© 1999-2026 Paroquias.org |
|
 |
A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.

F : Geral
Desde sempre falamos do mesmo...
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 10 10UTC February 10UTC 2010 15:47
Desde o primeiro momento tendo-me deparado com alguns absolutismos que procuro mostrar que toda a história do homem e por isso o nosso entendimento de Deus está presente em todos os seus momentos e manifestações...sem interrupções.
Desde as grutas de Altamira, ao país pagão das pirâmides, ilhas do pacífico, Himalaias...em cada palmo de terra...encontramos Deus, seja ele branco, amarelo, negro, com braços, com asas, com dois braços, com 20 asas, de barbas ou sem elas, sentado ou de pé...o que interessa se fiz um desenho de Deus de pé descalço e de longos cabelos negros, ou se o fiz sentado de perna traçada com cabelos curtos e ruivos? Para que interessa isto?
E vou repetir-me, e repetirei ate cansar...não interessa, são representações, são histórias, poderia o mundo ter ficado inanimado até à vinda do mestre, e esperar, centenas e centenas de anos sem idealizar, sem expressar os seus conhecimentos...esperar que as estradas e os meios de transporte e comunicação chegassem a um desenvolvimento tal e que assim conseguir uma imagem de Deus homogénea?
Desde o primeiro momento que o homem se coloca perante Deus...é completamente absurdo pensar que a ideia da verdade e de Deus fosse igual pelo mundo fora...completamente absurdo, quando para se fazerem 17 km era preciso uma semana...
"Entre o Lógos de Fílon, o Alexandrino, o ciclo da inteligência cósmica já do Estoicismo, ou a hipostasiação do Lógos desde o médio-platonismo e do neo-pitagorismo de Numénio, depois culminante nos neo-platónicos, e, por outro lado, os mitos de Adonis, como de Tammuz, de Orfeu, até de Hórus, bem assim os de Mitra e mais tarde pneumatologia de Ahura Mazda retomada na religião da "Luz Universal", nessa vitória da Inteligência e da lucidez sobre as trevas, - há pois, uma convergência."
Carlos H. do C. Silva
Editado 1 vezes. Última edição em 10/02/2010 15:51 por Anori.
Re: Desde sempre falamos do mesmo...
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 16 16UTC February 16UTC 2010 17:43
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 19 19UTC February 19UTC 2010 00:57
Olá Rui Vieira, o que entendes por revelação objectiva de Deus?
Não creio que a Anori esteja a relativizar Deus como tu dizes, mas antes a afirmar que Deus sempre foi, é e será, quer nós existamos ou não. Mesmo que a sua existência não fosse por nós conhecida, não seria por isso que não existiria.
Por outro lado, é de todos (ou quase todos) aqui conhecida a revelação de Deus pelos escritos Bíblicos, mas o que me garante a mim que na realidade, a "galinha da vizinha não é melhor que a minha"? Certamente que os muçulmanos acreditam na inspiração divina do alcorão por Deus, ou que os hindus aceitam os vedas com algo de inspiração divina. E os budistas, e os indígenas?
Quem tem razão? Nós, eles, ou então, todos? É uma questão de fé...
Penso que a ideia que a Anori quis transmitir é que Deus, de uma maneira objectiva, actua em todo o lado, a toda a hora, de todas as maneiras, sondáveis e insondáveis, independentemente das nossas crenças, que são obviamente relativas entre si e em relação a Deus.
Se queres afirmar que a crença que guia a religião católica é a objectiva e correcta, não posso concordar totalmente contigo, mas isso é uma questão de fé, que não vale a pena discutir.
cumps
Data: 19 19UTC February 19UTC 2010 18:51
Data: 09 09UTC April 09UTC 2010 13:09
Data: 10 10UTC April 10UTC 2010 12:42
Ena.
Tantos nomes que a rapariga da tv disse que até fiquei confuso!
Muito boa a tentativa de relacionar a Trindade com aqueles 3 deueses de que ela fala, mas na verdade não tem nada a ver. Aquilo não é a Trindade; é politeismo.
Se esses milhões de deuses não são o Absoluto ( e o Absoluto, para o ser, possui a infinitude de qualidade), então esses "deuses" não a possuem, pois a infinitude qualitatita não é partilhável por dois ou mais entes; logo, esses "deuses" não o são!
Já agora, é sempre útil recordar que este forum é católico, não hindu.
Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)
Data: 10 10UTC April 10UTC 2010 19:49
Isso não impede que fiques na ignorância acerca do mundo que te rodeia! Não existe tentativa de nada...ao contrário do que disse no outro post...simplesmente é!
Com tantos nomes de santinhos não sei...às vezes podia ter uma ajudinha ou inspiração para descarcar batatas, mas não sei o nome de todos os santos.
Editado 1 vezes. Última edição em 10/04/2010 19:53 por Anori.
Data: 10 10UTC April 10UTC 2010 19:58
Mesmo assim deviam ser mais os santos.
E certamente que serão mais, tanto que até existe o dia de todos os santos, conhecidos e desconhecidos.
Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)
Data: 10 10UTC May 10UTC 2010 12:32
Data: 11 11UTC May 11UTC 2010 16:33
Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum. Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui. Se ainda não se registou, visite a página de Registo.
Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.
|
 |
|