© 1999-2026 Paroquias.org |
|
 |
A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.

F : Geral
Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 26 26UTC June 26UTC 2009 17:39
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 26 26UTC June 26UTC 2009 19:59
Data: 26 26UTC June 26UTC 2009 20:45
Data: 26 26UTC June 26UTC 2009 21:17
Data: 26 26UTC June 26UTC 2009 21:48
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 26 26UTC June 26UTC 2009 23:14
Escrito por: Demar (IP registado)
Data: 27 27UTC June 27UTC 2009 04:13
Escrito por: Demar (IP registado)
Data: 27 27UTC June 27UTC 2009 04:21
Data: 27 27UTC June 27UTC 2009 07:35
Data: 28 28UTC June 28UTC 2009 18:19
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 28 28UTC June 28UTC 2009 18:59
Olá, Desconhecido.
Eu nunca tive contacto com os Espíritas, aqui em Lisboa são muito poucos (pelo menos nunca vi nenhuma igreja espírita), assim que não sei praticamente nada acerca das vossas crenças. Essa é uma das razões porque nunca respondo aos vossos posts.
Sei no entanto que acreditam na reencarnação e na comunicação com pessoas falecidas, correcto?
Podia-me explicar em breves frases quais as crenças principais (e os livros sagrados) da vossa fé ou então dar-me um site "credível" sobre o assunto? Obrigada.
"Cristo salva! Eu creio" - Flor
Paz do Senhor para Todos!
Data: 28 28UTC June 28UTC 2009 19:26
Ola Cristo Salva, mais uma vez repito que não me considero espírita. Não me considero em bom rigor pertencente a alguma crença ou filosofia em termos exclusivos. Mas posso certamente ajudar em algo. Enviarei por mensagem privada.
Apenas respondi aqui por esclarecimento, e para evitar que haja replicas baseadas em algum "mal entendido".
cumps
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 28 28UTC June 28UTC 2009 19:41
Certo, Desconhecido! Desculpe, e obrigada pela resposta :)
Flor.
"Cristo salva! Eu creio" - Flor
Paz do Senhor para Todos!
Data: 29 29UTC June 29UTC 2009 11:09
Data: 29 29UTC June 29UTC 2009 13:14
Data: 29 29UTC June 29UTC 2009 23:32
Olá Desconhecido,
Alguns dos motivos pelos quais considero o espiritismo e a reencarnação doutrinas erradas passam por conclusões e pressupostos como as que escreves aqui.
Repara, presumes haver um aumento da consciência moral com o avançar da idade. Até aqui estamos de acordo, com a ressalva de que nem sempre é assim. A conclusão que retiras, depois, é que já não faz sentido: sem corpo, poderíamos progredir muito mais. Não faz sentido por dois aspectos, pelo menos.
Primeiro, e à luz da própria doutrina que segues, a reencarnação pressupõe a união da alma com o corpo. Como já referiste por diversas vezes, a finalidade da reencarnação é o aperfeiçoamento moral e o aumento da consciência. Ou seja, e mantendo o exemplo, o aumento da consciência moral continua a estar sujeito a uma união alma-corpo, donde se pode, desde já, concluir que a ideia que defendes agora não tem sentido.
Em segundo lugar, e mantendo o exemplo, a moral respeita aos actos que o ser humano pratica com conhecimento e de livre vontade. O homem não é só matéria nem só alma, mas sim a união corpo e alma, penso que até aqui estamos de acordo. Sucede então, que a consciência moral respeita ao homem - união alma-corpo - e do julgamento dos actos que pratica. Ou seja, também nesta perspectiva a tua afirmação carece de sentido.
Quanto à «migração da almas»,
Primeiro, «cada cabeça sua sentença» não é uma fórmula mágica que serve para legitimar o que nos apeteça.
Relativamente à tua tese, é descabida pelo seguinte:
1. Dizes que na reencarnação não existe regressão, ou seja, não se anda de cavalo para burro. Assim, as almas nunca poderiam ser mais do que aquilo que já foram. A existir uma variação positiva do número de almas, só poderia ser explicado com a criação de novas almas humana, logo não-reencarnadas, o que só por si iria abalar os fundamentos das almas eternas que já vi defender por aqui.
2. Se, por mera hipótese académica, fosse admissível, primeiro, a reencarnação, segundo, duma alma não humana num corpo humano, levantar-se-ia o mesmo problema da reencarnação vs. criação (incompatíveis segundo os defensores da reencarnação aqui do fórum) numa escala muito maior.
Por fim, o principal erro na defesa desta doutrina, e no teu caso particular que te assumes como cristão, é que contraria frontalmente a Revelação. Um cristão é cristão quando usa todo o seu ser para glorificar a Deus, vivendo os Seus mandamentos e ensinamentos. Ensinamentos esses que nos dizem que todas as almas são criadas directamente por Deus e que por Ele serão julgadas, seguindo-se uma sentença eterna.
Cumprimentos
Alpha
Data: 30 30UTC June 30UTC 2009 00:49
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 12 12UTC July 12UTC 2009 13:40
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 29 29UTC July 29UTC 2009 13:03
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 29 29UTC July 29UTC 2009 22:55
Isto da alma ser reciclada parece muito ecológico. Mas se é parte dela, o que se faz ao resto da alma?
Desculpem mas, que eu saiba, no tempo de Cristo havia os que acreditavam na Ressurreição e os que não acreditavam. Veja-se, por exemplo, um discurso de S. Paulo.Nunca vi que Cristo dissesse que havia reencarnação. No caso daquele que pedia para Lázaro vir avisar os irmãos a resposta do Senhor é bem clara.
Seria fácil...o pobre Lázaro reencarnava e contava o que se passava...e até o próprio podia vir cá... dar o aviso.
Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum. Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui. Se ainda não se registou, visite a página de Registo.
Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.
|
 |
|