© 1999-2026 Paroquias.org |
|
 |
A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.

F : Geral
Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 23 23UTC April 23UTC 2010 10:36
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 23 23UTC April 23UTC 2010 12:37
Lena,
Pelo que eu compreendi, corrijam-me se estiver errada, a excomunhão foi levantada para facilitar o diálogo ecuménico. Mas o cisma permanece. Por exemplo, os católicos não podem participar de missas ortodoxas, a não ser em casos de extrema necessidade, por motivos de força maior. Heresia, é como disse antes, não sei se há; mas cisma sim.
À primeira vista, se olharmos para a Igreja Ortodoxa, não vemos quase nada de diferente de nós. Muito pessoalmente, sou bastante a favor do ecumenismo com os ortodoxos, muito mais do que com os protestantes.
Mas estas semelhanças são só aparentes porque, se estudarmos mais a fundo a Igreja Ortodoxa, vemos que tem algumas doutrinas muito diferentes das da Igreja Católica. Não são de todo incompatíveis, há que prosseguir o diálogo e os esforços pela unidade das duas igrejas!
Uma das maiores dificuldades tem sido precisamente a não aceitação do primado de Pedro por parte dos ortodoxos. Ou seja, não aceitam o primado do Papa e a sua autoridade para toda a Igreja.
As razões para a separação são estúpidas mesmo! Bastava que houvesse mais um pouquinho de diálogo e chegávamos lá! Devo dizer que fiquei bastante surpreendida com o facto dos anglicanos terem vindo primeiro. Pela lógica e pela semelhança de doutrinas, os ortodoxos estão bem mais próximos!
Data: 23 23UTC April 23UTC 2010 12:41
Os ortodoxos têm a sucessão apostólica e a Eucaristia. Isto devia ser suficiente para termos um diálogo ecuménico muito mais consistente com eles!
Graças a Deus, quer parecer-me que o Papa Bento XVI aposta muito nisto. E, quando se diz que o Papa tem como prioridade o ecumenismo, é este tipo de ecumenismo: o ecumenismo de conversão. E, sobretudo, procura as comunidades de crentes mais próximas ao Catolicismo, por julgar que, com estas, é mais fácil o diálogo e o retorno.
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 24 24UTC April 24UTC 2010 18:47
Data: 24 24UTC April 24UTC 2010 19:43
Olá Firefox,
Quem tem a verdade não precisa aprender nada. Parece um pouco de arrogância a frase anterior, mas é exactamente assim que o ecumenismo deve ser entendido.
A Igreja Católica é a depositária infalível da verdade divinamente revelada. A verdade não está fragmentada, dividida.
Se a Igreja vai para um diálogo ecuménico a ver se aprende algo com o erro, estamos muito, muito mal. O diálogo não visa aprendizagem mútua mas conversão de quem está no erro: ou seja dos cismáticos.
Já sei que vou ser acusada de fundamentalista rsrsrs, mas assim entendeu sempre a Igreja o verdadeiro ecumenismo!
Claro que todos necessitamos de conversão, a conversão contínua do coração a Deus. É claro que a Igreja tem que conhecer bem as comunidades com quem dialoga, de contrário seria um monólogo e não um diálogo. Se fala em aprendizagem no sentido de conhecer melhor o outro, concordo; se fala em assimilação de conteúdos, não poderia estar mais em desacordo.
Creio que o Papa busca o retorno de quem está fora, não o enriquecimento recíproco.
Um abraço, fique com Deus
Escrito por: OmegaStar (IP registado)
Data: 24 24UTC April 24UTC 2010 20:29
Correto carissima, a Igreja é fiel depositária da verdade, e sua parte é guardar o depósito da fé, fazendo brilhar a luz divina para toda a humanidade.
Na medida em que o diálogo ecumenico sugere "ceder para não perder", deixaria de lado o tesouro para guardar interesses.
Logo, ecumenismo em sentido estrito, é o ecumenismo praticado por Cristo que preceitua segundo a necessidade, separar o pai do filho, a sogra da nora através da espada da verdade ecumenicamente perfeita, que não admite união ao mundo, mas sim à unica verdade.
E ecumenismo no sentido universal, é separar o "homem" do "mundo", e de suas doutrinas, para guardá-los para Deus.
Fique em paz.
OmegaStar
Data: 24 24UTC April 24UTC 2010 21:36
Lembrando ainda que Cristo disse ide e ensinai...
À Igreja, mãe e mestra, cabe ensinar. Claro, é como disse, a Igreja tem que ouvir as comunidades com quem dialoga, mas sem nunca transigir nos princípios. Os ortodoxos têm que aceitar a correcta doutrina, tal como os anglicanos convertidos aceitaram. Podem manter os seus ritos e cultura, e espiritualidade, mas a fé católica integral têm que a aceitar. Nada de transigir com o erro nesta matéria! Seria péssimo se um dia tal fosse feito.
