F
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
F : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 4 de 10
Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 26 26UTC June 26UTC 2005 22:37


Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 27 27UTC June 27UTC 2005 00:45

Poucos livros de teologia li e os que li eram livros de nivel medio ou elementar (creio eu).

Mas aproveitando o topico deixo alguns livros que li e que gostei bastante:

Algumas biografias de Santos:

Santo António
S. João Bosco
S. Francisco de Assis
S. Inicio de Loyola
S. Francisco Xavier
Santo Cura de Ars
Santa Teresa de Avila
S. Domingos Sávio
S. Daniel Comboni
S. Vicente de Paulo

A biografia de João Paulo II
e a de Madre Teresa de Calcutá

Alguns livros de espiritualidade:

Imitação de Cristo

Introdução à vida devota, de S. Francisco de Sales
na altura achei um pouco datado... hoje creio que está mas menos do que eu julgava na altura.

Tratado do amor de Deus, ainda não o acabei mas gostei muito do que li.

Confissões, de Santo Agostinho

História de uma alma, autobiografia de Santa Teresinha do Menino Jesus

Quando os homens viverem de amor, de André Sève

Estou a ler, aos bocadinhos, as obras completas de Santo António.

E li a Biblia de uma ponta a outra, estou a relê-la lentamente (demasiado lentamente).

Ouso incluir alguns dos sermões do excelente Padre António Vieira. Só pela qualidade da escrita valem a pena.

Depois acrescento mais 1 ou 2. De teologia não porque há certamente aqui quem sabe muito melhor que eu quem são os livros mais actuais e completos.

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 10 10UTC October 10UTC 2005 23:24

Gostaria de pedir ajuda num livro que ando à procura, mas que ainda não consegui encontrar, dado que sei a temática mas desconheço se existe algo do género.

Pretendia saber se existe algum livro / publicação que explique históricamente o decorrer do Concílio Vaticano II, ou seja, as "histórias" que por vezes ouvimos falar acerca da criação dos documentos conciliares (decretos e constituições), do Vat. II.

Agradecia que se alguém souber da existência de tal livro me indicasse pois precisava dele para um trabalho que irei realizar.

obrigado

«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques



Editado 1 vezes. Última edição em 10/10/2005 23:26 por trento.

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 11 11UTC October 11UTC 2005 01:45


Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: (IP registado)
Data: 11 11UTC October 11UTC 2005 09:50

Parece interessante! Vou pôr as leituras em dia. Ó Alef, e quanto à história da Igreja, do ponto de vista histórico, tens sugestões?

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 11 11UTC October 11UTC 2005 11:05


Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 11 11UTC October 11UTC 2005 11:54

Pois caro Zé,

esse texto do Yves Congar é muito interesante e um dos meus textos de cabeceira durante alguns meses há uns anos. Muito muito interessante. Para a história da Igreja, em Português:

Mayeur, J.-M., Ch. Et Luce Petri, A. Vauchez, M. Venard (dir.), Histoire du Christianisme des origines à nos jours, P., Desclée, 1993-2001, 14 vols. 1. Le Nouveau Peuple (des origines à 250), dir. J.-M. Mayeur et al., 2000
2. Naissance d’une chrétienté (250 – 430), dir. Ch. et Luce Petri, Paris, 1995
3. Les Deux Églises (431–610) : l’Occident latin et l’Orient bizantin, Paris, 1998

Rogier, L.-J., R. Aubert, M.-D. Knowles, Nouvelle Histoire de l’Église, Paris, Seuil, 1963, 5 vols.; I. Des Origines à Grégoire le Grand, dir. de J. Daniélou, H.-I. Marrou (introd. de Roger Aubert).´

Piñero, A. (ed.), Los origines del Cristianismo, Madrid.

São sínteses e a ultima um pouco provocadora mas muito interessante.

Nem sempre de acordo em algumas coisas, mas muito interessante de ler e um pouco provocador também:

Ehrman, Bart, Lost Christianities: The Battles for Scripture and the Faiths We Never Knew. New York: Oxford University Press, 2003.

Ehrman, Bart, The New Testament: A Historical Introduction to the Early Christian Writings. Oxford University Press, 3rd Ed., 2004

Em português sei pouco, devo confessar... sobretudo nas traduções.

