Só agora vi esta mensagem do fórum e não tive ainda oportunidade de ler as mensagens, nem os links todos que propôem!
Contudo deixo aqui a minha opinião. Não é um assunto fácil como todos deverão concordar, pois a questão do decidir pela morte é sempre melindrosa e depende sempre da perspectiva em que nos colocamos. Digo isto porquê? Tenho uma familiar que é enfermeira na unidade de cuidados intermédios no IPO de Coimbra, que me dizia, em discussão sobre este tema, que há situações que não passam pela cabeça de muitas pessoas, de um sofrimento atroz e que os próprios profissionais de saúde só veriam a morte como solução, mostrando-se favorável à questão da legalização da eutanásia! Eu argumentava dizendo, com base na minha formação académica, que a "vida humana é inviolável"! E de facto penso que se nós não protegemos a vida de que serve proteger todos os outros direitos... E pergunto, será que nós não podemos fazer mais para garantir alguma estabilidade emocional a doentes em fase terminal? Sim, porque o problema coloca-se muito mais a nivel da dor emocional que da física! Acrescento: vivi muito recentemente uma situação de cancro na minha família e posso dizer que os ambientes familiares são uma pedra basilar em casos de doença desta natureza! Será que não podemos trabalhar mais com as famílias?
São umas primeiras questões que deixo, que não sei se foram já abordadas, mas que podem ajudar a pensar e a formar opinião!
Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum. Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui. Se ainda não se registou, visite a página de Registo.
Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.