© 1999-2026 Paroquias.org |
|
 |
A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.

F : Geral
Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 26 26UTC March 26UTC 2010 18:08
Escrito por: p_veiga (IP registado)
Data: 26 26UTC March 26UTC 2010 18:16
Descobri agora este tópico e ainda vou na página 6, estou a ler e anotar, levarei algum tempo.
Bom, tenho de concordar que não é por todos verem que o Sol que se põe todos os dias, que faz com que a terra seja o centro do universo, hoje qualquer miúdo consegue explicar esse fenómeno. Mas quantos teólogos tentaram por todos os meios mater o geocentrismo?! Não vou enumerar, na altura todas as pessoas eram contra essas ideias, e também não eram por todos observarem a movimentação do sol que tornou verdadeiro o geocentrismo, assim como não é falso que a terra não é centro de coisa nenhuma apenas porque hoje todos acreditam nisso.
Bom, desde já muito obrigado a todos, continuarei a minha leitura cuidada sobre o tema.
P Veiga
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 26 26UTC March 26UTC 2010 19:33
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 27 27UTC March 27UTC 2010 13:45
Seria otimo se Deus inspirasse todos os meus ideais.
Só que as coisas não são assim; nem tudo no homem é inspirado por Deus.
É por isso que a opinião e visão da Igreja (e apenas a dela), estará errada?
A procura de um deus mais forte, mais isto, mais aquilo, esteve na origem da Igreja católica? Não.
Na origem do cristianismo está o Mestre, que em torno de si convocou discipulos.
Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)
Data: 27 27UTC March 27UTC 2010 15:21
Já cheguei á página 14, e claro a essência deste tema encontra-se logo nas 4 primeiras.
Começo a perder o interesse pelo tema, não porque o Satanás está a ser expulso do meu corpo por eu ter comungado… (espero que os membros que não gostam de perguntas, não venham responder com o Satanás…) Reparo com forte incidência que a argumentação contra a reencarnação e uma forma de ocultar um sentimento contra Allan Kardec, mas não foi Allan Kardec que inventou a reencarnação.
A favor da reencarnação, noto pelo menos encontrar membros mais tolerantes, mesmo sendo ofendidos como observei em alguma citações, mantiveram a sua postura.
Negar a reencarnação, como se isso tirasse o mérito á morte “sacrifício” de Jesus, parece discussão do século XIV. Ter a arrogância de afirmar que o nosso Deus é o maior de todos os outros é fundamentalismo, mais logo estamos a matar sarracenos.
P Veiga
Escrito por: OmegaStar (IP registado)
Data: 28 28UTC March 28UTC 2010 14:09
Aceitando-se um principio da natureza humana, assume-se o mesmo princípio para todos os individuos da mesma natureza.
Reencarnar e ressuscitar são conceitos distintos com atributos especificos e distintos sobre uma mesma natureza.
A alma de Adão procede de Deus, assumindo-se que exista uma alma, exista um Adão e exista um Deus.
O principio cristão afirma que Adão foi criado por Deus como sendo uma alma vivente.
O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente (Gn 2,7)(I Coríntios 15,45)
Logo, não podendo Adão ter sido produto de reencarnação, já que é evidente a criação da matéria e sua alma vivente (ja que o corpo não vive que não em função da alma lhe conferir vida), e assumindo que o espiritismo se diz cristão.
Ou Adão não foi criado, ou o espiritismo não é cristão.
E, como base cristã sabemos que Adão foi criado, logo, o espiritismo não é cristão.
OmegaStar
Data: 30 30UTC March 30UTC 2010 08:30
Muito esclarecedor, sem dúvida!
Então a reencarnação não existe porque o espiritismo não é cristão, logo Adão foi criado e não reencarnado…
Então para além do pecado original temos ainda a problemática do Adão.
