F
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
F : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 3 de 5
Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 08 08UTC February 08UTC 2009 22:13


Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 08 08UTC February 08UTC 2009 22:18


Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 08 08UTC February 08UTC 2009 22:26


Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 08 08UTC February 08UTC 2009 22:31

Caros amigos, Jorge e s7v7n:

Duas notas:

a) Este tópico começou bastante bem, com textos bastante valiosos, pelo que deveríamos evitar muito ruído que leva a que se perca o interesse em iniciar o debate iniciado. Portanto, estas questiúnculas menores de azedumes pessoais são dispensáveis. Já agora, peço mais uma vez ao Jorge que não traga para o fórum histórias de outros lados que nada de positivo acrescentam. Facilmente nos tornamos dependentes das próprias palavras azedas que proferirmos, pelo que insistir no discurso negativo não ajuda a ninguém. Voltemos aos temas do tópico e às valiosas participações que foram aparecendo e não dispersemos.

b) Quanto às excomunhões, o Jorge tem razão num ponto: o Concílio de Trento excomunga, anatematizando, os que adoptaram as teses protestantes. Contudo, excomunhão não significa exclusão da salvação. A excomunhão é uma medida penal-disciplinar, que apenas se aplica a vivos. Com a morte, cessam as excomunhões. O Papa não tem jurisdição sobre os que já morreram.

Alef

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 08 08UTC February 08UTC 2009 22:39


Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 08 08UTC February 08UTC 2009 22:40


Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 08 08UTC February 08UTC 2009 22:51


Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 09 09UTC February 09UTC 2009 19:25


Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 09 09UTC February 09UTC 2009 20:00


Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 10 10UTC February 10UTC 2009 13:21


Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 10 10UTC February 10UTC 2009 13:32

Não sei como é possível afirmar uma coisa dessas. Haveria alguma coisa escrito daquilo que Jesus Anunciou? Era tudo tradição oral. As escrituras só serviam para confirmar o que os profetas tinham anunciado: a vinda de Jesus.

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 10 10UTC February 10UTC 2009 13:50


Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 10 10UTC February 10UTC 2009 14:49

A boa nova era então o que já estava escrito? Claro que não. A boa nova era a presença de Cristo no meio de nós amigo e essa embora tivesse sido profetizada de nada valeria se O salvador não estivesse no meio de nós. Essa é que é a boa nova, porque toda a outra já era conhecida dos doutores da lei e dos fariseus que recusaram Jesus. Por isso não era a escritura que convertia, mas a confirmação da escritura que não estava em nenhuma papel, mas sim no coração dos apóstolos. A boa nova era o evangelho de Cristo que só veio a ser escrito anos mais tarde. Essa era a boa nova.

Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 10 10UTC February 10UTC 2009 17:21


Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 10 10UTC February 10UTC 2009 17:40


Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 10 10UTC February 10UTC 2009 23:07


Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 11 11UTC February 11UTC 2009 11:52


Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 11 11UTC February 11UTC 2009 14:50


Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 11 11UTC February 11UTC 2009 18:04


Re: Em que (não) crê quem crê?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 11 11UTC February 11UTC 2009 18:54

Não, David, estás enganado. Aquilo que hoje se conhece como cânon Judeu não existia como tal no tempo de S. Paulo.

Alef

Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 3 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.