© 1999-2026 Paroquias.org |
|
 |
A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.

F : Geral
Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 11 11UTC April 11UTC 2009 19:56
Olá outra vez...
Bem sei que não foi a Igreja que escreveu...mas interpreta e apoderou-se desse conhecimento. A partir do momento em que é o homem a falar de Deus, haverá sempre alguma limitação.Peço desculpa pela falta de fundamentação...prometo não esquecer...
O homem auto-suficiente...soa-me bem...e nem por isso nego Deus ou desprezo a sua grandiosidade. O homem nunca poderá ser considerado auto-suficiente por depender da harmonia de tudo à sua volta...Deus! Por outro lado é o próprio que diz ter feito o Homem à sua imagem e semelhança, com todas as consequências que isso possa trazer, não sei se estaria certo da interpretação que essa afirmação viria a ter.
O homem precisaria sempre de Jesus como exemplo, como engrandecimento, talvez por mais motivos...não acho que comprometa a sua importância
Não há que questionar as semelhanças mais que óbvias com mitologia pré-clássica?! se é reclamada a veracidade, excelência das escrituras porquê as semelhanças indiscutiveis com mitos aparentemente toscos do oriente antigo?
Textos das origens da Humanidade e do Mundo, a exemplo dois textos acádicos, "Atra(m)hasis", uma epopeia mitológca sobre a criação e destruição da humanidade, a Epopeia de Gilgamesh, ela própria inspirada em protótipos sumérios, adquirindo a sua forma essencial por volta do ano 1000a.C., onde encontramos paralelo com a arca de Nóe, a serpente...uma árvores do conhecimento, neste caso uma planta que daria a Gilgamesh a imortalidade.
Que quererá dizer esta situação? Falta de imaginação para escrever uma história original?
Uma leitura fundamentalista não ajuda no reconhecimento da verdade.
talvez por ser um assunto vulgar, a reencarnação não tem destaque nas escrituras no A.T., e esta ser veículo para divulgar verdades que não eram do dominio de todos. Também é preciso não esquecer que a doutrina da reencarnação só foi rejeitada no ano de 553, aquando do concílio de Constantinopla.
No que respeita ao Novo Testamento, como compreender o conceito da expressão "sede perfeitos como o vosso Pai celestial é perfeito"-Mt 5,48, sem ter em conta a teoria da reencarnação, com uma perfeição tão diminuta atingida nesta existência física, não vejo outra saída.
Também quando é cumprida a vinda de Elias com João Baptista, "Elias já veio e não o conheceram...e os discípulos compreenderam então que Jesus lhes tinha falado de João Baptista"-Mt 17, 12-13.
Quando diz:
"Ele veio apenas para ensinar a ser bonzinho, e ensinar a reencarnação não é uma boa resposta e pode ser facilmente refutada através de várias passagens bíblicas..."
Desta forma também não terá qualquer significado a sua mensagem de ser precisamente bonzinho, porque temos salvação, ou existe inferno? Inferno é um estado de consciência, será a esse nível que temos de encontrar Deus e compreender Jesus...
"Os erros que existem dentro da igreja, realmente são consequencia da imperfeição humana e nada tem a ver com o Corpo de Cristo, que é a Igreja e que não compactua com pecado..."
A Igreja são os fiéis, a comunidade, e como comunidades, fiéis, são homens, homens que carregam o pecado, por sua vez a Igreja é comunidade de pecadores na sua óptica. Por isso torna-se incompatível que a Igreja não compactue com erros e não pecados, há uma diferença entre pecado e erro...a Igreja está cheia deles.
