﻿<?xml version="1.0" encoding="iso-8859-1" ?>
<rss version="2.0">
  <channel>
    <title>Geral</title>
    <link>https://www.paroquias.org/forum/list.php?1</link>
    <description><![CDATA[Fórum principal onde se discutem os assuntos genéricos. Coloque também aqui as perguntas e dúvidas que queira ver esclarecidas.]]></description>
    <language>pt_PT</language>
    <pubDate>Sat, 16 Jun 2007 12:52:29 +0000</pubDate>
    <lastBuildDate>Sat, 16 Jun 2007 12:52:29 +0000</lastBuildDate>
    <category>Geral</category>
    <generator>Phorum 5.1.25</generator>
    <ttl>60</ttl>
    <item>
      <title>Re: Eutanásia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,39019#msg-39019</link>
      <author>catolicapraticante</author>
      <description><![CDATA[Sim, haverá alguma confusão de conceitos, mas eu sei distinguir, pois já leccionei aulas de Bioética aos meus estudantes... <br />
E Sim, Ramon Sampedro [b]foi ajudado a morrer[/b]. Nunca conseguiria morrer sem ajuda externa, nunca conseguiria ser autonomamente [i]o autor da sua morte[/i] sem e foi isso que solicitou ao longo de meses ou mesmo anos.  Que o matassem, que lhe permitissem morrer já que estava numa situação em que não o poderia fazer por ele mesmo. Ramon exigiu, inclusive por via judicial,  que lhe praticassem [b]eutanásia[/b]. Como um direito.<br />
A linha entre a eutanásia activa e a ajuda ao suicídio não é assim tão radicalmente diferenciada como pensas.É uma questão de gradação e de acção intencional.<br />
Ramon morreu de uma forma muito dolorosa, por ingestão de veneno e agonizou durante 15 folorosos minutos. No fundo, poderia ter tido uma morte mais pacífica e tudo isso foi muito discutido e debatido em várias instãncias.<br />
<br />
&quot;Senhores juízes, autoridadespolíticas e religiosas, fui obrigado a suportar esta penosa situação durante 29 anos, quatro meses e alguns dias. Me nego a continuar fazendo-o por mais tempo. Como podem ver, ao meu lado tenho um copo de água contendo uma dose de cianureto de potássio. Quando a beber, terei renunciado – voluntariamente – à propriedade mais legítima e privada que possuo, quer dizer, meu corpo. Terei me libertado de uma humilhante escravidão – a tetraplegia.” <br />
Essas palavras claras e serenas de um suicida não foram deixadas numa carta-testamento. Estão numa fita de vídeo de 15 minutos, que mostra a lenta agonia de um homem imóvel numa cama, sob uma manta branca. <br />
<br />
Ramon não era um moribundo. Sim, é verdade, [b]mas as pessoas que pedem eutanásia ( morte boa), raramente são moribundos[/b]. Esses, quando estão conscientes,  sabem que a morte virá depressa, e o fim da dor e do sofrimento também.O probelma é viver 10, 20 anos ou 10, 20 meses em sofrimento agudo, ou em estado vegetativo. ou saber que virá um momento em que viveremos uma asfixia lenta e inexorável.Ou ter consciência de uma inevitável deterioração orgãnica, indigna e inútil.<br />
E aí sim, começam as perguntas.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,39019#msg-39019</guid>
      <pubDate>Sat, 16 Jun 2007 12:52:29 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutánasia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,39016#msg-39016</link>
      <author>Alef</author>
      <description><![CDATA[Cara catolicapraticante:<br />
<br />
Ainda sobre o filme «Mar Adentro» dizes: <br />
<br />
[quote=catolicapraticante]«E a questão do filme baseado num caso real colocou em cima da mesa em espanha o debate sobre eutanásia e não sobre o suicídio assitido. Isto porque o doente em causa foi de facto &quot;ajudado a morrer&quot;.»[/quote]<br />
<br />
Ora bem: em primeiro lugar, a primeira frase não é um argumento válido para contrapor ao que eu disse. O facto de o debate se ter centrado na eutanásia não significa que estejamos perante o caso de uma eutanásia. Não estamos. Repito: não se trata de um caso de eutanásia, mas de um suicídio assistido. O que isto mostra simplesmente é que a maior parte das pessoas não sabe distinguir suicídio assistido de eutanásia, a começar pelos jornalistas. Ramón Sampedro foi autor da sua própria morte, mas precisava apenas de uma «ajuda» na obtenção dos meios. De facto, e em segundo lugar, Ramón Sampedro não foi simplesmente «ajudado a morrer». A sua situação, difícil, não era a de um moribundo. <br />
<br />
Alef]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,39016#msg-39016</guid>
      <pubDate>Sat, 16 Jun 2007 10:07:51 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanasia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,39015#msg-39015</link>
      <author>catolicapraticante</author>
      <description><![CDATA[Alef:<br />
 O suicídio assistido é crime face á legislação portuguesa. E a questão do filme baseado num caso real colocou em cima da mesa em espanha o debate sobre eutanásia e não sobre o suicídio assitido.  Isto porque o doente em causa foi de facto &quot;ajudado a morrer&quot;. Aliás há sistemas de eutanásia em que é o doente que &quot;carrega&quot; no botão, digamos assim, mas em que todo o processo é realizado por terceiros.<br />
A questão de fundo é que o avanço tecnológico e científico prolongou a vida humana para lá de limites inimagináveis, mesmo em situações limite de sofrimento intenso. Ou seja,  morrer custa muito e prolonga-se durante meses ou  anos. Temos uma população idosa, dependente e com doenças crónicas cujo número irá crescer exponencialmente nas próximas décadas. Podemos prolongar vidas vegetativas.POdemos fazer tratamentos agressivos para ganhas mais um mês de vida.Podemos ter hospitais cheios de gente moribunda , dependente e em sofrimento, mesmo com bons cuidados paliativos.<br />
