Afirmas
"Infelizmente, todos os casos que conheci até hoje caiem nestes estereótipos, com maior ou menor fanatismo, mais explícito ou mais discreto. "
Queres dizer com isto que os movimentos Ecclesia Dei são movimentos de fanáticos?
A Fraternidade de São Pedro é uma congregação de fanátivos.(www.fssp.org)?
Os Padres de Campos são uma agramiação de fanáticos (www.adapostolica.com.org)?
De facto, aqui quando falamos em «tradicionalismo» estamos a referir-nos sobretudo àqueles que rejeitam liminarmente o Concílio Vaticano II, normalmente lefebvrianos ou filolefebvrianos. Estes consideram que posições como a tua não são verdadeiramente tradicionalistas. E, pelas amostras que temos tido, pelo menos em Portugal e pelos ecos que vamos tendo neste fórum, nota-se neles um nível de radicalismo muito grande. Creio poder dizer que os exemplos que tenho dado mostram, de facto, muito fanatismo. Em bom rigor, estes não pretendem «apenas» a aplicação da «Summorum Pontificum». Querem pura e simplesmente a anulação do Concílio Vaticano II e restantes elementos que apresentei numa lista, em mensagem ao s7v7n.
Evidentemente, fica bem claro que os movimentos «Ecclesia Dei» não se enquadram exactamente neste «retrato»...
Não sei se ria. Alefismo soa bem. Embora não queira obviamente dizer nada, excepto na cabeça de uns poucos (infelizmente) alucinados.
Sinceramente, parece-me má política discutir com essas pessoas que não estão abertas a um diálogo verdadeiro. Talvez para o bem delas seja melhor serem ignoradas. Ainda mais quando há tantas pessoas do outro lado do espectro que anseiam por diálogo mas não encontram interlocutores sérios.
Se quiseres posso te recomendar uns sites sérios tradicionalistas.
Em lingua portuguesa recomendo o www.adapostolica.org onde podes encontrar uma orientação pastoral de um Bispo da Tradição que em Português sintetisa de forma primorosa a defesa pela experiencia da tradição.
Em várias linguas posso recomendar-te o www.fssp.org que tem vários links
Na blogesfera há um mundo mas sugeria o rorate-caeli.blogspot.com sem duvida dos meus preferidos e com actualizações diárias sobre o que se passa na tradição católica. Por outro lado tem uma lista links infindável com blogues para todos os gostos mas uns muito interessantes.
Nenhum dos sites que te indiquei está ligado a movimentos sedevantistas.
Os sites que te indiquei referem-se a movimentos dentro da Igreja.
JMA
Todos sabemos que há sites e movimentos que não aceitam sequer a validade da Missa de Paulo VI. Há aliás movimentos que defendem que o Papa não e Papa.
Mas não se confundem com a realidade que estamos a falar dos chamados movimentos "Ecclesia Dei".
Aliás penso aliás que nem a FSSPX defende que a Missa Paulina é inválida e reconhece o Papa como Papa.
Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum. Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui. Se ainda não se registou, visite a página de Registo.
Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.