﻿<?xml version="1.0" encoding="iso-8859-1" ?>
<rss version="2.0">
  <channel>
    <title>Geral</title>
    <link>https://www.paroquias.org/forum/list.php?1</link>
    <description><![CDATA[Fórum principal onde se discutem os assuntos genéricos. Coloque também aqui as perguntas e dúvidas que queira ver esclarecidas.]]></description>
    <language>pt_PT</language>
    <pubDate>Fri, 25 May 2007 14:42:04 +0000</pubDate>
    <lastBuildDate>Fri, 25 May 2007 14:42:04 +0000</lastBuildDate>
    <category>Geral</category>
    <generator>Phorum 5.1.25</generator>
    <ttl>60</ttl>
    <item>
      <title>Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,38057#msg-38057</link>
      <author>cristina dinis saraiva</author>
      <description><![CDATA[Cato Tilleul<br />
<br />
E isso mesmo. Sem tirar nem por]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,38057#msg-38057</guid>
      <pubDate>Fri, 25 May 2007 14:42:04 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,38030#msg-38030</link>
      <author>Tilleul</author>
      <description><![CDATA[Queria sublinhas alguns pontos<br />
<br />
Mas se deve afirmar com toda claridade que [b]não se trata de um voltar para atrás[/b], de uma volta aos tempos anteriores à reforma de 1970. <br />
<br />
O Santo Padre quer conservar os imensos tesouros espirituais, culturais e estéticos ligados à liturgia antiga. A recuperação desta riqueza [b]se une à não menos preciosa da liturgia atual da Igreja.[/b]<br />
<br />
por esta razão o Santo Padre pensa que chegou o tempo de facilitar, como o quis a primeira Comissão Cardenalícia em 1986, o [b]acesso a esta liturgia fazendo dela uma forma extraordinária[/b] do único rito Romano.<br />
<br />
Temos a esperança de que tal modelo produza bons frutos, também em outros lugares da Igreja onde [b]vivem juntos fiéis católicos com sensibilidades litúrgicas diversas[/b]. E esperamos, além disso, que tal modo de viver juntos atraia também àqueles tradicionalistas que ainda estão longe.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,38030#msg-38030</guid>
      <pubDate>Fri, 25 May 2007 09:56:08 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,38020#msg-38020</link>
      <author>cristina dinis saraiva</author>
      <description><![CDATA[Bem sei que não é suposto o forum ser utilizado para &quot;colar&quot; textos de outros.<br />
<br />
Mas dada a relevancia do texto e o interesse para todos os que neste forum acompanham a possibilidade de ser liberalizada a Missa Tridentina não posso deixar colocar o texto da comunicação do Cardeal Castryllon Hoyos na Conferencia Episcopal Brasileira por ocasião da sua estada no Brasil acompanhando o Papa.<br />
<br />
É mais um indicio que o Motu Proprio está pronto e o Papa aguarda a melhor altura para o promulgar.<br />
<br />
Cristina <br />
<br />
<br />
<br />
Queridos e venerados irmãos:<br />
<br />
Permito-me apresentar um breve relatório sobre a Pontifícia Comissão Ecclesia Dei e sobre o estado da realidade pastoral que o Santo Padre colocou sob sua competência.<br />
<br />
Esta Comissão foi instituída pelo Servo de Deus João Paulo II em 1988, quando um grupo notável de sacerdotes, religiosos e fiéis que tinham manifestado sua disconformidade com a reforma litúrgica conciliar e  se congregaram sob a liderança do Arcebispo francês Marcel Lefebvre, separaram-se deste porque não estiveram de acordo com a ação cismática da ordenação de Bispos sem o devido mandato pontifício. Eles, então, preferiram manter a plena união com a Igreja. O Santo Padre, mediante o Motu Proprio Ecclesia Dei Adflicta, confiou a esta Comissão o cuidado pastoral destes fiéis tradicionalistas. <br />
<br />
<br />
<br />
Hoje a atividade da Comissão não se limita ao serviço daqueles fiéis que em tal oportunidade quiseram manter-se em plena comunhão com a Igreja, nem aos esforços encaminhados a pôr fim à dolorosa situação cismática e a obter a volta destes irmãos da fraternidade São Pio X à plena comunhão. Por vontade do Santo Padre, este Dicastério estende, além disso,  seu serviço a satisfazer as justas aspirações de quantos por uma sensibilidade particular, sem ter tido vínculos com os dois grupos citados, desejam manter viva a liturgia latina anterior na celebração da Eucaristia e dos outros sacramentos. <br />