Porque o sofrimento não é apenas a dor física.<br />
Os cuidados paliativos e os cuidados de excelência em final de vida são uma resposta [b]mas não respondem a tudo[/b]. O que é paradoxal é que são precisamente os países que mais investiram em cuidados paliativos [i]quem discute agora a questão da eutanásia.[/i]<br />
Como alguém me dizia dois dias atrás, se tivermos um animal em intenso sofrimento e não tivermos tratamento para ele, não hesitamos e abatemos o animal. Por pura compaixão, embora esse acto seja doloroso para nós, sobretudo se amramos o animal. Pensem no vosso cão.<br />
 E um ser humano não tem direito a essa compaixão?<br />
Ou, nas palavras de um doente, [i]tenho menos valor que um cão para me negarem uma morte rápida e sem dor?[/i]]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,39015#msg-39015</guid>
      <pubDate>Sat, 16 Jun 2007 09:33:17 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanasia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,39014#msg-39014</link>
      <author>Lena</author>
      <description><![CDATA[A wikipédia em geral peca por má informação,mas neste caso o artigo é esclarecedor sobre os vários usos do termo [i]Eutanásia[/i].<br />
<br />
[url=http://pt.wikipedia.org/wiki/Eutan%C3%A1sia]Eutanásia[/url]]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,39014#msg-39014</guid>
      <pubDate>Sat, 16 Jun 2007 09:32:44 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanasia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,39010#msg-39010</link>
      <author>Alef</author>
      <description><![CDATA[Pois bem, aqui começam os problemas: na definição dos conceitos e determinação do âmbito de cada coisa. «Mar Adentro» não é um caso de eutanásia, mas de suicídio assistido. Não são a mesma coisa.<br />
<br />
Alef]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,39010#msg-39010</guid>
      <pubDate>Sat, 16 Jun 2007 08:50:43 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanasia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,39009#msg-39009</link>
      <author>catolicapraticante</author>
      <description><![CDATA[Claramente.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,39009#msg-39009</guid>
      <pubDate>Sat, 16 Jun 2007 08:34:49 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanasia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,39008#msg-39008</link>
      <author>Alef</author>
      <description><![CDATA[Mas, catolicapraticante, em «Mar Adentro» estamos perante um caso de eutanásia?<br />
<br />
Alef]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,39008#msg-39008</guid>
      <pubDate>Sat, 16 Jun 2007 01:35:13 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanasia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,39005#msg-39005</link>
      <author>catolicapraticante</author>
      <description><![CDATA[Mas... [url=http://www.youtube.com/watch?v=SOkyvwTLaj8&amp;mode=related&amp;search=]haverá casos em que a morte é uma libertação e um direito humano?[/url]]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,39005#msg-39005</guid>
      <pubDate>Sat, 16 Jun 2007 00:00:54 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanasia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,38991#msg-38991</link>
      <author>Alef</author>
      <description><![CDATA[Upa, upa a este tópico, já que o tema foi de novo evocado.<br />
<br />
Este tema também foi tratado directamente nos seguintes tópicos:<br />
<br />
- [url=http://www.u807237599_gaioqor.org/forum/read.php?1,31666]«Ginecologistas britânicos pedem direito de poder matar recém-nascidos deficientes»[/url];<br />
<br />
- [url=http://www.u807237599_gaioqor.org/forum/read.php?1,31803]«bebés prematuros - polemica no Reino Unido»[/url];<br />
<br />
- [url=http://www.u807237599_gaioqor.org/forum/read.php?1,17765]«Holanda estuda legalizar a eutanásia de bebês»[/url];<br />
<br />
- [url=http://www.u807237599_gaioqor.org/forum/read.php?1,14620]«DOENTES EM ESTADO VEGETATIVO»[/url];<br />
<br />
- [url=http://www.u807237599_gaioqor.org/forum/read.php?1,32768]«Vaticano contra encarniçamento terapêutico»[/url];<br />
<br />
- [url=http://www.u807237599_gaioqor.org/forum/read.php?1,14930]«Os &quot;anjos&quot; da &quot;boa morte&quot;: a propósito do &quot;caso Terri Schiavo&quot;»[/url];<br />
<br />
- etc.<br />
<br />
Alef]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,38991#msg-38991</guid>
      <pubDate>Fri, 15 Jun 2007 17:55:48 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanasia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12428#msg-12428</link>
      <author>Anita</author>
      <description><![CDATA[Maria:<br />
<br />
O amor não põe limites ao perdão.<br />
Mas permitir que a pessoa continue como está, não a chamar à atenção, não enfrentá-la, isso...não é amor!<br />
<br />
O amor implica que sejamos exigentes. Implica respeito. <br />
Ora, quando alguém rouba, mata...para já não tem respeito por si, quanto mais pelos outros e pelo que é dos outros.<br />
Claro que perdoo quem me faz mal. Não posso é permitir que continue a fazê-lo. É a velha máxima: ou te emendas e continuas comigo, ou continuas assim, mas sem mim...<br />
Não se trata de abandono, mas de colocar responsabilidades nas mãos destas pessoas. É pôr-lhes &quot;a faca e o queijo na mão&quot; quanto à sua vida.<br />
