F
paroquias.org

A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
F : Geral

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12345678Próximo
Página actual: 1 de 8
Liturgia
Escrito por: Ricardo Figueiredo (IP registado)
Data: 21 21UTC May 21UTC 2009 23:11

Seria interessante para muitos que se criasse um tópico sobre liturgia, onde padres, diáconos, acólitos, leitores, cantores e todos os fiéis poderiam apresentar as suas visões, sugestões e ideias acerca da liturgia. Poderemos, por este novo tópico, mesmo chegar a sugestões litúrgicas para o ambiente e as práticas noutras comunidades. Será interessante que todos os que aqui participarem façam um esforço por pesquisar o que há de válido e verdadeiro por trás de cada gesto, de cada sinal, de cada cântico. Que todos participem.

Re: Liturgia
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 22 22UTC May 22UTC 2009 12:46

Data: 22 22UTC May 22UTC 2009 13:39

Talvez porque não fui bem compreendido em algumas palavras (que são citadas por Anori) passo a explicar.
A aplicações das rúbricas liturgicas depende, muitas vezes, do meio, ou seja: conforme a disposição do espaço litúrgico, por exemplo, e também depende da mentalidade dos fiéis que celebram. A isto, junta-se a multiplicidade de formas possiveis de estar diante dos Divinos Mistérios. As "ideias, visões e sugestões" que aqui convido à partilha são, basicamente, testemunhos da experiência celebrativa de cada um. Talvez seja frutuoso para muitos terem noção do que se passa noutras comunidades.
Além dos testemunhos convido também à partilha da investigação de cada um.
Abraço em Xto.

Escrito por: católicoexigente (IP registado)
Data: 22 22UTC May 22UTC 2009 13:42

Data: 22 22UTC May 22UTC 2009 16:30

Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 22 22UTC May 22UTC 2009 18:26

Data: 22 22UTC May 22UTC 2009 18:28

Caro Anori,
Ainda bem que fica contente com as hipóteses que abro neste tópico. Quanto à vivência de cada um é importante que se dê a conhecer, há, e deve haver, exemplos muito ricos e vivências espirituais das celebrações litúrgicas como é manifestado pelos textos de muitos santos da Igreja. A princípio não tinha esse objectivo, mas agora acho importante que cada um também partilhe a sua vivência. A princípio, e acho importante dizê-lo, tinha como objectivo os agentes da pastoral litúrgica: padres, diáconos, acólitos, leitores, cantores, etc. Mas claro que na Liturgia, certamente, do coração de cada crente, sairá um canto de louvor único ao Pai Eterno.
Quanto à investigação de cada um dirijo-me a todos os que queiram partilhar a investigação que fazem, quer de tradições, quer de ritos, quer... quer...
Bem, após este nosso extenso prelúdio, convido-o a partilhar uma experiência ou a sua vivência litúrgica...
Estive a ver o site que católicoexigente anunciou, e já estive a ler. Seria bom que todos o lessem e participacem, certamente o responsável gostaria de ver o envolvimento de todos.
Abraço em Xto.

Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 22 22UTC May 22UTC 2009 21:12

Data: 22 22UTC May 22UTC 2009 21:37

Data: 22 22UTC May 22UTC 2009 22:25

Data: 22 22UTC May 22UTC 2009 22:45

Data: 23 23UTC May 23UTC 2009 12:57

Caro Alpha,

Quando disse equivalente, referia-me à abreviatura "Xto" ser uma adaptação do grego. Uma breve pesquisa na internet pelo nome de Cristo, encontra o original grego que, a seu modo, pode ser passado para Xto.

Quanto à música litúrgica, compreendo o que diz, mas claro que o termo "liturgicamente correcto" é necessário, pois nem tudo é permitido, como dá a entender. Concerteza que resumir a música litúrgica ao livro "Cantemos Todos" dá uma certa vontade de rir, pois demonstra alguma limitação na música litúrgica. Mas a questão que se põe quanto às chamadas "Missas de Jovens" (entre muitas aspas, pois a Missa é sempre de Jesus) é que estas tornam-se muitas vezes uma "diversão" e não uma "conversão" (peço atenção aos termos). Outra pérola nas músicas utilizadas nas referidas missas é o absurdo de se cantar tudo com viola, mas quando se chega ao salmo alguém sobe para o órgão e toca-se com este instrumento; sempre que vejo isto acontecer dá-me sempre a impressão que de tudo o que se canta só o salmo é litúrgico, ou é de outra ordem: quando se toca viola é para "divertir" quando se toca órgão é para louvar. Não devia haver uma conjunção de ambos? O que significarão estas invenções para os jovens?
Considero necessária uma pastoral litúrgica com os jovens, não pietista, mas objectiva e clara. De facto já tive uma boa experiência desta "pastoral litúrgica juvenil" que basicamente passou por uma passagem pelo "Ordo Missae" e explicação do que se diz. Na liturgia usam-se muitas palavras que por vezes muitos jovens não conhecem, é necessário explicar a todos: exemplo flagrante disso é a palavra "Hossana" do Santo, que poucas vezes é cantado como aclamação, mas como três sílabas que musicalmente saem muito bem.
Haveria muito mais a dizer sobre a pastoral juvenil, mas não estou, actualmente, directamente responsável por nenhum dos seus âmbitos, ou seja, o que acima disse, é fruto de uma reflexão pessoal. Se vier a ser responsável por um grupo de jovens, certamente aplicarei as minhas teorias...