<br />
Sem dúvida alguma, o empenho mais importante, que cabe a toda a Igreja, é a busca de pôr fim à ação cismática e reconstruir, sem ambigüidades a plena comunhão. O Santo Padre, que foi durante alguns anos membro desta Comissão, quer que ela se converta em um organismo da Santa Sé com a finalidade própria e distinta de conservar e manter o valor da liturgia latina tradicional. Mas se deve afirmar com toda claridade que não se trata de um voltar para atrás, de uma volta aos tempos anteriores à reforma de 1970. Trata-se pelo contrário de uma oferta generosa do Vigário de Cristo que, como expressão de sua vontade pastoral, quer pôr a disposição da Igreja todos os tesouros da liturgia latina que durante séculos nutriu a vida espiritual de tantas gerações de fiéis católicos. O Santo Padre quer conservar os imensos tesouros espirituais, culturais e estéticos ligados à liturgia antiga. A recuperação desta riqueza se une à não menos preciosa da liturgia atual da Igreja.<br />
<br />
Por estas razões o Santo Padre tem a intenção de estender a toda a Igreja latina a possibilidade de celebrar a Santa Missa e os Sacramentos segundo os livros litúrgicos promulgados pelo Beato João XXIII em 1962. Por esta liturgia, que nunca foi abolida, e que , como dissemos, é considerada um tesouro, existe hoje um novo e renovado interesse e, também por esta razão o Santo Padre pensa que chegou o tempo de facilitar, como o quis a primeira Comissão Cardenalícia em 1986, o acesso a esta liturgia fazendo dela uma forma extraordinária do único rito Romano. <br />
<br />
Há algumas boas experiências de comunidades de vida religiosa ou apostólica erigidas pela Santa Sé recentemente que celebram em paz e serenidade esta liturgia. Em torno delas se congregam assembléias de fiéis que freqüentam estas celebrações com alegria e gratidão. As criações mais recentes som o Instituto de São Felipe Neri em Berlim, que funciona como um Oratório e se fez presente também, com boa acolhida, na Diocese do Tréveris; o Instituto do Bom Pastor de Burdeos que reune  sacerdotes, seminaristas e fiéis, alguns saídos da Fraternidade São Pio X. Estão muito adiantados os trâmites para o reconhecimento de uma comunidade comtemplativa, o Oásis de Jesus Sacerdote, de Barcelona.<br />
<br />
Na América Latina, como sabemos muito bem, devemos agradecer ao Senhor pela volta de toda uma Diocese, a de Campos, antes lefevriana que agora, depois de cinco anos, apresenta frutos bons.  Foi uma volta pacífica e os fiéis que se inscriveram na Administração Apostólica, estão contentes de poder viver em paz em suas comunidades paroquiais; mais ainda, em efeito algumas dioceses brasileiras fizeram contatos com a Administração Apostólica de Campos que colocou ao seu dispor sacerdotes para a atenção pastoral dos fiéis tradicionalistas em suas igrejas locais. O projeto do Santo Padre foi já parcialmente provado em Campos onde a coabitação pacífica das duas formas do único rito romano na Igreja é uma bela realidade. Temos a esperança de que tal modelo produza bons frutos, também em outros lugares da Igreja onde vivem juntos fiéis católicos com sensibilidades litúrgicas diversas. E esperamos, além disso, que tal modo de viver juntos atraia também àqueles tradicionalistas que ainda estão longe.<br />
<br />
Os membros atuais da Comissão são os Sres. Cardeais Julián Herranz, Jean-Pierre Ricard, William Joseph Levada, Antonio Cañizares, e Franc Rodé. São consultores os Subsecretários de alguns Dicastérios.<br />
<br />
Até agora estiveram sob a Ecclesia Dei várias comunidades dispersas pelo mundo. 300 sacerdotes, 79 religiosos, 300 religiosas, 200 seminaristas e várias centenas de milhares de fiéis. Curiosamente aumenta o interesse dos jovens na França, Estados Unidos, Brasil, Itália, Escandinávia, Austrália e China. No momento do retorno, de Campos voltaram 50 sacerdotes, uns cinqüenta seminaristas, 100 religiosas e 25.000 fiéis.<br />