<br />
]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12428#msg-12428</guid>
      <pubDate>Tue, 28 Sep 2004 16:02:06 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanasia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12427#msg-12427</link>
      <author>Ana</author>
      <description><![CDATA[Maria<br />
<br />
Gostei muito do que escreveste; lamento que em Portugal se veja isso entre professor e aluno. <br />
<br />
Como todos sabem, vivo num país diferente. Quando uma criança é abusada por um familiar ou tem qualquer problema, seja ela filha de pais alcoólicos, etc. São as tais chamadas crianças burras. Aquí têm logo assistência. Cada escola tem um psicólogo. Esse Psicólogo é professor e depois tira o Mestrado em Psicologia. A criança, é enviada para o psicólogo. Nessa mesma escola há professores que trabalham com essas crianças, até o assunto ser resolvido, depois, são enviadas a escolas especiais, para cada caso.<br />
É o governo Portugês, que ainda não descobriu a melhor maneira de trabalhar e ocupar todos os professores licenciados!<br />
<br />
Quanto a prisões:<br />
Os pobres são presos por roubar um centro comercial, bombas de gasolina, etc. Os do governo roubam fortunas, como os acusam em jornais, arranjam um advogado de defesa e safam-se. São as leis do País!...Que as mudem!!!]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12427#msg-12427</guid>
      <pubDate>Tue, 28 Sep 2004 14:40:43 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanasia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12424#msg-12424</link>
      <author>Maria</author>
      <description><![CDATA[<br />
<br />
<br />
           Até que gostei da resposta. Aquela velha frase : quem ama castiga .<br />
<br />
           Concordo e acho razoavel. Mas eu tenho sempre a sensação que perdoar é melhor que castigar, que era mais cristão. Não sei. acho que as prisões são a maior  porcaria que inventaram , não vejo como se possa ajudar alguem que esta numa prisão. Vi  no telejornal que um presidente da camara esta a utilizar os presos para limpar as florestas , recebendo um pequenos ordenado e dando-lhes formação. Assim acho bem. Mas até se encontrarem soluções para todos é muito complicado.<br />
    O problema da rebelia começa nas escolas , os meninos com mais problemas sentem-se marginalizados , regeitados , professores martelam-lhes a cabeça chamando-os de burros , fazendo-os repetir o mesmo ano de escolariedade varias vezes. É triste , com os conhecimentos cientificos que temos que as pessoas ainda se deem ao luxo de marginalizar crianças porque o sistema não esta preparado para diferenças . Enquanto andarmos a educar que existem burros e inteligentes , aptos e não aptos , enquanto competirmos uns com os outros não mudaremos nada. Mas só incluimos os defecientes motores e os deficientes profundos porque são os coitadinhos , as defeciencias não visiveis não aceitamos. Continuamos a não aceitar os meninos com unhas sujas , que cheiram a chichi nem os que tem piolhos . que fazemos para mudar a vida deles?  Na escola começa  a grande exclusão social, eles sentem-se mal tratados pelos colegas e acima de tudo pelos professore , são marginalizados por nao saberem ler ou escrever . E depois ? sentem-se mal regeitam a escola , regeitam a sociedade tornam-se agressivos. Só os doutores são gente ? Pois isso esta a acabar os doutores agora estão no desemprego e quem for carpinteiro é que se safa.<br />
<br />
 A nossa sociedade  democratica esta a ficar louca e neurotica. Liberdade?<br />
até dá vontade de rir.  As leis controlam-nos. Que justiça é essa de atender o telemovel no carro e levar com uma multa que pode chegar a 600 euros?<br />
<br />
 <br />
  Educar para a cidadania com um sistema de numeros , com avaliações quantitativas , tu vales 2 e tu vales 3? Até dá vontade de rir.<br />
<br />
   Justiça ? O que é justo? O que é justo aqui é injusto noutras sociedades. Se tivessemos consciencia da nossa finitude seriamos mais humildes e amariamos mais os outros e aceitariamos melhor tudo e todos. Eu lá sei q que é estar na cama com cancer? Nem faço ideia . Eu lá sei o que leva uma pessoa a matar-se ? deve ser o mesmo que leva uma pessoa a matar alguém. Eu não me atrevo a julgar ninguém , recuso-me. Mas preocupa-me que não se faça nada para melhorar a vida das pessoas.<br />
<br />
Quantos mais irão morrer por nossa culpa? Quantos vão adoecer e ficar loucos e cometer loucuras por estar desempregados? Quantos casais estão a trabalhar os dois por ganacia quando poderiam viver só com um dos conjugues a trabalhar? E quantas familias estão os dois desempregados? Depois os filhos dos desempregados dão em ladrões  que vão roubar  ou até matar os nossos filhos. E depois choramos ?<br />
<br />
  É facil julgar ..Dificil é mudar a nossa postura , a nossa vida.<br />
<br />
Maria]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12424#msg-12424</guid>
      <pubDate>Tue, 28 Sep 2004 10:39:25 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanasia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12422#msg-12422</link>
      <author>Anita</author>
      <description><![CDATA[Maria,<br />
<br />
Sim, o amor cura. Mas o amor não é negligente: tem de chamar à atenção para determinados comportamentos, senão, daqui a pouco já ninguém sabe a distinção entre &quot;bem&quot; e &quot;mal&quot;...<br />
É precisamente o que se deve fazer com as crianças: dar-lhes protecção, segurança, carinho, brincadeira, atenção, mas...também temos de ter pulso firme com elas e mostrar-lhes que há limites!<br />
