Essa idéia estapafúrdia só pode mesmo existir na mente de tradicionalistas, que por meio de uma ginástica da imaginação tentam por todas as vias não enxergar o óbvio. Qualquer pessoa de bom senso sabe que a igreja errou, e bastante, durante toda a sua história, erra hoje e vai provavelmente continuar errando no futuro. Ela é formada por homens! Isso é tão evidente que precisou um papa vir a público pedir perdão à humanidade pelos muitos pecados da igreja. O finado João Paulo II, coitado, deve ter sido dominado pelo modernismo pq não acolheu o evangelho do profeta dos pneus.
Outro problema com tradicionalistas, ou melhor, com os fundamentalistas literalistas do medievo, é que praticam um tipo de "cristianismo" que não trata com pessoas, mas com conceitos abstratos e entidades. Nisso de se relacionarem com entidades me lembram aspectos de certos cultos pagãos. E assim conseguem arquitetar uma doutrina toda incoerente, mas que lhes agrada, com uma igreja santa sem pessoas (a entidade), formada por perdidos no pecado e no erro (as pessoas), enfim, aquelas pessoas que compõem a igreja sem ser igreja. O apóstolo Paulo estava definitivamente errado para essa gente quando chamou os cristãos de pedras vivas - os apóstolos tb eram modernistas hereges que não seguiam o rito tridentino.
Já que tomaste para ti o que escrevi para outro, concluo que tb andas participando da catequese dos pneus.
Se os órfãos do medievo curtissem lá o seu latim e o seu cilício sossegados, se saboreassem a sua flagelação sem fazer alarde, então provavelmente não haveria tanta confusão. O problema é que esse tipo de costume se parece muito nos efeitos ao fermento dos fariseus. Os tradicionalistas querem impor suas maluquices aos outros, parece mesmo que não conseguem curtir seus flagelos sem que alguém esteja a dar-lhes os parabéns. Nisso causam-me pena.
Claro que os que se flagelam alegremente, sem fazer alarde, sem culpar os outros, sem chamarem aos outros de escória impura, esses se santificam. Uma doença não impede a santidade e mesmo alguém perturbado pode ter acesso aos céus: Deus é muito bom! São meus irmãozinhos, malucos, mas meus irmãozinhos. Torço e oro por eles.
Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum. Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui. Se ainda não se registou, visite a página de Registo.
Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.