<br />
Hoje o grupo dos lefevrianos consta de 4 Bispos que  foram ordenados ppor Dom Lefebvre, de 500 sacerdotes e 600.000 fiéis. Ao grupo se uniram igualmente vários monastérios contemplativos e alguns grupos religiosos masculinos e femininos, têm paróquias (chamam-nos priorados), seminários e associações. Estão presentes em 26 países.<br />
<br />
Peçamos ao Senhor que este projeto do Santo Padre possa realizar-se logo para a unidade da Igreja.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,38020#msg-38020</guid>
      <pubDate>Fri, 25 May 2007 09:27:43 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,37195#msg-37195</link>
      <author>cristina dinis saraiva</author>
      <description><![CDATA[É para veres como é <br />
<br />
As pessoas têm a mania que os defensores da Missa Tridentida são uns casmurros que querem voltar ao pro-concilio mas não é nada assim. Há de tudo.<br />
<br />
Cristina]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,37195#msg-37195</guid>
      <pubDate>Mon, 07 May 2007 18:04:48 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,37156#msg-37156</link>
      <author>catolicapraticante</author>
      <description><![CDATA[Muito me alegro ver uma [i]tradicionalista[/i] a fazer laudes á pluralidade, diversidade e , já agora, ao [b]relativismo das formas de culto[/b].<br />
<br />
Um visão bastante ecuméminica e post-moderna...]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,37156#msg-37156</guid>
      <pubDate>Fri, 04 May 2007 17:12:35 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,37152#msg-37152</link>
      <author>cristina dinis saraiva</author>
      <description><![CDATA[CP<br />
<br />
Nunca ouviste falar na unidade na diversidade?<br />
<br />
Todos diferentes todos iguais. É aí que está também a riqueza de Roma.<br />
<br />
Cristina]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,37152#msg-37152</guid>
      <pubDate>Fri, 04 May 2007 15:56:48 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,37151#msg-37151</link>
      <author>catolicapraticante</author>
      <description><![CDATA[Então espero que se divirtam a latinar. Os carismáticos têm as suas missas, os neocatecumanais as deles, e os saudosistas medievais do latim idem aspas. <br />
Tanta missa diferente ao mesmo tempo só pode dar confusão.<br />
E depois ainda dizem que os outros é que são [b]relativistas...[/b]]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,37151#msg-37151</guid>
      <pubDate>Fri, 04 May 2007 15:36:57 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,37146#msg-37146</link>
      <author>cristina dinis saraiva</author>
      <description><![CDATA[Parece que está por semanas.<br />
<br />
<br />
Se Deus quiser até ao Verão a liberalização da Missa Tridentina será um facto.<br />
<br />
<br />
Para os que se intressam deixo um extracto da entrevista que o Cardeal Bertonne deu recentemente ao jornal &quot;Le Figaro&quot;<br />
<br />
Cristina<br />
<br />
&quot;Un décret élargissant la possibilité de célébrer la messe en latin selon le rite antérieur à Vatican II (la messe dite de saint Pie V) est-il toujours prévu ? <br />
<br />
 La valeur de la réforme conciliaire est intacte. Mais tant pour ne pas perdre le grand patrimoine liturgique donné par saint Pie V que pour accéder au souhait des fidèles qui veulent assister à des messes selon ce rite, dans le cadre du missel publié en 1962 par le pape Jean XXIII, avec son calendrier propre, il n’y a aucune raison valable de ne pas donner aux prêtres du monde entier le droit de célébrer selon cette forme. L’autorisation du souverain pontife laisserait évidemment toute sa validité au rite de Paul VI. La publication du motu proprio précisant cette autorisation aura lieu, mais ce sera le pape lui-même qui expliquera ses motivations et le cadre de sa décision. Le souverain pontife donnera personnellement sa vision de l’utilisation de l’ancien missel au peuple chrétien, et en particulier aux évêques.&quot;]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,37146#msg-37146</guid>