Sendo assim apenas os cristãos não reencarnam, sorte para os seguidores do espiritismo…
Se Adão foi o único criado por Deus, e Deus é cristão, então todos os judeus, islâmicos, hinduístas, budistas, etc… todos estes são meros animais falantes…
Eu não pretendia apenas encontrar aqui o problema dogmático dentro da interpretação condicionada pelo dogmatismo, para isso perguntaria de onde surgiu a mulher de Caín.
P Veiga
Data: 30 30UTC March 30UTC 2010 14:15
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 30 30UTC March 30UTC 2010 17:15
Que confusão vai nessa cabeça.
Que experiência te falta ainda ultrapassar, para que possas atingir uma ressureição?
O que está errado é pensar que nos dissociamos do corpo, mas nós somos o que somos por causa do nosso corpo. Se a meio da minha vida me dessem outro corpo, eu seria uma pessoa completamente diferente e de nada me serviria provavelmente o que teria aprendido no corpo anterior(a não ser as coisas que me fossem similares, mas aí de que adianta viver outra vida para viver uma vida igual), porque teria que me adaptar a uma nova realidade. Se me derem um escopo serei pedreiro se me derem uma sanfona serei sanfonista. Que adianta ao sanfonista ter sido pedreiro, ou ao pedreiro ter sido sanfonista. Nada. O nosso corpo dá-nos qualidades naturais, são dons de Deus, com os quais nos temos de adaptar e sobreviver e por isso tornamo-nos únicos. Não existiu nem existe ninguém igual a nós.
Só ha´uma experiência que precisamos de ultrapassar a experiência do amor. Nessa ressureição que corpo levarei eu? Que pessoa serei eu escolher para a vida eterna. A última talvez, porque contém mais experiência. Mas é como digo que adianta ao sanfonista ter sido pedreiro, ou ao pedreiro ter sido sanfonista. Porque pode o pedreiro nunca vir a ser um bom pedreiro ou um sanfonista nunca vir a ser um bom sanfonista. Mas não é o objectivo dessa reciclagem de almas ao qual chamam ressureição, a perfeição? Então teria que ser sempre pedreiro, para se aperfeiçoar. Mas que adianta então viver sempre a mesma vida? Descobrir o amor,a caridade e o perdão? Mas para isso só é preciso uma vida, ou a salvação de Deus.
Data: 30 30UTC March 30UTC 2010 19:37
Queres maior do que a do amor como dizes? Não sei porque achas que todos a ultrapassámos...eu não! E basta olhar à nossa volta para admirar belos casos de pseudo amor!
O corpo será aquele com que atingires esse momento.
O que dizes é tão facilmente ultrapassado por outros sistemas de explicação, que são apenas uma teoria.
Não precisas ser sanfonista e pedreiro em existências distintas, olha um padre pode ser padre e pedófilo na mesma, não há nada que impeça alguém de ser sanfonista e pedreiro! Pasteleiro e advogado, terapeuta e pintor, escritor e taxista...pescador, pintor e agricultor!!
Falas em reciclagem de almas, e isso está perfeitamente em desacordo com reencarnação, isso será outra teoria qualquer que não sei o nome!
A tua observação está presa apenas ao material, corpo e aperfeiçoamento de profissão, tarefa...a reencarnação visa aperfeiçoamento do espírito....é óbvio que terás de ter uma ocupação e nessa ocupação não és apenas pedreiro corpo robusto que trabalha arduamente, mas há algo que permeia tudo o que faças, e desculpa discordar mas não é um braço, uma perna, um nariz arrebitado ou achatado...Por isso tanto se procura trabalhar o domínio do espírito sobre a matéria! Não vai ser o meu nariz pequeno, grande, achatado ou arrebitado que vai determinar se sou caridosa, ou maquiavélica ou o meu cabelo carapinha me vai envergonhar...
Amor, caridade e perdão...basta uma vida? Que bom para ti...
O céu deve estar vazio...
Caridade e perdão resultam do amor...na base de todos os sentimentos ou está o amor ou está o medo, o medo domina!
Data: 30 30UTC March 30UTC 2010 21:10
Data: 30 30UTC March 30UTC 2010 23:18
...e nada que seja matéria se encontra em ato...
