﻿<?xml version="1.0" encoding="iso-8859-1" ?>
<rss version="2.0">
  <channel>
    <title>Geral</title>
    <link>https://www.paroquias.org/forum/list.php?1</link>
    <description><![CDATA[Fórum principal onde se discutem os assuntos genéricos. Coloque também aqui as perguntas e dúvidas que queira ver esclarecidas.]]></description>
    <language>pt_PT</language>
    <pubDate>Mon, 19 May 2008 18:12:55 +0000</pubDate>
    <lastBuildDate>Mon, 19 May 2008 18:12:55 +0000</lastBuildDate>
    <category>Geral</category>
    <generator>Phorum 5.1.25</generator>
    <ttl>60</ttl>
    <item>
      <title>Re: Eutanásia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,45446#msg-45446</link>
      <author>JMA</author>
      <description><![CDATA[Morrer com dignidade   <br />
    <br />
Uma mulher, vítima de uma doença incurável e fatal, que sofria dores insuportáveis, pediu ajuda activa para morrer. O seu pedido foi rejeitado.<br />
A emoção da opinião pública foi considerável. O debate acerca da eutanásia foi relançado. Existe um direito de os doentes morrerem com dignidade? Pode permitir-se que a vida permaneça humana até ao seu termo?<br />
Uma jornalista pediu-me uma entrevista sobre a recusa em ajudar esta mulher, que se dizia “comida” pelo sofrimento. Como muitos, sou sensível ao drama dessa mulher e da sua família.   <br />
    <br />
 Sabemos que a morte faz parte da vida, visto que a termina. Se a vida deve ser defendida e protegida, o mesmo se aplica à morte que faz parte dela. Sabemos que ninguém pode viver e morrer em nosso lugar. Como podemos não desejar dispor de meios para amar a vida até ao fim e morrer com dignidade? <br />
Mas, de facto, a responsabilidade pelo fim da vida continua a ser pouco assumida colectivamente. Há muito que fazer para lutar contra o sofrimento e o encarniçamento terapêutico, e para não morrer na solidão... é uma questão de humanidade, de compaixão e de solidariedade. <br />
   <br />
    <br />
Há o respeito pela lei que proíbe matar. É um princípio fundamental. Mas a lei não pode tudo.<br />
Há o respeito pelos doentes, que podem encontrar-se em situações excepcionais. Situações excepcionais que não estão abrangidas no quadro da lei.<br />
Por uma questão de humanidade e compaixão, essas situações não convidam a transgredir a lei? A lei devia contemplar essas excepções. <br />
<br />
Jacques Gaillot, [url=http://www.partenia.org/portugues/carnet_pt.htm]Diário de Bordo Maio de 2008[/url]]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,45446#msg-45446</guid>
      <pubDate>Mon, 19 May 2008 18:12:55 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanásia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,43739#msg-43739</link>
      <author>Lena</author>
      <description><![CDATA[Só uma notícia<br />
<br />
 	<br />
[url=http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1320234&amp;idCanal=11]Proposta aprovada por curta maioria<br />
Luxemburgo será terceiro país da União Europeia a despenalizar eutanásia <br />
20.02.2008 - 12h04 AFP<br />
Os deputados luxemburgueses adoptaram ao final da tarde de ontem uma proposta de lei que irá despenalizar a eutanásia, tornando-se assim no terceiro país da União Europeia a não sancionar os médicos que ponham fim à vida de um doente terminal que o solicite.<br />
<br />
O texto foi aprovado, numa primeira volta, por uma curta maioria de 30 dos 59 deputados que integram o Parlamento do Luxemburgo. Todos os eleitos pelo Partido Cristão Social (CSV), do primeiro-ministro Jean-Claude Juncker, à excepção de um, votaram contra a proposta.<br />
<br />
Assim, o texto só pôde passar graças à mobilização dos deputados socialistas da maioria governamental, dos membros da oposição liberal e dos Verdes. Perante os resultados, os conservadores do CSV manifestaram ter medo que houvesse uma “banalização da eutanásia”.<br />
<br />
A proposta foi introduzida pela primeira vez em 2001 e suscitou inúmeros debates que envolveram toda a população, na sua maioria muito ligada aos valores do catolicismo.<br />
<br />
Para além do Luxemburgo, os Países Baixos e a Bélgica já despenalizaram a eutanásia.[/url]]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,43739#msg-43739</guid>