Abraço fraterno,

Miguel



Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 11 11UTC October 11UTC 2005 12:51

Caro rmcf,

umas palavrinhas sobre o diário do Congar, s'il vous plaît...

João (JMA)

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 11 11UTC October 11UTC 2005 13:42


Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 14UTC October 14UTC 2005 00:15

na biblioteca municipal vi em tempos um livro volumoso e que me pareceu interessante do falecido cardeal antonio ribeiro em que este analisava o decorrer do concilio vaticano II.


Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 14 14UTC October 14UTC 2005 17:47

Talvez te interesse, mas não li o livro:

"Diário conciliar de D. António Ferreira Gomes

Chama-se "Pareceu ao Espírito Santo... E a nós?!"
Foi publicado há meses atrás, no Porto, pela Fundação Spes.
Trata-se de um inédito deixado pelo saudoso "Bispo do Porto", com impressões sobre o Concílio Vaticano II.
Andei a estudá-lo. Fruto desse trabalho já entreguei na Faculdade de Letras de Coimbra (na Secção de História) um escrito sobre as "Relações da Igreja e do Estado" nesse período.
Nem lhes conto...

Lisboa, 12 de Janeiro de 2001

D. Januário Torgal Mendes Ferreira
Vigário Geral Castrense"

Este texto é de uma crónica da Ecclesia, se não me engano.


João (JMA)

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: (IP registado)
Data: 15 15UTC October 15UTC 2005 17:45

Estou a ler o livro do Alister E. McGrath (Theology: The basics) que me recomendaram e estou a gostar muito. Felizmente não me está a dar grandes novidades (seria mau sinal), mas gosto da forma sistematizada do livro. Obrigado pela recomendação!

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 18 18UTC October 18UTC 2005 23:12


Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: (IP registado)
Data: 19 19UTC October 19UTC 2005 00:24

Miguel,

Encontrei uma sobre o tema mais específico da homosexualidade: Christianity, Social Tolerance and Homosexuality, de John Boswell. Estou a gostar de ler mas faço-o um bocado a medo porque não sei até que ponto acreditar no autor. Parece-me muito sério e interessante, mas não tenho quem contraponha, logo apenas posso aceitar com reservas... Também gostava de saber se há reacções oficiais do Vaticano relativamente a este livro.

Com tantos livros que tu e outros sugerem, tão cedo não vou ter tempo de ler mais do que o que está na "shortlist", hehe. O teu conselho será muito bem vindo e a seu tempo to pedirei, se entretanto as leituras que for fazendo a isso conduzirem! Obrigado pela tua simpatia!



PS: Dá vontade de tirar um mês de férias para ler esses livros todos. Devíamos começar a partilhar os acessos às nossas bibliotecas, hehe.


Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: (IP registado)
Data: 07 07UTC November 07UTC 2005 20:44


Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 17 17UTC November 17UTC 2005 17:44

Literatura: "Introdução ao Cristianismo" apresentado hoje



A apresentação do livro será às 18h, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa
É lançado logo à tarde o livro "Introdução ao Cristianismo" de Joseph Ratzinger, agora Papa Bento XVI.

17/11/2005




Noronha Galvão




(10:57) A obra do Santo Padre foi escrita em 1967, mas continua a ser das mais usadas nas faculdades de teologia.

O teólogo português, Noronha Galvão, que fez o seu doutoramento sob a orientação de Ratzinger, explica que o livro é dirigido a todos e não apenas a teólogos.

"Este livro está aberto a todos aqueles que não têm uma formação especifica teológica", afirmou o teólogo.

A apresentação do livro de Joseph Ratzinger será mais logo às 18h, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.




















Os nossos livros favoritos
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 23 23UTC November 23UTC 2005 15:42

Estou a ler "Introdução ao Cristianismo"... muito bom para não crentes de forma a compreenderem um pouco do Cristianismo e para os Católicos praticantes que assim relembram ensinamentos esquecidos.

Em comunhão

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 25 25UTC November 25UTC 2005 16:49

Quero partilhar com vocês dois livros que para mim são riquissímos!.-p

Ambos escritos por Henri Newman
O regresso do Filho pródigo e o conhecer Adams

Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 02 02UTC January 02UTC 2006 22:07


Re: Os nossos livros favoritos
Escrito por: Ovelha Tresmalhada (IP registado)
Data: 03 03UTC January 03UTC 2006 18:22


Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 4 de 10


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.