F
paroquias.org

A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
F : Geral

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 21 de 26
Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: luísa (IP registado)
Data: 18 18UTC May 18UTC 2010 19:48

Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 18 18UTC May 18UTC 2010 20:04

É, por isso digo: para esses, pseudo-teólogos, realmente é preciso fazer-se ginástica... pq aceitar umas coisas e rejeitar outras?

Se o critério é rejeitar tudo o que não pode ser provado pelo método histórico-crítico, então pq aceitar a concepção virginal e a ressurreição, que o método histórico-crítico não tem como provar?

Pela lógica, ou aceitamos tudo, ou rejeitamos tudo, o que não é histórico!

Só que aí entra em jogo muita coisa... dogmas fundamentais... então toca a fazer malabarismos para salvar uns e condenar outros - seguindo cada qual os seus próprios critérios. Chega a um ponto que eles dizem... é pá aí paramos... isto já é demais... lol

E quem for mais agarrado à Escritura e a Tradição, é fundamentalista literalista.

Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 18 18UTC May 18UTC 2010 20:11

Data: 18 18UTC May 18UTC 2010 20:24

Um acto de caridade e um acto de verdade.

Data: 18 18UTC May 18UTC 2010 20:25

Data: 18 18UTC May 18UTC 2010 20:41

Data: 18 18UTC May 18UTC 2010 20:45

Lena,
explica lá isso da caridade...

Luísa,
a teoria da evolução engloba muitas 'teorias' dentro dela.

Poligenismo é condenado pelo catecismo e incompatível com a doutrina. Ponto final.

O resto não causa confusão nenhuma.

Data: 18 18UTC May 18UTC 2010 20:47

Claro que um 'anúncio' oficial do Vaticano, teria de estar também no site do Vaticano, numa das congregações ou dicastérios romanos.

Logo, está mais do que vista a 'formalidade' e a 'oficialidade' da «coisa»...

Data: 18 18UTC May 18UTC 2010 20:53

Mais oficial que uma declaração pública do Ministro da Cultura do Vaticano é difícil.

Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 18 18UTC May 18UTC 2010 21:13

Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 18 18UTC May 18UTC 2010 21:15

Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 18 18UTC May 18UTC 2010 21:24

Data: 18 18UTC May 18UTC 2010 21:24

Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 18 18UTC May 18UTC 2010 21:31

Com toda esta discussão, chego à conclusão de que é mais fácil ser-se literalista.
Pelo menos tem-se mais argumentos.

Quando contraponho alguma "impossibilidade", ou objecção a familiares meus que pertencem a outras igrejas, (como por exemplo, ser impossível o mundo comportar tanta água caso o dilúvio ter sido histórico e universal, sem que a órbita da Terra tivesse sido alterada), eles respondem-me:

- Mas tu duvidas do poder de Deus?

- Então Deus que fez o universo não poderia "segurar" a Terra?

- Tu duvidas da literalidade das Escrituras?

- Acreditas mais em teólogos que são homens do que na Palavra de Deus?

pões a ciência acima da Palavra?

- Não acreditas na inspiração do Espirito Santo? Duvidas daquilo que está narrado
nas Escrituras?

- És cristão ou ateu?

E é claro que eu fico desarmado com estas posições.

Daí, que é mais fácil ser-se literal. Dá menos dores de cabeça. Até admiro o David por isso. Ele recusa tudo o que contraria a Bíblia.

Será que está tão errado assim?

A leitura literalista da Bíblia será pecado? Penso que não. Se o é, milhões antes de nós, que foram literalistas estiveram errados.

Atenção que eu não estou a dizer que sou literalista. Mas quando o fui vivia melhor o "ser-se cristão". Depois vieram alguns teólogos e desmontaram-me a fé.

Agora estou a apanhar as "peças", e tentar construir uma fé para a qual ainda estou à procura de bases mais ou menos sólidas.

M. Martins

Data: 18 18UTC May 18UTC 2010 21:39

Eu também...

Para não ser considerada "fundamentalista" e "burra", aggiornei-me...

Há coisas que admito que podem ser alegóricas, poéticas, como lhe queiram chamar... outras, circunscritas a uma dada época...

Mas creio que jamais abraçarei estes exageros vistos aqui. Tudo é negado, tudo é posto em dúvida... cada passagem é interpretada - leia-se livre exame -... cada um é o seu próprio exegeta...

A nossa fé está dependente dos postulados da ciência? - atenção que também não sou literalista - com o génesis principalmente.

A nossa fé é sustentada pelo magistério da Igreja ou por exegetas e teólogos sem nenhuma autoridade doutrinal?

Defendem-se os dogmas e a fé integral com base nas opiniões deste ou daquele teólogo, ou nas definições do magistério eclesiástico?...

Ler a Bíblia literalmente pode ser perigoso; mas incorrer no erro oposto?

Comigo, não me parece...

Data: 18 18UTC May 18UTC 2010 21:50

Mesmo nas passagens em que podemos admitir uma certa poesia, há que estar atentos ao sentido literal – não literalista! -:
Por exemplo, quando são relatados supostos «castigos» de Deus, ainda que tais punições não sejam históricas, temos que levá-las em conta como sendo «castigos de Deus» para correcção de atitudes. Porque o autor sagrado nos pretendia dizer, ou Deus através dele, é que, porque nos ama, corrige-nos – a nós e não ao povo descrito no relato seja ele qual for. A nós, no nosso tempo, no nosso quotidiano, nas situações concretas em que nos encontramos.

Os castigos foi só um exemplo, geralmente um dos mais deturpados; sob pretexto da «tolerância» adultera-se a mensagem...

Pior do que negar a historicidade de um relato temerariamente, é deturpar-se a mensagem que Deus pretendia passar-nos com esse relato mais ou menos poético e «pintado».

Se algo foi escrito, seja ou não metafórico, é para nossa edificação, para catequese. Logo, a mensagem que é transmitida não pode ser distorcida, seja ou não histórico o relato bíblico.

Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 18 18UTC May 18UTC 2010 21:51

Pela minha parte já tomei algumas decisões:

1 - Ter uma boa tradução da Bíblia. Uso duas: A dos Capuchinhos e a de Jerusalém. (A do Peregrino tem um texto muito "abrasileirado" que não me agrada, embora as notas sejam boas).

2 - Servir-me do CIC para questões de Doutrina.

3 - Mandar às "urtigas" os teólogos.

Ressalvo neste último ponto a excepcional obra do Vaz Pinto: Revelação e Fé em dois volumes, já referido pelo Rui. Já li e gostei muito. Aconselho-a vivamente.

Para já fico-me por aqui.

Uma última coisa. Os Evangelhos são para mim LITERAIS. Venha quem vier com as teorias que quizer. Se lá está escrito assim, é para ser lido assim.
Os evangelistas não escreveram os Evangelhos para teólogos mas para gente simples.
É no que acredito.

M. Martins

Data: 18 18UTC May 18UTC 2010 22:29

E acredita muitíssimo bem! Assim é que é falar: não para teólogos, mas para gente simples...

Vocês recomendam tanto o livro que vou comprar então.

Se for herético, vou bater no Rui rsrssss.

A Bíblia de Jerusalém é muito boa, no Opus Dei utilizam-na - logo é boa loool

Data: 18 18UTC May 18UTC 2010 22:33

Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 18 18UTC May 18UTC 2010 22:43

Ora uma decisão inteligente mandar às urtigas os teologos que só complicam a simplicidade do Evangelho e que na maioria centram-se em questões que Jesus nem perdia tempo.

Página actual: 21 de 26

Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.