F
paroquias.org

A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
F : Geral

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 7 de 14
Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 24 24UTC July 24UTC 2007 14:23

Catolica

Estás decididamente mal informada. A Fraternidade de São Pedro tem participado em diversas iniciativas "mundiais" da Igreja.

Estiveram por exemplo no ultimo encontro internacional de Juventude com o Papa e outras centenas de milhares de jovens.

Em Outubro na peregrinação internacional de Fátima vêm cá e vão celebrar uma Missa Tridentina na Capelinha das Aparições.

Graças ao Motu Propio a mesma não requererá autorização do Bispo.

VMTH

Infelizmente algumas participações neste tópico demonstram a total desinformação sobre o movimento tradicionalista na Europa. Estou certa de que o Renato terá consciencia de que exagerou na sua afirmação e que se excedeu.

É pena muita pena que nos continuem a nos ver como uns nostalgicos, ou radicais.

Eu pela parte que me toca sei que não sou nada radical e de nostalgica tenho mesmo muito pouco.

Adiro à Missa Tridentina como redercoberta, como pos-modernidade.

Trianta anos de reforma liturgica e muitas coisas boas aconteceram o que leva a concordar que a reforma teve coisas positivas. Mas nem tudo foi bom e há que reconhecer.

Como afirma o Papa as duas formas do rito romano poderiam complementar-se.

Nem tudo correu bem nem tudo correu bem

Está aberta a porta para a reforma da reforma.

Reforma positiva, aberta mas fundada na verdade.

Cristina

Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 24 24UTC July 24UTC 2007 14:45

Data: 24 24UTC July 24UTC 2007 15:23

Cassima

Não conheço se o santurário tem alguma jurisdição especial que escaque a Roma mas sinceramente quando o Papa emite um documento em que liberaliza a Missa Tridentina e se um grupo de peregrinos vem a Portuga e traz os seus Padres e querem rezar a Missa na Capilinha e o Reitor não autoriza.

Isso seria o fim da macacada.

Claro que a na Missa dia 12 ou 13 que estão programadas seria desajustado agora como todos sabemos nas perigrinações internacionais (que aliás são mecionadas pelo Papa no seu documento) muitos grupos e movimento vêm vários dias.

É natural que queiram rezar a Missa com os Padres do seu movimento. Há na Capelinha Missas em várias linguas. Já assisti a Missas para grupo de Polacos seria de facto espantoso que o Reitor não autoriza-se.

Cristina

Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 24 24UTC July 24UTC 2007 18:17

Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 24 24UTC July 24UTC 2007 20:33

Data: 24 24UTC July 24UTC 2007 20:37

Data: 24 24UTC July 24UTC 2007 20:51

Caros Firefox

Parece que está tudo claro.

Eu apenas fiz uma critica ao um Bispo e parece que para alguns "destilo ódio".

O Firefox afirma que o Papa é um bobo e não passa nada.

Já se percebeu quem está com o Papa e com Roma e quem está contra o Papa.

Já estou como a Católica, deve ser da silly season. Nunca pensei que fosse tão silly.

Cristina

Data: 24 24UTC July 24UTC 2007 21:02

Data: 25 25UTC July 25UTC 2007 00:40

Ai Catolica

É preciso tanta paciencia...

E um bocadinho mais de humildade fazia-te tão bem...

Chamar silly a um documnto do Papa. Francamente...

Bem vou-me deitar quie é tarde. Mas vou rezar por ti.

No meio do tanto rancor tens também um lado bom que é preciso soprar.

bjs
Cristina

Escrito por: Renato Rosa (IP registado)
Data: 25 25UTC July 25UTC 2007 00:52

Peço desculpa se vos ofendi, mas não vejo assim tanta "brutalidade" no que disse. Quando disse que o tradicionalismo não tinha direito a existir não quis condenar os tradicionalistas à morte! O que quis dizer (peço desculpa se não fui claro) é que o tradicionalismo não é uma coisa que devamos desejar que exista. Como disse, o ideal era que não existisse, que todos aceitassem e compreendessem a liturgia actual. Mas uma vez que isso infelizmente não acontece... é isso que quero dizer com "mal menor".

O que estranho é ver tantos tradicionalistas a louvar a paz e a reconciliação, quando normalmente, na sede de defender a doutrina e a tradição, vêem com maus olhos tudo quanto seja reconciliação com outros sectores, digamos, mais "modernistas".
Reconciliação tudo bem, mas à custa de quê? De relativizar o Vaticano II e a reforma litúrgica? É por isso que muitos tradicionalistas exultam, não é pela paz e pela reconciliação. É fácil reconciliar assim. Se há quem não concorde com certas verdades, relativizam-se essas verdades.