      <pubDate>Fri, 04 May 2007 13:52:06 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,36089#msg-36089</link>
      <author>Tilleul</author>
      <description><![CDATA[Cara Cristina,<br />
<br />
Ainda bem que não gostaste de Taizé. Assim sendo diferentes podemos sempre estar em busca denovas formas de rezar e adorar a Deus.<br />
<br />
Em comunhão]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,36089#msg-36089</guid>
      <pubDate>Tue, 27 Mar 2007 07:38:06 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,36085#msg-36085</link>
      <author>cristina dinis saraiva</author>
      <description><![CDATA[Caro Tilleu <br />
<br />
Sabes que já fui a Taizé e não me encheu as medidas. Respirava-se um bom ambiente é verdade mas também achei um lugar muito politico. Muita posição muita reivindicação muito diálogo mas pouco recolhimento e oração. Tentei confessar-me e foi uma dificuldade.<br />
<br />
Mas tenho amigos que adoram e têm como grande experiencia.<br />
<br />
É por isso que a nossa religião é fantástica. Nela cabem vários movimento que respondem às necessidade de cada um de nós no amor de Cristo.<br />
<br />
Cristina]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,36085#msg-36085</guid>
      <pubDate>Mon, 26 Mar 2007 22:53:36 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35947#msg-35947</link>
      <author>Manuel Pires</author>
      <description><![CDATA[Penso que este assunto também tem sido tratado [url=http://www.u807237599_gaioqor.org/forum/read.php?1,1993,page=19]aqui[/url].]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35947#msg-35947</guid>
      <pubDate>Thu, 22 Mar 2007 11:22:39 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35766#msg-35766</link>
      <author>Tilleul</author>
      <description><![CDATA[Obrigado pela recomendação.<br />
<br />
Se algum dia puderes recomendo-te uma semana em Taizé.<br />
www.taize.fr<br />
<br />
Em comunhão]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35766#msg-35766</guid>
      <pubDate>Mon, 19 Mar 2007 12:03:56 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35720#msg-35720</link>
      <author>cristina dinis saraiva</author>
      <description><![CDATA[Cara Catolica Praticante<br />
<br />
Sei muito pouco de latim e acompanhamo a Missa com um missal bilingue. Aliás se acompanhares a Missa com um Missal a tua atenção é tendencialmente maior o que é bom.<br />
<br />
Mas a chamada Missa em latim não é toda em Latim as leituras são em Português, a Homilia obviamente.<br />
<br />
Tilleul <br />
<br />
Estamos então em concordancia quase total. Olha que os defensores da Missa Trindentina que conheço não são desses. Isso era à viente anos ps novos movimentos são desempoeirados e muito jovens. Aconselho-te a Fraternidade Sacerdoral de S Pedro www.fssp.org)<br />
<br />
Cristina]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35720#msg-35720</guid>
      <pubDate>Sat, 17 Mar 2007 23:46:33 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35669#msg-35669</link>
      <author>Manuel Pires</author>
      <description><![CDATA[Jesus despediu-se perante os Apóstolos, deste mundo, com uma festa, tipo «pascal», durante uma ceia.<br />
Pois é assim que em comunidade O devemos recordar, destacando o seu AMOR a ponto de dar a Sua vida pelos seus amigos; num ambiente de festa de aniversário; num convívio (com-vívio; com VIDA). Devemos comemorar a sua MORTE que nos deu VIDA. Não devemos exaltar o ódio dos seus inimigos, nem a forma como o mataram; mas devemos exaltar e agradecer rejubilosos o Seu AMOR por nós. Uma festa nunca poderá ser uma espécie de colete de forças, mas uma expressão espontânea de alegria.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35669#msg-35669</guid>
      <pubDate>Fri, 16 Mar 2007 22:21:05 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35662#msg-35662</link>
      <author>Tilleul</author>
      <description><![CDATA[Cristina,<br />
<br />
Eu não quero nada revogado nem nada proibido. Antes pelo contrário, quero dar espaço à expressão da fé:<br />
