© 1999-2026 Paroquias.org |
|
 |
A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.

F : Geral
Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 07 07UTC May 07UTC 2010 21:57
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 08 08UTC May 08UTC 2010 03:59
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 08 08UTC May 08UTC 2010 11:46
Lena
se tu consideras triste momento tentar tirar alguém dessa vida enquanto outros vão lá dar-lhe uma embalagem de preservativos, estamos conversadas quanto ao teu conceito de dignidade humana.
Para mim, aquilo era mesmo nadificar o ser humano. Aquela pessoa não valia nada enquanto pessoa, ninguém se importava se ela sofria, se precisava de ajuda para se libertar daquilo... se queria ter uma família, se queria ser amada e respeitada... só interessava que não contaminasse ninguém... que não prejudicasse o resto da vida dos coitadinhos dos - muitos - homens com quem ia utilizar os preservativos.
Para mim, colocar as coisas nesses termos é reduzir o ser humano a lixo, é considerar que aquela pessoa não vale nada, só serve para satisfazer os mais baixos instintos dos - muitos - homens que por ela passassem.
Como respeito as pessoas e quero para elas a vivência da verdadeira dignidade dos filhos e filhas de Deus, jamais poderei aceitar que esse tipo de trabalho seja feito por supostos católicos com prostitutas.
Nisso, fazem melhor os protestantes que, além de não recorrerem a esses métodos, ainda tiram mulheres da vida...
É que é mesmo o «toma lá e não estragues a vida aos outros». É lançar a pessoa ainda mais ladeira abaixo da imoralidade, tratá-la como um objecto, como uma coisa, é «coisificá-la».
Suponho que, se tivesses uma filha nessas circunstâncias particularmente difíceis e dolorosas, acho eu que gostarias que alguém tentasse salvá-la desse tipo de vida. Ou será que preferias que a única coisa a fazer com ela fosse dá-la como caso perdido? Dar-lhe cinco ou seis embalagens de preservativos e agora vamos lá a isso... 10, 20, 100, 1000... não interessa quantos são, até porque ela é mesmo é uma máquina do sexo...
Editado 1 vezes. Última edição em 08/05/2010 11:52 por Miriam.
Data: 08 08UTC May 08UTC 2010 12:50
Data: 08 08UTC May 08UTC 2010 14:13
Bem, assim sendo...
Temos mesmo leituras muito diferentes do que é a sexualidade e de como ela pode elevar ou rebaixar um ser humano, dependendo do modo como é utilizada...
A sexualidade tal como Deus a quer eleva, enobrece o ser humano. Fora do plano de Deus, degrada-o...
Mas, claro, o facto de Deus estar presente em certas concepções faz toda a diferença.
Já vi muitas deixarem essa vida. Não por causa dos preservativos que os católicos lhes dão, mas por causa da Bíblia dos protestantes...
Enfim, é isto. Eles vão sempre à frente. Se calhar porque têm mais fé do que nós...
Data: 08 08UTC May 08UTC 2010 14:35
Então tu não achas nada de anormal uma pessoa ser usada como objecto de prazer por uma infinidade de outras pessoas... como uma coisa sem valor... por quem se paga...?
Depois chegam lá outros, hipócritas, fingindo preocupar-se... e o único que fazem é distribuir preservativos. Assim até já dormem descansados à noite... fizeram a sua "missão" E ela agora que se lixe... se é usada, se é humilhada na sua dignidade, se é pisada pela vida... isso não importa nada... o que interessa é que o faça com segurança... para os outros.
É como disse antes: sejam dez, vinte ou mil, é indiferente... aquele ser humano não é coisificado, não é nadificado, não é reduzido a uma máquina de sexo, a um objecto de prazer, a um serviço de compra e venda...
Isso não é nada contrário à dignidade daquela pessoa única aos olhos de Deus, é lá agora...
Estou chocada, Lena!
Que realismo implacável... prefiro ser idealista, optimista e acreditar que é possível mudar, com as nossas atitudes, o pequenino mundo que nos rodeia!
Se eu não lhes distribuir preservativos e fizer qualquer outra coisa por elas, já estou a tentar mudar o pequeno mundo que me rodeia. Amanhã, outros farão o mesmo.
Como dizia a madre Teresa: "Como é que se chega a um milhão? é contando um+um+um+um...até lá chegar"
Quero estar do lado destes, dos que tentam mudar o mundo. E não é com lançá-las ladeira abaixo da degradação moral é que vou conseguir isso.
Tu optas pela solução realista e imediata; eu, pela ideal e exigente... por aquela a que Deus nos chama a servi-lo de modo radical..
Ad maiorem Dei gloriam!
Data: 08 08UTC May 08UTC 2010 14:51
Data: 08 08UTC May 08UTC 2010 15:16
Data: 08 08UTC May 08UTC 2010 15:18
Miriam,
Vc não pode fazer a equação "preservativo = prostituição", isso é no mínimo fazer generalização apressada para não falar em outra coisa, em falácias piores. E isso acabou se tornando mais um bom exemplo do problema da falta de argumentos da igreja nessa área.
Entre muitas outras razões para o uso do preservativo podem estar: planejamento familiar, prevenção contra doenças etc. Se disser que para ser católica é preciso que uma família tenha mais que 10 filhos vou me assustar.
