F
paroquias.org

A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
F : Geral

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 8 de 14
Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Todeto (IP registado)
Data: 25 25UTC July 25UTC 2007 15:15

Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 25 25UTC July 25UTC 2007 15:46

Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 25 25UTC July 25UTC 2007 16:30

ola a todos

Depois de muita discussão gostava de perceber, afinal qual é o encanto pela Missa tridentina?
porque é que o Novo Ordus tem de tão mau?

Cumprimentos

sérgio lopes

Escrito por: Kairos-Nephesh (IP registado)
Data: 25 25UTC July 25UTC 2007 16:36

Penso que o meu interesse pela forma antiga do rito se deve ao facto de ele colocar em maior evidência o sentido de recordação do sacrifício de Cristo...
O facto de o celebrante estar de costas, que parece fazer tanta confusão, parece-me que é antes uma forma de mostrar que ele está a orar com a restante assembleia, e não para a restante assembleia... O celebrante não é um prof. a dar uma aula, é um cristão a celebrar o sacrifício de Cristo em representação de todos os que se juntaram em nome de Jesus... simplesmente, acho que isso é mais evidente na forma antiga.

Editado 1 vezes. Última edição em 25/07/2007 16:39 por Kairos-Nephesh.

Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 25 25UTC July 25UTC 2007 16:53

Creio que a maior objecção é o uso do latim, uma lingua que poucos compreendem.
Faz sentido usar o latim numa grande concentração multinacional mas numa celebração normal de uma paroquia não me parece razoavel.

Pelo que me dizem os textos liturgicos são tambem poeticos e ficam mais agradaveis ao ouvido ditos em latim mas isso não me parece razão suficiente para se preferir o latim, antes me parece motivo para tentar aperfeiçoar os textos liturgicos em lingua corrente.

Data: 25 25UTC July 25UTC 2007 17:00

Segundo o artigo 6 da Carta Apostólica sob a forma de Motu Proprio, as leituras poderão ser feitas em vernáculo.
Assim, o latim fica limitado às partes imutáveis do missal, bem como ao Trato, Gradual, Colecta e orações do género. A vantagem do latim não é de todo a sonoridade, mas antes a pureza do significado das palavras, que pode ser um pouco alterada nas traduções, e que devido ao facto de o latim ser uma língua morta, fica imutável nesse caso.

Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 25 25UTC July 25UTC 2007 17:03

Data: 25 25UTC July 25UTC 2007 17:25

Como já referi, a Eucaristia é um sacramento, que, portanto, também se faz de gestos e palavras; isto é, as palavras que o celebrante utiliza não se destinam tanto à assembleia mas sobretudo a Deus; representam a oração da própria Igreja. Precisamente por isto é que as leituras - estas sim, destinadas sobretudo aos participantes da celebração podem ser feitas em vernáculo.
De qualquer forma, o latim não é de todo o que considero de mais relevante na forma antiga do rito.

Editado 1 vezes. Última edição em 25/07/2007 17:37 por Kairos-Nephesh.

Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 25 25UTC July 25UTC 2007 18:17

Data: 25 25UTC July 25UTC 2007 18:19

Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 25 25UTC July 25UTC 2007 18:28

Data: 25 25UTC July 25UTC 2007 18:31

Data: 25 25UTC July 25UTC 2007 18:33

Data: 25 25UTC July 25UTC 2007 18:36

Data: 25 25UTC July 25UTC 2007 18:49

Não creio... como pode ler acima, além da universalidade, é também a questão da pureza. Precisamente por ser uma lingua morta, o significado das palavras em latim permanece estável ('puro')... O inglês, como qualquer língua viva, sofre evolução semântica.

Mas repito: não considero que o latim seja, propriamente, uma vantagem da forma antiga do rito, não sendo, também, um obstáculo a que aquela seja utilizada.

Data: 25 25UTC July 25UTC 2007 20:42

Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 25 25UTC July 25UTC 2007 21:39

UM dos erros que todos cometemos é generalizar e rotular as pessoas.

Por exemplo a nossa Catolica não consegue perceber como se pode gostar da Missa Tridentina.

Para ela é tudo a mesma coisa. Um bando de fascistas que odeiam o concilio.

Mas não é nada disso. Há muitos caminhos para se chegar à Missa Tridentina.

Cristina

Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 25 25UTC July 25UTC 2007 23:46

Escrito por: Renato Rosa (IP registado)
Data: 26 26UTC July 26UTC 2007 00:00

Olá mais uma vez!

Em primeiro lugar gostaria de lembrar que me chamo Renato, e não Roberto! Normalmente as pessoas costumam enganar-se é para Ricardo. :)

Bem, acho que exagerei de facto quando referi os tais hindus. Não ponho as coisas no mesmo nível. Como alguém disse, a missa tridentina não é nenhum ritual satânico! Não quero comparar essa missa, que apesar de tudo é a missa católica (até porque as diferenças em relação à actual são apenas circunstanciais e não essenciais) com quaisquer ritos doutras religiões. Os hindus só apareceram por se falar da capelinha. Referia-me apenas à impressão subjectiva, ao escândalo em mim próprio. Como vos disse, quando ouvi essa história dos hindus pela primeira vez também me escandalizei! Mais tarde, quando soube que tudo não passara dum lamentável engano, fiquei descansado. O que comparo é o efeito que tem em mim neste momento uma e outra coisa , o caso dos hindus (depois de esclarecido!) e esta questão da missa tridentina.

Lamento sinceramente a indignação que vos causei e a maneira equívoca como às vezes exprimo os meus pontos de vista. E se calhar até fui um pouco sincero demais, como alguém também observou.

Ao contrário do que ficaram a pensar, acho que até nem sou heterodoxo. Se os responsáveis acharem que não devo ser ordenado, creio que não será por isso...

Bem, mais uma vez peço-vos desculpa e prometo ser mais moderado e ponderado nas intervenções.

Renato

Data: 26 26UTC July 26UTC 2007 05:18

Página actual: 8 de 14

Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.