      <pubDate>Thu, 21 Feb 2008 11:55:30 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanásia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,41162#msg-41162</link>
      <author>JMA</author>
      <description><![CDATA[107. A vida humana atravessa situações de grande fragilidade, quer ao entrar no mundo, quer quando sai do tempo para ir ancorar-se na eternidade. Na Palavra de Deus, encontramos numerosos apelos ao cuidado e respeito pela vida, sobretudo quando esta aparece ameaçada pela doença e pela velhice. Se faltam apelos diretos e explícitos para salvaguardar a vida humana nas suas origens, especialmente a vida ainda não nascida, ou então a vida próxima do seu termo, isso explica- se facilmente pelo fato de que a mera possibilidade de ofender, agredir ou mesmo negar a vida em tais condições estava fora do horizonte religioso e cultural do Povo de Deus. (Evangelium Vitae, n. 44). <br />
<br />
Texto [url=http://www.thesocialagenda.org/portugues/artigo3.htm#6]aqui[/url]]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,41162#msg-41162</guid>
      <pubDate>Tue, 04 Sep 2007 21:37:21 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanásia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,40465#msg-40465</link>
      <author>Gustavo Pinto</author>
      <description><![CDATA[Olá amigos,<br />
<br />
Só agora vi esta mensagem do fórum e não tive ainda oportunidade de ler as mensagens, nem os links todos que propôem!<br />
<br />
Contudo deixo aqui a minha opinião. Não é um assunto fácil como todos deverão concordar, pois a questão do decidir pela morte é sempre melindrosa e depende sempre da perspectiva em que nos colocamos. Digo isto porquê? Tenho uma familiar que é enfermeira na unidade de cuidados intermédios no IPO de Coimbra, que me dizia, em discussão sobre este tema, que há situações que não passam pela cabeça de muitas pessoas, de um sofrimento atroz e que os próprios profissionais de saúde só veriam a morte como solução, mostrando-se favorável à questão da legalização da eutanásia! Eu argumentava dizendo, com base na minha formação académica, que a &quot;vida humana é inviolável&quot;! E de facto penso que se nós não protegemos a vida de que serve proteger todos os outros direitos... E pergunto, será que nós não podemos fazer mais para garantir alguma estabilidade emocional a doentes em fase terminal? Sim, porque o problema coloca-se muito mais a nivel da dor emocional que da física! Acrescento: vivi muito recentemente uma situação de cancro na minha família e posso dizer que os ambientes familiares são uma pedra basilar em casos de doença desta natureza! Será que não podemos trabalhar mais com as famílias?<br />
<br />
São umas primeiras questões que deixo, que não sei se foram já abordadas, mas que podem ajudar a pensar e a formar opinião!<br />
<br />
Abraço]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,40465#msg-40465</guid>
      <pubDate>Sat, 21 Jul 2007 23:53:35 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanásia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,40464#msg-40464</link>
      <author>Alessandro</author>
      <description><![CDATA[Diogo,<br />
<br />
[quote]<br />
A eutanásia acontece quando há interrupção da vida da pessoa. No entanto, se essa interrupção for feita através da supressão de tratamentos, então não é eutanásia. <br />
...<br />
Mais uma vez, insisto: se das máquinas depender a vida do doente, e este sem elas não sobreviver, não é lógico prolongar o sofrimento, porque a vida É ARTIFICIAL. <br />
...<br />
<br />
...Neste caso, mesmo que tenha um bom coração, passo a se deficiente mental. A minha vida não é boa, por isso pode-se optar por não deixar aplicar o pm.<br />
[/quote]<br />
<br />
Há que se entender que certos raciocínios aplicados a um caso particular, parecem-nos bastante lógicos, mas sua válidade deve ser testada em todos os casos, e dai deduzir se são realmente válidos.<br />
<br />
citei acima vários recortes de mensagens suas, são em si bastante preocupantes, pois SE fossem válidos eu poderia fácilmente deduzir algumas coisas como:<br />
<br />
