisa que não sou... Mas apoio.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49696#msg-49696</guid>
      <pubDate>Thu, 22 Jan 2009 21:32:29 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: «Provavelmente Deus não existe. Portanto, deixe de se preocupar e goze a vida»</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49692#msg-49692</link>
      <author>teixeira</author>
      <description><![CDATA[;))<br />
<br />
Depois de tanta greve , os profs habituam-se...]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49692#msg-49692</guid>
      <pubDate>Thu, 22 Jan 2009 21:17:33 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: «Provavelmente Deus não existe. Portanto, deixe de se preocupar e goze a vida»</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49684#msg-49684</link>
      <author>Cassima</author>
      <description><![CDATA[[quote teixeira]Disparate, esta gente !<br />
É tudo pretextos para não trabalhar...[/quote]<br />
<br />
Obrigada, teixeira, pela parte que me toca.<br />
<br />
Cassima]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49684#msg-49684</guid>
      <pubDate>Thu, 22 Jan 2009 20:45:03 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: «Provavelmente Deus não existe. Portanto, deixe de se preocupar e goze a vida»</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49675#msg-49675</link>
      <author>teixeira</author>
      <description><![CDATA[Disparate, esta gente !<br />
É tudo pretextos para não trabalhar...]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49675#msg-49675</guid>
      <pubDate>Thu, 22 Jan 2009 18:45:09 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: «Provavelmente Deus não existe. Portanto, deixe de se preocupar e goze a vida»</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49674#msg-49674</link>
      <author>Cassima</author>
      <description><![CDATA[[quote=Alef]Estava aqui a pensar: como se sentiriam os crentes deste fórum a viajar num autocarro com esta publicidade?[/quote]<br />
<br />
Num autocarro exibindo a frase como a britânica, [i]provavelmente[/i], não teria muitos problemas. Apesar de negativa, moderaram o tom de forma a deixarem uma via de escape.<br />
<br />
Num autocarro exibindo uma frase como a italiana, já não me sentiria bem. É bastante mais agressiva e bem mais negativa.<br />
<br />
Não gostaria de conduzir um carro com essa mensagem. Por isso compreendo os motoristas que se recusaram a conduzi-los em qualquer dos países. E vendo o impacto dessas campanhas, é de louvar a coragem que tiveram.<br />
<br />
Cassima]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49674#msg-49674</guid>
      <pubDate>Thu, 22 Jan 2009 18:32:22 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: «Provavelmente Deus não existe. Portanto, deixe de se preocupar e goze a vida»</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49670#msg-49670</link>
      <author>camilo</author>
      <description><![CDATA[[quote camilo]Nem sempre as raizes psicologicas são tão importantes mas neste caso são &quot;Não te preocupes e goza a vida&quot;<br />
<br />
Claro que fica um lugar para os conteudos, mas formar estes conteudos com uma caixa de ressonancia às lebres largadas pelos ateus ou seja qual for o outro debatente não é, nem de perto, a melhor forma de os construir. <br />
<br />
Não diria que a apologetia tradicional seja inutil, talvez insuficiente.  <br />
<br />
O que estou a tentar dizer é que há uma diferença entre o discurso evidente, que racionaliza a oposição à fé, e as motivações profundas. <br />
<br />
Neste caso penso que grande parte da resposta passa por uma clara demarcação do criacionismo e outras posições anti-cientificas de alguns grupos extremistas religiosos. Aqui será necessario mostrar que o pensamento religioso não é irracional, apenas tem uma &quot;arquitetura&quot; diferente do raciocinio cientifico. O que creio implicar um separar de águas entre o que é especificamente religioso e especificamente ciencia. Estas águas andam um pouco turvas nalguns grupos pentecostais americanos. A religião usa os dados da ciencia, como doutras formas de conhecimento, para refletir sobre o mundo mas não condiciona a ciencia. Isto creio ser a parte mais facil.<br />
 <br />
Outra parte passa por desmontar imagens erradas de Deus que foram apresentadas a muitos ateus. Creio que isto é fundamental. Tanto assim que as refutações ateias normalmente não são verdadeiras refutações a Deus tal como é apresentado pelo cristianismo mas sim a caricaturas de Deus.<br />
<br />