Deve-se compreender que: nada que seja matéria ainda "não concebida" se encontra em ato, mas se encontra em potencia de vir a ser.
Todo ser que ainda não nasceu esta em potencia para nascer, mas somente receberá seu ser em ato, através de sua substancia que é sua alma.
OmegaStar
Data: 31 31UTC March 31UTC 2010 12:44
Data: 31 31UTC March 31UTC 2010 13:27
o que eu digo faz sentido. Segundo uma perspectiva de perfeição um sujeito com muitas reencarnações está muito próximo da perfeição. Existem tantas estórias de santos que eram pecadores e de um momento para o outro mudaram a sua vida, por outro lado existem histórias de gente santa que se tornou pecadora. ISso não deveria acontecer pois se o santos fossem gente com muitas reencarnações, não havia hipótese de serem alguma vez serem pecadoras.
O céu está cheio.
E se queres falar de corpo, posso-te dar muitos exemplos em que o corpo influencia a moral das pessoas, como a cleptomania, que mais não é que um desiquilibrio quimico no cérebro, ou mesmo a pedofilia, que a OMS encara como uma doença de perturbação da personalidade e alguns estudos a relacionam com a ligação entre o hemisfério direito e esquerdo do cérebro. Se vais pôr o corpo de fora da bondade ou maldade das pessoas vais ter sarilhos.
Data: 31 31UTC March 31UTC 2010 13:35
A acrescentar que penso que embora difícil é possível resistir a essas maldades.
Data: 31 31UTC March 31UTC 2010 13:45
Ninguém falou em santos...os verdadeiros santos não voltam...ascendem...Se conseguires isso, que bom para ti! Nunca disse que era impossível, mas não há santos por aí em todas as esquinas! Não há um numero de vezes que tens de cumprir...
Já agora que falamos em corpo a questão é exactamente a mesma mas em escala reduzida, que corpo ressuscita? O meu corpo adulto não é igual ao de infância?
E já agora, um recém-nascido que falece com horas ou dias, que não pode sequer constatar que era cleptomaníaco, ou consciência do seu corpo, ressuscita aquele corpo frágil e inexperiente, que não desenvolveu consciência, que moralmente não teve hipóteses de desenvolver e experimentar o amor, a caridade e o perdão?
o que eu digo também faz sentido...
Editado 1 vezes. Última edição em 31/03/2010 13:48 por Anori.
Data: 31 31UTC March 31UTC 2010 15:00
Mas alguém disse que era preciso viver ou ter uma vida longa, para experimentar isso tudo? O amor de Deus salva exactamente porque é amor, porque experimentamos e mais importante retribuimos o amor de Deus, seja onde quer que estejamos. Essa teoria de que é preciso viver para atingir a perfeição é da reencarnação, não da ressureição, porque Cristo ressuscitou pelo poder dele próprio nós ressuscitamos pelo poder de Deus.
COmo dizia aquela parábola ninguém pode ficar chateado se o o senhor da vinha der mais alguma coisa a quem menos fizer e der o correcto a quem cumpre, porque se cumpre com o correcto nada se lhe pode apontar, mas se dá mais alguma coisa a quem aparentemente chegou mais tarde à vinha isso só diz respeito ao próprio senhor da vinha, não a mais ninguém.
Quer dizer que eu posso levar uma vida de pecador e mesmo assim ser salvo e outro cumpridor ter aquilo que merece que é a salvação, mas não ter o direito de reclamar com Deus, por ele dar mais alguma coisa a outros, pois se ele cumpriu para com eles próprios, o que senhor dá a mais ninguém tem nada com isso e ninguém lhe pode exigir nada.
Data: 31 31UTC March 31UTC 2010 15:42
Data: 31 31UTC March 31UTC 2010 16:27
Escrito por: judmar (IP registado)
Data: 31 31UTC March 31UTC 2010 18:05
Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum. Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui. Se ainda não se registou, visite a página de Registo.
Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.
|
 |
|