Um paciente que necessita de hemodiálise, [url=http://www.mackenzie.com.br/universidade/psico2/publicacao/boletim/numero2/3_clinica_de_hemodialise.pdf]um tratamento que até onde sei causa sofrimento[/url], [b]&quot;pela sua lógica&quot;[/b], pode [b]deixar[/b] de ir ao tratamento, esperando a morte, e isto nao seria eutanásia, pois: [color=#CC3333][i]&quot;se essa interrupção for feita através da supressão de tratamentos, então não é eutanásia&quot;[/i][/color]; Aliás digo mais, ainda [b]&quot;pela sua lógica&quot;[/b], não pode apenas deixar, mas [b]ele DEVE deixar[/b], pois: [color=#CC3333][i]&quot;se das máquinas depender a vida do doente, e este sem elas não sobreviver, [b]não é lógico[/b] prolongar o sofrimento&quot;[/i][/color]. Já é um tanto assustador, mas ainda piora um tanto, em um determinado trecho você acaba defendendo a exterminação dos deficiêntes mentais: [color=#CC3333][i]&quot;...passo a ser deficiente mental. A minha vida não é boa, por isso pode-se optar por não deixar aplicar o pm&quot;[/i][/color], ou seja, por que será deficiênte mental pode optar pela morte. <br />
<br />
[hr]<br />
<br />
É um assunto delicado e complexo, e devemos ter extremo cuidado em externar ou apoiar qualquer raciocínio, sem o ter analisado com todo o cuidado, e em todas as suas repercussões. Mas acima de tudo devemos lembrar que somos apenas &quot;portadores&quot; do dom da vida, que não é nossa, foi apenas nos dada em guarda, e da qual não podemos dispor a nosso bel prazer, ainda que nos custe imensamente, e lembrar que Deus age, direta e diariamente sobre nós, e cabe apenas a ele determinar o principio e o fim.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,40464#msg-40464</guid>
      <pubDate>Sat, 21 Jul 2007 22:09:44 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanásia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,40453#msg-40453</link>
      <author>Albino O M Soares</author>
      <description><![CDATA[Kirie Eleison]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,40453#msg-40453</guid>
      <pubDate>Sat, 21 Jul 2007 14:49:24 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanásia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,40095#msg-40095</link>
      <author>s7v7n</author>
      <description><![CDATA[Então achas que a Igreja foi cruel em condenar a decisão do senhor italiano?]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,40095#msg-40095</guid>
      <pubDate>Sun, 15 Jul 2007 23:18:46 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanásia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,40048#msg-40048</link>
      <author>Diogo Taveira</author>
      <description><![CDATA[Vamos pôr as coisas assim:<br />
<br />
Eu, com asma, não tenho dores se tomar a bomba. Eu, com diabetes, não tenho dores, se tomar a bomba. Se eu tiver uma insuficiência respiratória não-infecciosa, não tenho dores, se me administrarem oxigénio.<br />
<br />
Mas, se eu tiver uma insuficiência respiratória infecciosa, tenho dores. Logo, a supressão do oxigénio não é propriamente eutanásia.<br />
<br />
Ou, noutro caso:<br />
<br />
Se eu tiver uma insuficiência cardíaca e precisar de um pace-maker, podem acontecer duas coisas:<br />
<br />
OU o pm me ajuda a viver mais uns belos anos, sem dores, sem sofrimento, apenas com alguns cuidados, e desfrutar em pleno da minha vida, óptimo.<br />
<br />
OU o pm é-me aplicado depois de uma paragem cardíaca longa, que me pode levar a uma falha neurológica. Neste caso, mesmo que tenha um bom coração, passo a se deficiente mental. A minha vida não é boa, por isso pode-se optar por não deixar aplicar o pm.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,40048#msg-40048</guid>
      <pubDate>Sat, 14 Jul 2007 22:05:09 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanásia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,40043#msg-40043</link>
      <author>s7v7n</author>
      <description><![CDATA[Remédio constante ou por fases é a mesma coisa. Apenas difere da frequência. Se não os tomar morro.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,40043#msg-40043</guid>
      <pubDate>Sat, 14 Jul 2007 21:09:21 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanásia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,40040#msg-40040</link>
      <author>Diogo Taveira</author>
