F
paroquias.org

A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
F : Geral

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 1234567891011...ÚltimaPróximo
Página actual: 1 de 41
O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: isat (IP registado)
Data: 16 16UTC May 16UTC 2008 13:26

Boa tarde a todos,

Tenho 28 anos, sou católica, vou à missa semanalmente, sou catequista há 14 anos e sempre tive muita fé em Deus. Apaixonei-me por um rapaz divorciado, a mulher traiu-o, eu gostava muito de casar com ele perante Deus, porque para mim só assim faz sentido, mas sei que não o poderei fazer, até porque ele tem um filho da ex-mulher e eu não acho justo ele pedir a anulação do casamento, não sei se ele o pode fazer, mas mesmo se pudesse, eu não quero isso. Já falei com várias pessoas ligadas à Igreja, inclusive padres, acerca da minha situação, já ouvi de tudo, por ser divorciado ele é descriminado, mas ele não teve culpa do casamento ter acabado, eu ao casar com ele, pelo civil já que não o poderei fazer de outro modo, terei de abdicar do meu amor por Deus? Como já me disseram: tenho de escolher entre o amor que sinto por Deus e o que sinto pelo meu namorado? Eu não acho isso justo, acho que toda a gente merece uma segunda ou terceira ou quarta (ou mais) oportunidade para ser feliz. Até consigo perceber que terei de deixar de ser catequista e deixar de comungar, mas desistir de Deus, da minha fé, não nunca. Se um dia eu tiver filhos, eles serão educados segundo a religião católica, e só espero que eles não serão descriminados por ter um pai divorciado. Se eu não conseguisse distinguir a diferença que há entre os padres, são humanos como nós, e Deus, há muito que tinha desistido desta religião que afasta cada vez mais as pessoas. Quando falei com um padre, disse-lhe que vivíamos num mundo cada vez mais hipócrita, e ele riu-se na minha cara... fiquei bastante revoltada, mas cada um tem direito a sua opinião. Se Deus meteu este rapaz no meu caminho não deve ter sido por acaso, Deus tem um coração infinito e é misericordioso por isso deve querer nos ver a todos felizes. Pelo menos é assim que eu penso. Gostava de saber as opiniões de outras pessoas sobre esta minha situação que infelizmente não é única. Sei que há muita gente na mesma situação, há pessoas que não se importam e não se questionam como eu, mas de certeza que também há quem o faça. Obrigada a todos que tiveram coragem de ler o meu “desabafo” e fico a aguardar as vossas opiniões!

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 16 16UTC May 16UTC 2008 13:40

Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 16 16UTC May 16UTC 2008 17:44

Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 19 19UTC May 19UTC 2008 08:00

Data: 19 19UTC May 19UTC 2008 09:20

Obrigada pelas vossas respostas, fizeram-me sentir bem melhor!

Eu não quero pedir a anulação do casamento dele porque foi um amor que ele viveu, foi um sentimento muito forte, apesar de ter acabado como acabou, que vai deixar marcas para toda a vida, esse amor deu um fruto: um menino lindo, que não tem culpa nenhuma dos erros dos pais, e é por esse menino que eu acho que o casamento não deve ser anulado. Prefiro que seja eu a sofrer e não ele! Ao anular o casamento, eu iria sentir que estava a contribuir para esta hipocrisia que se vai infiltrando cada vez mais na Religião Católica.

Vivendo maritalmente com ele, poderei continuar a comungar? Já me disseram que não. Se tiver que deixar de o fazer, sei que me vai custar muito, muito, muito...

Vou continuar a “conversar” diariamente com Deus para ver se me sinto mais segura nos passos que terei de dar.

Muito obrigada a todos pela ajuda!

Cumprimentos!

Isat

Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 19 19UTC May 19UTC 2008 14:12

Isat

Dizendo-se católica como és e ainda por cima catequista, devias dar o exemplo: anular o casamento e casar pela igreja. Senão, qual a formação que recebeste ao logo dos anos que andaste na igreja? São essas coisas que fazem perder a fé a muitos.
Qual o problema desse casamento dar um fruto? Ainda bem que deu e mau que acabou.Ele não soube, não quis perdoar para seguir com o casamento para a frente; então há que anular! Se fosse comigo era assim que eu fazia...

Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 19 19UTC May 19UTC 2008 14:36

Isat

Não percebo o que é que a felicidade do filho do casamento anterior tem a ver com a anulação desse casamento. Pdoes explicar melhor, por favor?

pontosvista

Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 19 19UTC May 19UTC 2008 14:36

Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 19 19UTC May 19UTC 2008 20:36

Data: 19 19UTC May 19UTC 2008 20:39

Data: 19 19UTC May 19UTC 2008 20:54

Data: 20 20UTC May 20UTC 2008 17:08

Data: 20 20UTC May 20UTC 2008 17:29

Data: 20 20UTC May 20UTC 2008 17:44

Data: 20 20UTC May 20UTC 2008 17:47

Data: 20 20UTC May 20UTC 2008 17:57

Data: 20 20UTC May 20UTC 2008 18:18

Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 20 20UTC May 20UTC 2008 18:44

Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 20 20UTC May 20UTC 2008 18:50

Data: 20 20UTC May 20UTC 2008 20:20

Apenas umas notas rápidas por hoje.

Volto a reforçar o cuidado que se deve ter no uso da palavra "excomunhão", tanto mais que pode provocar um grande abalo a quem não está bem informado (e somos muitos).

Excomunhão é o afastamento da comunhão com a igreja, não o afastamento da comunhão da eucaristia. Lá por os recasados não poderem comungar não estão excomungados. Podem continuar a viver em comunhão com muitos aspectos da igreja. A comunhão física das espécies fica afastada até (se Deus quiser) esse assunto estar resolvido.

Não sei se passei a ideia de que sou fervorosa defensora do casamento contra tudo e todos. Não sou! O casamento é uma união não deve ser um tormento. Noutros tópicos por aí defendi uma maior flexibilidade na anulação dos casamentos, nomeadamente em caso de traição.

Até amanhã

Cassima

Editado 1 vezes. Última edição em 20/05/2008 20:21 por Cassima.

Ir para a página: 1234567891011...ÚltimaPróximo
Página actual: 1 de 41

Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.