Na língua que as pessoas melhor intenderem, <br />
Com os cânticos que mais gostarem, <br />
comungando de joelhos ou de braços cruzados no peito, <br />
em duas especies ou só no pão, <br />
com hóstia ou com uma pão verdadeiro, <br />
só com estola ou com todos os paramentos possíveis e imaginários, <br />
numa igreja sem imagens ou numa barroca, <br />
com palmas e jambés ou com um coro gregoriano, <br />
sentada no chão como em Taizé ou sempre de pé.<br />
<br />
O que eu acho mal e é o que discordo nalguns pontos do documento do papa, é que se queira fazer outra vez uma missa standard. Latim, Gregoriano, só um beijo a quem está ao lado, isto e aquilo, um colete de forças que não deixa o Espírito Santo florescer em nós!<br />
<br />
Não gosto de piedade por decreto. Mas se te sentes bem a comungar de joelhos, força. Olha eu gostaria de comungar todos os dias nas duas espécies e nunca me deixam. Que saudades que tenho de ir a missa diariamente em Taizé!<br />
<br />
Quanto à tua boa fé não a posso pôr em causa, mas na esmagadora maioria das pessoas que conheço que falam da missa tridentina querem-na como rito principal. Querem acabar com a missa nova, odeiam o ecumenismo, alergia aos direitos humanos e um clericalismo exarcebado.<br />
<br />
Em comunhão]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35662#msg-35662</guid>
      <pubDate>Fri, 16 Mar 2007 20:17:25 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35648#msg-35648</link>
      <author>catolicapraticante</author>
      <description><![CDATA[Lês e falas latim?]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35648#msg-35648</guid>
      <pubDate>Fri, 16 Mar 2007 17:22:40 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35642#msg-35642</link>
      <author>cristina dinis saraiva</author>
      <description><![CDATA[Caro Tileul<br />
<br />
Estive a ver as tuas mensagens e felizmente para mim aceitas como legímimo que aqueles que preferem a missa tridentina tenham o direito de assistir à mesma.<br />
<br />
Confess que estava a pensar que pudesses ser da linha dos que entendem que devia ser proibida e revogada para sempre.<br />
<br />
Eu sinto-me melhor na Missa Tridentina, rezo melhor e sinto-me mais perto de Cristo.<br />
<br />
Prefiro ter uma Missa onde o Rito é mais &quot;exigente&quot; as regras mais definidas. Por exemplo não se pode comngar na mão, somos encorajados a comungar de joelhos, o canticos são muito introspectivos.<br />
<br />
Não estou com isto a criticar os que preferem a Missa Nova. Acho muito bem que prefiram mas eu particularmente incomodo-me (acho aliás um abuso) quando Padres negam os fieis a comungar de joelhos, celebram Missas à pressa, evitam dar comunhão na boca etc etc.<br />
<br />
Acredita Tilleu que a grande maioria da spessoa que defende a liberalização da Missa Tridentina está de boa fé e não tem nenhum plano maquiavelico de regresso ao pre-concilio.<br />
<br />
Cristina]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35642#msg-35642</guid>
      <pubDate>Fri, 16 Mar 2007 16:16:11 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35638#msg-35638</link>
      <author>Tilleul</author>
      <description><![CDATA[Mas conseguiste perceber a quê me estava a referir? Não podes incluir tudo no mesmo saco como ensinamentos inquestionáveis da Igreja.<br />
<br />
Questionar e propor não é o mesmo que ir embora e de um canto chamar hereges, modernistas e anti-cristos.<br />
<br />
Tirando uma meia dúzia de excepções, os chamados modernistas/reformistas não se têm ido embora mas sim afastados, silenciados e utilizando a expressão do Alef levado cacetada. Por outro lado, os chamados tradicionalistas, negam um concílio, recusam os direitos humanos, a igualdade entre os géneros, a superiodade do estado celibatário. Excluem-se, formam grupinhos, atacam e destroçam. Repara que Monsenhor Lefvbre pintou a manta até começar a ordenar Bispos. Mesmo depois disto tentam dialogar com ele.<br />
<br />
O aborto e eutanásia não são questões disciplinares.´<br />
<br />
Se um Papa dissesse agora que se podia ordenar homens casados, como irias tu reagir?<br />