<br />
Quem mata, tem de ser punido! A prisão, a meu ver, deveria ser, para além da privação de liberdade, um meio de reabilitação social e psíquica.<br />
Como tu, também acredito que as pessoas que matam, se drogam, andam metidas em negócios obscuros, é tudo gente mal amada! Só que também acredito que, enquanto mantiver esses comportamentos, é uma ameaça aos demais, portanto, deve ser isolado (i.e. preso) de forma a reabilitar-se a conviver civilizadamente...<br />
<br />
O amor nunca foi negligente. Nem há-de ser...<br />
<br />
]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12422#msg-12422</guid>
      <pubDate>Tue, 28 Sep 2004 09:12:13 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>ciencia e religião</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12417#msg-12417</link>
      <author>Maria</author>
      <description><![CDATA[ Tema desviado : ciencia e religião onde se incluiu a eutanasia e outras questões <br />
<br />
<br />
  Vi um programa na Tv muito interessante  sobre o cerebro humano. <br />
<br />
       Acontece que recentes estudos tem comprovado a existência de certas hormonas que determinam comportamentos . A mais conhecida de todas é sem duvida a serotonina que  tantos clientes tem ( prosac ...)Está provado que uma pessoa em situação de alegria tem uma dose consideravel dessa hormona no lobo frontal enquanto  que há pessoas que efectivamente parece que tem problemas em receber essa hormona nessa zona do cerebro e andam frequentemente deprimidas. Foi engraçado ver o número extraordinário de hormonas que circulam no cerebro de um apaixonado.<br />
Assim  podemos considerar algumas  questões fundamentais:<br />
<br />
      O cérebro é efectivamente ainda pouco conhecido pelo homem, mas tudo leva a crer que efectivamente a quimica determina comportamentos e doenças , dai que a psiquiatria tende a justificar todos os comportamentos humanos num tribunal. Jesus provavelmente sabia isto por isso perdoava a todos .<br />
<br />
-  Lembram-se de que Jesus disse: Perdoai sem cessar ? Jesus perdoou a Pedro que o traiu três vezes.<br />
<br />
Uma pessoa  que recebe  do meio  estimulos de violencia e frustração não é natural que  seja agressivo ? Uma criança que passa fome , leva pancada , é mal tratada e rejeitada pelos seus colegas não é natural que seja um adulto violento? Quem tem o nosso perdão? Jesus foi claro , perdoava  a todos por igual, bastava a pessoa arrepender-se .E nós a quem perdoamos?  Jesus era Deus ( e inteligente) por isso predoava , mas nós ignorantes sempre levantamos o dedo com muita facilidade para julgar, as crianças não se matam umas às outras porque não se descriminam porque não tem conceito de bem e de mal. Parece que o mal desta vida é então o  proprio conceito de  bem e de mal que nos leva a repelir uns e receber outros. Que sociedade estamos a criar ? Que valores temos transmitido?   <br />
<br />
O velho dilema  de Paulo , não conheço o pecado senão pela lei, então a lei é boa ou má ? A lei é boa o problema é o que fazemos a quem não cumpre a lei. Somos melhores do que aqueles que não cumprem a lei? <br />
<br />
O rapaz rouba um carro , não tem trabalho , nem estudos ,pais sempre fora de casa , não tem que fazer anda nas droguitas um dia rouba um carros e quem o perdoa? Porque vão a correr queixar-se e o prendem anos na prisão?<br />
<br />
<br />
 E uma pessoa doente terminal , sem esperança de vida a sofrer mesmo de verdade a rezar todos os dias a Deus : por favor leva-me  daqui? Não podemos ajudar o nosso irmão a partir? Antigamente muito antes os padres parece que ajudavam algumas pessoas a morrer , na idade média , vem dai a extrema unção . E agora ?<br />
<br />
Jesus ,  amou   e curava . Acredito que o amor cure , bastava ver a enorme quantidade de hormonas que circulavam no cerebro  O  problema é que nós não sabemos amar como Jesus amou , se amassemos a todos por igual , como se todos fossem nossos  filhos , nossos  pais ou nossos irmãos então sim seriamos uma verdadeira familia . Isso implicaria distribuição de bens , preocuparamo-nos diariamente com os outros , implicaria distribuição de horas de trabalho , distribuição de tudo . Foi por isso que o mataram. assim os poderoso deixariam de ter poder  e seriamos todos irmãos. Esse é o reino que Cristo nos prometeu , mas está dificil de alcançar , porque fugimos do essencial , somos pouco divinos e  muito materialistas.<br />
<br />
O desamor  pode levar á morte , disso todos sabem , velhos sozinhos abandonados , alcoolicos , drogados sem familia sem lar , morrem muito mais depressa. Se o desamor mata então logicamente o amor também cura . É tão simples foi Jesus que nos disse , um pouco de fé e movemos montanhas , fé no que Ele disse e que disse Ele ?<br />
<br />
Que nos amassemos uns aos outros como ele nos amou a nós.<br />
É a essência do cristianismo .  A psiquiatria confirma o amor faz bem , são muitas hormonas :9 E para quem tem problemas hormonais? Desculpamos um que não tem pernas e não desculpamos um que não tem problemas no cerebro? O nosso p+erdão é material , só perdoamos as deficiências que vemos , manetas , pernetas etc , as deficiências que ainda não são conhecidas não são perdoaveis.   Enquanto não pertdoarmos a todos Deus também não nos perdoará a nós . Não é isso  o que diz o Pai nosso ?<br />
<br />
Maria]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12417#msg-12417</guid>
