© 1999-2026 Paroquias.org |
|
 |
A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.

F : Espiritualidade e Oração
«Cada pessoa precisa de mais amor do que merece» (J. Splett)
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 30 30UTC November 30UTC 2010 01:46
Re: «Cada pessoa precisa de mais amor do que merece» (J. Splett)
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 01 01UTC December 01UTC 2010 20:28
Continua esta mensagem, Alef. Pode ajudar muita gente.
Aliás, temas de espiritualidade sempre ajudam muita gente... mais do que qualquer outras ideias/teorias/argumentos.
É um tema interessantíssimo - e muito tocante - o amor de Deus por todos nós que o não merecemos em absoluto.
Vá lá... continua a mensagem!
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 07 07UTC December 07UTC 2010 20:38
Ainda hoje ouvimos no evangelho a parábola dos 99 para 1 que se perde. E Deus dá toda a sua alegria àquele que volta para casa e não tanta àqueles que nela permanecem, exactamente porque estes já tem mais amor do que merecem: têm o próprio Deus, enquanto aquele 1 tem só aquilo que merece, ou seja os dons que garantem a sua subsistência fisica e lhe permitem dar um passo atrás e mudar de rumo em direcção a muito mais do que aquilo que ele merece. Ter o que merece é não ter Deus perto de si.
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 07 07UTC December 07UTC 2010 21:14
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 08 08UTC December 08UTC 2010 13:45
Lena,
O mundo 'real' só é tão mau porque nós não transformamos o pequeno mundo que nos rodeia. Se cada um de nós fosse sal e luz - como nos pede Cristo - com os nossos familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, com os desconhecidos que se cruzam connosco nas ruas ou no café...
Tudo seria muito diferente.
Claro que podes dizer que isto são só palavras, e infelizmente são mesmo... Somos tão imperfeitos que, mesmo tentando ser melhores, não conseguimos superar as nossas grandes misérias, impulsos de carácter, etc...
Mas eu acredito. Acredito que podemos todos construir um mundo melhor, se nos construirmos todos os dias a nós mesmos. Se pedirmos a Deus que nos dê - um dia, talvez? - um coração grande, generoso, infinitamente capaz de amar... acolhedor e compassivo... atento à dor, ao sofirmento e às fraquezas humanas...
Há tanta gente pobre. Pobre moral, espiritualmente; e gente pobre de carácter, de bondade.
Quantas pessoas vemos todos os dias duras de coração, frias... e nós em vez de lhes darmos mais do que o que merecem, pagamos-lhes com a mesma moeda e transformamo-nos em pessoas iguais a elas...
Muita gente pode achar isto ridículo, mas ridículo a valer: eu aprendi a amar desde pequena... nas telenovelas!!! Com os filmes!
Sempre fui fascinada pelas pessoas com que me cruzo eventualmente (e pelas personagens de ficção) aparentemente «más»...
Acho que o grande problema da humanidade é mesmo este: falta de amor. Quando as pessoas são muito amadas, aprendem a amar. E ninguém é realmente «mau»...
Só o amor pode transformar os corações e salvar o mundo.
Logo, todos nós precisamos muito mais do que o que merecemos - precisamos de mais e mais amor, para aprender a amar verdadeiramente. Para amar mais e melhor... para ter um coração maior, onde caiba todo o mundo... toda a humanidade e cada pessoa individualmente considerada.
Todos os dias peço a Deus que realmente me ensine a amar, que me dê um coração grande e generoso... porque pelos meus méritos jamais o terei, então espero em Deus e confio n'Ele que, nas diversas situações diárias, Ele me vá ensinando lentamente a ser uma pessoa melhor. E só somos melhores se amarmos. Só o amor transforma.
Claro que se uma pessoa morre de fome pode ter tido o que merecia. Mas se todos dermos aos outros mais do que eles merecem, se em todo o mundo toda a gente soubesse amar, ninguém seria tratado como merece.
É minha convicção profunda e firme: só o amor pode salvar o mundo. O amor é a grande força transformadora de tudo.
Se começássemos por transformar o pequeno mundo que nos rodeia - pelo amor, quanto mais amor a todo o tipo de pessoas melhor -, rapidamente o mundo mudaria...
Mas não, infelizmente isto são só palavras ao vento... porque não sou capaz de amar ninguém nem sequer como merece, quanto mais o dobro disso...
Continuo a rezar para que um dia consiga!
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 19 19UTC December 19UTC 2010 14:49
Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum. Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui. Se ainda não se registou, visite a página de Registo.
Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.
|
 |
|