© 1999-2026 Paroquias.org |
|
 |
A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.

F : Geral
Perdão
Escrito por: Zé (IP registado)
Data: 14 14UTC March 14UTC 2006 13:24
Mas afinal, o que é perdoar? Será simplesmente a ausência de vingança, a não retaliação? Não é certamente o esquecimento. Também não me parece que seja confiar, ou dar uma segunda oportunidade. Perdoar é apagar a dor que se sente no coração? Pode-se perdoar quem não está arrependido?
Re: Perdão
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 14 14UTC March 14UTC 2006 13:48
Perdoar não é "tirar a culpa" mas voltar a dar o que o outro perdeu no seu desamor.
Ora se o outro não o quiser , não pode ser imposto. Uma relação de amor é um trabalho a dois, não pode ser imposto apenas por uma das partes...
Provavelmente quem traiu um pacto de amor não amava verdadeiramente aquele que triau...
O que deve custar a aceitar numa trição é a consciência de que afinal o amor não existia . Pode-se perdoar a um outro que não nos tenha amor. Não se pode é voltar a amá-lo completamente porque, o amor exige sempre alteridade e reciprocidade..
Quem não ama - por incapacidade , imaturidade, egoísmo - perdeu-se um pouco de si mesmo e está na agonia do vazio...
Quem não se sente amado , também.
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 14 14UTC March 14UTC 2006 14:10
Concordo. Aliás, temos mais facilidade em perdoar um desconhecido, do que alguém que amamos. Ninguém quer ser traído e o amor, por maior que seja, tem de ser regado e receber muita atenção para não morrer. Infelizmente, acontece cada vez mais. Parece que as pessoas deixaram de ter noção do que fazem aos outros....
mj
Escrito por: Aristarco (IP registado)
Data: 14 14UTC March 14UTC 2006 18:27
Escrito por: chuva (IP registado)
Data: 14 14UTC March 14UTC 2006 21:20
Há muita coisa a perdoar, muitas situações, não está em questão apenas uma traição entre marido e mulher, mas o perdão em geral.
Posso perdoar mesmo que o outro não esteja arrependido. Da mesma forma que posso amá-lo mesmo que ele não me ame como eu.O perdão vai no coração de cada um.
Perdoar não é uma coisa fácil, porque a existência do perdão pressupõe ter havido uma mágoa, dor. E é muito fácil nesta nossa cabeça sentirmo-nos lesados e afastar-nos da fonte da dor.
Julgo que perdão, é pra mim...deixar que essa mágoa deixe de ter tanta importância como a que lhe demos.Não é fácil, não. Compreender a fragilidade do outro. Aceitá-lo como irmão que errou, tal como nós erramos com com o nosso próximo, e com o Senhor. Jesus Cristo teve de perdoar muito.
Editado 1 vezes. Última edição em 14/03/2006 21:22 por chuva.
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 15 15UTC March 15UTC 2006 00:07
Perdoar é decidir que não quero sofrer, quero simplesmente amar.
Perdoar é deixar partir um passado doloroso. É querer crescer sem ficar preso ao passado.
Perdoar é escolher pela paz e o amor em vez da raiva e do ódio.
Perdoar tem muito mais impacto em quem perdoa do que em quem é perdoado.
Perdoar é o caminho mais curto até Deus.
Luís Gonzaga
Data: 15 15UTC March 15UTC 2006 09:47
Escrito por: josepinho (IP registado)
Data: 15 15UTC March 15UTC 2006 11:15
Perdoar não é apenas apagar da memória. É dar hipótese de restabelecer laços como se nada tivesse acontecido. E isso, principalmente com quem se ama - logo, mais se exige - é muito difícil.
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 15 15UTC March 15UTC 2006 13:13
É isso mesmo: penso que perdoar é mais do que apagar da memória ou uma mera desculpa: é dar o passo na direcção de um re-relação... É o que Deus faz connosco: constantemente se volta para nós, uma e outra vez, 'de começo em começo', para uma relação, sempre outra vez: É isso que somos chamados a fazer...
Abraço fraterno
Miguel
Data: 15 15UTC March 15UTC 2006 13:21
rmcf, e em que é que isso se traduz nos casos extremos? Por exemplo, se te matarem um filho... Suponho que não tenhas propriamente de ter ou manter uma relação com o assassino.
Perdoar é não retaliar e ser ainda capaz de desejar o melhor para a pessoa?
Data: 15 15UTC March 15UTC 2006 13:43
Acho que sim. Jesus também pedia para os apóstolos não condenarem e perdoarem os fariseus hipócritas, mas avisava-os que eles eram uma má influência. Perdoar, mas não ser ingénuo. Não retaliamos, desejamos o mlehor para a pessoa, mas se houver qualquer perigo para nós temos de nos afastar. Não se esqueçam do 5º mandamento que pede também para não no matarmos a nós próprios, seguindo o caminho errado.
