© 1999-2026 Paroquias.org |
|
 |
A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.

F : Geral
Re: Qual será a Verdade?
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 17 17UTC May 17UTC 2010 15:42
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 17 17UTC May 17UTC 2010 16:06
O que o Rui está a dizer, parece estar de acordo com o que li num livro do padre François Varillon.
Em Jesus reuniram-se a humanidade e a divindade. Assim, para nós, a divindade está ao nosso alcance (não no sentido de nos tornarmos deuses), sendo que o nosso fim será tornarmo-nos divinos em união com Deus. Mesmo que a morte não existisse (castigo da desobediência) nunca essa união seria conseguida se não tivesse havido Encarnação.
É isto, Rui? Ou li mal o que querias dizer?
Cassima
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 17 17UTC May 17UTC 2010 16:38
Se não houvesse pecado original, a encarnação não se teria dado. Jesus encarnou para redimir o homem caído. Se o homem não tivesse caído, o Verbo, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, não precisaria encarnar. Podia, ou não... mas não era necessário. Negando-se o pecado original nega-se a Redenção, a missão de Cristo ao fazer-se homem em tudo igual a nós excepto no pecado. Jesus veio para elevar o homem à vida da graça que tinha perdido em Adão - ou seja no primeiro homem.
Cassima,
compreendi o teu ponto de vista, mas não é isso que a Igreja diz.
Nascemos com o pecado original, apagado no baptismo - ou real ou de desejo, no caso de morrermos antes de poder ser baptizados.
É só por essas coisas que não gosto muito das novas teologias. Primeiro, infelizmente, não disponho de tempo para ler; o tempo que tenho é para ler coisas edificantes e ortodoxas; segundo, porque ainda que lesse, não se tira daí nada do que a Igreja ensina, logo qual é o objectivo de se ler tais coisas? Rebater? Conformar o pensamento com isso e fazer de um teólogo - ou escritor católico - autoridade de fé?
Poupem-me...
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 17 17UTC May 17UTC 2010 16:38
Data: 17 17UTC May 17UTC 2010 16:41
Gosto de François Varillon...
Tenho dois livros dele: um ainda não comecei a ler e o outro já vou a meio.
Diz coisas interessantes, vai mais além do óbvio... não o acho heterodoxo. Mas é preciso ler-se bem o que ele diz e não retirar de lá o que não diz...
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 17 17UTC May 17UTC 2010 16:47
Data: 17 17UTC May 17UTC 2010 16:48
Data: 17 17UTC May 17UTC 2010 16:56
Data: 17 17UTC May 17UTC 2010 17:26
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 17 17UTC May 17UTC 2010 17:31
Escrito por: luísa (IP registado)
Data: 17 17UTC May 17UTC 2010 19:58
Seres situados e, de certa forma seres livres.
Se não pudessemos pecar não seriamos humanos mas autómatos e, de certa forma estaríamos para sempre em ruptura com a divindade.
Mas parece-me lógico que se a encarnação resulta do amor divino pelo homem, ela ocorreria sempre enecessariamente, mesmo sem "pecado".
Data: 17 17UTC May 17UTC 2010 20:38
Firefox,
obviamente ninguém está aqui a defender o relato literalista da Escritura - creio que até os criacionistas mais intransigentes já passaram essa fase.
Contudo, é teologicamente importante - tem significado doutrinal - acreditar-se que a mulher foi criada do homem e no monogenismo. Dessas duas linhas de fé, não prescindo, porque prescindir delas é tirar significado aos conteúdos doutrinais do magistério.
Ok, o que disseram da encarnação quase me convenceu.
Mas isso não justificaria a redenção. Sem pecado original não há redenção, dado que não há nada para redimir.
Data: 17 17UTC May 17UTC 2010 21:00
Escrito por: luísa (IP registado)
Data: 17 17UTC May 17UTC 2010 21:50
Data: 17 17UTC May 17UTC 2010 22:46
Meus amigos:
expliquei-me mal, as minhas desculpas!
Queria dizer que é importante para a teologia e para a doutrina - há muito em jogo, implicações graves em se alterar esta concepção - em acreditar que a mulher foi criada depois do homem. Não «do homem», mas depois dele.
Data: 18 18UTC May 18UTC 2010 05:16
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 18 18UTC May 18UTC 2010 07:49
Escrito por: nick (IP registado)
Data: 18 18UTC May 18UTC 2010 08:31
a ciencia contraria.
Eva Mitocondrial e Adão Cromossomial-Y
Data: 18 18UTC May 18UTC 2010 08:44
Data: 18 18UTC May 18UTC 2010 09:17
Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum. Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui. Se ainda não se registou, visite a página de Registo.
Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.
|
 |
|