      <description><![CDATA[Podes comparar a bomba da asma à insulina, completamente diferente do fornecimento constante de oxigénio.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,40040#msg-40040</guid>
      <pubDate>Sat, 14 Jul 2007 14:14:51 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanásia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,40029#msg-40029</link>
      <author>s7v7n</author>
      <description><![CDATA[Lá está, ele estaria numa fase terminal. Por isso deixaram-no morrer sem o entubarem.<br />
Não entendo qual é a diferença entre dar uma injecção e cortar o ar a uma pessoa de propósito. As duas acções são feitas para matar.<br />
<br />
Outra situação.Uma pessoa que em sua casa precise de receber oxigénio de vez em quando, ou outra que sofra de asma e precise da sua bomba. As 2 fartam-se da vida e decidem não respirar mais aquilo que as faz continuar na vida. Morrem. Isto não foi suicídio?]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,40029#msg-40029</guid>
      <pubDate>Sat, 14 Jul 2007 09:49:47 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanásia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,40023#msg-40023</link>
      <author>Diogo Taveira</author>
      <description><![CDATA[s7v7n,<br />
<br />
O Papa provavelmente duraria mais algum tempo: dias ou meses, ou anos até. No entanto, o parkinson criava um precedente de sofrimento que se prolongaria até ao fim, e que já tinha impossibilitado o Papa de falar em público (lembram-se das dolorosas imagens do Papa a babar-se? [img]http://epoca.globo.com/especiais/papa2005/img/papa01.jpg[/img]).<br />
<br />
Mais uma vez, insisto: se das máquinas depender a vida do doente, e este sem elas não sobreviver, não é lógico prolongar o sofrimento, porque a vida É ARTIFICIAL.<br />
<br />
Eutanásia será a aplicação de um método para terminar com a vida, como uma injecção, ou qualquer maneira que dê para matar outra pessoa, em que a morte seja causada ARTIFICIALMENTE.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,40023#msg-40023</guid>
      <pubDate>Fri, 13 Jul 2007 23:13:13 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanásia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,40010#msg-40010</link>
      <author>s7v7n</author>
      <description><![CDATA[[quote Diogo Taveira]s7v7n,<br />
<br />
A eutanásia acontece quando há interrupção da vida da pessoa. No entanto, se essa interrupção for feita através da supressão de tratamentos, então não é eutanásia.<br />
[/quote]<br />
<br />
Então cada doente pode exigir que lhes desliguem as máquinas para morrer é isso? Podes-me dar um caso concreto de eutanásia?]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,40010#msg-40010</guid>
      <pubDate>Fri, 13 Jul 2007 15:20:44 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanásia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,40009#msg-40009</link>
      <author>s7v7n</author>
      <description><![CDATA[E quanto tempo duraria o Papa depois dessa intervenção médica? Qual seria o seu grau de estabilidade em comparação ao outro senhor? Se fossem casos iguais, a Igreja não se teria pronunciado contra esta decisão como foi o caso. Ou então pronto, achamos que sim e dizemos que a Igreja é hipócrita.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,40009#msg-40009</guid>
      <pubDate>Fri, 13 Jul 2007 15:18:14 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanásia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,40008#msg-40008</link>
      <author>Diogo Taveira</author>
      <description><![CDATA[Eu não sei como estava o senhor italiano, mas sei (e todos sabemos) que o Papa, sem uma intervenção médica, morria. E foi o que realmente aconteceu...]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,40008#msg-40008</guid>
      <pubDate>Fri, 13 Jul 2007 15:11:20 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanásia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,40006#msg-40006</link>
      <author>s7v7n</author>
      <description><![CDATA[Eu percebo Diogo, mas será que o Papa JPII estava estável ou em fase terminal? Qual seria o grau de comparação de estabilidade de saúde que poderiamos fazer em relação entre o Papa e o outro senhor italiano?]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,40006#msg-40006</guid>