Em relação ao que mudou com o motu proprio, o que é que interessa que a missa tridentina tivesse sido ou não abolida? Era por isso que deixava de ser celebrada? É uma mera questão jurídica. Ser nas igrejas paroquiais ou nas outras é uma questão menor. O que mudou realmente foi que antes era preciso autorização do bispo e agora não. Porque os bispos diziam que não. Por isso acho que há uma contradição: no mesmo documento em que se retira dos bispos a decisão quanto a isso, diz-se que afinal a autoridade deles não foi nada diminuída! Como se só por dizer isso passasse a ser verdade!

Escrito por: Renato Rosa (IP registado)
Data: 25 25UTC July 25UTC 2007 00:55

É verdade, quanto a missas tridentinas em Fátima, já existem, não são novidade nenhuma, pois são celebradas há muito tempo por padres munidos de indulto, embora em particular. E não sei se têm aparecido grupos.

Quanto a peregrinações da Fraternidade de S. Pedro, não muda nada, pois o regime que têm agora é exactamente o mesmo de antes, se lá tivessem ido antes do motu proprio a questão era exactamente a mesma. Nunca ouvi falar de grupos que lá fossem e que lhes fosse proibido celebrar assim tendo esse direito. (A FSSPX é uma situação muito diferente, como sabem, devido à sua situação de ruptura com a Igreja).

Há muitas capelas em Fátima. A missa tridentina foi liberalizada (já o era para os que tinham autorização do respectivo bispo), mas a organização das celebrações nos vários espaços penso que continua a ser do Santuário. Se fosse na Capelinha, saibam que neste momento chocar-me-ia mais do que uma oração hindu feita lá há tempos (por causa da qual, fiquem sabendo, também eu me indignei, antes de saber a história), mas que afinal não passou dum equívoco, dum engano lamentável cometido de boa-fé.

Desculpem a franqueza. Foi só uma confissão.

Data: 25 25UTC July 25UTC 2007 09:31

Caro Renato

Obrigado pela franqueza

Registamos (com muita pena) que um seminarista da Igreja Catolica declara que se chocaria mais com a celebração de uma Santa MIssa Missa da Igreja na forma Tridentina na Capelinha das Aparições do que as celebrações Hindus.

Extraordinário... Que pérola, que tesourinho do forum u807237599_gaioqor. JMA, ALEF sugiro que coloquem esta mensagem nos Best of do forum Paroquias.

Também vou ser franca e não me leve a mal.

O meu amigo parece que não reune as condições mínimas para ser ordenado Padre da Igreja Católica.

Caso contrário não diria tal disparate. Só o posso aconselhar a falar com os seus Professores, e a rezar, rezar muito para ver se lhe faz luz.

Enfim depois desta só posso terminar como Sá de Miranda

M'espanto às vezes, outras M'avergonho.

Cristina

Data: 25 25UTC July 25UTC 2007 09:49

Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 25 25UTC July 25UTC 2007 09:57

Data: 25 25UTC July 25UTC 2007 09:57

Cristina, não me parece que alguém do fórum ache que "destilas ódio". É preciso saber separar as águas, daqueles que, também desejando o rito extraordinário como tu, o defendem de forma bem diferente.

Abraço

Cassima

Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 25 25UTC July 25UTC 2007 10:40

Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 25 25UTC July 25UTC 2007 10:49

Escrito por: Kairos-Nephesh (IP registado)
Data: 25 25UTC July 25UTC 2007 12:21

Saudações a todos.

Falando concretamente do tema deste tópico, devo dizer que o prior da minha paróquia de residência (S. João de Brito - Lisboa) me referiu que aceitava o meu desejo de participar em celebrações segundo a forma antiga do rito latino, sendo, no entanto, necessário que mais gente o desejasse fazer naquela paróquia. Não me referiu um número, no entanto, fica o convite.

Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 25 25UTC July 25UTC 2007 15:07

Data: 25 25UTC July 25UTC 2007 15:12

Caro Kairos

Mais um Padre disponível. Que maravilha.

A minha paroquia é Santa Maria de Belem mas há muitas pontas despegadas.

Vamos ter de nos reunir para formar um grupo.

Cristina

Página actual: 7 de 14

Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.