F
paroquias.org

A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
F : Geral

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4
Ciência e Fé
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 28 28UTC April 28UTC 2006 23:29

Re: Ciência e Fé
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 28 28UTC April 28UTC 2006 23:52

Desculpem, mas pode não estar bem claro.
Passo a dizer: a pergunta acaba em "harmonizar ciência e fé"

A resposta do Santo Padre começa em: "O grande Galileu"

Outra coisa: como vos disse eu não tenho possibilidade de indicar o link para que vocês tenham acesso clicando. Procurei dar as informações necessárias.

Adeus e um bom fim de semana "grandinho".

Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 29 29UTC April 29UTC 2006 00:25

Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 29 29UTC April 29UTC 2006 16:14

Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 29 29UTC April 29UTC 2006 17:57

A Fé é a catapulta para o futuro e exige o espírito da realidade, para não ser crendice. A Ciência ajuda-nos a ter um espírito preciso da realidade. Para lá deste espírito está a sabedoria interpretativa ou mitológica.

---Zénite---

Deus habita o tempo,
o todo e o nada.
Vive na ágape,
no eros no amor.
É mandamento, direito,
abnegação.
É proximidade, face escondida,
imensidão.
É misericordioso;
sejamo-lo também.

---Jesus Cristo---

Quem é este Homem?
- É a tese de Deus,
o alfabeto dos cristãos,
a esperança da humanidade.

*=?.0

Data: 29 29UTC April 29UTC 2006 18:25

Fé e Ciência
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 29 29UTC April 29UTC 2006 20:27

Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 29 29UTC April 29UTC 2006 22:49

Caro Alef,

Não sei se consigo ir a uma cama tão funda como tu foste mas aqui fica o comentário. Creio que quando se fala da dicotomia entre fé e ciência para além da questão do conhecimento, como afirmas, há a questão do método ou processo de criar ou descobrir esse conhecimento, sobretudo na questão da experiência da ciência.

Dou um exemplo. Ainda há bem pouco tempo falávamos aqui na eficácia da oração. Todos os crentes acreditam que a oração (vou restringir este exemplo ao caso da cura de doenças) tem efeitos. Isto é, é possível eu rezar pedindo a Deus que me cure ou cure alguém que não eu, e isso seja um factor de melhora ou cura. O problema para a ciência é que isto não acontece sempre. Isto é, eu não consigo definir uma hipótese e desenvolver uma tese que me prove a hipótese inicial. Por vezes a oração funciona, por vezes não funciona. Para nós crentes isto faz sentido. Nós pedimos algo a Deus e cabe a Deus decidir se atende ou não o nosso pedido. O problema é que Deus não é tido nem achado na ciência.

Posso não dizer que a fé seja uma forma de conhecimento mas será pelo menos uma fonte de conhecimento. Quando eu digo que acredito em Deus, consciente ou inconscientemente existe uma imagem que eu faço de Deus, mesmo que seja algo abstracto. Haverá certamente algumas características de Deus que eu acredito, e isso será conhecimento. Mas será possível utilizar a ciência para provar ou não esse conhecimento? Eu penso que não. Não hoje, nem nunca, porque a ciência restringe-se sempre ao mundo físico. Ora Deus está para além dessa dimensão. Isto será o mesmo que tentar medir o tempo com uma régua: são dimensões distintas.

Concordo inteiramente com a tua definição de fé, embora me pareça que estamos a falar de fé cristã na medida em que falamos da entrega a alguém pessoal.

Quando estudei (superficialmente) S. Tomás fiquei com a noção de ser um conhecimento próprio do seu tempo (como todo o conhecimento) mas que para hoje algumas das noções e conceitos careciam de adaptação. As cinco vias até podem provar a existência de Deus, mas não provam que esse Deus é o Deus revelado por Jesus Cristo.

Luís

Re: Fé e Ciência
Data: 29 29UTC April 29UTC 2006 22:50

Data: 30 30UTC April 30UTC 2006 12:37

Caro Alef,
Quando o Homem toma consciência de si a primeira coisa que faz é ir ao encontro da realidade, o que pode começar pelo simples chuchar do dedo grande do pé. A isto eu chamo Ciência. Em estadios avançados a pessoa humana utiliza instrumentos para descobrir o universo em que vive. A perspectiva em que nos colocamos ou o testemunho que adoptamos condicionam esta consciência. Quando questionamos o nosso destino surge a Fé e a necessidade de interpretar os dados da realidade. A Fé existe tanto na Ciência como na Religião. A Fé é força de renovação e construção. Por exemplo, há aviões porque alguém acreditou, com base nas observações que fazia, que tal era possível. Se eu digo que Jesus Cristo é o Senhor, estou a fazer um acto de Fé, pois irei pautar a minha vida pelo exemplo e ensinamentos que ele me dá, com base na experiência de que Ele é o Ressuscitado, conforme o testemuho dos Apóstolos e discípulos, ou da experiêcia pessoal que fizer de que Ele vive e é fonte de nova vida. Poderá pôr-se a questão sobre qual Fé é mais importante: a da Ciência ou a da Religião. Eu penso que não podemos prescindir de qualquer uma delas.
Mas quando se diz que todas as coisas foram feita por intermédio de Jesus Cristo, como está no Credo de Niceia, está-se a fazer não um acto de Fé, mas a redigir especulação (Jesus Cristo tanto quanto sei não é fabricante de telemóveis, de pontes romanas, ou de pirãmides egípcias). Por isso prefiro o Credo dos Apóstolos. Mas a incerteza faz parte da estrutura da Fé e possivelmente do próprio universo. É sobre o ser/não ser ou talvez, fundamento da Liberdade, que poderá estar assente a razão da nossa existência.

