© 1999-2026 Paroquias.org |
|
 |
A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.

F : Geral
Re: Eutanásia
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 19 19UTC June 19UTC 2007 20:51
Caro s7v7n,
Nao se mata uma pessoa por ter dores pura e simplesmente. Dá-se sedativos ou analgésicos ou seja lá como se chamam os medicamentos para tirar as dores.
Estamos a falar de dores insuportáveis nao aplacáveis por métodos paliativos que lhe tornam a vida impossível.
Aqui é que se coloca a questao. Os outros casos parecem-me afastados, mas continuo a aguardar comentários.
No teu caso, o que pensas da hipótese 2 e 3? E já agora da hipótese 1?
João (JMA)
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 19 19UTC June 19UTC 2007 22:09
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 19 19UTC June 19UTC 2007 22:42
Escrito por: Zé (IP registado)
Data: 19 19UTC June 19UTC 2007 22:58
Obviamente a morte ocorreria como efeito colateral de se sedar a pessoa. O objectivo não seria matar, suponho eu, certo, JMA? Apenas se admite correr o risco.
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 20 20UTC June 20UTC 2007 06:50
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 20 20UTC June 20UTC 2007 08:34
Data: 20 20UTC June 20UTC 2007 09:21
Data: 20 20UTC June 20UTC 2007 09:35
Zé,
Naturalmente que como tu dizes, estaria ainda dentro do previsto na Evangelium Vitae a morte eventualmente causada por sedativos ou analgésicos (desculpem mas não sei se estou a utilizar as expressões correctas, mas quero significar qualquer meio de tirar as dores às pessoas) mesmo administradas com consciência que tal uso pode causar perigo de vida.
Mas continuemos a discussão porque ainda estamos no início...
Data: 20 20UTC June 20UTC 2007 09:40
Cara Lena,
Já identificámos três hipóteses:
1 - uma pessoa tetraplégica que pede para a matarem por a vida lhe ser insuportável, por ter dores insuportáveis não aplacáveis por métodos paliativos (parece ser a questão do s7v7n)
2 - uma pessoa tetraplégica que pede para a matarem por a vida lhe ser insuportável, não por ter dores, mas por não encontrar sentido para a vida (parece ser a hipótese do Zé);
3 - uma pessoa com uma profunda depressão que pede para a matarem por a vida lhe ser insuportável, não por ter dores, mas por não encontrar sentido para a vida (parece ser a hipótese do Alef)
Queres acrescentar uma quarta ou identificas as tuas posições com quais das três referidas?
Data: 20 20UTC June 20UTC 2007 09:44
Boa, agora sim, estamos a discutir sem fantasmas. :)
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 20UTC June 20UTC 2007 09:51
Porque é que o ponto 1) está relacionado apenas com tetraplégicos? Não haverá pessoas, sem serem tetraplégicas, nas mesmas situações? Por exemplo, pessoas com cancro...
Cassima
Data: 20 20UTC June 20UTC 2007 10:04
Data: 20 20UTC June 20UTC 2007 10:05
Cara Cassima,
Naturalmente que sim.
É só um exemplo. Podemos alterar os exemplos 1 e 2 substituindo "pessoa tetraplégica" por "pessoa com doença incurável". É esse o sentido. Foi apenas uma imagem para nos ajudar a perceber.
Mais ajudas...
João (JMA)
Data: 20 20UTC June 20UTC 2007 10:21
Cara Lena,
Como expliquei, vamos melhorando os exemplos. São meros pontos de partida para discussão.
Portanto se bem entendi, e com as correcções que expliquei no post anterior a tua resposta seria:
1 - sim
2 - sim
3 - não
João (JMA)
Data: 20 20UTC June 20UTC 2007 10:32
Data: 20 20UTC June 20UTC 2007 10:35
Tal como as perguntas estão a ser colocadas, as minhas respostas seriam:
1- não sei, e precisava de perceber mais sobre quais são as hipóteses do ponto de vista da medicina.
2- não sei. Parece-me prioritário saber se se pode ajudar a pessoa a encontrar o tal sentido. Eu respeito a liberdade individual, e acho que o Estado não pode ser moralista. Mas antes de se poder encarar a pergunta, penso que temos de ter a certeza que foram esgotadas todas as alternativas. Que não sei quais serão.
3- não. Quando se está deprimido não se tem perspectiva suficiente. Deve-se é curar a depressão.
Data: 20 20UTC June 20UTC 2007 10:38
Já agora, JMA, acho muito boa o teu esforço para enquadrar a questão.
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 20UTC June 20UTC 2007 10:49
A primeira reacção, a frio, leva-me a responder que não. Não concordo com a eutanásia (ou suícidio assistido). Porém, as coisas não são bem assim. Cada caso é um caso, e numa situação concreta, como algumas que têm sido divulgadas, não sei se responderia "não" assim tão facilmente.
Para mim, moralmente falando, o suicído assistido é muito complicado. Por mais que uma pessoa ame outra, deve deixar marcas muito profundas saber que contribuiu para a sua morte, mesmo que por desejo expresso e consciente do outro.
Recusar um tratamento com consequências que possam conduzir à morte é algo com que me é mais "fácil" concordar. Se não há cura, se a qualidade de vida não existe, porque a doença não dá tréguas, aceito que uma pessoa não pretenda insistir no tratamento que não condizirá a lado nenhum.
Assim, concluindo, a depressão (3) é motivo para responder não. O não existir sentido para a vida (2) será o de tentar ajudar a pessoa a encontrar um. As dores insuportáveis (1), não sei, talvez sim.
Cassima
Data: 20 20UTC June 20UTC 2007 11:15
Data: 20 20UTC June 20UTC 2007 11:19
No sentido de uma "missão cumprida", Lena?
Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum. Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui. Se ainda não se registou, visite a página de Registo.
Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.
|
 |
|