F
paroquias.org

A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
F : Geral

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2
Re: Uma pertença sofrida: católico, cristão, "apesar de"...
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 05 05UTC March 05UTC 2009 09:02

O que é amar?
Se Deus nos ama porque não se revela? Cristo quis os seus seguidores fossem uma comunidade. Amar o proximo implicar compreende-lo, compreender as suas limitações, a sua cultura especifica. senão são apenas palavras vazias.
Uma fé sem regras e sem dogmas é muito sedutora, mas muito falsa. É o caminho largo, mas estreito é o caminho que leva à salvação.

Se todas as religiões são iguais, se Deus não se revela, não é um Deus distante?

Escrito por: paroled'amore (IP registado)
Data: 23 23UTC March 23UTC 2009 23:16

Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 24 24UTC May 24UTC 2009 19:48

Vi apenas agora com atenção este post.
Bom trabalho

Tive uma educação católica, mas as duvidas foram surgindo...
Decidi abandonar tudo, e construir tudo de novo, do inicio.

Hoje sou apenas cristão, pois acredito na mensagem de Jesus. Tenho a minha maneira de ver as coisas que não se enquadram no catolicismo.

Penso que, qualquer que sejam as nossas crenças, o que interessa que melhoremos, que nos dêem ânimo para o fazer, sem cair na apatia.
Há tanto a aprender nesta vida... há que saber aproveitar!

Cumps a todos

Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 15 15UTC June 15UTC 2009 00:46

Escrito por: sementesdetrigo (IP registado)
Data: 30 30UTC December 30UTC 2009 21:47

Escrito por: p_veiga (IP registado)
Data: 24 24UTC March 24UTC 2010 22:58

A propósito da leitura de uma mensagem
Escrito por: Filos (IP registado)
Data: 04 de Março de 2009 07:39

Também eu sou católico, apenas baptizado… Nasci num tempo em que ser filho de pais separados era como ser filho do diabo, e por isso não segui os restantes passos que um jovem teria feito na sua aprendizagem do catecismo da época, no entanto ia regularmente à “missa” mas nunca aceitei bem os dogmas, nem as verdades teológicas da fé em oposição dos conhecimentos pela experiência científica. Para mim a teologia foi o verdadeiro problema, sublinhando sempre a omnipotência e o temor a Deus em vez de sublinhar a caridade e o amor.
Talvez tenha sido do meu tempo, em que o demónio esta na caixa das bolachas, na bola, no pião no berlinde, etc.
Mas tive sempre dificuldade de lidar com verdades dogmáticas prefiro sempre o conhecimento demonstrável. É a minha opinião, ser necessário criar um novo grupo de católicos englobando assim outros que apenas anseiam pela moral, e o espírito de solidariedade e de amor ao próximo, incluído dessa forma as pessoas que não aceitam bem o dogmatismo e algumas regras, mas que dão bons exemplos de moral.

Assim como o membro Filos, e eu próprio, há muitos mais, eu converso com vários, nenhum deles quer ser diferente, ou estar fora da igreja católica, aparecendo muitas vezes ou unicamente em certos rituais como o matrimónio, o baptismo e funerais, levando-os a afirmar serem católicos não praticantes…

No entanto o culto mariano, não me afecta pela negativa, bem como os corredores de caixas de esmolas, prefiro o santuário de Fátima a mais um estádio de futebol. Não há igreja grande ou pequena, catedral ou capela que eu visite que não deixe a minha contribuição monetária de boa vontade, e não espero que seja apenas para alimentar os pobres, para isso há o Rendimento Mínimo Social, mas que sirva também para a manutenção desses monumentos para que gerações futuras os possam admirar.

Paulo Veiga

Escrito por: irmãoluis (IP registado)
Data: 23 23UTC June 23UTC 2010 00:11

tenho orgulho em ser católico .. tenho orgulho em querer ser cristão ...
porque? simplesmente porque a minha vida não faz sentido sem Deus.. porque a minha história não teria rumo sem Cristo... o que fazem os outros não me importa.. também eu sou pecador, também eu sinto a grande vontade de se perdoado... desde que encontrei um caminho dentro da igreja que tento redescobrir a minha verdadeira fé e a minha verdadeira vocação. mas de uma coisa estou certo, Deus ama-me e chama-me a evangelizar todas as ovelhas perdidas.
ao longo da minha curta vida (22 anos) tenho sido discriminado insultado e muitas vezes ridicularizado por me manter firme no amor a Cristo e a Deus. Por isso mesmo sai de um trabalho que era a minha segurança por não ser compreendida a importância que tinham para mim dias como o domingo a pascoa e o natal..
apesar disso sei que Deus providenciará. e que em tudo Ele seja louvado.
porque tenho a certeza de que ele não me deixará só...
a Paz de Cristo esteja sempre convosco.
irmão Luís

Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 24 24UTC June 24UTC 2010 09:10

Data: 24 24UTC June 24UTC 2010 09:57

Escrito por: irmãoluis (IP registado)
Data: 24 24UTC June 24UTC 2010 20:05

caro irmão joão.
se não falar de mim de quem falarei?
Cristo mostra-me que para ser cristão tenho que responder pelos meus actos...
é muito fácil falar da vida e dos problemas de outros...
mas os meus são sempre postos de lado para que ninguém veja que eu também sou humano ...
tal como já disse anteriormente sou tão pecador como os que o são ..
mas uma pessoa que não cometa erros nunca chegará á santidade.
Quando encontrei este fórum estava a procura do que diziam na net sobre o caminho neocatecumenal, e fiquei chocado com a incompreensão de alguns testemunhos...
eu iniciei o caminho há algum tempo.. e isso tem-me ensinado a falar de mim e a tornar-me verdadeiramente um cristão ...
lembrar-me ei de ti irmão joão nas minhas orações...
a paz contigo ...
que em tudo Deus seja louvado .
irmão Luís

Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 18 18UTC July 18UTC 2010 00:11

Escrito por: Ovelha Tresmalhada (IP registado)
Data: 22 22UTC July 22UTC 2010 11:26

Quero felicitar o Luís Gonzaga pelo seu magnífico texto de 15.06.2010.
Com poucas mensagens de todo o fórum me identifico tanto como com esta.
Obrigado, Luís, pelo teu testemunho!

Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 26 26UTC July 26UTC 2010 15:48

Data: 02 02UTC August 02UTC 2010 02:44

Escrito por: Ovelha Tresmalhada (IP registado)
Data: 02 02UTC August 02UTC 2010 21:47

Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2

Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.