F
paroquias.org

A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
F : Geral

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234567891011Próximo
Página actual: 9 de 11
Re: Eutanásia
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 02 02UTC July 02UTC 2007 23:38

Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 03 03UTC July 03UTC 2007 10:32

Escrito por: (IP registado)
Data: 03 03UTC July 03UTC 2007 10:47

Até de asma se pode morrer "naturalmente". Ou de apendicite. Quando (normalmente) numa sociedade medicamente evoluída não há nenhuma razão para que isso aconteça. Ou seja, o "naturalmente" não se pode referir a uma natureza estática, parece-me. Pelo simples facto do próprio homem e a sua evolução técnica serem um produto da mesma natureza, e portanto a alterarem.

Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 03 03UTC July 03UTC 2007 12:05

Mas Sérgio, o homem não se suicidou. Pelo menos segundo o conceito comum de alguém tirar a vida pelas próprias mãos.

E relativamente à minha outra questão? Podes ajudar-me?

Um abraço

Cassima

Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 03 03UTC July 03UTC 2007 12:32

Quanto à questão que a Cassima coloca quanto ao Welbi, a resposta está já dada, pelo presidente da Comissão Episcopal Italiana, como podes ver acima.

No entender desta CE, trata-se da forma como Welbi coloca a questão uma vez que este parte do princípio que pode dispor livremente da sua própria vida, o que é contrário ao pensamento Cristão.

A "explicação" boa ou má, passa por aqui. Não se colocou em causa a atitude mas mais o "animus" de welbi.

João (JMA)

Data: 03 03UTC July 03UTC 2007 12:50

Obrigada, João

Eu vi a resposta do Cardeal Camillo Ruini, mas não a percebi, principalmente tendo em conta as palavras do Cardeal Javier Lozano Barragan.

Vejo que as coisas não foram muito concensuais.

Cassima

Data: 03 03UTC July 03UTC 2007 13:09

Foram sobretudo muito mal explicadas, como é apanágio de alguns Bispos e Cardeais.

Também poderão não ter sido muito consensuais.

Unânimes na condenação do discurso de Welbi sobre o seu direito a dispor da sua vida; discordantes quanto à decisão de proibir o funeral religioso.

Questão de pastoral, como diz Carlo Maria Martini.

João (JMA)

Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 03UTC July 03UTC 2007 13:23

Não há nada de "natural" na morte em contextos medicalizados.

católica praticante

Data: 03 03UTC July 03UTC 2007 18:35

Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 04 04UTC July 04UTC 2007 11:49

Ola a todos
Cassima, penso que a segunda questão se prende com o funeral religioso de um suicida, certo?
Bem creio que a Igreja tem dado alguns passos, embora a doutrina dominante seja a recusa de fazer funerais a suicidas, pois ao renunciar voluntariamnete a sua vida estão a violar o valor sagrado da vida, no caso concreto da paroquia onde estou inserido não conheço nenhuma recusa e ja estive em funerais de suicidas.
Mais uma vez prevalece o valor da pessoa em detrimento dos seus actos, aceita-se o Homem mas não os seus actos.

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Data: 05 05UTC July 05UTC 2007 09:03

Sérgio

Era essa a ideia que tinha, mas não estava certa. O que confunde na recusa do funeral religioso ao suicida, porque se considera que morreu em pecado, é que não existe essa regra para, por exemplo, os assassinos que morrem sem confissão. Ou existe?

Cassima

Data: 05 05UTC July 05UTC 2007 09:13

Sinceramente, não entendo como se pode recusar a alguém um funeral católico. Se é pela componente do escândalo (o que para mim é uma estupidez; o próprio Cristo era escandaloso), o que dizer de darem a comunhão ao Pinochet ou celebrarem missas por Salazar? Quanto a mim, acho que não faz mal a ninguém que se reze.

Data: 05 05UTC July 05UTC 2007 09:25

Para mim um suicida é alguém que estava em desespero, e, como tal, não vejo porque lhe seja recusado um enterro religioso. Também não vejo mal nenhum em que a comunidade o acompanhe e reze por ele.

Cassima

Data: 05 05UTC July 05UTC 2007 09:29

Concordo, Cassima.

Data: 05 05UTC July 05UTC 2007 15:32

Estou de acordo com o Zé, também não entendo como se pode recusar a alguém um funeral católico.

E não conheço nenhum caso de recusa de funeral católico a suicidas.

João (JMA)

Data: 05 05UTC July 05UTC 2007 15:57

Data: 06 06UTC July 06UTC 2007 15:49

Ola a todos

Mas então a Igreja não deve fazer valer o "Valor sagrado da Vida"?

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Data: 06 06UTC July 06UTC 2007 21:10

Que tem esse valor a ver com o recusar missa por alma de alguém? Por mim, até pela alminha do Hitler se pode rezar. Se alguém precisa é ele...

Data: 12 12UTC July 12UTC 2007 16:26

Data: 12 12UTC July 12UTC 2007 16:38

Ola a todos
Concordo que quem comete suicidio podera estar emocionalmente afectado, por isso a sua "vontade" estar "inquinada", quanto ao caso do italiano essa situação não se coloca pois ele sempre mostrou a livre vontade de morrer fosse assistido medicamente ou não.

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Ir para a página: Anterior1234567891011Próximo
Página actual: 9 de 11

Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.