F
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
F : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4
Ave Maria !
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 08 08UTC March 08UTC 2007 19:38

Como Maria , mãe de Deus , incluiu a mulher na Aliança ?
Até Maria apenas os homens eram incluidos na estrutura da Aliança , porque eram circuncidados, sendo assim as mulheres excluidas.
Hoje dia internacional da mulher, devemos repetir Ave Maria , cheia de Graça!

Re: Ave Maria !
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 08 08UTC March 08UTC 2007 21:45

"O encontro de duas mulheres pobres e oprimidas dá início ao anuncio de um novo éon, e assumem a dianteira da nova história , que começa com o encontro de Deus com a natureza humana ( união hipostática) na pessoa de Jesus." Irmã Lina

Re: Ave Maria !
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 09 09UTC March 09UTC 2007 16:19

. encontro da Mãe de nosso Senhor com a mãe de João, o Batista.

Re: Ave Maria !
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 12 12UTC March 12UTC 2007 15:05

Como entender os dogmas Marianos?
O que é um dogma e como amadurece?

Re: Ave Maria !
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 14 14UTC March 14UTC 2007 01:19


Re: Ave Maria !
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 14 14UTC March 14UTC 2007 03:52

A GRANDEZA E A BELEZA DA VIRGEM MARIA


Texto escrito na época para refutar as heresias de pessoas protestantes que
desvirtuavam a Palavra de Deus e a figura santa da Santíssima Virgem Maria!

Talvez pode servir para a Evangelização. Espero que lendo este texto todas
as dúvidas sejam esclarecidas e descubra mais e mais que a Virgem Maria é
Mãe de Jesus Cristo e nossa santa e boa Mãe.

TEXTO SOBRE A GRANDEZA E A BELEZA DA VIRGEM MARIA, MÃE DE DEUS E NOSSA!
Toda grandiosidade de Maria realmente nasce do facto de ela ser a Mãe do
Redentor e do nosso único Senhor e Salvador Jesus Cristo. Nós cristãos
católicos acreditamos na Santíssima Trindade e no único senhorio de Cristo,
verdadeiro homem e verdadeiro Deus.

A Igreja fundada por Cristo, quando disse: "Pedro tu és pedra e sobre esta
pedra edificarei a minha Igreja" (Mt 16,18) desde o princípio venerou a sua
Mãe, nossa irmã, companheira na fé. Por ser a mãe de Jesus Cristo, Filho de
Deus feito homem, o Bom Deus pôde criar para o seu Filho Jesus a mais
perfeita e santa de todas as mulheres, e a maior dignidade de Maria é ela
ser, de fato, Mãe de Cristo, Mãe do Verbo de Deus encarnado e a Igreja a
ama porque o próprio Jesus a honrou com tanto amor e respeito.

No Novo testamento se fala pouco de Maria (153 versículos de cunho mariano),
mas devemos ver que se fala nas partes centrais da nossa fé: na encarnação,
graças ao seu Sim ao Anjo Gabriel, o verbo se fez carne (Lc 1,38); na Cruz,
onde o próprio Cristo, como sinal do seu amor e como seu testamento, nos
deu além do seu Espirito, a sua Mãe: "Eis aí tua Mãe" (Jo 19,27): João
Evangelista simbolizava toda a Igreja que acolhia a Virgem Maria. Se Maria
tivesse outros filhos, ela não iria ficar com João até a sua morte. Em
Pentecostes, Maria ora com a comunidade dos discípulos implorando o dom do
Espírito (At 1, 4), ela que já o tinha recebido em plenitude desde a
Anunciação (Lc 1, 35).

A Igreja Católica, fiel ao seu Senhor e Cristo, e fiel à Palavra de Deus,
nestes 2000 anos de caminhada continua fazendo ecoar a bem-aventurança
profetizada por Maria de Nazaré: "Sim! Doravante todas as gerações me
chamarão de bem-aventurada" (Lc 1,48).