*=?.0

Data: 30 30UTC April 30UTC 2006 14:34

Data: 01 01UTC May 01UTC 2006 20:24

Data: 02 02UTC May 02UTC 2006 08:58

Data: 02 02UTC May 02UTC 2006 09:14

Caro Alef,
Penso que a nossa linguagem não nos permite exprimir de forma inequívoca, realidades profundas. Por isso vamos tentando acertar as agulhas. O que há de mais inequívoco na Fé cristã é o testemunho pessoal. Jesus veio ao mundo para dar testemunho da verdade, por isso não escreveu nada (mas não era astrónomo, costumo dizer). Jesus escreve poemas com a vida. Literariamente o que há de mais inequívoco são os Mandamentos. E Jesus Cristo deixou-nos um Mandamento Novo, que não precisa de ser escrito pois é fácil de decorar. A Fé cristã começa na profunda transformação que este mandamento opera na nossa vida e por aí vamos até à esperança numa vida para lá dos horizontes temporais em que vivemos. Mas por vezes caiu-se no que costumo chamar de ideolatria. É preciso ter cuidado para não se confundir Fé com ideias, liberdades poéticas ou dogmáticas, que por vezes se impõem aos outros por métodos que são a própria negação dos mandamentos que serviram de base à construção na Fé. Por exemplo: é grave e triste o que está escrito em Hebreus 10, 26 e seguintes quanto à liberdade religiosa. Será que o seu autor era adepto do Cristo faz tudo, mata tudo e arrasa tudo? Quanto se fala que há perda de Fé, não será exactamente o contrário. Ou seja a Fé das pessoas cresceu ao ponto de recusarem uma Fé feita de demagógicas afirmações, desprovidas de precisão e exactidão, virtudes que abundam na Ciência?

*=?.0

Data: 02 02UTC May 02UTC 2006 10:33

Data: 02 02UTC May 02UTC 2006 20:43

Muito obrigado pela citação.
Em Exodo 20, 13 está escrito:
"Não matarás"- inequívoco, como sempre, quando se trata de Mandamentos.

Data: 03 03UTC May 03UTC 2006 09:32

Data: 03 03UTC May 03UTC 2006 13:53

Caro Manuel:

Dizes que «a fé no sentido genérico é qualquer tipo de crença». Não sigo esta definição de fé. O «genericamente» não autoriza ao deslocamento do âmbito próprio da fé para outro que lhe é alheio. Além disso, «crença» realça a noção de conteúdos e isso não é o elemento mais radical da fé. Veja-se o que escrevi antes ao Albino. A «fé» do cientista «de que está no caminho certo» desloca o âmbito da palavra (âmbito religioso) para um âmbito análogo, mas bem diferente.

Portanto, detecto aqui a mesma dificuldade que apontava na minha mensagem ao Albino: a fácil identificação da fé (religiosa) com determinados conteúdos. Essa concepção de fé é pobre e até alheia à Bíblia. Se a justificação vem pela fé (que «opera», mas deixemos isso para outra altura), e se a fé são conteúdos, por que razão o Demónio não se salva? Se a fé é que justifica, por que razão no «episódio» do Juízo Final, não há um «exame doutrinal», mas sim um «exame ao amor»? Não será isto suficiente para mostrar como as concepções «genéricas» estão muitas vezes contaminadas?

Mencionas outro elemento importante: a credibilidade do testemunho. A nossa fé é apostólica, isto é, parte da fé e do testemunho dos Apóstolos. Certo. Contudo, não á verdadeira fé enquanto não fizermos nós próprios a experiência de entrega pessoal a um Deus pessoal que se «revela» como fundamento da minha vida. E isto sem desmerecer a componente comunitária da nossa fé.

Resta-me perguntar: é possível a fé sem oração?

Creio que não respondeste à minha questão: uma vez que contrapões «fé cega» e fé genuína, que é que vê uma fé genuína? É que adianto que penso que nenhuma fé é cega…

Alef

Fé e Ciência.
Data: 03 03UTC May 03UTC 2006 14:41

Data: 04 04UTC May 04UTC 2006 09:00

A este propósito lembrei-me da imagem de Sto António que tenho em casa.
Quando comtemplamos a vida dos santos contemplamos a concretização do projecto de Deus neles. A Fé cristã é sobretudo um projecto pessoal de conversão e comunitário de partilha, porque em Deus, tal como a luz do sol, tudo é gratuito.
A Fé é também viver a gratuidade da graça de Deus; viver a graça e a verdade por Jesus Cristo.

*=?.0

Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4

Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.