Não é preciso ir muito longe e ir buscar acontecimentos menos conhecidos, basta mencionar a Inquisição. Mas se quer falar nestes termos pecado, vamos a isso, compactuar com o pecado é não entender o divórcio, privar uma pessoa de comungar por isso, preferindo a submissão por exemplo a maus tratos, ou seja submetida a um pecado...parece um ciclo vicioso. Ou também a disciplina do celibato, sei que há um tópico sobre o assunto, mas enquadra-se. Porquê submeter o homem ao anti-natural e dessa forma levá-lo a "pecar", a sofrer em silêncio a dor do pecado...não é o sexo natural, somos inteligentes, mas ainda assim somos animais e quanto a isso não há nada a fazer. Não faz sentido, não tem a ver com libertinagem, mas com uma essência, com algo que nos pertence.
Não acho que isso tenha alguma coisa a ver com a vontade de Cristo.
Para entender o jogo de interesses basta recuar até ao momento em que surge em cena o Imperador Constantino, que por forma a apaziguar o povo faz uma mescla, por isso vamos encontrar datas que adquiriram novos conceitos, 25 de Dezembro, associado a Mitra...uma imensidão de coincidências?!
Não acho que tenha a ver com panteismo, mas porquê achar que tudo o que vêm na Bíblia deve ser levado à letra, é uma leitura fundamentalista, é a palavra de Deus escrita por homens...é preciso saber quem eram esses homens, o tempo em que viveram, as suas influências, motivações, sentimentos, frustações, medos, traumas, desejos...quem eram, o que deles deram a Deus...
"O Messias de Deus é Jesus Cristo e não Buda nem Allan Kardec... Assim o caminho a ser trilhado é aquele ensinado por Jesus CRisto. Todo outro nome, nascido de mulher, deve se curvar a autoridade de Jesus. Pois este é Deus e é superior a qualquer outra pessoa."
Palavras fundamentalistas as suas, sem dúvida! Referir Allen Kardec junto com Jesus e Buddha, não faz muito sentido, Allen Kardec, na minha opinião foi um pesquisador, que ajudou na interpretação das mensagens dos mestres.
Engraçado, eu quanto mais conheço Jesus, mais entendo o quanto ele é ignorado em atitudes assim preconceituosas e intransigentes. Se Jesus viesse hoje de novo à Terra era de novo crucificado, pelos mesmos que dizem conhecê-lo...justamente por não o reconhecerem nas palavras e nos gestos!!
Até o Dalai Lama, os budistas fazem uma interpretação dos ensinamentos de Jesus, que mal tem colocar Jesus e Buddha de mãos dada?
O facto de estarmos em níveis de desenvolvimento diferentes dá-nos a hipotese de conhecer ideias consequentemente diferentes, permite-nos pensar.
"Todos são descendentes de Adão e tem uma natureza decaída, corrompida, onde habita o pecado."
Adão e Eva sao figuras simbólicas...e o pecado original é um tema que como se costuma dizer dá pano para mangas...
Porquê continuar a enviar a humanidade perdida no pecado? Porquê como omnipotente não mudar isso? Porquê ter chegado a enviar o seu filho para um sacrificio que poderia ter evitado com um estalar de dedos? Não faz sentido, è muito mais complexo que isso.
Como pode alguém ter pecado antes de nascer? A não ser que já o trágamos de uma vida anterior! Como posso eu ser culpada e carregar o pecado de dois supostos seres, no inicio de tudo? Parece-me injusto! Terá sido Deus imperfeito quando deixou acessível a árvore do conhecimento, porque simplesmente não a deixou fora do alcance do primeiro homem! É verdade que lhe disse para não comer daquela árvore, mas não avisou a mulher do perigo que representava a serpente! Porque criou Deus a serpente se já sabia que ía seduzir a mulher e levá-la ao pecado? Deus é omnipotente e deixou tudo isto acontecer???!!!!
Em que ficamos na incompetência de Deus, ou na mentira que o homem engendrou para manipular massas??
O que pensavam eles?! Jesus pensava certo. Mas quem deixou escrito não foi Ele!
até...