No próprio texto da anunciação, podemos ver que o Anjo Gabriel, quando se
dirige à Virgem Maria, não a chama pelo nome, mas a saúda Cheia de graça,
usando a palavra grega "Kekaritomene", cujo o verbo no tempo chamado
aoristo" significa que este favor de Deus, este olhar benévolo de Deus para
a Virgem de Nazaré, não é uma graça só naquele momento, mas que começa no
passado e continua no presente.

Eis o novo nome que Deus por meio do Anjo dá à Virgem Maria,
"Kekaritomene", Cheia de graça, repleta do favor de Deus. Este novo nome indica sua missão.
Porque Maria é cheia de Graça, a Igreja foi percebendo desde o princípio,
auxiliada pelo Espírito Santo, que Maria não poderia ser uma mulher
qualquer.

Ela foi preparada por Deus para ser a Mãe do Cordeiro de Deus sem mácula,
sem pecado. Esta crença na pureza e santidade de Maria já podemos ver desde o século II, no início da caminhada eclesial, sobretudo quando Melitone de Sardes na sua homilia de Páscoa em 180 d.C, se exprime dizendo: "é Ele, que em uma Virgem se encarnou, que sobre o lenho foi suspenso, que na terra foi sepultado, que dos mortos foi ressuscitado...é Ele cordeiro morto, é Ele que nasceu de
Maria, cordeira pura, bela". Por isto a Igreja declarou o dogma da Imaculada
Conceição de Maria.

Graças aos méritos da paixão de Cristo ela foi redenta, salva por
antecipação, ela foi preservada da mancha do pecado original,
porque ela deveria ser a Mãe do Redentor Jesus. Repetimos: isso se pode
afirmar por causa do nome que ela recebeu do anjo. Maria não é cheia de
graça porque está acima dos outros seres humanos, mas porque foi preparada
por Deus para poder gerar, em seu corpo santo, o Salvador Jesus.

Maria é a concretização do sonho de Deus para a humanidade: que seus filhos não sejam
mais escravos do pecado, mas livres de toda mancha de pecado em vista da
comunhão com Jesus Cristo, pois "nele ele (o Pai) nos escolheu para sermos
santos e imaculados diante dele no amor" (Efésios 1, 4).


Voltemos para a Palavra de Deus, que é verdade.

A própria Isabel repleta, movida, inspirada pelo Espírito Santo faz um elogio a Maria.
Quando ouviu a sua saudação, Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do
teu ventre! Donde me vem que a Mãe do meu Senhor me visite. Feliz aquela
que creu, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido" (Lc 1
42-45).
Maria é louvada por Isabel como Bendita entra todas as mulheres da terra,
da humanidade, e ela é bendita porque acolheu pela fé, a Palavra Eterna de
Deus que se fez carne em seu útero, fruto bendito, o Salvador.

Re: Ave Maria !
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 14 14UTC March 14UTC 2007 23:33

Mas seven amadurecer o entendimento de dogma evita certas polêmicas.

cito Irmã Lina Boff que explendidamente explicou :

"A experiência da fé da comunidade faz um movimento de baixo para cima, isto é
a experiência das primeiras comunidades chegou aos ouvidos do Magistério oficial da Igreja,percorreu séculos, através da cultura e alimentada pela fé das pessoas.
Teve então seu conteudo examinado, confrontado e fundamentado nas escrituras Sagradas, sendo então, sistematizado e proclamado como " crença oficial".Dogma não é imposição desde que vem da experiência feita na base , é experiência de fé que a comunidade cultivou e cultuou, tradição."



Editado 1 vezes. Última edição em 14/03/2007 23:37 por Chris Luz BR.

