F
paroquias.org

A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
F : Geral

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3
Re: A Igreja em crise? Porque?
Escrito por: Julio Cesar Simoes (IP registado)
Data: 02 02UTC August 02UTC 2009 06:05

Sou brasileiro, fiquei feliz em saber que um dos padres aí é brasileiro. Sou católico e vejo, com tristeza, o número de protestantes (aqui no Brasil chamamos de "crentes") cresce de maneira assustadora e a grande maioria porque a Igreja Católica não os quis aceitar.
Um exemplo: Um casal onde um deles não é católico tem filhos, mesmo que o cônjuge católico queira levar as crianças para a Igreja, as crianças não serão batizadas se os pais não casarem na Igreja (e o cônjuge não católico não quer), assim as crianças que seriam entregues a Deus SÃO MANDADAS EMBORA, isso para mim é sérissimo, a própria Igeja tem-se esvaziado. Existem muitas outras situações o rebanho tem diminuído quando deveria aumentar.
Um homem que matou outro e arrependeu-se pode receber os sacramentos da Igreja. Um bom paroquiano que casou e "arrependeu-se" não pode casar novamente e se por acaso se unir a uma mulher, seus filhos não serão aceitos na Igreja.
A Igreja só será forte (e o nosso Papa bem sabe disso) se o rebanho for grande não se tiver dólares ou euros.
Desculpe se de algum modo ofendi alguém, mas penso sempre no que é ser católico, no amôr a Deus e ao próximo, e penso em como age a Igreja... Isso me preocupa. Serei católico até o fim da minha vida e o que posso fazer, por enquanto, é rezar para que a Igreja encontre o caminho. As ovelhas conhecem seu pastor, o pastor não pode virar as costas para elas. Quando Jesus perguntar ao pastor: "Onde estão minhas ovelhas?" O que o pastor vai responder? Que perdeu? Que mandou embora?
A crise da Igreja é muito maior que dólares ou euros...

RE: A Igreja em crise? Porque?
Escrito por: jose1980pinto (IP registado)
Data: 04 04UTC August 04UTC 2009 12:58

Algumas explicações possíveis:

- resposta tardia ao darwinismo e na aceitação da ciência como principal meio de explicar os fenómenos, ou seja, o conhecimento empírico, ao mesmo tempo que se santificavam ou beatificavam pessoas cujos "milagres" poderiam ser facilmente postos em causa

-a crescente escolaridade das pessoas conflita com muitos dos ensinamentos e acontecimentos bíblicos que apesar de metafóricos foram entendidos desde sempre como factos reais

- a exclusividade do sacerdócio ao sexo masculino e a proibição do casamento ou união (heterossexuais) dos mesmos, negando a própria natureza, não se alicerça em qualquer escritura sagrada

- o apoio a regimes militares ou fascistas durante todo o século XX

- o não acompanhamento da própria sociedade que tende hoje a individualizar a religião, criando cada um as suas próprias normas e regras porque a autoridade do vaticano tem-se revelado nula por causa de posições contra a pílula ou preservativo que chocam até com a prática da maioria dos que se afirmam católicos

- Ao contrário dos judeus que respeitam na íntegra o sabath a igreja não tomou posições firmes contra o trabalho ao domingo

Mas a crise não é propriamente da Igreja, a crise é do próprio homem. E a primeira não existe sem o segundo.

Escrito por: nick (IP registado)
Data: 04 04UTC August 04UTC 2009 16:03

Os 2 primeiros pontos parece-me ter mais a ver com uma visão popular que com a realidade, a nível popular atribuem-se posições à igreja que são mais da religiosidade popular que propriamente da igreja.

O mesmo vale para o 4º ponto, desde o concilio vaticano II que a igreja tem sido muito critica das ditaduras

o 6º ponto, trabalho ao domingo é irrelevante.