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 11 11UTC April 11UTC 2009 21:32
Data: 11 11UTC April 11UTC 2009 23:54
Lena,
Em 10º lugar sou livre de dar a minha opinião;
2º não pretendo ofender, nem faltar ao respeito a quem quer que seja;
3º não é uma desculpa, é uma hipótese, quando interpretamos um dado construímos uma suposição, consultando aquele pequeno livrinho, mas de grande utilidade, a que damos nome de Dicionário da Língua Portuguesa, o vocábulo encontrado na construção frásica, "talvez"-possivelmente, porventura, quiçá", mais palavras para quê;
3º a sua intervenção, é prova irrefutável de que a sua realidade não lhe permite vislumbrar um belo elefante cor-de-rosa;
4º sabendo da imensa informação omitida, não sei porque não haveria de acontecer o mesmo com este dado;
5º relativamente a textos esclarecedores, "está o inferno cheio";
6º a estrutura do texto segue a mensagem a que respondo, não sei se por necessidade de compreender o tema, de lhe dar alguma justificação que possa calar todos, coisa que nunca conseguirá, lamento, mostra o seu desagrado optando por fazer críticas ao meu estilo de escrita;
7º salada russa, sim é boa, mas sabe melhor no Verão, bem acompanhada já agora, não tem de ser apenas a ver o pôr do sol;
8º atiro em todas as direcções, pensa lá porquê? Porque são direcções, servem para isso mesmo, são hipóteses, se tens um pomar com pêras e maçãs, porque hás-de estar sempre a comer maçãs?!
9º ah e Lena também te esqueces-te de avisar que o teu post também está longe de ser útil para qualquer debate...sem filosofia, história, ideias próprias...ataque óbvio...pobre!~
1º Ups!!! Isto não é para debater!
"Não posso acreditar", disse Alice.
"Ai não?", perguntou a Rainha Branca em tom condoído." Tenta outra vez; inspira fundo e fecha os olhos."
Alice riu, " Não vale a pena tentar", disse,"Uma pessoa não pode acreditar em coisas impossíveis".
"Atrevo-me a dizer que não tens muita prática", disse a Rainha, " quando tinha a tua idade, fazia sempre isso meia hora por dia. Ora, cheguei a acreditar em seis coisas impossíveis antes do pequeno-almoço."
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 12 12UTC April 12UTC 2009 01:07
Data: 12 12UTC April 12UTC 2009 02:04
Data: 12 12UTC April 12UTC 2009 02:21
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 12 12UTC April 12UTC 2009 04:59
Bem lembrando da passagem de Jesus em que Jesus encontra no templo um homem que nascera cego e quando os discípulos viram o interesse de Jesus pelo homem perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse assim cego? Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais, mas para que nele se manifestem as obras de Deus. O que Jesus quis dizer com isto? Que a cegueira do homem não era originário de um pecado que ele cometera em uma possível "vida passada", pois se assim fosse Jesus jamais diria que nem o homem, nem seus pais jamais haviam pecado. Visto que, fosse no presente, fosse em vidas anteriores (se existissem), tanto o homem, como seus pais teriam pecado, pois, não há ser humano que não peque.
Bem como já foi falado a ideia da reencarnação é completamente incompativel com a redenção, pois o próprio individuo é que se redime, é isso que faz parte do seu processo de evolução espiritual. Se a reencarnação fosse facto, onde ficaria o perdão e a misericórdia de Deus? E mediante o escândalo da Graça, do concerto feito antes da fundação do mundo, qual seria o papel da reencarnação? Não seria ela uma forma de desviar o foco do homem do “Caminho, Verdade e Vida"?
Bem, uma relação de causa e efeito já destinada por uma missão-própria-redentora como defende esse pessoal da reencarnação, é completamente diferente do simples facto de se estar vivo e viver a vida na matéria com relações naturais de causa e efeito, no primeiro caso o individuo não tem conciência-própria da sua missão, ele foi informado sobre ela e não pode muda-la tem que cumpri-la, no segundo caso como defendem os cristãos, as relações de causa e efeito através do hoje ou até do ontem podem servir de lição e compreensão-evolução acerca de si mesmo sem peso da culpa da auto-redenção, mas apenas um caminho de crescimento...
