© 1999-2026 Paroquias.org |
|
 |
A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.

F : Geral
Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 30 30UTC April 30UTC 2010 13:05
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 30 30UTC April 30UTC 2010 13:18
É só mais uma questão do homem e não divina! Puramente da esfera humana!
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 30 30UTC April 30UTC 2010 13:41
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 30 30UTC April 30UTC 2010 13:55
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 30 30UTC April 30UTC 2010 14:46
Cassima,
Só quando o Papa fala ex cathedra é que o seu pronunciamento é vinculativo e definitivo?...
Se assim fosse – que não é -, o núcleo essencial da fé católica resumia-se aos dogmas.
Quanto à passagem de Ratzinger que citaste, ela aplica-se aos papas que ensinaram coisas contrárias à fé e depois foram corrigidos por outros papas. Algo que aconteceu algumas vezes na Igreja, quando um Papa aderiu a um erro doutrinal de algum herege e foi depois corrigido por outro papa.
Data: 30 30UTC April 30UTC 2010 14:56
Hino da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas
www.apfn.com.pt
Dois olhares que se cruzam: um sorriso a acontecer
A esperança que renasce no amor a nascer
Duas vidas que se unem, laço firme e duradouro
Onde a vida é acolhida como um grande tesouro
Apostar na família é o Futuro, construir
O amor que edifica o mundo novo a sorrir
A união que vence todas as provas
São assim as Famílias Numerosas
Aprender a partilhar na alegria e na dor
O diálogo e a escuta dão a vitória ao amor
O respeito pelo outro faz crescer a união
E a criança é mais feliz quando nasce um irmão
A família reunida no aconchego do lar
A ouvir as histórias que o avô tem para contar
Do carácter que se forma brota uma nova era
Pois no mundo envelhecido a família é a Primavera
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 30 30UTC April 30UTC 2010 15:36
Data: 30 30UTC April 30UTC 2010 16:40
Data: 30 30UTC April 30UTC 2010 16:55
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 30 30UTC April 30UTC 2010 17:22
Data: 30 30UTC April 30UTC 2010 18:08
Cassima,
Posso digitalizar o capítulo, mas terás que aguardar um pouquinho!
A ressurreição do Senhor é a verdade por excelência, da qual derivam todas as outras verdades.
E continuo a surpreender-me com a semelhança dos vossos discursos com outros com que me cruzo fora daqui.
Quando vos leio, fico assustadíssima. Não por vocês, mas pelos tais outros discursos parecidos com os vossos. Será que me pretendiam dizer o mesmo que vocês me dizem e eu nunca entendi?...
Espero que não.
Firefox,
Os dogmas são verdades divinamente reveladas. Obviamente não saem da cabeça de nenhum homem, mas também não precisam de vir do povão rsrsss. Para isso é que existe igreja docente que ensina e igreja discente cuja obrigação e dever é aprender dos seus pastores.
Isto sim é sólida teologia.
O sensus fidelium constitui-se não só da igreja militante presente quanto de toda a igreja, de todos os fiéis, que nos precederam na fé.
PS: Não conhecia o vídeo, Lena!
Data: 30 30UTC April 30UTC 2010 19:11
Data: 30 30UTC April 30UTC 2010 19:14
No Compêndio Do Catecismo da Igreja Católica, compêndio este que me ajuda muito e que me dá imenso jeito para estudar a doutrina, lemos, num apêndice, as orações comuns. Uma delas é o acto de fé. O acto de fé é o fundamental da fé católica.
Acto de Fé
Meu Deus, eu creio tudo o que Vós revelastes e a Santa Igreja nos ensina, porque não podeis enganar-Vos nem enganar-nos.
E, expressamente, creio em Vós, único e verdadeiro Deus em três pessoas iguais e distintas: Pai, Filho e Espírito Santo; e creio em Jesus Cristo, Filho de Deus encarnado, morto e ressuscitado por nós, e que a cada um dará, segundo as suas obras, o prémio ou o castigo eterno. Nesta fé quero viver e morrer.
Senhor, aumentai a minha fé. Ámen.
Portanto, conforme o catecismo, é fundamental crer tudo o que a Santa Igreja nos ensina.
"Aos hereges se há de chamar pelo seu nome, para que produza horror até nomear os que o são e não se cubra o seu veneno mortal com o véu de um nome salutar.” (Cartas de Santo Inácio de Loyola III, Edições Loyola, 1993, p. 102)
“Não pode haver nada de mais perigoso do que aqueles hereges os quais, enquanto percorrem toda a doutrina sem erros, com uma só palavra, como uma gota de veneno, infectam a pura e simples fé divina e depois a tradição apostólica” (Auctor Tractatus de Fide Orthodoxa contra Arianos)
As frases acima são só para que vocês compreendam que eu não rotulo diferentemente do que fizeram os santos. Obviamente, coloquei aqui só para exemplificar, para verem que é legítimo fazer-se isso, não foi para chamar a ninguém.
Editado 1 vezes. Última edição em 30/04/2010 19:19 por Miriam.
Data: 30 30UTC April 30UTC 2010 19:22
Firefox,
É claro que os pastores aprendem com as ovelhas!
Pelo menos assim o espero, nalgumas lutas minhas...
Rsrsrsss
Fique com Deus e, uma vez mais, obrigada pela paciência. Parece que, afinal, até nem discordamos em tudo.
Data: 30 30UTC April 30UTC 2010 20:32
Data: 30 30UTC April 30UTC 2010 21:07
É verdade, Firefox. Alguém pode defender heresias sem ser propriamente herege no sentido estrito do termo.
Há que distinguir o herege material e o herege formal. Este último é que é o herege propriamente dito. O herege material é aquele que, involuntariamente, por inadvertência ou ignorância das verdades que se hão-de crer, defende uma ou várias heresias. O herege formal é o que defende as mesmas heresias mas com pertinácia, com obstinação no erro e com plena consciência de que a Igreja ensina o contrário.
Portanto, muitas vezes, passar da heresia ao herege é indevido e incorrecto, precisamente porque aferir da obstinação e examinar as intenções é muito difícil.
Ontem disse, noutro tópico, que é minha convicção profunda que a Cassima, por exemplo, não é herege. Falta-lhe a pertinácia. E olha que eu para fazer uma afirmação taxativa destas... rs
A pertinácia (ou a falta dela) é o elemento que distingue o herege material e o herege formal.
Portanto dizer: “isso é heresia!” é algo que devemos fazer sempre que virmos um erro. Afirmar que tal e tal pessoa são hereges é algo que devemos pensar sempre muito primeiro ates de o fazer – admito que contra mim falo. rs
Data: 30 30UTC April 30UTC 2010 22:00
Data: 01 01UTC May 01UTC 2010 05:47
Data: 01 01UTC May 01UTC 2010 08:33
Data: 01 01UTC May 01UTC 2010 10:20
A Igreja distingue sacerdócio ministerial e sacerdócio comum dos fiéis.
Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum. Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui. Se ainda não se registou, visite a página de Registo.
Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.
|
 |
|