A exclusividade do sacerdocio para o sexo masculino, a posição sobre o planeamento familiar e sobre o divórcio têm um peso significativo, mas a igreja deve procurar antes a fidelidade ao Evangelho que ser numerosa. O individualismo crescente é crucial, cada um tende a fazer uma religião à medida, mas isso sempre foi a raiz da idolatria.

Data: 05 05UTC August 05UTC 2009 06:37

Muitas vezes encontro nas discussões de diversos fóruns afirmativas que a aceitação da fé está diretamente ligada ao grau de cultura do homem. Então eu pergunto: Sabe me dizer quanto tem que estudar um Padre? Sabe quantos padres do Vaticano pesquisam todo tipo de ciência? Sabe que a maior biblioteca do mundo está no Vaticano?
Fosse o conhecimento humano responsável pela falta de fé o Vaticano não existiria.
O Sábado do Senhor. De acordo com o Levítico 23,3 "É o repouso consagrado ao Senhor..." Tem bastante protestante querendo ser judeu, que mudou o sábado para domingo (segunda-feira é o segundo dia como o próprio nome diz) e faz uma interpretação forçosa: "consagrado ao Senhor" - seu dia de descanço TÊM que ser decicado ao Senhor, quando, na verdade, Deus deu um presente aos homens de Israel, tirados da escravidão por Moisés, trabalhando TODOS os dias de sua vida, desde a tenra idade para o Faraó. Desde então, até hoje, o dia de descanço dos judeus é respeitado em todo o mundo por todas as culturas. Apenas isso, um dia de descanço...

Re: RE: A Igreja em crise? Porque?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 05 05UTC August 05UTC 2009 10:17

Escrito por: Isabella (IP registado)
Data: 05 05UTC August 05UTC 2009 12:47

Como há muita publicidade a várias religões as pessoas ficam confusas e não sabem o que querem.

Data: 05 05UTC August 05UTC 2009 14:53

Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 06 06UTC August 06UTC 2009 19:45

Escrito por: meira (IP registado)
Data: 06 06UTC August 06UTC 2009 22:38

Data: 06 06UTC August 06UTC 2009 22:39

Se a Igreja batizasse essa criança que dificilmente seria educada como católica, iriam acusar o padre de agir por dinheiro...

Data: 07 07UTC August 07UTC 2009 22:27

Data: 08 08UTC August 08UTC 2009 00:08

Uma senhora casada cá do bairro há dois anos errou cometendo infidelidade. Durou apenas duas semanas. O marido não a deixou, mas a partir dai as discussões começaram, não há mais confiança. Agora ele vive em casa com a mulher e tem uma amante mesmo à vista de todos e diz à mulher que foi ela quem começou. A mulher diz, mas foi só duas semanas e tu já andas com ela há um ano. eheehehehe. Estes são ambos católicos. Se a igreja ou os padres lhe perdoaram, o marido não!

Data: 08 08UTC August 08UTC 2009 04:12

Tenho dentro de mim que um sacramento deveria ser uma benção, não um castigo...
Comparei o assassino com o casal que quer a separação pois acreditei que, como católicos, poderiamos perdoar tanto um como outro...
Acreditei que qualquer criança, fossem os pais de que religião fosse, seriam recebidas dentro da Igreja com alegria e de braços abertos...

Editado 1 vezes. Última edição em 08/08/2009 04:13 por Julio Cesar Simoes.

