© 1999-2026 Paroquias.org |
|
 |
A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.

F : Geral
Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 07 07UTC May 07UTC 2010 14:39
Pelo amor de Deus, que ninguém entenda que estou a recomendar métodos imorais; de contrário já nem durmo esta noite.
Estava só a pensar alto nas questões colocadas pelo Rui...
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 07 07UTC May 07UTC 2010 15:20
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 07 07UTC May 07UTC 2010 16:55
Data: 07 07UTC May 07UTC 2010 17:07
Data: 07 07UTC May 07UTC 2010 17:16
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 07 07UTC May 07UTC 2010 17:29
Obviamente se me perguntarem, direi que o ideal era que o casal estivesse sempre aberto à vida, esse é o ideal cristão. Estar aberto à vida é o único argumento válido que pode ser argumentado quando a Igreja se opõe ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, que obviamente não podem preencher este requisito, para terem um casamento pleno.
A Igreja como qualquer pessoa, não quer se contentar com a solução possível, mas com a solução plena e ideal. Pessoalmente nunca vi ninguém que almejasse atingir algo e não tivesse que dispensar outra coisa que tanto lhe apraz, mas que por vezes é um prazer egocêntrico, pouco virado para fora de si mesmo e que nada tem a ver com a imagem da santissima trindade que é a família feliz, exactamente porque é doação de vida e de amor.
Se o casal não for imagem ainda que imperfeita, desta família feliz então é uma união que será muito estreita de sentido.
Pessoalmente acho que se a pessoa pensa em investir muito tempo numa carreira, em vez de investir na felicidade familiar(e estas não são a mesma coisa), então não se deve casar.
Abraços,
Vítor.
O resto deixo à consideração das vossas consciências. E em vez de ler isto que escrevi e responder rapidamente, reze, para o Senhor iluminar as vossas consciências, mais até do que a minha, que especialmente hoje não está lá muito feliz.
Data: 07 07UTC May 07UTC 2010 17:29
Lena,
lê bem o que escrevi.
Se me expliquei mal, então explico melhor.
Eu tenho carreira profissional, espero melhorar a cada dia... sou uma feminista católica looool.
Considero completamente compatível ter-se uma família numerosa - com vários filhos - e uma carreira profissional de sucesso.
Conheço várias mulheres verdadeiramente católicas que o conseguem na perfeição.
O que disse foi que, não é lícito a uma mulher abdicar dos filhos ou limitar o seu nascimento, com base em motivos profissionais.
Para ter uma brilhante carreira, a mulher, segundo a doutrina católica, não pode limitar o número de filhos.
Se ela vê que a família - e as exigências morais a ela relacionadas - são prejudicadas, então deve abdicar da carreira profissional em prol da lei moral matrimonial.
Mas, como eu considero perfeitamente compatíveis as duas coisas, nunca aconselhei mulher alguma a ser somente dona de casa. Como feminista que sou - isso seria dar um tiro no pé! Preferia ficar um dia inteiro muda do que aconselhar a alguém que seja apenas dona de casa... loooool
Nada contra, simplesmente eu é que não gosto mesmo nada de mulheres católicas estupidificadas... sem opinião... burras, que é o que geralmente ocorre se são donas de casa. Entre as tradicionalistas há muitas «cromas» destas...
Mas, voltando ao tema, se uma mulher achar que é mesmo incompatível a profissão com os seus deveres no matrimónio, deve abdicar da profissão e - nunca! - da lei moral.
Isto para mulheres católicas que sinceramente querem seguir a doutrina e moral católicas.
Não é pecado ficar sem carreira; mas é pecado limitar o número de filhos para subir na carreira...
Motivos económicos graves é miséria... fome... não poder sustentar mais crianças...
Motivos de saúde - graves -, conforme a doutrina e a Humanae Vitae - a tal que não consagrava os motivos graves?! - são problemas psicológicos da mãe, por exemplo.
Por isso a teologia moral analisa casos individuais, sim!
Data: 07 07UTC May 07UTC 2010 18:04
Data: 07 07UTC May 07UTC 2010 18:21
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 07 07UTC May 07UTC 2010 18:24
Isto já está a derivar para o insulto.
Acho que me fico por aqui com este fórum.
Editado 1 vezes. Última edição em 07/05/2010 18:26 por vitor*.
Data: 07 07UTC May 07UTC 2010 18:29
Porquê?
Porque se é católico(o casal), tem que obedecer aos ensinamentos do Magistério.
Senão, mude-se (o tal casal) para uma igrejola de fundo de quintal e deixe de manchar a Igreja de Cristo com doutrinas heréticas.
Aqui ainda não se compreendeu uma coisa básica: o magistério não é um conjunto de leis de homens; é um conjunto de leis divinas, de Cristo, que deu o poder das chaves somente ao sucessor de São Pedro.
Realmente, isto é demais... é de dar cabo da cabeça...
Por que motivo somos católicos? Porque os nossos pais nos levaram à pia baptismal?...
Por convicção ou por tradição?...
Data: 07 07UTC May 07UTC 2010 18:32
Vitor,
acho que ninguém está a insultar.