Re: Ave Maria !
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 14 14UTC March 14UTC 2007 23:57


Re: Ave Maria !
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 21 21UTC March 21UTC 2007 11:56


Re: Ave Maria !
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 21 21UTC March 21UTC 2007 12:15


Re: Ave Maria !
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 21 21UTC March 21UTC 2007 12:55


Ave Maria !
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 21 21UTC March 21UTC 2007 13:08

Desculpa lá Manuel, mas quase tudo em Paulo é Teologia. Teologia viva e vivida mas mesmo assim não o deixa de ser.

Tens muitos teólogos a escrever sobre influência do Espírito Santo como terás outros tantos que acreditando que o fazem, estão a escrever para defender outros interesses.

Como separar o Trigo do Joio?

Consegues tu fazer essa separação?

Em comunhão

Re: Ave Maria !
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 21 21UTC March 21UTC 2007 13:17


Re: Ave Maria !
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 21 21UTC March 21UTC 2007 14:18

Avé Maria Ó Cheia de Graça!


Que bom ver no cimo de todos os tópicos "Avé Maria"

Re: Ave Maria !
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 21 21UTC March 21UTC 2007 16:08


Re: Ave Maria !
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 21 21UTC March 21UTC 2007 17:57

Ora Manuel , então qual o significado de virgindade no Antigo Testamento ?
Havia algum valor na virgindade feminina no Antigo Testamento ?
e no EStoicismo ?
Lembre-se que Maria Mãe e Mestra naasceu no mundo do AT.

Re: Ave Maria !
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 21 21UTC March 21UTC 2007 18:18


Re: Ave Maria !
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 21 21UTC March 21UTC 2007 18:54


Re: Ave Maria !
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 22 22UTC March 22UTC 2007 19:20

"No mundo do AT no qual nasceu Maria , virgindade + esterilidade ( atributo da mulher que não pariu) e mulheres sem filhos provocavam desprezo.
Em júizes cap. 11, 29-40.Sua filha pede a Jefté um tempo para ir ás colinas com as amigas, não para chorar a perda da sua vida, todavia , não ser mãe o que significava não se realizar como mulher.
Nestew sentido a virgindade biológica de Maria não encerraria qualquer valor em si no AT. O que engrandece Maria são as grandes coisas que o Poderoso fez nela.
A virgindade de Maria não é uma técnica de subjugação das pulsões do corpo, para poder ascender á divindade.
* não é uma virtude moral como no estoicismo que faz da continencia um ideal para ter perfeito controle sobre o corpo.
* não é dotada de nenhum cárater cultural como no caso das vestais que se consagravam á deusa Vesta em virgindade.
*não supõe valor algum proclamada pela sociedade e pela religião de seu tempo.

A virgindade biológica de Maria :

*pertence á estrutura da Kénose ( humilhação ), da qual participou também seu filho, nosso Senhor.
* pode ser suporte para um valor inapreciável de humildade e DISPONIBILIDADE À VONTADE DE DEUS." irmã Lina



Editado 1 vezes. Última edição em 22/03/2007 19:22 por Chris Luz BR.

Re: Ave Maria !
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 22 22UTC March 22UTC 2007 19:34

Centrei no dogma virgindade pois nunca entendem a profundeza do dogma Mariano.
Dogma este uma profissão de fé acerca do caráter único da origem de Jesus nosso Deus e Senhor que não poderia ser fruto do esforço humano , mas DOM DE DEUS, iniciativa exclusiva de Deus e aceitação de Maria.

"Se Jesus fosse originado totalmente de "baixo" , a partir da história humana , seria portador das " taras - defeitos transmitidos pela hereditariedade" desta história e precisava ele mesmo ser libertado.
Se viesse somente do "alto" , não pertenceria a nossa história , somente a tangenciaria.
Jesus é o sacramento do encontro:
- vem de " baixo" , de Maria,
- vem de " cima ", de Deus
conferindo evolução semântica ao terno virgindade : humanidade divinizada, que pratica atos puros, fecundos, solidários." curso de mariologia irmã Lina



Editado 1 vezes. Última edição em 22/03/2007 19:39 por Chris Luz BR.

Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.