<br />
Em comunhão]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35638#msg-35638</guid>
      <pubDate>Fri, 16 Mar 2007 15:08:12 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35637#msg-35637</link>
      <author>s7v7n</author>
      <description><![CDATA[4L3F,<br />
<br />
Certo.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35637#msg-35637</guid>
      <pubDate>Fri, 16 Mar 2007 14:56:47 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35635#msg-35635</link>
      <author>JMA</author>
      <description><![CDATA[A propósito de padres católicos casados: a verdade é que existem. E em plena comunhão com a Igreja Católica.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35635#msg-35635</guid>
      <pubDate>Fri, 16 Mar 2007 14:30:20 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35630#msg-35630</link>
      <author>Alef</author>
      <description><![CDATA[C4r0 53v3n:<br />
<br />
Dizes:<br />
[quote]No que toca a aceitar os casamentos pelo registo, bem que podem ser homo ou hetero. A Igreja só aceita uma maneira. Aquela em que nos comprometemos perante Deus pela Igreja. [/quote]<br />
<br />
Que isto não signifique que para a Igreja o casamento civil não tem qualquer valor. <br />
<br />
4L3F]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35630#msg-35630</guid>
      <pubDate>Fri, 16 Mar 2007 14:13:35 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35628#msg-35628</link>
      <author>s7v7n</author>
      <description><![CDATA[Tilleul,<br />
<br />
Felizmente a Igreja na pena de morte evoluiu para o bem. E não creio que possa haver outra evolução para a fazer aceitar de novo. No que toca ao aborto e a eutanásia, estou firme que nunca irá haver qualquer actualização, de modo a aceitar as mesmas.<br />
<br />
No que toca a aceitar os casamentos pelo registo, bem que podem ser homo ou hetero. A Igreja só aceita uma maneira. Aquela em que nos comprometemos perante Deus pela Igreja.<br />
<br />
Quanto aos padres casados e ordenação de mulheres, é como eu já disse, se vier algum Papa com ideias dessas, e estiver rodeado por pessoas que o apoiem, não me admiro nada que aceitem essas propostas. Eu aceito e entendo a explicação que a Igreja nos dá sobre esses assuntos. Tu poderás não concordar.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35628#msg-35628</guid>
      <pubDate>Fri, 16 Mar 2007 14:06:21 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35618#msg-35618</link>
      <author>Tilleul</author>
      <description><![CDATA[Seven,<br />
<br />
Achas que estás misturar assuntos de natureza diferente. O Aborto, a eutanásia e a pena de morte são antes demais decisões definitivas. Depois de as fazer, não há retorno. Mesmo assim não podes dizer que depende de ser pra frentex ou não. A esmagadora maioria dos regimes conservadores e a própria Igreja durante muitos séculos foi acérrima defensora da pena de morte.<br />
<br />
Quanto aos outros assuntos, casamento para homosexuais (atenção que estamos a falar de casamento civil e não sacramento), segundo casamento, ordenação de homens casados e de mulheres são questões disciplinares, que a própria Igreja tem evoluido e mudado de pensamento. <br />
<br />
Embora havendo muitissimos padres homossexuais, a Igreja tem evoluido na sua visão sobre a homosexualidade. Já não se diz que é uma possessão diabólica nem tão pouco que é um castigo de Deus. No catecismo já podemos encontrar que:<br />
<br />
[quote=Catecismo Católico - 2358]They must be accepted with respect, compassion, and sensitivity. Every sign of unjust discrimination in their regard should be avoided. These persons are called to fulfill God’s will in their lives and, if they are Christians, to unite to the sacrifice of the Lord&#039;s Cross the difficulties they may encounter from their condition.[/quote]<br />
<br />
Nos segundos casamentos há registo históricos da mesma pessoa ter tido mais do que um casamento anulado. Há que ver também que em termos sociais, a mulher tendo uma possição de subserviência perante o homem, em caso de divórcio fica sujeita ao abandono. Isso é bastante óbvio que já não acontece, pelo menos nos países ocidentais.<br />