      <pubDate>Mon, 27 Sep 2004 20:33:11 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanasia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12305#msg-12305</link>
      <author>Ana</author>
      <description><![CDATA[Pe. João Luis<br />
<br />
Retire o e-mail do Fórum, como eu fiz. <br />
<br />
Presumo, que anda aí uma pessoa com 3 correios de e-mail. Cacei essa pessoa, quando me escrevia para o meu e-mail, a insultar-me!]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12305#msg-12305</guid>
      <pubDate>Sat, 18 Sep 2004 22:54:26 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanasia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12304#msg-12304</link>
      <author>Padre João Luis</author>
      <description><![CDATA[Pois é Miguel, mas outras mentes mais iluminadas e entendidas, uns autenticos sabichões na matéria - quiça ja se suicidaram e voltaram cá - com a cobardia habitual de nao virem ao forum expor as suas loucas ideias, me tem bombardeado os mails......<br />
A igreja transformou-se numa caldeirada a gosto em que cada um poe o que quer. <br />
As vezes sou obrigado a concordar com os mais fundamentalistas deste forum....]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12304#msg-12304</guid>
      <pubDate>Sat, 18 Sep 2004 22:42:00 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanasia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12295#msg-12295</link>
      <author>carlos</author>
      <description><![CDATA[1Corintios 6;19 e 20]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12295#msg-12295</guid>
      <pubDate>Sat, 18 Sep 2004 01:32:09 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanasia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12294#msg-12294</link>
      <author>rmcf</author>
      <description><![CDATA[E nem eu pus nada disso em causa. O que eu disse não era equívoco... Eu sou contra a Eutanásia... nisso estamos completamente de acordo e em comunhão na Igreja. Por vezes os argumentos é que podem &#039;desajudar&#039;...]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12294#msg-12294</guid>
      <pubDate>Fri, 17 Sep 2004 23:30:14 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanasia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12293#msg-12293</link>
      <author>Padre João Luis</author>
      <description><![CDATA[Caro Miguel<br />
Porque Ele é amor, não pode pactuar com a Eutanásia. Nem pode haver equivoco algum nesse sentido, porque esse não é um dito direito humano. Nem posso acreditar num cristão a concordar com a eutanásia. Porque se está a por fora da comunhão da Igreja que é clara neste campo.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12293#msg-12293</guid>
      <pubDate>Fri, 17 Sep 2004 23:09:59 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanasia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12290#msg-12290</link>
      <author>rmcf</author>
      <description><![CDATA[Acho particularmente equívocas algumas das afirmações do Pe. João Luís no seu mail... sobretudo na parte final.<br />
<br />
Caro João Luís, embora compreenda o que estás a dizer, os três últimos parágrafos são equívocos, porque <br />
<br />
- podem levar a pensar em Deus como a origem do sofrimento do papa ou da Alexandrina... ora já o livro de Job mostra (e os Evangelhos confirmam) que o sofrimento não tem (em princípio) origem em Deus... Uma coisa é dizer que, no sofrimento, nos unimos a Cristo e aos irmãos que sofrem; outra é que Deus é a origem dele, seja para instrução dos fiéis, seja para purificação da alma, ou outras coisas semelhantes. Esta parece-me uma doutrina perigosa e, se bem que ainda prolifere muito, não me parece ter sólidas bases escriturísticas/teológicas. O Cristianismo não é uma religião em que Deus faça sofrer as pessoas; a intervenção de Deus na vida do homem, na história da salvação, é exactamente contrária (cf. desde Êxodo aos Evangelhos e ao Apocalipse)...<br />
<br />
- podem levar a considerar que Deus intervem na vida humana chamando os que morrem e permitindo a manutenção da vida aos que continuam vivos. Justificar-se-ia assim a recusa da eutanásia, porque cabe apenas a Deus chamar o indivíduo, quando Ele muito bem decidir... É igualmente perigoso pensar isso: porque, se assim fosse, de igual modo, seria legítimo perguntar por que razão chamaria Deus uma criança vítima de cancro? Ou uma mãe prestes a dar à luz? Ou um jovem promissor exactamente no dia em que acaba a sua licenciatura? <br />
Ou então, se Deus é a origem da &quot;chamada para a morte&quot;, por que permitiria que determinada pessoa continuasse viva anos a fio, em sofrimento atroz? Um Deus com essa capacidade de intervir, sumamente Bom, fá-lo-ia, não? Para purificar a pessoa dos seus pecados antes de morrer? Mas, sendo assim, então, essa seria uma oportunidade que deveria ser dada a todos, não? Para todos ficarmos purificados... a menos que essas pessoas tenham sido terríveis, e agora precisem realmente de uma grande purificação, através de um grande sofrimento.... As coisas não são lineares. Nem Deus, de forma assim simplista, chama os que morrem (no outro dia morreu uma amiga minha super empenhada em termos sociais, 45 anos, com família maravilhosa... logo os comentários: foi Deus que assim quis. Acham mesmo que foi Deus que impediu os filhos de terem uma mãe que os acompanhasse?) nem permite, do mesmo modo simplista, que alguns dos que estão vivos permanecem, por exemplo, em sofrimento, seja porque razão for... Por isso não posso concordar com a formulação da frase &quot;estes foram os que revoltando-se contra a sua vida [...] quando a vontade de Deus é outra&quot;. <br />