De novo. Não são todas as mulheres prostitutas e nem todos os homens clientes de prostitutas, e a norma da igreja é geral, para todos. Continuo esperando, faz mais de anos, que alguém na igreja apresente um argumento válido para justificar a regra doida que diz que "uso de preservativo é intrinsecamente mau". Realmente não dá para entender e não desejo explicar a regra de algum modo desagradável.
Qdo Pedro falou sobre "dar as razões de sua fé" decerto não devia ter em mente o argumento "tem que ser assim porque eu mandei". (Ele foi o primeiro papa. Sorte nossa, se tivesse sido João Paulo II sabe-se lá...)
Paz e Bem.
Data: 08 08UTC May 08UTC 2010 15:48
Miriam,
Se te interessar posso fazer depois um apanhado sobre o pensamento do magistério sobre a questão da contracepção hoje. Não tenho nenhum problema com isso, digo, posso te mostrar o que encontrei. Não estou aqui para "vencer" nenhuma discussão. E assim vc poderá tb julgar por si mesma se procurei me informar ou se apenas reclamo por reclamar.
Paz e Bem.
Data: 08 08UTC May 08UTC 2010 16:00
Bem, Lena, para mim - apoiada na palavra de Deus - o nosso corpo é templo do Espírito Santo...
Qualquer forma de manchar esse templo sagrado é ofensa a Deus...
Logo, a minha preocupação, antes de ser tirar almas do Inferno - que é muito muito importante e hoje já nem os padres dão importância a isso com a tal história de que Deus não manda ninguém para o Inferno -, mas, muito mais importante do que isso, numa primeira fase, será restituir àquela pessoa a sua dignidade de filha de Deus e restituir ao Espírito Santo o seu templo sagrado, a sua morada, o corpo degradado daquela mulher....
A sexualidade é algo grandioso, se for bem vivida. Pode até chegar a ser uma vivência quase espiritual de união física...
Bem, mas estas minhas considerações mais ou menos místicas da sexualidade, vou reservá-las para mim! rsrsrsss
Data: 08 08UTC May 08UTC 2010 17:53
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 08 08UTC May 08UTC 2010 18:56
Data: 08 08UTC May 08UTC 2010 20:11
Data: 08 08UTC May 08UTC 2010 21:06
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 08 08UTC May 08UTC 2010 21:15
Bem, és livre de concordar com quem quiseres!
O que apenas queria dizer nessa passagem é que o sexo, seja por diversão ou não, sempre houve e vai haver, com preservativo ou não. É lógico pensar que com a sua utilização até façam sexo mais vezes mas... caso seja contra os preceitos da igreja, se faz uma vez ou faz 10, em ambos os casos cometeu o tal "delito".
Gostava também que dissesses o que consideras como princípio menor e princípio maior para me situar melhor na tua linha de raciocínio, se puder ser.
Outra coisa. No que disse a respeito da prostituição e ao sexo, nem mencionei o nome da igreja, nem tão pouco que ela deva mudar nesse assunto só porque alguns fazem barulho. Tal como a mim mesmo, não considero católico cujos princípios não se revejam na sua maioria com os da igreja católico. Se esse católico viola os princípios básicos da igreja, católico não é certamente por mais que o diga.
Mas já que tocaste na relação entre "sexo por diversão" com a igreja, eu até compreendo em parte a posição da igreja, porque o sexo por diversão vai um bocado contra aquela que deve ser segundo a igreja, a verdadeira função do sexo! É natural que no mínimo o desaconselhe. Se concordo ou não com esse ponto de vista, é outra conversa. Mas que eficácia terá a Igreja na sua "cruzada" não autorizando o preservativo?
Vou recorrer a outro exemplo para tentar ser mais claro na ideia que quero expor:
Eu concordo com a liberalização do Aborto (Embora não da maneira como foi feito em Portugal) pelo seguinte:
-Seja ele proibido ou não, ocorre na mesma, por isso, a sua proibição não é eficaz.
-uma mãe que queira o filho, não vai abortar mesmo que o aborto seja legal. A que não o quer acaba por o fazer qualquer das maneiras, ou então abandona-o.
-Liberalizando não existe o medo de serem condenadas legalmente. Se essas pessoas recorrerem a um hospital ou outro local autorizado para o efeito, é possível apresentar alternativas ao aborto. Arrumar com os tabus e garantir apoios àquela mãe se o problema dela for económico por exemplo.
Não quero que isto seja o tema de conversa, apenas quis traçar com este paralelismo a postura que na minha opinião deveria ser tomada pela igreja em relação ao preservativo.
Mas numa coisa concordo contigo. Quem é católico, ou melhor, quem decidiu considerar-se católico, não pode queixar-se das normas já instituídas.
Cumps
Escrito por: luísa (IP registado)
Data: 08 08UTC May 08UTC 2010 21:18
Data: 08 08UTC May 08UTC 2010 21:43
Escrito por: luísa (IP registado)
Data: 08 08UTC May 08UTC 2010 21:53
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 08 08UTC May 08UTC 2010 21:59
O auto-conhecimento deveria ser a realidade incontestável...se o sexo não fosse tabu...
Porque está tudo baralhado...o prazer está equivocadamente associado ao orgasmo vs. ejaculação.
Podia poupar-se no látex, e principalmente na pílula, na minha opinião pior que o preservativo, pelo facto de interferir com a natureza da mulher.
Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum. Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui. Se ainda não se registou, visite a página de Registo.
Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.
|
 |
|