Nessa crença da reencarnação tudo se baseia imparcialmente na lei do karma, pois tudo aquilo que a pessoa praticar de mau nesta vida terá forçosamente adquirindo uma dívida para a próxima vida.
A reencarnação não funciona. A única coisa que ela oferece é um alívio filosófico de poder ter mais uma oportunidade de se arrumar no futuro. Sugere ainda que o sofrimento é algo merecido, pois quem esta sofrendo é porque mereceu sofrer. E se você quiser escapar destas reencarnações terá que passar por muitas, muitas vidas ainda... Em outras palavras, a reencarnação só faz adiar o problema, jogando-o sempre para o futuro. Ao contrário da lei mecanicista da reencarnação, Jesus oferece a solução para o problema do pecado aqui e agora. O perdão de Deus é para esta vida e não para o futuro após a morte. A purificação que tantos espíritas almeja, é dada nesta vida pelo sangue de Jesus. Qualquer tentativa de explicar a reencarnação seja ela religiosa ou filosofica, derruba por completo o sacrifício de Cristo na Cruz. É dizer que sua obra não foi completa através da reencarnação e que tal evolução do espirito atraves de sucessivas reencarnações deveria produzir um nivel de conciência mais reconciliadora entre os homens e Deus, mas infelizmente não é isso que observamos no mundo em que vivemos pelo contrario, não vejo nenhuma evolução do comportamento humano nesse mundo caido, pelo contrário ainda existe muita falta de Amor, então ninguém também vê evolução de espirito através da bondade humana como é defendido pela idéia-teologia da reencarnação, o que tem havido ao longo da história é a evolução da consciência do homem na história, ao nível por exemplo do conhecimento já que o avanço da ciência e tecnologia, o progresso, e a formação de verdades culturais formam preceitos que evoluem de um momento para outro, mas isso não tem nada a ver com reencarnação lol...
Agora, volto a enfatizar, sem a consciência da queda-mundo-caido creio que qualquer teologia ou ideia é incompatível com a redenção-graça, pois a redenção se faz necessária a partir da queda, mas a consciência da queda me faz chegar à mesma conclusão-lampejo de Paulo quando diz: "todos pecaram e destituidos estão da glória de Deus, não há um justo nem um sequer...", é ai onde a graça ganha o seu tom sobre a reencarnação, em resumo penso que a reencarnação (versão nova de um homem caido) é mais uma tentativa humana de se auto-justificar. Se todo homem deveria reencarnar para evoluir porque Cristo teria de ter morrido pelos homens? Qual o proveito de se voltar novamente à vida terrena, sem nenhum possibilidade de se lembrar das lições e erros da encarnação anterior para não praticá-los de novo? A reencarnação não seria uma forma de Deus retribuir nossas iniquidades fazendo-nos voltar de novo para purgá-las? E não diz o salmo 103:
“... Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos retribuiu segundo nossas iniquidades”.
Bem, o que é certo é que Deus colocou a eternidade no coração do homem!!! O que nós precisamos é a cada dia indo encarnando uma vida diferente, ou seja, aperfeiçoando a cada dia a nossa consciência em Cristo, de acordo com a Palavra, vivendo várias vidas em uma só vida, tornar a encarnar a verdade diariamente, ou, como disse Jesus, tomar a sua cruz diariamente e seguindo-o, ou ser transformados pela renovação da mente... é um processo que se dá durante a encarnação... e é durante a encarnação do dia chamado Hoje, que a redenção imprime no meu ser suas aplicações eternas. Portanto todo dia é pois dia de encarnar a verdade da cruz... então torna-se um reencarnar lol...