<br />
- porque pode levar a entender que Deus, que sem dúvida é o Senhor da Vida, é-o de forma descricionária: Sou Eu (Deus) que decido se tu vives ou morres, se vale a pena teres mais um dia ou não, mais um sofrimentozinho ou outro... e tu, calou, que quem manda aqui sou eu, por isso sofre lá mais um bocadinho [que bem precisas?]&quot;... que bela liberdade... mesmo se a verdadeira Liberdade só existe em Deus, o livre-arbítrio foi-nos oferecido e ainda bem...<br />
<br />
De resto, apreciei bastante a tua intervenção,<br />
<br />
Abraço,<br />
<br />
Miguel<br />
<br />
P.S: pode parecer, mas não: eu não sou a favor da Eutanásia. O argumento não deve ser no entanto impositivo (Deus manda, tu cumpres; Deus é Senhor, tu aceitas sem pio), mas talvez reactivo (em face do sofrimento, mostrar a beleza do acolhimento de Deus que nos habita, por escolha própria, sempre, mesmo/sobretudo/de forma mais especial nos momentos difíceis), intimista (porque Deus é, como diz Varillon, em nós, mais nós próprios do que nós - não me lembro da tradução exacta) e de misericórdia (porque o acolhimento de Deus, que nos conhece melhor do que nós mesmos, que vive em nós mesmo antes de termos qualquer consciência de que nós existimos, é infinito... Não é Ele só Amor?).]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12290#msg-12290</guid>
      <pubDate>Fri, 17 Sep 2004 16:57:25 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanasia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12287#msg-12287</link>
      <author>Ana</author>
      <description><![CDATA[Como já disse, no Canadá as pessoas que cometem suicidio, tem um funeral igual aos outros.<br />
A pessoa que põe termo à vida, vive em grande desespero. Não sabe resolver o problema de outra maneira. Há que saber ajudar essa pessoa ou enviar essa pessoa a um psicólogo. As pessoas aproximam-se de nós, nós por vezes, andamos tão aterefados, que nem lhes damos atenção. Eu já tive uma jovem mãe que me telefonava, tentava falar comigo e eu fugia ao assunto, porque me falava da mãe. Ela queria suicidar-se tambem. Só quando me falou em suicidio, é que eu abri os olhos. Aí comecei a falar com ela!!!<br />
Se tivermos um pouquinho de tempo para dar aos outros, o mundo anda melhor! <br />
<br />
&#039;Procuramos todos ser mais humanos...alguns velhinhos vivem abandonados, as crianças também. Eles precisam de atenção, de amor!!!<br />
Só quando a palavra amor exister no ser humano e que todos tenham amor, deixará de existir o suicidio...<br />
E não deve ser fácil, deve ser horrível a uma familia onde exista o suicidio.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12287#msg-12287</guid>
      <pubDate>Fri, 17 Sep 2004 16:20:10 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanasia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12283#msg-12283</link>
      <author>chuva</author>
      <description><![CDATA[Padre João Luis<br />
Falar de direitos é falar do Homem, não de Deus: os Homens têm os mesmos direitos cá em baixo. Somos todos irmãos. Ou Jesus Cristo divulgou algo contrário a isso? Não foi ele que perdoou os pecadores?<br />
Não acredito que eu, o Sr. Padre ou qualquer outro de nós seja alguém para julgar nem os vivos, nem os mortos. E como eu disse, não é a nós que cabe isso.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12283#msg-12283</guid>
      <pubDate>Fri, 17 Sep 2004 15:25:51 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanasia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12281#msg-12281</link>
      <author>Anita</author>
      <description><![CDATA[Padre João Luís:<br />
<br />
<br />
Todo o ser humano tem um &quot;instinto de sobrevivência&quot; que o impele a procurar formas de salvaguardar a sua integridade, quer física, quer psíquica - e quer nossa própria, ou do nosso próximo.<br />
<br />
Ora, uma pessoa que atenta contra a sua própria vida, ou a vida de outrém (logo, porque não tem respeito pela sua vida, nunca pode ter pela do outro), não pode, de forma alguma, estar bem.<br />
Precisa de apoio, antes de mais.<br />
Quando nem as suas necessidades básicas se encontram satisfeitas (ao nível psicológico), acho um erro falar naquilo que Deus quer...<br />
Quando temos uma dor qualquer, raramente pensamos nos outros e, inclusivamente, ficamos irritados e desesperados quando temos de atender outrém, nessas condições. Mesmo quando temos uma simples dor de cabeça, os problemas parecem maiores do que realmente são, coisas que nos dão prazer deixam de fazer sentido...e estou a falar de uma simples dor de cabeça.<br />
Agora imaginemos a dor de existir. Não há nada que se lhe compare, nem de perto! Essa dor absorve toda a atenção e energias da pessoa.<br />
Se lhe atiram coisas do género &quot;Estás a armar-te em Deus...&quot; ou &quot;Deus não quer isso de ti&quot;...essas pessoas são como aqueles animais que, quando ameaçados, mordem, protegem-se num casulo sem que ninguém possa interagir com eles...ou seja, pior a emenda que o soneto!<br />
Ninguém se suicida por prazer...<br />
Há que ver o ser humano atrás do suicida. Já se sabe que vão contra as Leis de Deus. A questão é descobrir porquê...se ainda formos a tempo...mas com essas atitudes de repreensão, julgo que em vez de ajudarmos, estamos a enterrá-los ainda mais...<br />
<br />
]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12281#msg-12281</guid>