E, já agora, por mais difícil que, por vezes, possa ser o perdão, não é muito melhor não sentirmos rancor e ódio? São setimentos tão pesados e tão destrutivos!
Data: 15 15UTC March 15UTC 2006 13:47
Sem dúvida que é muito melhor não sentir rancor nem ódio. Mas podemos controlar isso? Não será o Perdão independente do que sentimos? Ou perdoar é também alterar o que se sente?
(não estou a usar de retórica, mas sim mesmo a fazer perguntas)
Data: 15 15UTC March 15UTC 2006 13:54
Acho que sim, que podemos controlar. Claro que tudo leva o seu tempo e é normal que perante casos graves não se consiga controlar os sentimentos de forma muito fácil. Mas, se vamos guardá-los, o que é que ganhamos com isso!
Lá está, também temos de alterar o que sentimos.
Escrito por: Sandra Isabel (IP registado)
Data: 17 17UTC March 17UTC 2006 11:09
PERDOAR, para mim é perceber porque é que o outro erro, o porquê do erro, o que realmente me magoou, porque é que me magoou, demonstrar ao outro que me magoou(porque por vezes as pessoas nem se apercebem que nos magoaram, e se não dissermos ou demonstrarmos, vão continuar a fazer porque pensam que está bem) e depois com muito amor e humildade perdoar, pedir a Deus que também a perdoa e desejar que tudo o que aconteceu tenha sido um erro e que não volte a acontecer com mais ninguém....
Eu sei! É muito bonito... mas nem sempre é facil! E quem disse que foi fácil a Jesus dizer:
"Perdoa-lhes que eles não sabem o que fazem....."
Perdoar é um desafio à nossa capacidade de Amar o próximo... sem ressentimentos.
Um abraço
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 17 17UTC March 17UTC 2006 14:11
Perdoar sempre poderá ser o máximo de coragem.
Alguém dizia que perdoar é uma forma de nos conhecermos a nós próprios.
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 17 17UTC March 17UTC 2006 16:54
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 20 20UTC March 20UTC 2006 01:49
2 grandiosos exemplos de perdão:
a parábola do filho pródigo. O Pai porque muito amava o filho perdoou-o e perdoou-o com alegria.
Reparai que o pai não foi atrás do filho, esperou pelo seu regresso, pelo seu arrependimento. Reparai como era ainda ligeiro o arrependimento do filho, mais impulsionado pelas dificuldades que pelo real arrependimento dos pecados.
O pai ao não ir atrás do filho implicitamente diz-nos que não devemos condescender com o pecado, com a ofensa enquanto esta dura.
Se amamos aquele que nos ofende, ofensa fere-nos mais, a dor é maior. Isso não significa que quem ama não perdoe, bem pelo contrario. Porque amamos depois perdoamos da mesma forma que o pai da parábola perdoou ao filho.
E o maior exemplo de perdão, Jesus do alto da sua Cruz:
- Pai, perdoai-lhes porque não sabem o que fazem!
Jesus Cristo, o Santo de Deus, Deus feito Homem, sem pecado algum, Bom e Justo perdoou aos pecadores que o torturavam e matavam. E nós, pecadores que ofendemos milhares de vezes a Deus e ao proximo temos dificuldade em perdoar uma palavra mais aspera ou uma mentira.
Em tempos julguei que fosse a moral sexual aquela que as pessoas tivessem maior dificuldade em seguir, hoje tenho serias duvidas se não é no mandamento do perdão que ela existe. Simplesmente a maior parte das pessoas parece-me não tomar consciencia do desvio que cometem em relação aos mandamentos de Jesus Cristo ao negar o seu perdão ao proximo.
Mas notando sempre que não se deve ser condescendente com o pecado.
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 21 21UTC March 21UTC 2006 23:54
Escrito por: Vítor Castro (IP registado)
Data: 27 27UTC March 27UTC 2006 20:37
Se o perdão fosse algo fácil qualquer um era capaz de o fazer. O perdão é algo mais que esqueçer. É preciso consciência, capacidade de perdoar o que hoje em dia não é fácil, amor, sinceridade porque há quem perdoe apesar de ter sofrido algo grave por parte de outro e há quem pense que está a perdoar mas está apenas a desculpar.
Escrito por: Margarida Barros (IP registado)
Data: 29 29UTC March 29UTC 2006 13:12
Eu penso que para Perdoar alguém, é necessário reflectir muito bem, verificar todos os pontos que nos levaram a ter que perdoar.
Margarida
Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum. Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui. Se ainda não se registou, visite a página de Registo.
Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.
|
 |
|