© 1999-2026 Paroquias.org |
|
 |
A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.

F : Geral
Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 26 26UTC April 26UTC 2010 18:16
Ocorre, Lena, que o Papa não pensa que o que se ensinou anteriormente sejam erros. Ele simplesmente acha que o magistério actual pode ser conciliado com o anterior. E é só aqui que eu e ele discordamos, na conclusão. Partimos do mesmo pressuposto mas retiramos conclusões diferentes.
Posso até admitir que a questão da liberdade religiosa podia ser revista, porque necessitávamos de uma adaptação aos tempos; posso até aceitar que temos que nos adaptar a outra realidade diferente da do século XIX; mas não aceito que a adaptação se constitua num direito, contra toda a doutrina católica anterior.
Não são só os dogmas que constituem a doutrina católica. Afirmar isto é um erro primário crasso!
Data: 26 26UTC April 26UTC 2010 18:36
Uns ajustes, umas adaptações na doutrina são, por exemplo, excomungar quem gosta de touradas e depois retirar essa excomunhão; promulgar a inquisição e depois acabar com ela; isso são ajustes, adaptações, frutos do magistério autêntico, mas não do magistério ordinário universal.
Agora afirmar por séculos uma doutrina, sempre irrevogavelmente ensinada em todos os catecismos e manuais de sólida teologia, e depois, de um momento para o outro, afirmar como doutrina a que lhe é radicalmente contrária, não pode – nunca! – ser considerado um ajuste, uma adaptação. É uma ruptura!
E não é um assunto de pouca monta, é um tema que diz directamente respeito aos direitos da Igreja, a questão da liberdade religiosa.
Repito: adaptação é uma coisa, que eu aceitaria de muito bom grado; conceder direitos ao erro é outra, radicalmente oposta à doutrina católica que há-de crer-se fielmente como a Igreja sempre a ensinou.
Mas enfim, quem viver verá. Eu nunca julguei possível sairmos do ostracismo e saímos; nunca julguei possível abrir-se a discussão sobre o Vaticano II e o Santo Padre abriu-a; então, tudo pode acontecer.
Agora acho engraçado e muito curioso – supremo acto de hipocrisia – que me crucifiquem porque tenho reservas a magistério novidadeiro e fico com o anterior; quando, ao mesmo tempo, se baseiam em opiniões pessoais que não são fruto de nenhum magistério: nem do actual nem do anterior!
Mais vale ficar com o anterior do que com nenhum!
Eu não dou opiniões pessoais. Se sou fundamentalista, os papas são comigo; os santos doutores são comigo; os teólogos ortodoxos – como o grande São Tomás de Aquino – estão comigo; então somos todos fundamentalistas, porque eu só repito o que outros, maiores, ensinaram.
Agora alguns aqui, nem no magistério actual se baseiam, só nas suas opiniões contrárias ao próprio magistério actual!
Enfim, nada de novo debaixo do sol.
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 26 26UTC April 26UTC 2010 18:44
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 26 26UTC April 26UTC 2010 18:51
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 26 26UTC April 26UTC 2010 19:05
Data: 26 26UTC April 26UTC 2010 19:10
Data: 26 26UTC April 26UTC 2010 19:40
Lena,
A ditadura do relativismo, tão bem condenada pelo nosso grande Papa, diz directamente respeito ao que tu dizes que não é relativismo.
Ele fala de modo abrangente, de forma a incluir situações culturais, contextos sociais, mas também fala para os católicos. As opiniões que aqui se defendem, contrárias ao magistério, são sim relativismo moral e doutrinal. Nem outro nome há para elas, é relativismo moral e/ou doutrinal.
O católico defende a fé católica, faz apologética católica e tem um grande amor a toda a doutrina católica, procurando em tudo e sempre defendê-la e explicá-la do melhor modo possível. Pode mudar o modo como a defendemos, mas não muda jamais o seu conteúdo.
Quem aqui defende opiniões condenadas pelo magistério, é relativista. Simples assim. Pode ser relativista moral ou doutrinal, conforme o tema fracturante que subscreva, em frontal oposição ao magistério.
Todavia, outros há que nem coragem têm de admitir que as defendem... Enfim, cansei-me.
