F
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
F : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 11 de 16
Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 22 22UTC May 22UTC 2007 21:00


Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 22 22UTC May 22UTC 2007 21:07


Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 22 22UTC May 22UTC 2007 21:18


Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 22 22UTC May 22UTC 2007 21:24


Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 22 22UTC May 22UTC 2007 23:00

Alef

Foi esta a passagem que me estava a referir:

"Parece-me (poderei estar enganado) que o Alessandro vê «espreitar» a possível «heresia» protestante de que Jesus Cristo está presente na Assembleia e não na hóstia consagrada, onde se dá uma presença especial pela transubstanciação. Basta ler a literatura tradicionalista para ver que este tema está sempre presente. Cuidado, pois, aos possíveis «candidatos» ao anátema..."

Quando a li fiquei confusa. Então não é uma heresia negar que Cristo está presente na Eucaristia? E não é uma heresia negar a transubstanciação?

Confesso aliás com o ultimo post do firefox mais confusa fiquei.

Então os padres são pessoas como nós? Não são sacerdotes? Não são os padres necessários para a consagração do pão e do vinho?

A Sagrada Hostia simboliza Cristo? Então não é Cristo?

Cristina

Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 23 23UTC May 23UTC 2007 03:48


Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: Alessandro (IP registado)
Data: 23 23UTC May 23UTC 2007 04:15


Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 23 23UTC May 23UTC 2007 04:24

firefox

Acho que foste tu que escreveste isto:

Não. Padres não são "necessários" para a consagração. Necessidade é uma palavra muito forte que não se aplica nesse caso. Vou te propor uma questão hipotética: suponha que todos os padres deixassem de existir agora, nesse instante! O cristianismo acabaria? Nunca mais existiria uma missa? Percebe-se então que o ministério ordenado é estabelecido pela igreja como modo de dar continuidade ao carisma, isto é, dar um "corpo", visível e eclesial, para a "alma", o dom do espírito que move a igreja.

**************************************

Firefox; pelo que eu sei "só os padres podem consagrar..." (Rita)

Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: Alessandro (IP registado)
Data: 23 23UTC May 23UTC 2007 04:30


Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 23 23UTC May 23UTC 2007 06:51


Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 23 23UTC May 23UTC 2007 06:51


Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 23 23UTC May 23UTC 2007 07:45


Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 23 23UTC May 23UTC 2007 07:57


Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: Aristarco (IP registado)
Data: 23 23UTC May 23UTC 2007 08:06


Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 23 23UTC May 23UTC 2007 11:39

Firefox

Parece-me obvio que se não existirem Padres e Bispos não há Missa e não há Igreja.

Negar isso parece-me um erro grave.


Não se trata de ser tradicionalista ou progressista mas sim dos alicerces da nossa fé.

Os Padres são efectivamente necessários para a consagração e sem Padres não há Igreja.

Cristina

Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 23 23UTC May 23UTC 2007 12:30


Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 23 23UTC May 23UTC 2007 12:34

Cristina:

Tu citas o meu texto, dizes que ficaste confusa, fazes perguntas, mas não vejo em que medida é que as tuas perguntas podem ter relação directa com o que eu escrevi.

Peço-te que me mostres onde é que em cada frase nasce a «confusão», isto é, de que maneira cada uma das frases ou elementos da minha frase te conduz às tuas questões.

Já agora, espero que a confusão seja real e não seja uma reedição do caso dos três maridos, de outro tópico. Não estou disposto a esse tipo de «jogos». Sendo real a confusão, estarei, evidentemente, disposto a esclarecer o que puder e souber.

Alef

Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 23 23UTC May 23UTC 2007 13:12

Desculpa lá, firefox

Respondi à Cristina antes de ler as mensagens anteriores e só agora vi que o que escrevi já tu tinhas dito... :"> (smiley envergonhado)

Um abraço

Cassima

Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 23 23UTC May 23UTC 2007 13:50


Re: "Tiques" tradicionalistas
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 23 23UTC May 23UTC 2007 13:50

Cassima

Pode até ser que a nossa fé não acabe mas sem Bispos e Padres não há Igreja.

Cristina

Página actual: 11 de 16


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.