F
paroquias.org

A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
F : Geral

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 19 de 33
Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 19 19UTC July 19UTC 2007 17:46

Tilleul

Desculpa mas onde é que te insultei.

Registo que, uma vez mais, não respondeste às questões.

Houve na reforma liturgica também algum proposito de aproximar as cerimónias das protestantes? Ou foi coisa que nunca passou pelos Padres do Concilio?

Participaram nos trabalhos de revisão Pastores protestantes? Ou foram apenas saudar os Padres do Concilio?

Um catolico participa numa Missa Tridentina e numa Missa Nova. QWual das duas achou mais proximas das celebrações protestantes?

Cristina

ps - Vejo que sabes bastante sobre celebrações protestantes. E isso é bom. Posso dar-te um Conselho? Lê também sobre a Missa Tridentina. Abre o teu coração, participa numa de coração aberto e depois vem aqui ao forum partilhar a tua experiencia.

Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 19 19UTC July 19UTC 2007 20:05

Escrito por: Alessandro (IP registado)
Data: 19 19UTC July 19UTC 2007 21:00

Escrito por: Simone (IP registado)
Data: 19 19UTC July 19UTC 2007 23:26

Tilleul,

pois aqui no Brasil já houve missas concelebradas por um padre e um protestante. Tirando algumas coisas da missa para agradar a todos foi isto que aconteceu. Para sua surpresa não tirei estas citações de site Montfort e mesmo que tivesse tirado vc deveria analisar as palavras e não o site montfort. Pois naquele texto que te mandei, que tinha sim colagens da Montfort, foi dita muitas verdades. Seria bom vc começar a praticar o que diz o livro Imitação de Cristo, analisar o que se escreve e não quem escreveu. Como falei anteriormente, tenho algumas outras citações que não coloquei aqui, vc é claro se resumiu ao tal irmão Roger, sem contudo falar dos outros, compreenssível.
Sendo eu ex protestante não entendo como vcs gostam de passar a mão na cabeça de quem simplesmente nega pontos fundamentais da Igreja Católica, estive do outro lado e por isso mesmo tenho esta posição.

Data: 20 20UTC July 20UTC 2007 00:00

Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 20 20UTC July 20UTC 2007 00:37

Ola

Alessandro eu sei que não foi para mim que escreveste, mas fui ver as fotos... Não vi nada de anormal...o que é que era suposto ver???
Ja celebraste uma Eucaristia de Benção das Fitas???
Ja celebraste Eucaristia no encerramento de um festival de Folclore??
Não percebi se era suposto ficar indignado ou feliz pela Euacaristia ser celebrada ao ritmo de quem vive...

Cmprimentos

Sérgio lopes

Data: 20 20UTC July 20UTC 2007 00:58

Alessandro,

isto é o resultado desta liberdade litúrgica, onde o povo faz o que quer. A missa deixa de ser para Deus, para acabar se moldando ao gosto do povo. Daí vermos missas hallowen, missas afros, missas do vaqueiro e etc.
O papa falou contra estas inovações, mas quem escuta?

Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 20 20UTC July 20UTC 2007 07:08

Queria ver o Alessandro e a Simone tentando organizar uma missa em alguma comunidade pobre. Ia dar um ótimo quadro para um programa humorístico. Será que tentariam adestrar os fiéis ou excomungariam a todos?

Talvez defendam a idéia gnóstica de que a missa é proibida para os simples, só é coisa para ricos (hoje, na maioria absoluta, decadentes e empolados), coisa para gente que acompanha "línguas sagradas" em livrinhos bilíngues.

Os da foto estão todos excomungados por terem chapéu de palha e roupa xadrez! Claro que verdadeiros católicos só podem ter cartolas e ternos.

Data: 20 20UTC July 20UTC 2007 07:23

Data: 20 20UTC July 20UTC 2007 07:33

Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 20 20UTC July 20UTC 2007 07:52

Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 20UTC July 20UTC 2007 09:14

Fui ver as fotos do link que o Alessandro deixou. Talmbém não vejo nada de mal. Pode-se gostar ou não do padrão de xadez, pode-se gostar ou não das cores mais vivas, pode-se gostar ou não de chapéus, mas não vi nas fotos nada que me parecesse falta de respeito.

Lembro-me de ter visto, há muito tempo na TV, um rapaz e uma rapariga do Minho que se casaram com os trajes tradicionais. Se apanhassem um padre com as ideias do Alessandro, ainda lhes perguntava se iam a um funeral ou a algum baile de fantasia!...

Cassima

Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 20 20UTC July 20UTC 2007 11:56

Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 20 20UTC July 20UTC 2007 12:21

Per omnia secula seculorum

*=?.0

Data: 20 20UTC July 20UTC 2007 12:23

Firefox,

será que vc me conhece e eu não sei disso? Pois se vc me chamou de rancorosa é por que deve me conhecer, já para ir emitindo juízos...
Mas é claro que certamente vc não me conhece, não sabe por exemplo que em ,minha família há protestantes, vc tb não deve saber que conservo a amizaade com muitos protestantes da época que eu ainda o era.
O seu problema e de muitos aqui, é que acha que eu ataco necessariamente as pessoas, ora, existem ótmas PESSOAS protestantes, porém o PROTESTANTISMO não tem nada de ótimo, eis a diferença.
Com relação a defender a tese que a missa deve ser para os ricos, que vc me acusou, é tão ridícula que na hora que li ri. Ora meu caro, meu avô era analfabeto e eu que levava ele a missa. Sinceramente, quem defende absurdos aqui não sou eu basta uma boa olhada no fórum.
Meu trabalho evangelístico não é organizando missas (pois pra isso hj em dia existem gente até demais), ou organizando encontros ecumênicos que não converte ninguém. Eu só do tipo que faço trabalho de "formiguinha" mesmo, no trabalho, no curso, explicando algo sobre Jesus ou sobre a Igreja para aqueles que perguntam e etc.
Para missões maiores existem outras pessoas para isso. Cada um evangeliza como pode e não como alguns querem.
Mas para uma pessoa que já me classifica como rancorosa e com problemas psicológicos, o que escrevi será como vento....

Escrito por: Renato Rosa (IP registado)
Data: 20 20UTC July 20UTC 2007 14:03

Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 20 20UTC July 20UTC 2007 14:46

Caro Renato

Também devo ter sido mal entendida.

Eu não afirmei que a reforma liturgica "foi feita para a aproximar dos protestantes".

Parece-me claro que não foi esse o objectivo essencial. Foi o de recuperar alguns pontos e de aproximar os leigos da Missa.

Mas parece-me claro que digamos acabou por ser uma consequencia e até um objectivo secundário ou se preferirem uma consequencia bem vinda.

Não vejo mal nisto desde que tenhamos a noção clara das nossas diferenças essenciais.

A unidade não deve construida com erros ou equivocos.

Cristina

Data: 20 20UTC July 20UTC 2007 16:46

Renato,

ok, agora entendi sua posição. :)

Escrito por: Renato Rosa (IP registado)
Data: 20 20UTC July 20UTC 2007 16:57

Caras Cristina e Simone,

parece que afinal nos entendemos. Da discussão nasce a luz! :)

Data: 20 20UTC July 20UTC 2007 18:17

Página actual: 19 de 33

Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.