F
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
F : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234567891011Próximo
Página actual: 8 de 11
Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 06 06UTC December 06UTC 2006 22:13

pasta dos dentes, sal.

depois de lavar os dentes o paladar fica alterado, o sabor do sal fica alterado.

As pessoas têm gostos diferentes, percepções diferentes.
É certo que a liturgia é feita para um colectivo, não para uma sensibilidade particular de alguem.
Mas São Paulo dizia que se fazia judeu para os judeus e gregos para os gregos a fim de cativar alguns para Cristo.

A dignidade da celebração pode preservar-se de muitas formas. por vezes até é melhor preservada se cantarem musicas populares simples mas bem executadas que presumirem cantar musica sacra de dificil execução e parecerem o coro dos gatos desafinados.

Há celebrações em que se sublinha mais a alegria cristã, outras em que se sublinha mais a majestade divina, outras a comunhão dos irmãos em Jesus Cristo. Devia existir maior variedade de celebrações para se adaptarem melhor às diferentes sensibilidades e culturas.

As diferentes formas musicais adequam-se melhor a diferentes sentimentos, ideias, emoções, assim como a diferentes sensibilidades e caminhadas espirituais.
Desde que se preserve a dignidade, que não se firam as sensibilidades, deve existir uma adaptação da liturgia ao povo.

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 07 07UTC December 07UTC 2006 00:16

Caro Pontosvista

Parece que quem confude a opinião pessoal com a Igreja és tu. Como ja provaste, não estás interessado em entender. Não merece a pena estar a citar documentos, quando o unico critério de discernimento é a tua opinião.
Claro que poderia argumentar mil e uma coisa. Mas confesso que não lucraria nada, quando apresento as razões do Magisterio, dizes que é burocracia que não representa a Igreja. Quando digo o que penso, é a minha opinião.
Tudo o que não coincida com o teu pensamento, está errado. Se não ha um esforço teu para tentar ao menos entender, não merece a pena da minha parte perder tempo.
Abraço fraterno em Cristo Redentor

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 07 07UTC December 07UTC 2006 00:18

Paulo

Qual é o critério que permite distinguir se uma música é adequada ou não para a Eucaristia?

pontosvista

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 07 07UTC December 07UTC 2006 00:20


Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 07 07UTC December 07UTC 2006 00:21

Paulo, as razões da magisterio não são os documentos do magisterio. Confesso que poucos documentos tenho lido mas os que li eram sinteses, sinteses que me pareciam muito cheias de razão e de razões (geralmente concordei com tudo ou quase tudo o que era dito). Mas como sinteses que eram essas razões raramente eram explicitadas.

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 07 07UTC December 07UTC 2006 00:55


Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 07 07UTC December 07UTC 2006 01:18


Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 07 07UTC December 07UTC 2006 01:50

Paulo

Obrigado pelo link. Mas não respondes à questão: perante uma dada música, como é que se decide se ela é adequada à liturgia? Há algum critério objectivo ou deve ser avaliada pelas pessoas que participam na Eucaristia?

pontosvista

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 07 07UTC December 07UTC 2006 01:53


Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 07 07UTC December 07UTC 2006 01:54

Ha critérios objectivos que a pessoa que orienta deve seguir. Musicae Sacrae Disciplina de Pio XII apresenta os principais critérios.

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 07 07UTC December 07UTC 2006 03:07


Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 07 07UTC December 07UTC 2006 04:02

Naturalmente que o Santo Padre Pio XII deveria ter em conta essa tua irritação quanto ao orgão de tubos a quando da Enciclica. È um critério relevante. Haverá mais pontos de vista teus que devam presidir à Liturgia? Seria bom, dada a tua excelente formação liturgica, musical e quiçá literária fazer parte de uma Pontificia Comissão para tratar desta tão delicada matéria.
Abraço fraterno

O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 07 07UTC December 07UTC 2006 05:36

Gostava de pedir que voltassem ao assunto do topico e que alguem tentasse argumentar as razoes para de novo existir a Missa de Pio V, que nao sejam motivos ou gostos pessoais.

Em comunhao

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 07 07UTC December 07UTC 2006 10:18


Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 07 07UTC December 07UTC 2006 10:38


Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 07 07UTC December 07UTC 2006 11:08

Paulo

Se conseguires arranjar alguma defesa razoável das frases anacrónicas da Musicae Sacrae podemos discuti-la num tópico próprio. Se o melhor que és capaz de dizer é falar sobre mim, dás-me razão.

pontosvista

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 07 07UTC December 07UTC 2006 11:31

S7v7n,

Pensa bem no que escreveste... das duas uma ou acreditas que a Missa de Hoje foi uma actualização e em muitos aspectos a recuperação de elementos pré-tridentinos ou é uma farsa o que celebramos todos os Domingos.

É verdade que houve consultores e teólogos protestantes, mas quem aprovou o Missal foi um Papa.

Tirando a excepção de meia dúzia de tradicionalistas e lefevbristas, não conheço um único teólogo qu ponha em causa a missa de hoje.

Assim continuo à espera de argumentos que justifiquem o restaurar da Missa de Pio V por motivos que não sejam de gosto ou tendência pessoal.

Em comunhão

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 07 07UTC December 07UTC 2006 11:33

Mais acrescento que um desses teólogos foi o Irmão Max de Taizé, que no final da sua vida se converteu ao catolicismo e foi ordenado padre.

Em comunhão

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 07 07UTC December 07UTC 2006 12:54

Caro Pontosvista

Quem dá criterios pessoais és tu. A unica pessoa aqui que afirma que a Enciclica está ultrapassada porque orgão de tubos te irrita profundamente foste tu.

"Espero que o gozo celeste seja melhor do que o som do órgão, sobretudo se este não for bom. Quanto a elevar, a mim apenas me irrita. Caracterizar um instrumento desta maneira parece-me muito pouco sensato."

Está tudo no documento que citei. Não tenho mais nada a acrescentar.

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 07 07UTC December 07UTC 2006 13:36

Paulo

Paulo

Escolher um instrumento e dizer que é mais adequado é algo que pode ser apresentado numa perspectiva pessoal ou cultural mas não numa perspectiva universal. E nem sequer para os europeus é óbvio que o órgão seja melhor que outros instrumentos. Uma encíclica e escolher instrumentos parece-me simplesmente um sintoma do querer uniformizar o mundo até em detalhes mínimos. Isto nada trem a ver com o cristianismo. Não refutaste até agora isto.

A caracterização dos instrumentos musicais adequados à liturgia é completamente impraticável: todos os instrumentos são simultaneamente sagrados e profanos. Mais uma vez a encíclica fala como se estivesse a dizer alguma coisa quando no fundo está apenas a querer obrigar a que todo o mundo tenha os mesmos gostos musicais que se têm em Roma. Isto para não falar de uma coisa: se avaliássemos devidamente os compositores de muita da música sacra clássica provavelmente descobriríamos que muitos deles eram pouco cristãos. Mozart, por exemplo. Mas vemos o Papa deliciado com música clássica. Eu até acho que o autor não deve ser considerado na avaliação da música mas a Encíclica reforça isso. Não sei como resolves estas contradições.

pontosvista

Ir para a página: Anterior1234567891011Próximo
Página actual: 8 de 11


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.