Há ainda uma 3ª razão que leva muitos ao ateismo, a exigencia moral da fé cristã. E aqui seria necessario apresentar essa exigencia não como uma listagem de proibições, uma série de &quot;nãos&quot; mas de uma forma positiva. Ora isto é muito dificil, implicar ultrapassar o egoismo que nos leva a querer gozar a vida de forma autocentrada. Este 3º ponto anda intimamente interligado com o 2º ponto e parece-me que nestes 2 pontos é que geralmente está a genese do ateismo e do sentimento anticlerical.  <br />
<br />
Talvez tenha alguma importancia mostrar que os actos de violencia feitos em nome da fé não são fruto de uma grande força de fé daqueles praticantes mas pelo contrario da sua fraqueza de fé.[/quote]<br />
<br />
Continuando. Embora não tenha nunca feito uma reflexão muito profunda e muito menos estudos sistematicos sobre este tema que creio da maior importancia na evangelização no mundo atual. Da maior importancia porque a ciencia tem um papel incontornavel no mundo atual. <br />
<br />
Grande parte das criticas originam-se numa confusão entre a especifidade do papel da ciencia e do papel da religião. A dada altura as igrejas sofreram uma deriva literalista, em resultado dos conflitos entre protestantes e católicas, que as levou a extravasarem o papel da religião para o cientifico. Isto perdura ainda em muitas efervescentes igrejas evangelicas, principalmente nas pentecostais. <br />
Isso cria anticorpos em muitos cientistas que convivem com esses grupos de cristãos infantiloides (o termo é duro mas veraz).<br />
Um cientista não tem necessariamente uma boa preparação ou mesmo dotes particulares para a analise filosofica ou teologica. Até porque é uma profissão muito exigente e sobra-lhe pouco tempo para aprofundar estes temas se não estiver muito motivado. Daí que excelentes cientistas façam reflexões filosoficas sobre a religião muito superficais. O genial Feynman sentiu isso mesmo, quando contestou um dado ponto da religião judaica a um grupo de jovens estudantes do judeismo. Na sua autobiografia ele confessa que foi facilmente vencido pelos jovens estudantes. <br />
Em relação ao ponto 1, debate filosofico-teologico das diferenças entre fé religiosa e ciencia não bastará fazer a reflexão sobre esses temas. Será necessario fazer a sua divulgação. Creio que as universidades cristãs, em particular as catolicas, assim como os cientistas cristãos (há bastantes padres cientistas) podem desempenhar um papel importante nesse dialogo, dissipando os efeitos nefastos que os grupos evangelicos literalistas provocam (para além da desavenças historicas que existiram). <br />
<br />
Neste ponto lembro aqui um texto escrito pelo padre Jesuita Alfredo Dinis para o blog rerum natura: <br />
<br />
[url=http://dererummundi.blogspot.com/2007/12/porqu-deus-se-tenho-cincia-i.html]Porquê Deus, se tenho a ciência? I[/url]<br />
[url=http://dererummundi.blogspot.com/2007/12/porqu-deus-se-tenho-cincia-ii.html]De Rerum Natura: Porquê Deus, se tenho a ciência? II[/url]<br />
<br />
Vale a pena lê-los. <br />
Um comentário, a um afirmação do Vitor. A ciencia não é ateia, isso é uma imprecisão de linguagem. A ciência não é condicionada pela religião, será arreligiosa, mas não ateia. <br />
<br />
Outro comentário sobre os Big Bangs e Big crunchs. Os dados atuais indiciam que, em principio, não existirá big crunch. Existiu um big bang mas em principio o universo expadir-se-á cada vez mais depressa e tudo acabará numa nuvem de radiação cada vez mais tenue e fria. Mas isso não prova a existencia de Deus. Há teorias, crediveis apesar de extremamente especutalativas que apontam para a possibilidade existencia de infinitos &quot;universos&quot;, não tendo o Universo nem principio nem fim. Essas teorias têm debilidades mas nada de insuperavel. Há falta de dados experimentais que confirmem ou refutem essas teorias e nada nos diz que não possam ser descobertas novas saidas para esta problematica. <br />
<br />
O 2º e o 3º ponto entrelaçam-se. Um visão de Deus castigador juntamente com uma imagem da mensagem religiosa como uma listagem de preceitos morais legalista-probicionista que podem parecer bastante arbitrarios. A arbitrariedade aparece ainda maior quando o individualismo dominante, o crescente hedonismo, leva à criação de um conjunto de valores que se distanciam dos valores cristãos. A imediatez com que estes assuntos são abordados não facilita a que estas distorções sejam desfeitas. <br />
Mesmo a grande maioria dos catolicos praticantes revelam um aprofundamento da sua fé muito superficial. <br />
<br />
O 4º ponto que alimenta o sentimento antirreligioso que se expressa num ateismo agressivo são os pecados dos crentes, atuais ou passados. Desde a inquisição, aos padres pedofilos, ao catequista com quem alguem tem um conflito. Tudo isso alimenta o sentimento antirreligioso. <br />
<br />