      <pubDate>Fri, 13 Jul 2007 14:54:54 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanásia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,40003#msg-40003</link>
      <author>Diogo Taveira</author>
      <description><![CDATA[s7v7n,<br />
<br />
A eutanásia acontece quando há interrupção da vida da pessoa. No entanto, se essa interrupção for feita através da supressão de tratamentos, então não é eutanásia.<br />
<br />
Zé,<br />
<br />
Aqui falamos de doentes terminais. Uma pessoa que não tenha oxigénio agarrado a ela, ou uma bomba cardiovascular, está notoriamente com tratamentos artificiais desnecessários, e também em extremo sofrimento, mesmo com os tratamentos.<br />
<br />
No entanto, um diabético, que use insulina todos os dias, não está em sofrimento se usar a insulina. Senão terias de aplicar isso a tantos e tantos tratamentos, como os transplantes. Tudo o que não seja um prolongamento artificial do sofrimento da pessoa é correcto.<br />
<br />
<br />
[hr]<br />
<br />
Por exemplo,lembrei-me agora que o secretário de João Paulo II (D. Stanislau) disse que o Papa tinha requerido ao médico, momentos antes da sua morte, quando era preparada uma traqueotumia e a inserção de tubos no sistema respiratório : [i]&quot;Por favor, doutor, deixe-me ir ter com o Pai.&quot;[/i] E morreu, na paz do Senhor.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,40003#msg-40003</guid>
      <pubDate>Fri, 13 Jul 2007 14:18:39 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanásia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,40001#msg-40001</link>
      <author>Zé</author>
      <description><![CDATA[Diogo, aplicas o mesmo raciocínio para a insulina para os diabéticos?]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,40001#msg-40001</guid>
      <pubDate>Fri, 13 Jul 2007 13:45:51 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanásia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,39964#msg-39964</link>
      <author>s7v7n</author>
      <description><![CDATA[Uma pergunta para ti e para a Cp então.<br />
<br />
Quando é que vocês acham que é considerado eutanásia?]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,39964#msg-39964</guid>
      <pubDate>Thu, 12 Jul 2007 20:29:00 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanásia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,39963#msg-39963</link>
      <author>Diogo Taveira</author>
      <description><![CDATA[O oxigénio de uma garrafa é artificial, por isso, para a Igreja, só existe se for necessário.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,39963#msg-39963</guid>
      <pubDate>Thu, 12 Jul 2007 20:15:23 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanásia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,39959#msg-39959</link>
      <author>s7v7n</author>
      <description><![CDATA[Estás desculpado. É a vossa opinião. Eu acho que desde que existam meios para nos manter vivos, que não sejam apenas para aumentar o sofrimento de um doente terminal, devem ser administrados. E mais uma vez, esse doente não era terminal, não estava para morrer brevemente. Privar-me de oxigénio de uma garrafa ou de comer ou beber, ou de outra coisa que nos permita viver, para mim e para a Igreja é suicídio.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,39959#msg-39959</guid>
      <pubDate>Thu, 12 Jul 2007 19:51:00 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanásia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,39956#msg-39956</link>
      <author>Diogo Taveira</author>
      <description><![CDATA[Desculpem, mas tenho de concordar com a CP se o caso for de [b]supressão do fornecimento artificial de oxigénio, sem capacidade do indivíduo respirar por si só[/b]. Nesse caso, e só nesse caso, concordo que não é suicídio e que é lícito a pessoa pedir a supressão dos tratamentos.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,39956#msg-39956</guid>
      <pubDate>Thu, 12 Jul 2007 19:41:02 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanásia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,39955#msg-39955</link>
