F
paroquias.org

A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
F : Geral

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 40 de 41
Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 17 17UTC May 17UTC 2010 16:24

Firefox,
Me desculpe, sei que o seu caso não é de má fé. Digo essas coisas da boca para fora mas depois arrependo-me, e arrependi-me quase de imediato mal escrevi.

Há pessoas aqui que me tiram do sério, vc acabou por apanhar tb.

Mas vc há-de convir comigo que, tendo a Igreja uma infinidade de documentos a exaltar a sexualidade humana bem vivida, dentro do plano de Deus, e vc vir-me dizer que o sexo é sujo para a Igreja... rsrs

É preciso não distorcer o que a Igreja diz. As críticas não são bem-vindas – rsrsrs – mas se tiver de ser, paciência. Agora críticas bem feitas, com base no que a Igreja diz e defende e não em caricaturas e distorções.

A frase ali para a Luísa foi uma vingançazita, pq eu não gosto de recorrer a esses expedientes muito próprios dela.

Aproveito e peço, em meu nome pessoal, desculpa à senhora que iniciou este tópico; alguém que vivia um caso particularmente doloroso e difícil e pretendia, com este espaço, ir vendo as novidades na Igreja sobre o tema e a discussão franca e aberta da questão. Com o passar do tempo, aqui falou-se de tudo e do tópico original, nada, algo que deve ser muito desagradável para a dita senhora.

Seria bom que nos mudássemos, com este saco de gatos de temas, para outro tópico, a fim de que a dona Vera pudesse ter aqui o seu espaço de reflexão sobre o tópico iniciado.

Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 17 17UTC May 17UTC 2010 17:59

Rui,

Aproveitando que citou o catecismo, só para constar, não tenho problema com o texto na parte citada ;)

Miriam,

Vc está certa em dizer que a igreja nunca afirmou que o sexo era sujo, mas se atentar essa nem era minha questão. Minha preocupação é outra e acho que diz respeito ao abismo que existe entre o que o magistério afirma e qual mensagem é transmitida. É capaz de afirmar que os católicos não acabam com aquela visão ou que o magistério consegue se comunicar bem com o povo nesse assunto? Os casos de misogênia nem são raros no clero, a figura da mulher está associada ao pecado e dai ao sexo como sujeira é um piscar de olhos. Assim, afirmando ou não a sujeira, o magistério podia cuidar mais (como?) para não ensiná-la (sem querer, por suposto). Bem entendido agora?

Fica com Deus

Escrito por: luísa (IP registado)
Data: 17 17UTC May 17UTC 2010 19:48

Data: 17 17UTC May 17UTC 2010 20:19

Data: 17 17UTC May 17UTC 2010 21:17

Data: 17 17UTC May 17UTC 2010 21:29

Data: 17 17UTC May 17UTC 2010 21:42

Se queres passar por cima do Vaticano II, o problema é teu. Continuo a afirmar o mesmo: textos de Bento XVI em que afirme explicitamente o contrário de Trento e do Vaticano II.

Continência perfeita é outro nome para castidade perfeita, vindo... de Trento e da doutrina tradicional!

Mas que fique bem claro que o que aqui deixo é para outros se formarem na doutrina, não para ti, uma vez que tu tens o péssimo hábito de fazer dos teus delírios doutrina da Igreja.

Data: 17 17UTC May 17UTC 2010 21:43

Data: 17 17UTC May 17UTC 2010 21:47

«Visto que a observância da castidade perfeita atinge intimamente inclinações mais profundas da natureza humana, os candidatos não se abeirem nem sejam admitidos à profissão da castidade, senão depois duma provação verdadeiramente suficiente e com a devida maturidade psicológica e afectiva.»

Aqui é dito castidade perfeita, para quem gosta de deturpar textos da Igreja. Castidade perfeita e continência perfeita são sinónimos, sua burra!

Nunca, nunca, nunquinha a Igreja usou «castidade perfeita» para o santo matrimónio!

Reitero o que já disse: para alguém ser anátema, tem que - tal como tu já fizeste - negar a doutrina, afirmar o seu contrário. Como o Papa aceita o Vaticano II e como tem a mesmíssima noção de vida consagrada de Trento e do v2, não incorre no anátema.

Data: 17 17UTC May 17UTC 2010 21:52

Fica aqui mais que provada a total incapacidade da Luísa para ler e interpretar textos. É óbvio que o decreto é destinado a sacerdotes e seminaristas, mas fala nas realidades do matrimónio e da virgindade como um todo, não especificamente para eles.

«Conheçam devidamente os deveres e a dignidade do matrimónio cristão, que simboliza o amor entre Cristo e a Sua Igreja (cfr. Ef. 5,32 s.). Compreendam, porém, a excelência maior da virgindade consagrada a Cristo"

Dignidade do matrimónio, excelência maior da virgindade.

Voltamos à escola?...

Data: 17 17UTC May 17UTC 2010 21:55

De quelquqer forma fico á espera dos tais textozinhos do Papa Bennto XVI..

Data: 17 17UTC May 17UTC 2010 21:58

Enquadramento textual, contexto, não contam para compreender um parágrafo?
Ai a iliteracia ...

Data: 17 17UTC May 17UTC 2010 22:03

Data: 17 17UTC May 17UTC 2010 22:04

Data: 17 17UTC May 17UTC 2010 22:07

Depende, se definires castidade como privação... negativamente... eu não a defino assim.

Data: 17 17UTC May 17UTC 2010 22:12

Data: 17 17UTC May 17UTC 2010 22:20

Data: 17 17UTC May 17UTC 2010 22:26

Data: 17 17UTC May 17UTC 2010 22:40

Nunca, nunca quando se fala em santo matrimónio, se fala em castidade perfeita, jamais. É castidade conjugal, mas não é castidade perfeita.

«Compete-vos também exortar os vossos sacerdotes à excelência na vida espiritual e moral, recordando-lhes em particular o vínculo único que associa o sacerdote a Cristo e cujo celibato sacerdotal, vivido na castidade perfeita, manifesta a profundidade e ao carácter vital.»

DISCURSO DO PAPA BENTO XVI
AOS BISPOS DA CONFERÊNCIA EPISCOPAL DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO
Castidade perfeita=continência perfeita, sempre associada aos religiosos e sacerdotes – à vocação da vida consagrada ou aos consagrados que vivem na castidade perfeita no meio do mundo, como seculares.

Castidade conjugal=fidelidade e amor no santo matrimónio=vocação santa e santificadora com dignidade própria. Mas não castidade perfeita. A virgindade consagrada, continência perfeita, castidade perfeita, virgindade pelo reino é superior, mais excelente. Assim diz a doutrina, assim diz o Papa – ninguém prova o contrário.

Mas assim eu aceito. Tens todo o direito a criticar a Igreja e a sua doutrina. O que não posso aceitar como correcto é que queiras impingir como doutrina da Igreja algo que não é. Criticar e achar que devia ser diferente, tens todo o direito. Não podes é adulterar o que a Igreja diz.

Data: 18 18UTC May 18UTC 2010 20:03

Página actual: 40 de 41

Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.