Data: 24 24UTC April 24UTC 2010 21:58
Data: 25 25UTC April 25UTC 2010 10:27
Data: 25 25UTC April 25UTC 2010 11:07
Omega,
Desejo-te boa sorte.
Sinceramente, chego à conclusão que é impossível ter debates intra-católicos com quem ignora a doutrina católica.
São diálogos de surdos! Não levam a nada! Loool
Portanto, respeito todos os pontos de vista e remeto-me ao silêncio. Realmente, Firefox, tem razão: por vezes explicar alguma coisa é inútil. Também não quero brigar com vc! Rsrs Por isso digo que os debates intra-católicos quando se tem posições muito diferentes e não se tem um mínimo de pressupostos em comum, são perfeitamente inúteis, porque não nos levam a absolutamente nada, a não ser a indispormo-nos uns com os outros!
E isso, realmente não vale a pena.
Um abraço, tenho um bom Domingo.
Escrito por: p_veiga (IP registado)
Data: 25 25UTC April 25UTC 2010 11:44
Se a explicação for tão dogmática como a questão, pessoas como eu não ficam satisfeitos. E não é que não entendemos, é porque usamos o intelecto, ou será que pensar é pecado?
Eu não pretendo que os meus filhos sejam burros, quero que sejam inteligentes e usem as suas capacidades intelectuais mas isso sou eu, o que me faz pensar que o pai celestial, também fique contente que os seus filhos sejam criaturas inteligentes.
P Veiga
Data: 25 25UTC April 25UTC 2010 12:09
Data: 25 25UTC April 25UTC 2010 12:17
Nenhuma inteligência o é por si só.
Toda a inteligência advém daquilo que se intelige da verdade que de Deus procede.
Logo, é indiferente a Deus gostar ou não gostar que alguém intelija Sua vontade.
Ele fez a aquilo que Sua justiça e misericórdia poderiam fazer.
Quem não inteligir, somente ficará por acabar.
Pois muitos pensam, mas nem todos chegam ao conhecimento da verdade!!!
OmegaStar
Editado 2 vezes. Última edição em 25/04/2010 12:20 por OmegaStar.
Data: 25 25UTC April 25UTC 2010 14:36
Quando se mudarem para o fórum de espiritualidade, avisem-me, que venho cá dar uma espreitadela a ver se posso contribuir com alguma coisa. Agora debater quando uns estão com a doutrina e o magistério e os outros com as suas opiniões pessoais, é um diálogo de surdos, não faz qualquer sentido.
Claro, Omega, defendemos a ortodoxia da fé e temos documentos, catecismos, magistério de sempre a provar o que afirmamos. Mas valeria a pena? Não, não valeria.
Então fiquemos assim. Tenho muitos debates com pessoas que pensam de modo diferente de mim, mas sempre com o pressuposto básico da doutrina católica em comum. Chegamos a conclusões diferentes, mas temos o mesmo princípio em comum: a ortodoxia da fé. Partimos sempre, num debate intra-católico, de visões diferentes, mas sempre dentro da mesma doutrina e do amor à ortodoxia. Agora quando se passa por cima da doutrina para se ficar em opiniões pessoais e se ignora a fé católica, realmente um debate não faz qualquer sentido.
Omega,
Adoro esse discurso do Papa Paulo VI. Restava acrescentar que as coisas estão neste estado porque os “católicos” são orgulhosos e desobedientes ao magistério e à doutrina católica.
Numa semana já aprendi muito sobre o “catolicismo” que se vive em Portugal.
Bom Domingo a todos
Data: 25 25UTC April 25UTC 2010 19:58
Data: 25 25UTC April 25UTC 2010 20:16
É incrível como certos discursos se parecem entre si. Mais incrível é que eu nunca tenha percebido isso. Como dizem os brasileiros, cega ao meio-dia.
Santo Inácio nunca, mas nunca, escreveria uma coisa dessas para salvar proposições heterodoxas e heréticas.
Ad majorem Dei gloriam.
Data: 25 25UTC April 25UTC 2010 20:33
Data: 25 25UTC April 25UTC 2010 20:53
Data: 25 25UTC April 25UTC 2010 20:54
Firefox,
Não o cataloguei com nada, só estava a pensar alto na semelhança do seu discurso com outros que já vi. Não era nenhuma crítica a vc, mas sim a outros.
Editado 1 vezes. Última edição em 25/04/2010 21:01 por Miriam.
Data: 25 25UTC April 25UTC 2010 21:11
Agora eu quero é ver chamar-se fundamentalista, extremista, fanático a Santo Inácio, a todos os papas da Igreja, a Santa Teresa de Ávila, a todos os santos doutores e, já agora, aos mártires que derramaram o seu sangue pela verdade, a tal verdade que está fragmentada e que temos que assimilar com os cismáticos ortodoxos.
Vocês não dizem, mas eu sei bem o que pensam de mim! Todavia, não me importo: estou em boa companhia!
Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum. Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui. Se ainda não se registou, visite a página de Registo.
Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.
|
 |
|