Se eu estiver, é involuntário; já sabem como sou, desconsiderem a parte menos substancial da argumentação...
Ah, Firefox, a Humanae Vitae é do Papa Paulo VI, não de JPII...
Data: 07 07UTC May 07UTC 2010 18:36
Lena,
é à mulher que cabe abdicar da carreira para se dedicar à educação dos filhos, caso isso seja em absoluto necessário.
Isto devido àquilo que vocês, aqui, provavelmente negam: a diferença entre os sexos. A complementaridade na diferença.
Se só um puder trabalhar e um tiver obrigatoriamente que ficar em casa, cabe ao homem a função de trabalhar. Isto não é regresso ao passado, negar as nossas conquistas ou machismo - de uma mulher? -; é ter plena consciência da ordem estabelecida por Deus e das diferenças existentes entre sexos para a doutrina católica.
Inverter valores não é comigo...
Quanto aos casais de classe média baixa, a falta de recursos económicos - e não a carreira profissional da mulher - é motivo suficiente para espaçar ou mesmo limitar definitivamente o número de filhos, por métodos naturais. Sempre com respeito pela lei moral...
Data: 07 07UTC May 07UTC 2010 18:40
A essência da feminilidade é a maternidade. Na própria natureza humana da feminilidade está inscrita a essência primordial da mulher: a maternidade.
Negar isso é negar a própria natureza...
O que não significa que a mulher não tenha outras capacidades e não possa fazer outras coisas, competir com o homem. Já passámos, felizmente, dessa fase.
Por isso, se um tem de abdicar em favor da família - repito que não considero isso necessário, muito pelo contrário luto pelo inverso disso! -, que seja a mulher. É ela quem tem de dedicar-se à educação dos filhos de modo primordial. O homem deve ajudar nessa tarefa, mas cabe à mulher educar moral e religiosamente as crianças.
A mulher é o coração do lar.
A chave de leitura do que aqui é dito é a diferença na complementaridade entre os sexos. Negar que há diferenças biológicas, afectivas, inscritas na própria natureza da masculinidade/feminilidade seria um absurdo, seria negar as inclinações naturais com que Deus nos fez nascer...
Seria revoltar-se contra a sua própria condição.
Mas isto só se aplica a pessoas que queiram viver o Catolicismo, não a toda a sociedade. Obviamente nunca tive a pretensão de impor a doutrina católica a quem não é católico.
Nem sequer aos que são, embora me faça imensa confusão que alguém se diga católico e não obedeça ao que ensina a Igreja Católica. Não faz sentido nenhum...
Editado 1 vezes. Última edição em 07/05/2010 18:45 por Miriam.
Data: 07 07UTC May 07UTC 2010 18:59
Data: 07 07UTC May 07UTC 2010 19:30
Ó Lena, quando se quer deturpar o pensamento dos outros, já se sabe que essas caricaturas são inevitáveis.
Não defendo isso, mas pronto. Soma e segue... aqui neste fórum é assim mesmo.
Data: 07 07UTC May 07UTC 2010 19:34
Data: 07 07UTC May 07UTC 2010 19:35
O magistério da Igreja diz exactamente o mesmo que eu.
Não sei cozinhar nem falei nessas funções.
Eu não sei cozinhar...
Disse somente que, se em alguma circunstância a mulher tivesse que escolher entre limitar o número de filhos para subir na carreira e o contrário, devia escolher obviamente o contrário.
É elementar que a família e a moral têm que estar acima da carreira.
Pode acontecer que seja o homem a tomar essa decisão, mas não é assim a ordem estabelecida por Deus.
Faz-me confusão - enquanto mulher que conhece bem as exigências da feminilidade - que uma mulher tenha uma brilhantíssima carreira, nem pare em casa, e que o marido é que seja «dono de casa» e tome conta dos oito filhos...
Diferença na complementaridade é o que ensina a Igreja.
Claro, em situações normais, é perfeitamente conciliável a tal brilhante carreira - que eu almejo!!! - e uma família numerosa - que eu também quero!!! -.
Data: 07 07UTC May 07UTC 2010 19:53
Data: 07 07UTC May 07UTC 2010 20:02
Algumas pessoas que me conhecem e que leem isto devem rir-se a gargalhadas.
Com o muito que eu obedeço cegamente, sempre...
loooool
Firefox,
não se trata de obedecer cegamente - farisaísmo! - a um homem; mas de acatar o magistério da Igreja, que não é nem por nada a mesma coisa. O depósito da fé, a moral absoluta e universal e blá blá blá... estou cansada de repetir ad nauseam sempre a mesma coisa. E quando me canso das repetições e as acho sem sentido, desligo.
Mau espírito católico, heresia prática, cisma mental, magistério paralelo... estas são palavras não minhas, mas da Igreja, para classificar quem não dá a consagração total da sua inteligência e da sua vontade ao que a Igreja ensina.
Não é obediência cega, é formação recta da consciência.
Tomai, Senhor, e recebei...
Quer continuar a oração, Firefox?
Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum. Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui. Se ainda não se registou, visite a página de Registo.
Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.
|
 |
|