"Parece-me (poderei estar enganado) que o Alessandro vê «espreitar» a possível «heresia» protestante de que Jesus Cristo está presente na Assembleia e não na hóstia consagrada, onde se dá uma presença especial pela transubstanciação. Basta ler a literatura tradicionalista para ver que este tema está sempre presente. Cuidado, pois, aos possíveis «candidatos» ao anátema..."
Quando a li fiquei confusa. Então não é uma heresia negar que Cristo está presente na Eucaristia? E não é uma heresia negar a transubstanciação?
Confesso aliás com o ultimo post do firefox mais confusa fiquei.
Então os padres são pessoas como nós? Não são sacerdotes? Não são os padres necessários para a consagração do pão e do vinho?
A Sagrada Hostia simboliza Cristo? Então não é Cristo?
Não. Padres não são "necessários" para a consagração. Necessidade é uma palavra muito forte que não se aplica nesse caso. Vou te propor uma questão hipotética: suponha que todos os padres deixassem de existir agora, nesse instante! O cristianismo acabaria? Nunca mais existiria uma missa? Percebe-se então que o ministério ordenado é estabelecido pela igreja como modo de dar continuidade ao carisma, isto é, dar um "corpo", visível e eclesial, para a "alma", o dom do espírito que move a igreja.
**************************************
Firefox; pelo que eu sei "só os padres podem consagrar..." (Rita)
Tu citas o meu texto, dizes que ficaste confusa, fazes perguntas, mas não vejo em que medida é que as tuas perguntas podem ter relação directa com o que eu escrevi.
Peço-te que me mostres onde é que em cada frase nasce a «confusão», isto é, de que maneira cada uma das frases ou elementos da minha frase te conduz às tuas questões.
Já agora, espero que a confusão seja real e não seja uma reedição do caso dos três maridos, de outro tópico. Não estou disposto a esse tipo de «jogos». Sendo real a confusão, estarei, evidentemente, disposto a esclarecer o que puder e souber.
Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum. Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui. Se ainda não se registou, visite a página de Registo.
Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.