F
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
F : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 4 de 30
Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 15 15UTC April 15UTC 2009 16:26


Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 15 15UTC April 15UTC 2009 17:41


Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 15 15UTC April 15UTC 2009 17:53

meus amigos,eu sei muitissimo pouco sobre Espiritismo,só ando nisto há 3 anos.
A Reencarnação tem toda a lógica: como explicam os defensores de uma única existencia o facto de uns nascerem perfeitos e em familias abastadas enquando outros nascem com deformidades e em lares muito pobres?
Isso não seria negar a Justiça E Bondade de Deus?
Nós temos o nosso livre-arbitrio e além disso há a lei da causalidade ou acção_reacção.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 15 15UTC April 15UTC 2009 18:47


Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 15 15UTC April 15UTC 2009 19:02

E mais engraçado ainda...

David,

Então agora em vez de ser eu a repetir-me mais uma vez, porque o que fazes é responder sempre com as frases feitas que qualquer um já conhece de cor e salteado, parece resultado de qualquer tipo de lavagem cerebral, concentra-te e explica o seguinte...

Como pode o homem já nascer pecador? Como pode haver o tal pecado grave se Jesus derramou o sangue exactamente para absolvição dos nosso pecados?

Como pode o homem chamar pecado ao que o permite exactamente ver Deus e o maior gesto de amor jamais visto?

No fundo assumir o pecado é assentir o própio amor fruto do pecado, porque não seria possível experimentar o amor sem o ódio...e segundo a perspectiva do pecado, ódio é óbviamente um sentimento a evitar.

Ora...só faz sentido a luz na escuridão...porque razão durante o dia as luzes da rua estão apagadas, os nossos candeeiros apagados, as velas sem vida? Porque não faria sentido, porque não iríamos dar conta da sua presença, da sua utilidade...era nada, como daríamos valor ao canto dos pássaros, ás flores sem as ervas, às aldeias simpáticas, sem as cidades fervilhantes de vida e barulhentas...não haveria simplesmente o gosto ao doce do mel sem o amargo do fel...estaríamos aí sim condenados a um mundo indiferente, apático...acho que o mundo seria assustador sem o tal do "pecado".

Relativamente à primeira questão até já sei o que vais responder, o belo do Adão...já estou a prever o dejá-vu

Demis, prepara-te...qualquer opinião aqui ao contrário do que deveria acontecer, não é bem-vinda!

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 15 15UTC April 15UTC 2009 19:51


Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 15 15UTC April 15UTC 2009 20:14


Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 15 15UTC April 15UTC 2009 21:41


Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 15 15UTC April 15UTC 2009 21:51

Hehehe eu não sei se ele se lembrou sequer de si ou das suas palavras em particular, mas que você pensa sempre que sim é uma realidade lol

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 15 15UTC April 15UTC 2009 22:19


Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 15 15UTC April 15UTC 2009 22:34

Pois não sei, só sei que toda a gente já conhece a sua opinião em relação ao tema, já que são variadas as intervenções neste tópico contra a reencarnação, só se ele fosse burro pra estar a referir-se a você digo eu lol.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Matheus (IP registado)
Data: 16 16UTC April 16UTC 2009 01:20


Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 16 16UTC April 16UTC 2009 09:17


Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Matheus (IP registado)
Data: 16 16UTC April 16UTC 2009 12:23


Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 16 16UTC April 16UTC 2009 12:40

expliquem-me a razão de uns nascerem com tudo e outros não?
uns perfeitos e outros deficientes?
não estará em causa a justiça divina?
uma coisa que reparo numa certa igreja é isto: as pessoas vão à missa todas arranjadinhas e "cortam na casaca" a torto e a direito.
é isto a tolerancia cristã?

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Matheus (IP registado)
Data: 16 16UTC April 16UTC 2009 15:21


Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 16 16UTC April 16UTC 2009 16:55


Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 16 16UTC April 16UTC 2009 17:05


Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 16 16UTC April 16UTC 2009 19:34

-"Quem crê na reencarnação pode ser um monte de coisas mas cristão não é de certeza."

Lena,
Não sei se a propósito de ter esclarecido que não era espírita, mas com isso não assumi ser cristã. Negar uma não significa necessariamente assumir a outra.

-"Por mais que escrevam, os defensores da reencarnação só têm um verdadeiro fundamento que é a sua necessidade pessoal."

Não concordo com a observação, não se trata de um desenvolvimento e um ponto de chegada de uma tradição, é algo que permanece, mas que se tenta diluir. Por outro lado mesmo com fundamento na necessidade pessoal, não sei porque apontas como algo negativo, é algo legítimo, e que a humanidade carrega. Pessoal, sim até é, trata-se de um desenvolvimento pessoal, sem dúvida...mas é um conhecimento inato, que não constrói leis novas, mas apenas as descobre na escuridão. Passa por encontrar a tua unicidade na pluralidade. Não sei porque usas frequentemente a palavra verdadeiro, é um grande risco, ainda mais quando se trata de um tema tão delicado, em que a verdade permanece quase encerrada em convicções. Mas entendo...a projecção é simultaneamente um fenómeno psicológico e espiritual.