Um debate puramente filosofico-teologico poderia tender a centrar-se quase exclusivamente nos pontos 1 e 2, com os contestarios antirreligiosos a levantarem sucessivas lebres sobre os pecados dos crentes, ou seja sobre o ponto 4. Mas creio que a principal razão que leva as pessoas a repudiarem a religião estão nos pontos 2 e 3. <br />
As lebres do ponto 4 que são sistematicamente levantadas são um indicio disso mesmo. Querem dizer, voces andam para aí a exigir comportamentos morais exigentes e no entanto são piores que eu. <br />
Ao crente, a todos os que se afirmam crentes é exigida a perfeição sem macula! Obviamente impossivel. <br />
E aqui é necessaria uma explicação de que o cristianismo não exige a perfeição do crente, antes pelo contrario aceita-nos como pecadores, sendo Jesus o modelo do cristão, modelo que sabemos não conseguir imitar na perfeição mas para o qual tentamos caminhar. <br />
<br />
Sem desmontar a &quot;imagética&quot; imediatista da doutrina cristã como uma listagem de proibicionismos arbitrarios, mostrando antes como os preceitos cristãos são um culminar, uma consequencia de uma coerencia com principios solidarios e altruistas, das bem-aventuranças, sem desfazer a imagem do deus-castigador insensivel às dificuldades e insuficiencias do ser humano de pouco adiantará apresentar uma magnifica reflexão sobre os outros pontos. <br />
<br />
Por isso é que afirmei que se nos limitarmos a responder às contestações apresentadas pelos ateus e outros antirreligiosos não conseguimos responder às suas ansias profundas. Essas contestações, bastante emotivas, costumam incidir sobre o papel da religião como antagonista da ciencia e sobre os pecados dos cristãos, mas isso são os ramos. A raiz dessas contestações está nos pontos 2 e 3, a imagem de Deus que é anunciada e uma moral cristã apreendida de forma superficial  caricatural através de um imaginario popular construido pelas manchetes dos media.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49670#msg-49670</guid>
      <pubDate>Thu, 22 Jan 2009 17:07:31 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: «Provavelmente Deus não existe. Portanto, deixe de se preocupar e goze a vida»</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49642#msg-49642</link>
      <author>Alef</author>
      <description><![CDATA[A propósito da publicidade nos autocarros, perguntei aqui há dias se os crentes se sentiriam bem a viajar num autocarro com esta publicidade. Alguém (teixeira) manifestou agrado com essa possibilidade. Não tinha pensado nos condutores, mas a realidade ultrapassa sempre a imaginação. Cá está um caso, de que os jornais fizeram eco há uns dias. Aqui deixo duas versões, em inglês e espanhol.<br />
<br />
Alef<br />
<br />
<br />
[hr]<br />
<br />
<br />
[b][color=#CC0000][center]Man refuses to drive &#039;No God&#039; bus[/center][/b][/color]<br />
<br />
<br />
[i]A Christian bus driver has refused to drive a bus with an atheist slogan proclaiming &quot;There&#039;s probably no God&quot;.[/i]<br />
<br />
Ron Heather, from Southampton, Hampshire, responded with &quot;shock&quot; and &quot;horror&quot; at the message and walked out of his shift on Saturday in protest.<br />
<br />
First Bus said it would do everything in its power to ensure Mr Heather does not have to drive the buses.<br />
<br />
Buses across Britain started displaying atheist messages in an advertising campaign launched earlier this month.<br />
<br />
Mr Heather told BBC Radio Solent: &quot;I was just about to board and there it was staring me in the face, my first reaction was shock horror.<br />
<br />
&quot;I felt that I could not drive that bus, I told my managers and they said they haven&#039;t got another one and I thought I better go home, so I did.<br />
<br />
&quot;I think it was the starkness of this advert which implied there was no God.&quot;<br />
<br />
When he returned to work on Monday he was called into a meeting with managers and agreed to go back to work with the promise he would only have to drive the buses if there were no others available.<br />
<br />
First Bus said in a statement: &quot;As a company we understand Mr Heather&#039;s views regarding the atheist bus advert and we are doing what we can to accommodate his request not to drive the buses concerned.&quot;<br />
<br />
It added: &quot;As an organisation we don&#039;t endorse any of the products or sentiments advertised on our buses.<br />
<br />
&quot;The content of this advert has been approved by the Advertising Standards Agency and therefore it is capable of being posted on static sites or anywhere else.&quot;<br />
<br />
The advertising campaign is backed by the British Humanist Association and prominent atheist Professor Richard Dawkins.<br />
<br />
Hanne Stinson, chief executive of the British Humanist Association, said: &quot;I have difficulty understanding why people with particular religious beliefs find the expression of a different sort of beliefs to be offensive.<br />