<br />
Quanta à ordenação de homens casados. Já aconteceu no passado e não vejo porque não pode vir a acontecer no futuro. No caso da mulher, com a evolução do papel na sociedade não encontro justificação para a não ordenação.<br />
<br />
Em todo o caso,não é com decretos que se convertem corações.<br />
<br />
Em comunhão]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35618#msg-35618</guid>
      <pubDate>Fri, 16 Mar 2007 09:53:48 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35604#msg-35604</link>
      <author>s7v7n</author>
      <description><![CDATA[rmcf,<br />
<br />
Ponho as minhas sérias dúvidas e até apostaria um jantar (se fossemos vivos), em como a Igreja nunca aceitará que um divorciado com casamento válido se volte a casar. Só se for para lá um Papa com uma comitiva toda prá frentex. Aí aprovar-se-ia o aborto, eutanásia, pena de morte, casamento dos homossexuais, recasamento dos divorciados...etc...Não me admira nada.<br />
Agora com uma Igreja a sério, estas coisas não mudam. Naquilo que disseste, a meu ver são coisas objectivas mas que não têm muito a ver com os temas que apresentei. Como é que a Igreja iria aprovar o aborto se isso vai contra a lei de Deus? Mais facilmente se mudam prácticas na Eucaristia com novas funções para os leigos como se tem visto, e outras normas, do que aprovar coisas que não têm lugar no meio da Igreja. Se calhar não me estou a fazer entender...]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35604#msg-35604</guid>
      <pubDate>Thu, 15 Mar 2007 19:38:13 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35568#msg-35568</link>
      <author>rmcf</author>
      <description><![CDATA[Caro Se7en: não digas que há coisas em que a doutrina da Igreja vai mudar - os exemplos que dás podem ser os que hoje estão na berra, mas se vivesses no final do século XIX eram outros. E quanto a esses (por exemplo, a rejeição absoluta do liberalismo ou da liberdade de expressão e de pensamento), a Igreja tb dizia que nunca iria mudar... e mudou. Dos exemplos que deste, não julgo que quanto ao recasamento de alguns divorciados a Igreja não vá mudar. Não será agora. Mas eu estou convicto de que irá mesmo mudar.<br />
<br />
Abraço fraterno, <br />
<br />
Miguel]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35568#msg-35568</guid>
      <pubDate>Thu, 15 Mar 2007 09:27:38 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35562#msg-35562</link>
      <author>s7v7n</author>
      <description><![CDATA[[quote catolicapraticante]Todos estes temas foram considerados como fulcrais  e a doutrina sobre eles vertida como  dos pilares em que assentaria a Igreja. <br />
<br />
( Por exemplo a não aceitação da separação Igreja estado e questão do poder temporal da igreja... Hoje questões revistas e ultrapassadas..)<br />
<br />
A fé e a Sagrada Tradição criaram o Limbo e eliminaran-no passados uns séculos.<br />
<br />
A [b]doutrina muda.[/b][/quote]<br />
Uma correcção, o Limbo se não estou enganado, ainda não foi abolido. É uma teoria que existe e penso que nem sequer vem no Catecismo.<br />
<br />
Eu falo de outros temos bem mais polémicos que nunca mudarão. Tal como a aceitação do aborto, o permitir que os divorciados se voltem a casar pela Igreja, a eutanásia, etc...<br />
<br />
E com esta me vou porque tenho de ir dormir.<br />
<br />
Boa noite!]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35562#msg-35562</guid>
      <pubDate>Thu, 15 Mar 2007 01:26:35 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35559#msg-35559</link>
      <author>catolicapraticante</author>
      <description><![CDATA[Todos estes temas foram considerados como fulcrais  e a doutrina sobre eles vertida como  um dos pilares em que assentaria a Igreja. <br />
<br />
( Por exemplo a não aceitação da separação Igreja Estado e questão do poder temporal da igreja foi conseiderad uma questão fulcral e perene... Até mudar.... Hoje estas questõesforam  revistas e ultrapassadas..)<br />