      <author>s7v7n</author>
      <description><![CDATA[Claro que foi. Podemos dizer que foi um suicídio assistido. Visto que o tal senhor não conseguia efectuar o acto. Privar alguém de oxigénio é um acto desumano e quando é com a autorização do mesmo, é simplesmente um acto suicida. Mais uma vez a famigerada Igreja Católica não sabe do que fala. Mas afinal o que saberão eles? Se calhar nada. :( talvez o melhor a fazer é suprimir o meu oxigénio e morrer &quot;naturalmente&quot;.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,39955#msg-39955</guid>
      <pubDate>Thu, 12 Jul 2007 19:38:39 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanásia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,39937#msg-39937</link>
      <author>lopessergio</author>
      <description><![CDATA[E porque não?]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,39937#msg-39937</guid>
      <pubDate>Thu, 12 Jul 2007 17:17:32 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanásia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,39935#msg-39935</link>
      <author>catolicapraticante</author>
      <description><![CDATA[Mas não é.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,39935#msg-39935</guid>
      <pubDate>Thu, 12 Jul 2007 17:16:34 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanásia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,39932#msg-39932</link>
      <author>lopessergio</author>
      <description><![CDATA[Ola<br />
<br />
A mim parece suicidio.<br />
<br />
Cumprimentos<br />
<br />
<br />
Sérgio lopes]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,39932#msg-39932</guid>
      <pubDate>Thu, 12 Jul 2007 17:15:17 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanásia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,39915#msg-39915</link>
      <author>catolicapraticante</author>
      <description><![CDATA[Mas o italiano [b]não se suicidou[/b]. <br />
<br />
Exigiu a suspensão de um tratamento méico que lhe iria prolongar a vida.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,39915#msg-39915</guid>
      <pubDate>Thu, 12 Jul 2007 16:42:42 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanásia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,39914#msg-39914</link>
      <author>lopessergio</author>
      <description><![CDATA[Ola a todos<br />
Concordo que quem comete suicidio podera estar emocionalmente afectado, por isso a sua &quot;vontade&quot; estar &quot;inquinada&quot;, quanto ao caso do italiano essa situação não se coloca pois ele sempre mostrou a livre vontade de morrer fosse assistido medicamente ou não.<br />
<br />
<br />
Cumprimentos<br />
<br />
Sérgio Lopes]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,39914#msg-39914</guid>
      <pubDate>Thu, 12 Jul 2007 16:38:44 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanásia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,39910#msg-39910</link>
      <author>catolicapraticante</author>
      <description><![CDATA[Zé:<br />
<br />
Pelo que sei, [b]a igreja actualmente não recusa um funeral católico a pessoas que cometem suicídio,[/b] por se considerar que as [b]pessoas vítimas de suicídio[/b], regra geral, são pessoas com uma doença mental grave, como por exmplo a depressão. Na esmagadora maioria dos casos, as pessoas que se suicidam  [b]são vítimas[/b] da sua situação de doença.<br />
Recusar um funeral católico nestas circuntãncias seria demonstrar uma profunda falta de sensatez , [b]compaixão ou caridade[/b], não apenas para quem morreu nestas circunstãncias trágicas, [i]mas sobretudo para a sua família[/i].]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,39910#msg-39910</guid>
      <pubDate>Thu, 12 Jul 2007 16:26:06 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanásia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,39703#msg-39703</link>
      <author>Zé</author>
      <description><![CDATA[Que tem esse valor a ver com o recusar missa por alma de alguém? Por mim, até pela alminha do Hitler se pode rezar. Se alguém precisa é ele...]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,38977,39703#msg-39703</guid>
      <pubDate>Fri, 06 Jul 2007 21:10:51 +0000</pubDate>
    </item>
  </channel>
</rss>
