Existe, na verdade, uma diferença, bem grande. Deus é eterno, sempre existiu, sempre existirá, não tem princípio nem fim. Como referes e bem, existe fora da prisão temporal.
A alma humana, ainda que esteja destinada a viver para sempre com Deus, também fora do tempo, não existe desde todo o sempre. Tal sucede por sermos contigentes, seres criados. Existe um momento em que Deus cria a nossa alma e a infunde no corpo concebido pelos nossos pais. Ou seja, há um momento de criação, existe um princípio, não existe desde sempre. Por isso se considera como imortal e não como eterna.
Não está relacionado directamente com a refutação da doutrina da reencarnação, mas sim com a natureza distinta do Criador e da criatura.
Deus não precisa de a criar a partir de nada, penso eu, mas foi assunto que nunca me ocorreu aprofundar. Parece-me, todavia, que a omnipotência de Deus é bastante para a criar.
Assim de momento não me ocorre ninguém que te refira. Podes consultar os documentos do IV concílio de Latrão, no qual o assunto foi definido como artigo de fé. De qualquer modo, vou dar uma vista de olhos e depois indico aqui alguns autores.
Acho que este tópico vem mesmo a propósito neste mês:o de Novembro.
Acho que eterno é diferente de imortal. Já li o que escreveram e acho que não é preciso grandes bibliografias para explicar...
Algo não morre: esse algo é imortal.
O homem, enquanto homem (corpo e alma) é mortal. Na morte o corpo separa-se da alma. É por isso que falamos no cadáver... Mas a alma não desaparece. Existe, mas isso não tem a ver com reencarnação porque então era partir do pressuposto que a alma só poderia subsistir se existisse num corpo e não se trata disso. As almas quando morremos partem para a eternidade, mas não são da eternidade, e no fim dos tempos dá-se a ressurreição: aí corpo e alma ficam juntos.
Deus é imortal, sem princípio nem fim. Não houve um momento de início. A alma é criada por Deus. Criada significa que não existia e passou a existir.
Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum. Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui. Se ainda não se registou, visite a página de Registo.
Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.