A redenção como fruto da conciência iluminada pela graça é pois algo frutifero e objectivo através da vida, discernir Jesus e consequentemente o seu amor é um processo de evolução sem fim e que pode ser vivido no dia chamado hoje, daí qualquer reencarnação seria um processo-retrocesso de consciência ao que já é, e ao que já esta feito! Acredito pois na jornada de contínuo crescimento da alma, mas não vejo que isso dará por meio de um retorno a um estado prímevo. Creio que a evolução é sempre pra frentex. Ora, reencarnar pressupõe voltar para avançar, não creio assim, creio sempre num processo evolutivo onde tudo começa no hoje e jamais retrocede. O que importa para Jesus é a vida Chamado Hoje. Jesus nos chama para acertarmos com Deus, com nós mesmos e com o próximo no dia Chamado Hoje...
Editado 4 vezes. Última edição em 12/04/2009 05:13 por Jorge Gomes.
Data: 12 12UTC April 12UTC 2009 12:20
Data: 12 12UTC April 12UTC 2009 13:46
Data: 12 12UTC April 12UTC 2009 13:59
Data: 12 12UTC April 12UTC 2009 16:35
Data: 12 12UTC April 12UTC 2009 20:48
Data: 12 12UTC April 12UTC 2009 22:11
Inspira...expira...
Qual o mal de manifestar a nossa opinião?
Estamos a falar de opiniões, estamos a colocar questões, a hostilidade vem a que propósito?!
A minha opinião é o que é...vale o que vale...tal como as vossas...
"Amado David", quando falei em diferentes níveis quis referir-me a povos, ao entendimento de DEus...as religiões são meros pacotes!
Tenho de fugir sim de interpretações da Bíblia à letra como a de muitos...é limitante fazer isso, ainda hoje é um livro que continua a ser fascinante mais pelos mistérios que encerra, do que própriamente pelo que pensamos saber dele.
David, posso estar copletamente equívocada, mas não justificas-te nenhuma das minhas interrogações, a exemplo sobre a omnipotência de Deus. Outro conceito fofo, bem sabemos nós o que é ser omnipotente, se não conhecêmos os nosso própios limites.
Nem sequer vou quero saber se colocam a hipótese de outras formas de vida...o egocentrismo é coisa séria, e ter a humildade de pensar que Deus não se ficou por nós, ainda mais quando a coisa não correu bem, é demais para quem olha para a Bíblia e quando lê que tal homem viveu 200 ou 300, sem se questionar?! É...sei lá...Ou colocamos uma hipótese sobrenatural, ou é mentira porque a média de esperança de vida naquele tempo dúvido que chegasse a tanto.
Agora Lena,
:D és mesmo uma querida! Sério...
Tens um sentido de humor como poucos, se bem te lembras foste tu com um post completamente vazio, ou não, dado a relatividade das coisas, com manifesta falta de imaginação intelectual que surgist apenas e somente a atacar...isso sim é dificil de entender...é que nas interrogações que coloco na minha salada russa, não vi justificares nenhuma! Ser contrariada? Fui? Desmotivante? Chamar-te agressiva? Nunca faria tal coisa, isto não é para achares piada...são opiniões sérias!
Tens aí uns problemazitos afectivos a resolver, não tens assim tanta importância!
até...
Data: 12 12UTC April 12UTC 2009 22:46
Data: 12 12UTC April 12UTC 2009 23:13
Data: 13 13UTC April 13UTC 2009 12:33
Data: 13 13UTC April 13UTC 2009 21:28
E falou a teóloga Helena e muito bem, quando ela quer...
Data: 13 13UTC April 13UTC 2009 22:49
Lena,
não sei como alguém que pelo que já percebi se assume ateia, refuta uma doutrina com a própria palavra que nega, a da Bíblia. E afinal até achas que há propostas, há mérito!
ex:
"Parece-me tão óbvio que a proposta de Jesus equivale a uma morte em vida, ao renascer em vida(carnal) para uma nova vida (espiritual). Não necessidade de morte física para a transformação ser operada, logo a reencarnação não faria qualquer sentido, retiraria até o mérito desta transformação radical proposta por Jesus."