      <pubDate>Fri, 17 Sep 2004 12:22:53 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanasia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12279#msg-12279</link>
      <author>Padre João Luis</author>
      <description><![CDATA[A vida de um crente, sabe-a Deus em primeiro lugar. Nao compete a ninguém, nem sequer a um padre julgá-la, coisa que nem me atrevo a fazer. Mas somos chamados a analizar, a ajuizar, sem fazer juizos de valor, aceitando cada qual como é. Se não o fizermos, jamais seremos capazes de ajudar ninguém, colocando-nos na comoda posição de uma pretensa neutralidade. <br />
A palavra de Deus contida na Biblia, é valida para todos, e é Palavra de Deus, a sua palavra para nós. E essa palavra é clara quando aponta para a vida, ainda que compreendendo o sofrimento dos seus filhos. Mas é a Palavra eterna e imutavel de Deus. Não Matarás ecoa em toda a Sagrada Escritura. Uma fé autentica e amadurecida, sabe que a vida não nos pertence, que ninguém, mesmo ninguém tem o direito de a tirar. A confusão dos tempos modernos, é de achar que a vida pertence-nos, e que temos o direito de dela decidir. A mãe terá o direito de decidir sobre a vida do filho - se assim entender pode acabar com ela , abortando - a pessoa terá o direito de decidir sobre a sua vida - se assim entender acaba com ela, eutanásia. <br />
Ora ninguém pode decidir sobre a vida, apenas Deus. Ir contra isto, é à partida ir contra a vontade de Deus. Ontem apontei o exemplo do Papa, um homem com as suas dores, e que heroicamente as aceita como parte da vida, e do projecto de Deus. Hoje apresento-lhe a Beata Alexandrina de Balasar cuja biografia pode encontrar neste forum, uma mulher que unida a Cristo enfrentou heroicamente o sofrimento como caminho redentor. <br />
Não posso por isso concordar consigo quando diz que os que atentaram contra a sua propria vida são os humildes sofredores, porque estes foram os que revoltando-se contra a  sua vida, quiseram armar-se em Deus e quiseram por pôr fim a ela, quando a vontade de Deus é outra. <br />
Rezo por muitos que assim vivem, unidos a Deus no sofrimento, e olhe que sei do que falo, mais do que pensa. <br />
Termino como inicio, pôr fim à vida, não é um acto de heroismo, é um acto de fraquesa que entendo, mas que aos olhos de Deus é um &quot;Quem manda em mim sou eu não TU. Eu decido não TU. O Senhor da minha vida sou eu e não TU.<br />
Oremos pelos que poem fim  à vida para que encontrem misericórdia junto de Deus.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12279#msg-12279</guid>
      <pubDate>Fri, 17 Sep 2004 10:19:48 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanasia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12278#msg-12278</link>
      <author>Anita</author>
      <description><![CDATA[Pde João Luís:<br />
<br />
<br />
O que é para si ter uma vida de crente? Há pessoas que cumprem todos os deveres: vão à missa, dão esmola, etc, mas, depois...lá no seu recôndito, há sempre maldade, maledicência, inveja, egoísmo, etc...Ou seja, aparentemente, levam uma vida exemplar...mas só aparentemente! O Pde João Luís nunca poderá avaliar a 100% a fé de alguém...<br />
<br />
E uma pessoa que se suicida é uma pessoa que está em profundo sofrimento. Não julguemos! Há pessoas que sabem gerir o seu sofrimento, há outras que não. Vão ser menos filhos de Deus por isso?<br />
Não foi Deus que disse: &quot;Aquilo que fizerdes ao mais humilde dos vossos irmãos, será a Mim que o fazeis&quot;? Então? Estes nossos irmãos que atentaram contra a sua vida são os nossos irmãos &quot;humildes&quot;, sofredores...se o Padre soubesse &quot;desta missa&quot; a metade...sei bem o que é passar por esse sofrimento todo...por isso, oremos pelas almas sofredoras de todos os que tentaram pôr fim à sua própria vida.<br />
<br />
]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12278#msg-12278</guid>
      <pubDate>Fri, 17 Sep 2004 08:17:11 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanasia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12277#msg-12277</link>
      <author>Padre João Luis</author>
      <description><![CDATA[Desculpe chuva, mas anda muito baralhada com esta história de direitos. Acha que o homem tem direitos junto de Deus? Acha que o homem pode exigir de Deus?<br />
Segunda questão, acha que Deus mente? Isto é, na Biblia diz uma coisa, mas depois no dia a dia faz outra? <br />
È que a palavra de Deus é muito clara, &quot;Quem quiser seguir-me tome a sua cruz de todos os dias e siga-me&quot;. Olhe para o Papa, que belo exemplo de quem a toma todos os dias, cheio de dor mas cheio de fé.<br />
Depois, posso-lhe garantir, que serviço religioso faço para os crentes. Quem não acreditavam em vida, em mortos nada lhes serve.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12277#msg-12277</guid>
      <pubDate>Fri, 17 Sep 2004 00:58:40 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanasia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12270#msg-12270</link>
      <author>chuva</author>
      <description><![CDATA[Não sabia que a Igreja se negava a realizar cerimónias ás pessoas que cometem suicídio. Felizmente nunca vi tal situação ocorrer pelas minhas bandas, pelo menos de que eu tenha tomado conhecimento. E acho isso muito lamentável e triste. Muito mesmo.<br />