Data: 08 08UTC August 08UTC 2009 22:51

Data: 09 09UTC August 09UTC 2009 00:22

É Meira, seu pensamento deve estar certo!
Minha mãe é espírita, meu pai não frequênta igrejas, fui batizado porque meus padrinhos eram católicos. Meu pai se separou da minha mãe quando eu tinha 3 anos de idade, fui na casa de meus padrinhos umas 10 vezes antes deles morrerem... Na escola em que comecei estudar tinham aulas de catecismo, a frequência era apenas para quem queria, fui as aulas de catequese e fiz minha primeira comunhão na mesma igreja que fui batizado, não tinha ninguém da minha família na minha primeira comunhão, fui sozinho, ainda não tinha 10 anos de idade... Antes dos 15 anos de idade fiquei muito doente do pulmão e ná época (1975) ainda mandavam para o interior (sou de São Paulo) quem tinha problemas desse tipo. Adolescente e sozinho, poderia fazer o que quisesse e fiz: ia na missa quase todos os dias, participava do grupo de jovens, grupo mariano, vigílias, cantava no coral, fazia leituras na missa, fazia óstias, ajudava a lavar a igreja para missas importantes, cartazes sobre os eventos religiosos e fiz minha crisma numa cidade chamada Paraibuna, interior de São Paulo. Na época da faculdade fui para o seminário na recém criada Diosese de São José dos Campos, que abrangia a cidade de Paraibuna. Dom Eusébio Oscar foi o primeiro Bispo designado para a Diocese (hoje ele está no Estado de Santa Catarina). Você está certo no seu pensamento Meira, Dom Eusébio me chamou e disse que eu não poderia me ordenar porque meu pai e minha mãe, sendo separados, eu não poderia dar o exemplo da família na missa...
Sou católico e vou morrer católico, tenho hoje 48 anos e ainda espero que esse tipo de pensamento com relação as crianças de pais não católicos e as outras pessoas que querem os sacramentos mude para que eu me ordene, até lá eu apenas rezo e espero...

Data: 09 09UTC August 09UTC 2009 01:12

Data: 09 09UTC August 09UTC 2009 21:49

César, não havia necessidade da ironia em tua resposta. Apenas tentei manifestar minha discordância. Lamento se te ofendi de alguma forma, mas continuo discordando de tuas opiniões. quanto à questão dos casados "arrependidos" queria lembrar Marcos, 10, 2-12:
2. Chegaram os fariseus e perguntaram-lhe, para o pôr à prova, se era permitido ao homem repudiar sua mulher.
3. Ele respondeu-lhes: "Que vos ordenou Moisés?"
4. Eles responderam: "Moisés permitiu escrever carta de divórcio e despedir a mulher."
5. Continuou Jesus: "Foi devido à dureza do vosso coração que ele vos deu essa lei;
6. mas, no princípio da criação, Deus os fez homem e mulher.
7. Por isso, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher;
8. e os dois não serão senão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne.
9. Não separe, pois, o homem o que Deus uniu."
10. Em casa, os discípulos fizeram-lhe perguntas sobre o mesmo assunto.
11. E ele disse-lhes: "Quem repudia sua mulher e se casa com outra, comete adultério contra a primeira.
12. E se a mulher repudia o marido e se casa com outro, comete adultério."
Para mim parece bem claro a objeção de Jesus ao divórcio. Ma pode ser que no teu seminário tenhas estudado algum teólogo alemão ou holandês que interprete as palavras de Jesus de outra maneira, de modo a afastar a interpretação literal. Queria também lembrar que mesmo a Igreja Anglicana, extremamente liberal, não aceita casar divorciados, tanto que recentemente o Princípe Charles e sua nova esposa tiveram de se contentar uma benção religiosa mais ou menos informal.

Escrito por: Ricardo Figueiredo (IP registado)
Data: 14 14UTC August 14UTC 2009 17:00

Caros amigos,

Sobre este tema, proponho a leitura de um livro muito interessante "A Fé em Crise? O Cardeal Ratzingerr se interroga", é uma entrevista do jornalista Vittorio Messori ao Cardeal Raztinger (ainda só encontrei em Português do Brasil).
O então Cardeal expõe claramente como deve ser lido o Concílio, a Tradição, a Escritura. Faz uma análise incisiva da Igreja. Um livro interessante mas pouco falado.

Em Xto,
Ricardo F.

Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 28 28UTC September 28UTC 2009 12:49

Data: 30 30UTC September 30UTC 2009 19:17

Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3

Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.