Usando expressões como "It may be..." or "We suspect..."...a relatividade daquilo que assumimos como verdade é enorme…prometo ler o texto completo, mas dizer que são as pessoas que se convencem, e que as depressivas são mais potenciais em aceitar esta teoria, e depois misturar abduções, acreditar em vida em outros planetas não é o mesmo que acreditar na reencarnação…hipóteses destas não vão longe, qualquer criança as poderia sugerir! Quem diria que a Índia é um país depressivo, auto-convencido em massa, os budistas foram abduzidos por ET´s, dormem mal de noite e claro lembraram-se de criar este mecanismo para assustar a morte e mandar o medo para longe!! Aceitar que há pessoas que evoluíram o suficiente, que conseguem conscientemente trabalhar em outras dimensões é de ter inveja eu sei! Mas falar do que não se conhece…é sempre mais coerente dar o beneficio da dúvida! Ver para crer!! Com tanto gosto em apostar em respostas baseadas na ciência, que a pouco e pouco até vai vergando, devias saber que a experiência é nesse campo fundamental, a questão colocasse é se quem fez a experiência era competente na área. Provavelmente o estudo baseou-se numa população pouco variada, com aquelas apreciações devem ter sido indivíduos em situação frágil, conheço muito boa gente que não entra em nenhum desses parâmetros e crê na reencarnação, com elevado grau de instrução, realizadas e felizes.

-“ Eles não aderem a uma religião, nem sequer a uma filosofia, eles inventam um esquema onde se sintam bem sem qualquer problema de consciência, pois todas as porcarias que fizerem nesta vida serão eventualmente corrigidas na próxima.
Aquilo mais encarne, menos encarne vai dar a q todos se safem sempre.”

Mas o que é isto…tu sabes bem o que estás a dizer?! Não aderem a uma religião, nem sequer a uma filosofia? Sabes o que dizes, ou “falas” mesmo sem pensar? Budismo, hinduísmo…jainismo, taoísmo…não te dizem nada?! Não compreendes mesmo nada de reencarnação, está mais que visto, fazer porcarias sem qualquer problema de consciência…é isso que achas? Estou pasma! Crer na reencarnação é aceitar e trilhar a via da busca e aperfeiçoamento espiritual, como pode alguém com esta consciência, fazer a porcaria como dizes de ânimo leve? Isso só é possível para quem não sabe nada sobre o que envolve essa atitude…foi ingenuidade a tua fazer esse comentário!!!!

Em relação à psicoterapia, é um meio onde o tema é abordado com normalidade se isso te ajuda. Para veres a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, tem um curso pós-graduação em Hipnose Clínica e Experimental, a Universidade Fernando Pessoa pós-graduação em ciências da Consciência, com um corpo docente vasto, entre eles Prof. Doutor Alain Masson, Prof. Doutor Mário Simões, Dr.ª Paula Soares, Dr.Luís Lopes, Dr.Nuno Sá Coimbra…entre outros. Pois é…pensa duas vezes antes de marcar consulta.

Isto já vai longo…depois volto
até

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 16 16UTC April 16UTC 2009 19:53

David,
com tanto post não foi por mal, mas sinceramente, com tantos versículos da Bíblia, fica quase impossível. E depois eu já dei a minha opinião e esta vai ser a última vez...

A Bíblia é composta por pedaços de cosmogonias.

Com tantos aspectos na Bíblia nem sei por onde começar…

A criação fora da Bíblia

Quando se encontrou em 1851, a biblioteca de Nínive, a famosa biblioteca de Assurbanipal, veio a lume o mais importante documento cuneiforme sobre a criação do mundo, conhecido este por Enuma elish (“Quando no Alto”). São sete tabuletas do primeiro milénio antes da nossa era.

“Quando no alto o céu ainda não é nomeado, Terra firme em baixo ainda não tinha sido chamada por nome.”.Só havia o caos aquoso. Criam-se os primeiros deuses. O deus do Céu, Anu, gera Nimrud “à sua imagem”, o que evoca a criação do homem- (Gen 1,27), etc...Mais que observações de pormenor, é curioso fazer o confronto entre Gen1, com Enuma Elish no seu conjunto. Speiser vê-o da seguinte forma:

Génesis
Espírito Divino cria a matéria cósmica
Terra- vastidão informe. As trevas cobrem o abismo
Criação da luz
Criação do firmamento
Criação da terra seca
Criação de luzeiros
Criação do homem
Deus descansa e santifica o sétimo dia

Enuma Elish
Espirito divino e matéria cósmica coexistem
Caos primitivo. Tiamat envolvida em escuridão
Luz que emana dos deuses
Criação do firmamento
Criação da terra seca
Criação dos luzeiros
Criação do homem
Os deuses descansam e celebram

Em outro texto babilónio antigo, o homem é criado de barro misturado com o sangue de um deus esquartejado. Este homem selvagem , corresponde ao Adão bíblico, chama-se lullu.

Do Egipto, a Instrução para Merikaré, onde se lê:
“Bem dirigidos são os homens, gado de deus. Ele fez céu e terra de acordo com o desejo deles, e repeliu o monstro marinho. Fez o pão da vida para as suas fossas nasais. Aquele que saíram do seu corpo são suas imagens (…) fez para eles plantas, animais, aves e peixes, para os alimentar” (Anet 417)
Em Mênfis há a criação pela palavra, “através do que o coração (de Ptah) pensou e a língua ordenou”. O deus descansou após a sua obra.

Estas são culturas próximas da Bíblia. São indiscutíveis as semelhanças. Tira as tuas próprias conclusões!

Isto é só uma amostra...não vou perder mais tempo com isto.

"o mito foi de tal modo posto ao serviço da fé no Deus de Israel, que os seus traços quase se esvaíram por completo. São escombros que o leitor comum não adverte. Mas existem."
José Nunes Carreira

...

Página actual: 4 de 30


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.