F
paroquias.org

A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
F : Geral

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Uma pertença sofrida: católico, cristão, "apesar de"...
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 16 16UTC April 16UTC 2008 18:11

Re: Uma pertença sofrida: católico, cristão, "apesar de"...
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 16 16UTC April 16UTC 2008 20:16

Para permanecer na Igreja foi para mim importante passar das metáforas bíblicas à realidade. Jesus, que nada escreveu, o que significa que não se comprometeu, nem nos comprometeu com qualquer cristologia, deixou-nos no pão e vinho repartidos o sinal de que agora vale, com Ele e por Ele, o compromisso de uns com os outros, para glória do Pai. A Igreja é no seu melhor um espaço de encontro imediato e escatológico e dá-nos oportunidades de realização que não se encontram em mais lado algum.

*=?.0

Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 22 22UTC April 22UTC 2008 11:36

A questão das diferenças também é relevante neste ponto. Temos de reconhecer que há os que são diferentes por estarem com as minorias e os que são diferentes por estarem com as maiorias. Importante é que a argumentação seja de parte a parte razoável, profunda e aberta ao diálogo. Ademais é justo reconhecer que "ninguém" é perfeito. Ou será que este "ninguém" se refere a alguém em particular?

*=?.0

Escrito por: anselmo alves (IP registado)
Data: 22 22UTC April 22UTC 2008 14:50

Caros irmãos.
Nunca me pareceu que ser Católico seja algum sacrifício.
É benificiar em pleno do sacrifício de cristo no mistério pascal em toda a plenitude.
O que me parece é que olhamos demasiado para os lados, deixamo-nos ofuscar pelas poeiras que as "modas" dos diferentes tempos nos apresentam.
Uma coisa é respeitarmos aquilo que os outros são, defendem e dizem ser, outra é mantermo-nos fieis integralmente Àquele que tudo deu por nós. Nada"de apesar de...", tudo faz sentido. Cristo ressuscitou ALELUIA e está sempre no meio de nós.
Vivamos a nossa FÈ sem pestanejar, pois Ele tudo merece e tudo retribui.Basta Orar muito, muito.
Um abraço em Cristo.

Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 30 30UTC April 30UTC 2008 21:56

Data: 01 01UTC May 01UTC 2008 02:36

Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 01 01UTC May 01UTC 2008 20:35

Sou cristã apesar de todos os meios de manutenção de poder que uma Instituição de 2000 mil anos utilizou. Cruzadas, Inquisição, etc.,
Sou cristã porque isso não é mais forte e visivel que o testemunho de tantos santos. Sou cristã por causa de cristãos como Francisco de Assis com sua pobreza voluntária , das Teresas da Igreja, principalmente aquela que trocou Paris por Calcutá. Sou cristã porque isto me aprofunda no Caminho , que precisa ser percorrido em comunidade. E onde está a comunidade com o objetivo de aprofundar no Caminho? Hoje onde estão os seguidores do Caminho?
Só me sinto entre eles na comunidade de fé !

Data: 05 05UTC May 05UTC 2008 20:24

Data: 12 12UTC May 12UTC 2008 08:48

Escrito por: (IP registado)
Data: 12 12UTC May 12UTC 2008 11:25

É uma boa pergunta. Já ma tinha feito a mim mesmo. Porque hei-de ser cristão e católico apesar de tudo? (e deixemos a discussão desse tudo de fora disto, senão lá entraremos em temas indesejados neste tópico)

Para mim, antes, era fácil de responder. Tinha nascido e sido educado com referências católicas e cristãs. Sempre achei que outras Igrejas poderiam ter outras verdades, que a nossa não teria necessariamente de estar 100% certa. Sempre acreditei também que Deus seja bondoso e que a consciência de cada qual é ainda onde temos maior acesso ao diálogo com ele. Tendo consciência de que era novo e de que culturalmente era condicionado pelo que conhecia, decidi-me a ser o melhor católico que pudesse ser. Se o caminho a seguir fosse outro, certamente a minha consciência ou o maior conhecimento do mundo me levaria por aí. Ou seja, era católico porque tinha nascido católico, porque era o meu mundo de referências, porque assim me sentia bem.

Neste momento, sou um católico "à brasileira". É quase apenas um rótulo revelador das referências que guardo. Continuo cristão, à procura da verdade, mas cada vez convivo pior com o "apesar de tudo". Torna-se-me muito difícil suportá-lo. Creio que estou em vias de deixar de ter uma pertença sofrida para viver as coisas mais de fora. Sem abandonar as referências, sem me tornar anti, apenas suspendendo uma vivência mais por dentro*. Até que o apesar de tudo desvaneça. É que começo a sentir-me conivente com situações que rejeito.

* ou procurando alternativas mais saudáveis dentro da própria Igreja, que ainda as há. Mas nesse caso a minha pertença quase passa a ser a essa alternativa.

Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 12 12UTC May 12UTC 2008 13:00

Data: 12 12UTC May 12UTC 2008 13:07

Lena, ficar e participar é uma forma de dar apoio, também. Ainda há pouco tempo um bispo comentava a presença de muitos estudantes na benção das pastas como sendo um grande feito a mostrar a pujança da Igreja. A lógica míope dos números ainda funciona.

Por outro lado, sinto um certo clubismo, uma lógica de nós contra eles e eles contra nós, um extremismo nas palavras, como se vê nos discursos em que se diz que a família está a ser atacada, por exemplo. Se eu estou numa missa e ouço coisas na homilia com que não concordo, sendo que não posso pedir a palavra... quem cala consente.

Já agora, quanto a Igreja ser lenta por não poder ir ao sabor dos tempos e ao tempo na Igreja se medir aos séculos. As pessoas vivem AGORA, sofrem AGORA. Esperar e ser cauteloso para não errar é uma mera cobardia, um lavar das mãos, na minha opinião. Assim a Igreja nunca vai ser útil para ninguém e pior, vai ser tíbia. Pode-se ou não cometer erros por avançar em frente mas vai-se certamente cometer erros se se ficar no mesmo sítio, assobiando para o lado, escondidos por detrás da poeira dos anos a passar.

E pronto, vou-me calar. Acho que estou a ir para onde era suposto não ir neste tópico. Sorry, Alef.

Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 12 12UTC May 12UTC 2008 13:58

Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 12 12UTC June 12UTC 2008 21:53

Data: 13 13UTC June 13UTC 2008 00:22

Data: 13 13UTC June 13UTC 2008 10:12

O vídeo está muito bem feito.

Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 17 17UTC July 17UTC 2008 15:54

Não gosto de utilizar o "apesar de"... apesar de, por vezes, utilizar...

Acho que em todos os assuntos que envolvem os humanos há sempre o "apesar de".
E como isso sempre acontece parece-me desnecessário utilizar "essa expressão".

Parece-me ser um modo negativo de enfrentar a realidade do dia-a-dia,

Desculpem a comparação mas faz-me lembrar " a garrafa meia cheia e a garrafa meio vazia". Neste caso diria: temos uma garrafa de bom vinho apesar de estar meio vazia. O mesmo se passa com a o facto de sermos católicos, cristãos.

Escrito por: Maite (IP registado)
Data: 23 23UTC November 23UTC 2008 21:01

Escrito por: Filos (IP registado)
Data: 04 04UTC March 04UTC 2009 07:39

Eu desisti de lutar contra as minhas convicções. Decidi fazer tábua rasa de tudo o que me tinham ensinado, e a partir daí construir uma espiritualidade que se coadunasse com as minha convicções. Do que aprendi como católico ficou muito: Amai-vos uns aos outros. O resto foi por mim considerado, inutil, ou futil, ou completamente desnecessário. Não sei nem quero saber, qual o me destino post-mortem, não sei nem quero saber se Cristo é Deus e filho de uma virgem. São coisas que estorvam uma espiritualidade sincera. Abracei mais o humanismo, fazer o bém porque é próprio dos homens e não por ser a vontade de Deus.Quanto a Cristo: grande homem, grande exemplo, ensinou-me a não ser católico. Quanto mais lia o NT menos católico ficava. Os Fariseus para Cristo e Santa Madre Igreja para mim são a mesma realidade. Ainda casei pela Igreja, mas já não batizei os meus filhos. Como moro num pais de muitos credos, já os levei a igrejas, católicas, protestantes, a mesquitas. Rezo com eles. Falo-lhes de Deus o maior super-heroi de todos, o único que existe.
Mas no entanto choquei os meus pais, quando me recusei a ir a Fátima por achar um mau exemplo para os meus filhos, e por achar aquilo tudo um circo onde a espiritualidade está esquecida. Um ajoelhodromo, onde as pessoas se auto-flagelam para agradar o Pai. Um corropio de caixas de esmolas e de venerinhas, dinheiro, muito dinheiro. O próprio culto mariano, Maria foi uma mulher que foi mãe e que sofreu pelo seu filho, mais nada. Quantas Marias há no mundo, quase todas as mães. É curioso que só aos 16 anos soube que nossa senhora da conceição, Virgem Maria, senhora das Dores eram todas a mesma pessoa. Acho que o catolicicismo é o compromisso possivel entre os cristianismo inicial e o paganismo romano. Era necessário substituir aquela miriade de deuses, façam-se santos, venerem-se imagens da mãe de Cristo.

A minha purificação não foi fácil. Mas venci. Agora sinto-me só. pois não há uma igreja sem dogmas, sem regras. Não há uma igreja onde as pessoas possam falar de Deus da maneira como o intrepretam. Ou se Crê em Deus segundo os cânones ou se fica só. Antes só, mas é pena.

Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 04 04UTC March 04UTC 2009 08:06

Amigo, estranho o fato de vc achar que ficar só seja uma vitória. O fato dAquele ter dito "onde dois ou mais..." me chama a atenção, mas vou torcer para que vc encontre o Caminho. Afinal, é o que queremos todos.

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2

Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.