Toda a pessoa é filha do mesmo Deus, é humano e tem direitos. Não cabe ao Homem fazer o julgamento de alguém que comete suicídio. Cabe ao homem tratar a todos por igual, sejam eles pecadores ou não. Para o resto existe Deus. Não compreendo a lógica desta situação, quando mesmo pessoas que nunca foram religiosas, que se sabe para as quais Deus nada significava, essas igualmente recebem o &quot;tratamento religioso&quot; de qualquer outra. <br />
<br />
<br />
Quanto à Eutanásia, não se trata apenas de pessoas que estão agarradas a uma cama a vida inteira e que podem ganhar nova força e razão pra viver perante algum tipo de acontecimento. Falar de Eutanásia implica também as pessoas que estão num sofrimento físico atroz, que nenhum de nós é sequer incapaz de imaginar. Compreendo que a Eutanásia seja apenas a solução mais fácil e uma decisão polémica, à qual a resposta mais directa é dizer não, mas também respeito muito as pessoas que vivem as situações que as levam a desejar sair do sofrimento.]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12270#msg-12270</guid>
      <pubDate>Thu, 16 Sep 2004 17:10:29 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanasia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12265#msg-12265</link>
      <author>Padre João Luis</author>
      <description><![CDATA[Cara Maria....<br />
As missas não são para confortar ninguém. Conforto damos pela amizade, solidariedade, etc. <br />
A missa de defuntos tem como missão, oferecer os méritos do Sacrificio de Cristo, pelo defunto, para que Cristo Bom Pastor, acolha o defunto. Nunca serve para dar os sentimentos à familia, ou para elogiar o que partiu, mas sempre para que o defunto, possa benificiar do Sacrificio de Jesus na Cruz, e alcançar a redençao. <br />
Durante seculos a Igreja não acompanhou funerais de pessoas que cometiam suicidio, porque este é abominável aos olhos de Deus. Não é o homem detentor do poder de tirar a vida a ninguém, nem mesmo de si próprio. É Deus que dá o dom da vida. Cometer suicidio é um acto de desespero, de considerar que para si não há qualquer salvação. <br />
Hoje a Igreja mantém e manterá a mesma postura perante o suicidio, porque vai contra ao Mandamento - Não Matarás. <br />
Porem, a Igreja acredita que no ultimo instante, a pessoa pode arrepender-se do seu acto e não ter volta atraz, não podendo já confessá-lo. Hoje a Igreja acredita que pode haver uma doença mental que leve a pessoa a suicidar-se.<br />
É em atenção a estas situações que o padre pode celebrar o funeral cristão.<br />
Uma pessoa que na posse de todas as faculdades, prepara premeditadamente o seu suicidio, sen qualquer arrependimento, dificilmente poderá salvar-se e nalguns casos não tem funeral cristão. <br />
Nunca a Igreja poderá aceitar o suicidio, porque é a maior ofensa a Deus. <br />
Humanamente pode ser triste de compreender. Mas ser Cristão não é apenas ser boa pessoa, não querer que Deus seja como eu quero que Ele seja, mas é aceitar Deus tal qual Ele se revelou na Biblia]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12265#msg-12265</guid>
      <pubDate>Wed, 15 Sep 2004 23:26:39 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanasia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12259#msg-12259</link>
      <author>Anita</author>
      <description><![CDATA[Tema pertinente, este...<br />
<br />
Ainda há dias, lia no &quot;Correio da Manhã&quot;, uma resportagem sobre as equipas de técnicos de saúde que prestam cuidados paliativos a doentes terminais.<br />
Houve um comentário feito por parte de um médico que me fez muito sentido. Ele dizia que só quando estão com dores é que as pessoas pensam em acabar com tudo. Se se administram fármacos no sentido de amenizarem, ou até mesmo anularem essa dor, as pessoas voltam a ter esperança, pois o que as consumia foi, ainda que temporariamente, afastado!<br />
Também se disse nessa reportagem que a eutanásia é apenas considerada por aqueles que não sabem o que é ter a vida limitada. Quando se tem a noção da finitude da vida, uma pessoa vive intensamente os dias que lhe restam, como se a vida adquirisse outro sabor, como se, ironicamente, a vida, a escassos dias do seu desfecho, ganhasse côr!<br />
<br />
Sei que deve ser terrível a dependência de outrém para tudo. Como sabem, tenho um irmão acamado com apenas 23 anos, devido a uma doença que despoletou na adolescência...e que está dependente de tudo e todos para sobreviver. Mas, por essa mesma experiência, também acho que, se os que rodearem o doente lhe transmitirem alegria, amor, interesse pela sua condição, o doente acaba por se agarrar à vida.<br />
Isso tem acontecido ao meu irmão, muito especialmente depois de a sua sobrinha (a minha Sara) ter nascido!<br />
<br />
]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12259#msg-12259</guid>
      <pubDate>Wed, 15 Sep 2004 16:14:05 +0000</pubDate>
    </item>
    <item>
      <title>Re: Eutanasia</title>
      <link>https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12255#msg-12255</link>
      <author>Ana</author>
      <description><![CDATA[Maria<br />
<br />
No Canadá fazem missa às pessoas que cometem suícidio...É um funeral igual aos outros. Depende do padre, creio ou será a igreja? Também não sei!...<br />
Eu já salvei uma pessoa do suícido, fui mesmo na hora H. E ajudei outra a retirar essas ideias da cabeça. <br />
<br />
A vida é linda...!!! Para quê cometar tais actos!!!]]></description>
      <category>Geral</category>
      <guid isPermaLink="true">https://www.paroquias.org/forum/read.php?1,12254,12255#msg-12255</guid>
      <pubDate>Wed, 15 Sep 2004 14:47:49 +0000</pubDate>
    </item>
  </channel>
</rss>