Abraço em Xto,
Ricardo Figueiredo

Editado 1 vezes. Última edição em 23/05/2009 12:59 por Ricardo Figueiredo.

Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 25 25UTC May 25UTC 2009 13:07

Considero o canto uma das formas mais bonitas de orar e participar nas cerimónias religiosas, não obrigatoriamente só a Missa. Gosto particularmente quando os cânticos são fáceis de captar e aprender, porque mesmo não os conhecendo de antemão, permite que uma pessoa se limite a mais do que escutar. Por isso há um pormenor que eu acho muito importante e é raro vê-lo acontecer: o ensaio dos cânticos com a congregação, antes da missa começar. Nas paróquias onde há grupos corais organizados não se vê muito essa preocupação e deveria existir.

Quanto aos instrumentos, compreendo perfeitamente a utilização do órgão para os salmos. Já os vi ser cantados com outros instrumentos mas não se adequam tão bem. O órgão tem uma característica em que o som acompanha a voz humana harmoniosamente e de uma forma fluída. Mas não percebo o porquê de se valorizar tanto o órgão sobre todos os outros. Vocês já ouviram um violino a acompanhar cânticos na Igreja? É de uma beleza ímpar. Parece uma segunda voz. Nunca ouvi os salmos cantados com um violino mas de certeza que ficaria lindamente. Nunca ouvi acordeão na igreja, mas também me parece que seria um belíssimo instrumento para os cânticos. A viola fica sempre bem. Tenho apenas umas certas reservas com a bateria, porque abafa frequentemente a voz das pessoas, se não se tiver cuidado.

Há também algo que gostava de ver mais e que ainda só vi numa igreja protestante e em Fátima: um quadro com os cânticos que vão ser cantados e livros disponíveis para quem os quiser usar durante a missa. Desta forma, qualquer pessoa podia participar mais activamente nas cerimónias. Vi há pouco tempo na TV uma versão mais tecnológica: o karaoke religioso. Apesar da ideia não ser má, é capaz de sair mais barata a versão dos livros.

No blog do católicoexigente, há um post que achei muito interessante sobre como se deve estar durante a consagração: de joelhos ou de pé! Este é um assunto em que concordo com o que está escrito. Não havendo problemas físicos que impeçam uma pessoa de se ajoelhar, não percebo porque não o fazem. E vendo o esforço com que muitos velhotes da minha terra, com os seus achaques, continuam a ajoelhar-se, ainda menos compreendo aqueles que se não ajoelham.

Cassima

Data: 25 25UTC May 25UTC 2009 13:36

Data: 25 25UTC May 25UTC 2009 16:24

Data: 25 25UTC May 25UTC 2009 17:17

Data: 26 26UTC May 26UTC 2009 11:09

Olá Ricardo

Eu sei que não excluíste os outros instrumentos. E concordo que, qualquer que seja o instrumento usado, deve sê-lo com bom senso.

Mas já vi usar esses documentos como argumento para inibir o uso de outros.

O longo uso que o órgão tem na liturgia poderá dar azo a vontade de diversificar. E se fica bem com certos cantos (como eu disse, adequa-se lindamente com os salmos), noutros talvez não tanto. Ou poderá ficar melhor a viola. Ou outro. Às vezes dá vontade de diversificar, quando é possível. Mas sempre com bom senso.

Em muitas paróquias costuma haver a missa dos jovens e a outra missa (a que por falta de melhor, chamarei dos adultos). E conheço uma paróquia em que na missa dos jovens, quer o coro quer a animação da liturgia são feitas por crianças, enquanto na outra missa é um coro adulto. Uma coisa que já reparei é que os idosos por norma gostam da missa dos jovens.

O latim foi apenas um exemplo do que se fez durante muito tempo e não deve ser usado como argumento para não se usarem os outros. Há assim tantos jovens interessados nessas missas? Como curiosidade (aliás, eu não terei problemas nenhuns em assistir a uma) ou como forma normal?

Cassima

Editado 1 vezes. Última edição em 26/05/2009 11:17 por Cassima.

Data: 26 26UTC May 26UTC 2009 13:04

Na minha paróquias existe uma vez por mês a "missa das crianças", provávelmente semelhante à "missa dos jovens", senão a mesma coisa. É escolhido em reunião de catequistas um grupo de catequese para animar a celebração nesse dia. Normalmente é uma celebração mais descontraída, em que há uma interação mais intensa entre o pároco e os grupos de catequese. Também os cânticos são mais animados, usam-se as violas, que acompanham normalmente em todas as celebrações, e usa-se também o djambé.

Data: 26 26UTC May 26UTC 2009 13:23

Olá Cassima,

Enfim, podemos concluir que é necessário bom senso na questão da música litúrgica.

Quanto à missa em latim, uma breve pesquisa por sites sobre liturgia (principalmente estrangeiros) pode dar a noção daquilo que disse. Em algumas igrejas, também, em Portugal começa-se a celebrar o Missal actual em latim e muitos fiéis concorrem a essas celebrações. Sinais dos tempos!

Abraço em Xto,
Ricardo Figueiredo

Data: 26 26UTC May 26UTC 2009 13:41

Ir para a página: 12345678Próximo
Página actual: 1 de 8

Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.