<br />
&quot;I can&#039;t understand why some people seem to have a different attitude when it comes to atheists.&quot;<br />
<br />
Pressure group Christian Voice has questioned the campaign&#039;s effectiveness but the Methodist Church said it would be a &quot;good thing if it gets people to engage with the deepest questions of life&quot; and suggested it showed there was a &quot;continued interest in God&quot;.<br />
<br />
The advertisements run on 200 bendy buses in London and 600 vehicles in England, Scotland and Wales. <br />
<br />
Fonte: [url=http://news.bbc.co.uk/1/hi/england/hampshire/7832647.stm]BBC News[/url]<br />
<br />
[hr]<br />
<br />
<br />
[b][color=#CC0000][center]Un conductor inglés se niega a trabajar en los &quot;autobuses ateos&quot;[/center][/color][/b]<br />
<br />
<br />
Un conductor de autobús del Reino Unido rechazó el pasado sábado conducir un vehículo al comprobar que éste portaba el eslogan &#039;Probablemente Dios no existe&#039;, un anuncio que forma parte de una campaña publicitaria contratada por grupos ateos y que se está llevando a cabo en varios países.<br />
<br />
Ron Heather, natural de Southampton (sur de Inglaterra), declaró a la BBC que se llevó un gran &quot;susto&quot; y sintió &quot;horror&quot; al ver este mensaje impreso en la parte exterior del vehículo debido a sus creencias cristianas, por lo que tras comprobar que no había más autobuses disponibles se fue a casa.<br />
<br />
&quot;Sentí que no podía conducir ese autobús, así que se lo dije a mis jefes, pero no había otro libre y pensé que era mejor irme&quot;, explicó. La iniciativa de colocar estos mensajes en autobuses urbanos del Reino Unido ha sido llevada a cabo por la Asociación Humanista Británica, una idea que también se ha extendido a otros países como España, EE.UU., Alemania o Italia.<br />
<br />
Estos anuncios pueden verse impresos en cerca de 200 autobuses que circulan por Londres y en 600 vehículos más por el resto de Inglaterra, Escocia y Gales.<br />
<br />
Heather habló el sábado con sus jefes para encontrar una solución, un acuerdo que finalmente llegó al serle prometido que sólo tendrá que conducir autobuses que porten esta publicidad cuando no esté disponible ningún otro vehículo.<br />
<br />
Esta campaña publicitaria ha sido cuestionada por el grupo de presión &#039;christian voice&#039; (Voz Cristiana), aunque desde la compañía de autobuses cuyos vehículos llevan estos anuncios se recuerda que el mensaje fue aprobado por la agencia estatal de publicidad.<br />
<br />
Fonte: [url=http://blogs.periodistadigital.com/religiondigital.php/2009/01/17/un-conductor-ingles-se-niega-a-trabajar-]Periodista Digital[/url].<br />
<br />
[hr]]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49642#msg-49642</guid>
      <pubDate>Thu, 22 Jan 2009 01:25:55 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: «Provavelmente Deus não existe. Portanto, deixe de se preocupar e goze a vida»</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49633#msg-49633</link>
      <author>Alef</author>
      <description><![CDATA[Vale a pena ler esta crítica bastante demolidora ao livro de Dawkins: Phillip Elias, [url=http://www.mercatornet.com/articles/the_god_delusion/]«The God Delusion»[/url], traduzido para Português aqui: [url=http://www.quadrante.com.br/Pages/servicos02.asp?id=338&amp;categoria=Literatura_Livros&amp;pg=buscaartigo&amp;campo=dawkins&amp;pagina=1]«Deus, Um Delírio»[/url] (recensão). <br />
<br />
Apesar de alguns argumentos «ad hominem», a crítica percorre alguns aspectos importantes do livro e do método usado por Dawkins. <br />
<br />
Entre outras coisas, fica patente que o livro é aquilo a que podemos chamar um delírio metodológico. <br />
<br />
São muito válidos os «links» para outras avaliações, nomeadamente de outros ateus, que não gostaram muito do livro.<br />
<br />
Alef]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49633#msg-49633</guid>
      <pubDate>Wed, 21 Jan 2009 17:07:20 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: «Provavelmente Deus não existe. Portanto, deixe de se preocupar e goze a vida»</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49627#msg-49627</link>
      <author>Albino O M Soares</author>
      <description><![CDATA[Há uma mestria universal que se intui na interacção com os paradigmas da Fé, com os outros e com as coisas e com, nela e por essa mestria nós vamos crescendo e evoluindo... Enfim somos parceiros dessa mestria.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,49387,49627#msg-49627</guid>
      <pubDate>Wed, 21 Jan 2009 09:11:58 +0000</pubDate>
    </item>
  </channel>
</rss>
