© 1999-2026 Paroquias.org |
|
 |
A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.

F : Geral
Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 20 20UTC April 20UTC 2009 09:09
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 20 20UTC April 20UTC 2009 12:11
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." - Nietzsche
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 20UTC April 20UTC 2009 12:42
Data: 20 20UTC April 20UTC 2009 13:13
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 20 20UTC April 20UTC 2009 20:27
Data: 20 20UTC April 20UTC 2009 20:30
Depois de tanto se falar em ressurreição e reencarnação, deveríamos ter chegado à conclusão de que se complementam, um como meio, outro como "fim".
A reencarnação serve o propósito da ressurreição. A ressurreição é acontecimento grandioso, com um significado que provávelmente permaneceu obscuro para a maior parte de nós...significa nascer para o verdadeiro amor. Sim porque a maior parte de nós não sabe o que é o amor. Conhecer o amor não se justifica com uma relação bem sucedida, poucos sabemos o que é o AMOR...eu não sei.
O que acontece é o emprego de nomes diferentes para as mesmas coisas, a ressurreição poderemos comparar ao Estado de Buda.
Tornam-se incompatíveis quando se tentam colocar no mesmo lugar.
E para acabar com espéculações acerca do que sou ou deixo de ser. Posso dizer que fiz 1ª, 2ª, 3ª, 4ª comunhão, Crisma, fui catequista, chefe de acólitos, retiros aqui e acolá, peregrinações,umas quantas semanas em Taizé, e devo dizer que estas me ajudaram a ousar questionar...sempre a par da curiosodade e simpatia pela filosofia budista. E como já disse, questionava-me acerca da legitimidade da minha palavra face às outras! Até que questionei, havia muita informação contraditória, passei muito tempo sem querer fazer as perguntas, mas perdi o medo. O budismo oferece características apreciáveis como tolerância, abertura e não dogmático, o facto de ser não teísta torna-o mais prático, muito mais, torna-nos activos em nós em vez de submissos.
Haviam imensos aspectos na Bíblia que me deixavam de pulga atrás da orelha. Os que já mencionei e outros, um Deus assumido masculino, quando lá se refere "macho e fêmea os criou", não acho que seja difícil perceber que são características divinas, macho e fêmea, masculino e feminino, mais uma interpretação desastrosa.
Data: 20 20UTC April 20UTC 2009 20:47
Mal citado porquê?
Se não consegues aplicar isso às pedras, quando se fala nesse caso em energia. Não podes pelo menos no que respeita aos restantes estados negar que ajuda a sustentar a veracidade da evolução, e da passagem pelos diferentes estados.
Data: 21 21UTC April 21UTC 2009 10:32
Data: 21 21UTC April 21UTC 2009 12:17
"P.S. Como curiosidade... O que são a 2.ª, 3.ª e 4.ª comunhão? Pois eu conheço a Primeira Comunhão, a Comunhão Solene e a Profissão de Fé. As cerimónias da iniciação cristã mudaram desde que eu as fiz?!"
-Era um exagero da realidade...queria dizer que fiz um percurso. Não o disse por exibicionismo, mas apenas por forma a mostra que não falo exactamente sem conhecimento de causa, ou que critico apenas porque me deu na telha. E também não tinha justificado ou assumido qualquer filosofia porque com todo o respeito, não acho que comentar esse aspecto seja de direito, como se costuma dizer, cada um sabe de si!
"Mas deixa que te diga que o cristianismo também ensina a tolerância e a abertura - excessos há-os cometidos quer por cristãos quer por budistas - e considero que acreditar na reencarnação é uma forma de ser submisso sim, ou talvez a palavra mais correcta seja conformado."
-Concordo que nem tudo é mau. Mas referir a reencarnação como forma de submissão é sem dúvida não compreender o seu propósito. E nesse aspecto a Igreja é mestra em submissão, pecado, inferno, purgatório...não vás por aí.
"Não posso deixar de reparar que já não é a primeira vez que usas a palavra "ousar" juntamente com a palavra "questionar"! Para questionar nunca precisei de ousar, sai-me naturalmente. O facto de não te sentires bem e em casa no cristianismo não implica que seja essa a situação para os restantes."
-És precoce, parabéns!! E já questionast as incongruências da Bíblia? Saindo-te naturalmente já deverias ter resposta para elas, ou a naturalidade das tuas questões são caracterizadas pela submissão!? Como se pode simplesmente ficar indiferente? O facto de não me sentir bem, resulta de uma evidência que está aos olhos de todos, ou se fecha os olhos, ou não!!
"O facto de não te sentires bem e em casa no cristianismo não implica que seja essa a situação para os restantes."
- Dei a minha opinião. Qualquer opinião que se dê tem de ser encarada como imposição? Opinião!!!!!!!!!!!!!!!! Perspectiva!!!!!!!!
"A questão de os ter criado homem e mulher relaciona-se com a humanidade não com Deus. Achas um motivo de discórdia o facto de Deus ser masculino? Faz-me lembrar uma anedota qualquer (ou um filme, já não sei bem) em que um fulano tendo visto Deus e questionado sobre como Ele era respondeu: She's black!"
- Foi um exemplo de um vasto leque de incompreensões. Não! Ele tb o será, mas não é apenas masculino, isso parte apenas de condicionantes sociais, etc, etc, para quêm lê a Bíblia à letra, deveria parecer mais que óbvio que Deus será também Deusa.
No meio de tudo isto o que gostava é que realmente os que se assumem livres de questionar a Bíblia, olhem sobre os aspectos que levam a crer que na realidade não há nada de novo na Bíblia, apenas acumular de cultura religiosa. Criticam-se posições, quando a minha não constitui uma questão de fé, mas de história antropológica...estou a referir-me às referências Bíblicas.
Data: 21 21UTC April 21UTC 2009 16:00
Data: 21 21UTC April 21UTC 2009 16:15
Data: 21 21UTC April 21UTC 2009 18:04
Data: 21 21UTC April 21UTC 2009 18:22
Em que momento é que eu me disse ser iluminada ou coisa que valha! Não foste tu que começast com comentários da treta, logo para começar. Caídos de pára-quedas, há uma altura em que se adere ao fórum e depois acabou, fecha. Sou eu apenas a vítima, a vitimizar-me, ou seremos todos, não fui eu a única a tomar essa atitude...que antes de perfeita, é natural.
Como disse e bem, haviam de chegar as críticas, ao que sou, fui ou deixo de ser, isso é tempo perdido. Os cristãos são óptimos, os outros não prestam, observações em tudo infantis, que não têm valor algum, se o que pretendes é ataques pessoais podias ter avisado antes, porque teria ignorado.
Eu opinei apenas, tenho toda a legitimidade em assumir os meus pontos de vista e fundamentar. O que fiz muitas vezes foi apenas deixar questões, que permanecem para nós sem resposta, não assumi qualquer estado iluminado.
Data: 21 21UTC April 21UTC 2009 18:39
Data: 21 21UTC April 21UTC 2009 19:32
Data: 21 21UTC April 21UTC 2009 20:22
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 22 22UTC April 22UTC 2009 12:43
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 22 22UTC April 22UTC 2009 20:08
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 22 22UTC April 22UTC 2009 20:24
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 22 22UTC April 22UTC 2009 21:28
Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum. Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui. Se ainda não se registou, visite a página de Registo.
Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.
|
 |
|