Foi através do medo que a Igreja conquistou os seus fiéis, que conseguiram que "corrigissem os seus erros", e ouvissem a palavra. Acreditam ainda no inferno, num Deus que as manda pa lá, é tornar Deus à imagem do homem, impiedoso, interesseiro,vingativo, quando está acima de tudo isso. Como se o homem não pudesse ser bom, agir adequadamente, sem que houvesse uma religião que os mantivesse na ordem.
Os reencarcionistas surgem e alegam que temos outra oportunidade a seguir e a seguir.., nada de stress façam o melhor que conseguirem. Nada de paralisar com medo. Façam o vosso melhor.
Mas o que é isto?! Nem pensar, o que faz a igreja?! Denuncia a reencarnação como heresia, não é aceite portanto, e cria o sacramento da confissão. A confissão por sua vez faria por todos o que a reencarnção prometia...outra oportunidade...uma em pequena escala, outra em grande escala. Mas havia um problema, e a imperfeição desta invenção encontra-se no facto de as pessoas acharem que podiam fazer tudo, confessavam e já tá, o que é igual a apuros, a igreja tinha de lançar novos dados, era imperativo incutir mais uma dose de medo e eis, que através do belo do purgatório. Era uma espécie de inferno mas de fim-de-semana, ou seja mesmo que confesses os teus pecados, Deus vai fazer-te sofrer, por isso cautela, baixa a bola, nada de grandes jogadas ou emancipação. O mais engraçado no meio de tudo isto é a possibilidade de se comprar a isenção ao purgatório...lindo! Sem qualquer lógica, o inferno invadido por pobres, e o céu de ricos!! Não me parece nada política de Deus!
Vivendo nós um período insignificante da história da terra, nem comparado a um milésimo de segundo, cometendo uma série de erros inevitáveis alguns, e pronto vou pó céu este também perpétuo, tenho quase a certeza que tanta perfeição nos ia levar à loucura em segundos.
Na minha opinião faz mais sentido uma oportunidade em maior escala, porque já diz o velho ditado "Depressa e bem não há quem.", possibilitada pela teoria da reencarnação, permitindo criar tudo do zero, como às vezes temos vontade em aspectos práticos do nosso dia-a-dia, do que confessar meia dúzia de coisas que considero pecados e que depois até nem são nada de especial e vivo com a culpa de continuar a pecar!
A nossa intenção é evoluir, e essa evolução é para cima, quando se coloca a hipótese de regressar como um animal, a questão que se coloca é se voltaria? A resposta é certamente não, porque o propósito é a evolução, essa evolução é inteligente e não iria colocar a evolução em causa com a reencarnção numa forma de vida menos evoluída, mas mesmo assim não menos importante quanto a humana. O maior desejo da alma/ (mónada) é experimentar aspectos cada vez mais elevados, até à unidade com o Todo ("Nós somos todos Um"), o que se conhece por exemplo por Nirvana. A reencarnação é perfeita.
até... :)
Data: 14 14UTC April 14UTC 2009 06:29
Data: 14 14UTC April 14UTC 2009 12:19
Que parvoice essa da sra da serra dizer que II Corintios 5 estar a falar do sacramento da confissão como é preconizada pela icar... ai ai anda a fumar marlboro demais.
Por outro lado, eu como aluno muitas vezes era o último a entregar a prova e não era por falta de estudo, era porque escrevia muito e enchia pelo menos 2 folhas de ponto, as vezes mais e tinha boas notas, e cheguei a ter que correr atras de professores que já bazavam pra lhes por as folhas na mão.
Quanto a essa de ser a salada de alguém, eu acabei de almoçar, estou a ficar mal disposto só de pensar no azar de alguém.
Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum. Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui. Se ainda não se registou, visite a página de Registo.
Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.
|
 |
|