Eu sigo o magistério, não sigo opiniões! Não sou, mas ainda que fosse fundamentalista, mil vezes isso do que relativista e herege!
E se isso é catalogar, vão queixar-se com os catecismos católicos e com o código de direito canónico que fala claramente em hereges, para quem quiser ler. Esses rótulos, como alguns gostam de designar, são dados pela Igreja aos heterodoxos que defendem doutrinas contrárias à pureza e integridade da Fé Católica.
Depois vêm protestar amor à Igreja. Que Igreja? Uma feita à medida das conveniências de cada um?
Não dá mesmo. Prefiro os rad trads – dos quais estou cada vez mais distante – mas que defendem a recta doutrina, do que debates onde a catolicidade não abunda.
E sim, a divergência teológica é possível, em assuntos em que a Igreja ainda não se tenha pronunciado. Depois dos pronunciamentos do magistério, essa divergência teológica é boa para rebeldes desobedientes e inconformistas, que não se resignam com o que a Igreja ensina. Para mim, não.
Tenho muito orgulho em ser católica, é com uma imensa honra que carrego comigo o Catolicismo, para todo o lado! Eu não sou só cristã, sou católica. E ser-se católico é algo muito sério, não é o dá cá aquela palha, como muitos pretendem. Ser-se católico é ser-se fiel à Igreja Católica e coerente com os seus princípios, livremente aceites por quem se pretenda católico.
É uma questão de coerência, é uma questão de amor!
Data: 26 26UTC April 26UTC 2010 20:57
Já estou em dizer que a única pessoa que viu bem as coisas neste tópico e que tem toda a razão foi o Vitor*
Que valente “chochada” esta discussão.
Inútil, porque não leva a absolutamente nada.
Hoje é dia de São Rafael Arnáiz, um dos maiores santos da minha devoção.
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 26 26UTC April 26UTC 2010 22:10
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 26 26UTC April 26UTC 2010 22:11
Data: 26 26UTC April 26UTC 2010 22:33
Um maluco nunca diz que é maluco, já dizia a minha avó!
Cassima,
Eu sei que a minha enorme tendência para sempre dizer o que penso só me prejudica, porque não sou capaz de estar calada. Mas o Catolicismo, a vivência do verdadeiro Catolicismo, é totalmente incompatível com essa mentalidade subversiva, rebelde, revolucionária, relativista que vemos por aqui.
Gostava muito mais de ter tido a vossa simpatia, mas não consigo calar-me perante o que considero ser uma vergonha para a fé católica.
E sim, o Papa condenou mais de 200 teólogos.
Ok, não tens devoção a santa Joana d’Arc, mas saberás que agradou muito a Deus. Tal como Santa Teresa de Ávila e outras santas igualmente intransigentes em matéria de fé e de princípios.
O que vocês defendem é relativismo na ordem moral – contracepção, por exemplo – e relativismo na ordem doutrinal – que o magistério ordinário universal é falível, ou seja não merece respeito nenhum.
Vocês fazem tábua rasa do que o magistério manda com a sua autoridade nos vários documentos pontifícios.
Não vim aqui em busca da simpatia e da estima de ninguém. Tenho pena, gostava de as ter tido! Mas não me vou calar perante essas coisas. Católicos que pensam de modo diferente do magistério e da doutrina católica, para mim, são como um círculo quadrado, não fazem qualquer sentido.
E não, não é questão de puritanismo, de não nos misturarmos com os pecadores e publicanos – adoraria que vocês soubessem de quem falam e com quem falam -, trata-se somente de defender o que a Igreja ensina, independentemente de sermos pecadores e das nossas misérias e fragilidades pessoais.
Um progressista “católico” faz-me, realmente, muitíssima confusão.
Desculpem o tom mais exaltado de algumas vezes, mas só procuro defender a fé católica do melhor modo que sei. A fé, a moral, a disciplina e toda a lei católica vigente. Por que isso, para mim, é ser-se católicos, embora com os nossos muitos defeitos e debilidades pessoais.