<br />
A fé e a Sagrada Tradição criaram o Limbo e eliminaran-no passados uns séculos.<br />
<br />
A [b]doutrina muda.[/b]]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35559#msg-35559</guid>
      <pubDate>Thu, 15 Mar 2007 01:22:18 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35557#msg-35557</link>
      <author>s7v7n</author>
      <description><![CDATA[Não baralhes as coisas, volto a pedir. Se leste alguma coisa do que eu escrevi, não deveria ter sido preciso escreveres isso. Falo-te da Doutrina e dos pilares em que assenta a Igreja. A fé, a Sagrada Tradição. Claro que o que dizes foi uma evolução dos tempos. Mas o que pareces dizer é que a Igreja fe-lo mas falsamente. Só para agradar. E quanto a isso não concordo nada!]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35557#msg-35557</guid>
      <pubDate>Thu, 15 Mar 2007 01:16:41 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35554#msg-35554</link>
      <author>catolicapraticante</author>
      <description><![CDATA[[b]Uma premissa falsa[/b]:<br />
<br />
<br />
&quot;mas [i]sem mudar a sua doutrina que já vem desde o tempo do Apóstolos[/i]. É falso que [i]a Igreja altere o discurso[/i] por exemplo, sobre os temas polémicos da modernidade, só para se inserir na sociedade&quot;<br />
<br />
Exemplo de [u]temas polémicos[/u] sobre os quais  [b]a Igreja alterou radicalmente o seu discurso porque incorporou os valores da Modernidade.[/b]<br />
<br />
1  - SEparação igreja/Estado<br />
<br />
2 - Aceitação da liberdade religiosa<br />
<br />
3 - Aceitação do diálogo inter-religioso<br />
<br />
4 - Ecumenismo<br />
<br />
5 - Aceitação dos direitos humanos<br />
<br />
6 - Aceitação da plena dignidade das mulheres e da igualdade de géneros<br />
<br />
7 - Aceitação da contracepção por métodos naturais ( uma revolução á época!!)<br />
<br />
8 - Concepção do casamento como um bem em si em vez de ser um mal menor e um &quot;estado inferior&quot;.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35554#msg-35554</guid>
      <pubDate>Thu, 15 Mar 2007 01:08:31 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35547#msg-35547</link>
      <author>s7v7n</author>
      <description><![CDATA[Tilleul<br />
[quote=- Padres que se recusam a dar comunhão na boca. Numa missa tridentina alguém me dará comunhão na mão?][/quote]<br />
Será que será recusada a comunhão na mão? Ou o decreto que está em vigor serve apenas para esta missa? Comunhão é comunhão certo?<br />
[quote=- Padres que se sentam e não distribuem a comunhão. Será que haverá algum leigo que poderá distribuir a comunhão na missa Tridentina?][/quote]<br />
E porque é que os leigos têm de dar a comunhão? Porque é que não pode apenas o padre dar a comunhão se assim poder ser?<br />
[quote=- Padres que mandam levantar quem se ajoelha. Será que na missa tridentina alguém poderá comungar sem se ajoelhar?][/quote]<br />
É norma fixa numa Missa Tridentina? Não se pode comungar de pé, nem fazendo uma reverência?<br />
[quote=Baixem-se as mascaras. Que se digna abertamente que a Missa Tridentina é ponta de lança dos Lefbvristas, Monfortistas e demais Tradicionalistas. Que se quer acabar com diálogo ecuménico, com o diálogo inter-religioso, com a igualdade dos sexos, com a crescente importancia dos leigos e dos ministerios e movimentos nao celibatarios.][/quote]<br />
Bem, esses movimentos têm o direito à opinião. Ainda que queiram acabar com isso tudo. Tal como tu também tens opinião. Posso dizer que no que toca ao diálogo inter-religioso e ecuménico, penso que seria um erro acabar-se com ele. Sem diálogo não se vai a lado nenhum. Aí sim, a Igreja fechava-se nela própria e não admitiria a salvação a mais ninguém que não fosse dito católico. Eu confesso que sou um bocado ingénuo e gosto de acreditar na boa vontade das pessoas. E tenho muita pena se aproveitam este tema para trazer mais caos no meio da Igreja. Logo se verá.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,15040,35547#msg-35547</guid>
      <pubDate>Thu, 15 Mar 2007 00:22:35 +0000</pubDate>
    </item>
  </channel>
</rss>