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 26 26UTC April 26UTC 2010 23:02
Escrito por: OmegaStar (IP registado)
Data: 26 26UTC April 26UTC 2010 23:23
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 27 27UTC April 27UTC 2010 01:09
Data: 27 27UTC April 27UTC 2010 01:24
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 27 27UTC April 27UTC 2010 09:54
Olá Miriam
O Papa, não condenou 200 teólogos. Quem o fez foi o cardeal Ratzinger. Pode parecer lirismo e um exercício de semântica, mas não é a mesma coisa. A função do Cardeal Ratzinger era zelar pela ortodoxia da Fé, a do Papa é ser guia, porta-estandarte, exemplo.
Não sei se S. Joana d'Arc agradou a Deus. Sei que agradou aos franceses. Independentemente das opiniões que se possa possuir sobre ela, a França é-lhe devedora de muito. Quanto a S. Teresa de Ávila, não estás a comparar o laxismo que ela encontrou no Carmelo com as críticas que católicos empenhados fazem. É uma comparação muito pobre mesmo. E intransigência nunca foi uma característica que admirasse em alguém, nem nos santos. Pessoalmente prefiro os santos que se revelaram tolerantes com as pessoas e as suas faltas.
Não sei qual é o teu conceito de respeito, mas afirmar que algo ou alguém é falível, não é sinónimo, para mim, de falta de respeito, ou como dizes, "que não merece respeito nenhum". Uma pessoa ou uma instituição vale mais do que apenas uma das suas partes, e o respeito que eu dou não é tão comezinho como essa definição.
Eu não defendo o divórcio porque acho que casar sete vezes é um passatempo interessante, não defendo a ordenação de homens casados/casamento de padres porque fazia muito gosto em ser a Sra. D. Esposa de Padre, não pretendo a discussão da ordenação das mulheres porque almejo ser uma sacerdotisa a pastorear congregações, ... Não se defendem certas posições apenas porque sim. Há limites, fundamentes, casos.
O que dizes sobre a obediência à Igreja pode aplicar-se ao teu próprio caso. Tu própria afirmas que tu e o Papa, partindo das mesmas premissas, chegam a conclusões diferentes. Não deverias então submeter-te às conclusões do Papa? Da mesma forma que eu não concordo com tudo, aceito perfeitamente que tu também não o faças.
As variedades de católicos não deveriam fazer-te confusão, desde que o fundamento da Fé se mantenha intacto. E eu não tenho visto por aqui questionamento do fulcro da Fé (por católicos, obviamente). O que vi foi bastante gente a aceitar as particularidades dos tradicionalistas (desde que em comunhão, claro), mesmo não as subscrevendo e discordando delas.
Quanto a sabermos de quem falamos e com quem falamos, que tu adorarias que soubéssemos, está nas tuas mãos, Miriam, sabermos. De qualquer das formas não faria diferença nenhuma. Aqui o que está em causa são as opiniões das pessoas, não a qualidades delas. Pode-se ser Todo o Mundo e Ninguém que não faz diferença nenhuma. E já viste que isso mesmo se pode aplicar aos teus interlocutores?
Sobre a simpatia, não basta desejá-la. Também tem de se dar. E caracterizar as pessoas das quais se discorda como hereges, relativistas, progressistas, não é o melhor passo. Mas nem isso será impeditivo. Eu até acho que és uma miúda simpática. Mas exasperante em alguns casos. E com algo a aprender no trato humano.
Abraços
Cassima
P.S. Sobre a dureza do coração e convicções, a intransigência das normas versus um verdadeiro coração, há dois contos admiráveis de Somerset Maugham, cujos títulos não me ocorrem de momento. Contrasta bem o cumprir com o coração seco, e opõe o abastado, inteligente e indiferente ao simples, despojado e dedicado.
Editado 1 vezes. Última edição em 27/04/2010 09:57 por Cassima.
Data: 27 27UTC April 27UTC 2010 18:44
Data: 27 27UTC April 27UTC 2010 18:55
Escrito por: OmegaStar (IP registado)
Data: 27 27UTC April 27UTC 2010 21:07
Pena só para as aves... e obviamente, no juízo final...
OmegaStar
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 27 27UTC April 27UTC 2010 21:43
Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum. Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui. Se ainda não se registou, visite a página de Registo.
Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.
|
 |
|