© 1999-2026 Paroquias.org |
|
 |
A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.

F : Geral
Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 05 05UTC December 05UTC 2006 00:46
Perdeu-se a noção do que é Sacro. Tudo serve para ser cantado na missa. Basta ver a banalização das Igrejas. Muita gente vai a casamentos e baptizados e comporta-se melhor no restaurante do que na Igreja. Ja vi gente aos gritos em cima dos bancos, ja vi uma senhor a fumar ja dentro da Igreja com o cigarro para fora da porta.
As pessoas deixaram de entender a dimensão Sagrada. Por isso tudo se canta, tudo se veste. Banalizou-se. Do 80 passou-se para o 8.
Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 05 05UTC December 05UTC 2006 01:16
Claro que vai muita gente a casamentos e baptizados que se portam desrespeitosamente mas isso é porque nessas celebrações vão muitas pessoas que nem cristãos são.
Há uma falha no rito actual, falta-lhe emoção, é seco, então feito da habitual forma atabalhoada mais seco se torna.
o rito tridentino, que nunca presenciei, pelos relatos que me fazem, transmitia mais emoção, mais sentimento apesar da menor intervenção do povo. Era o sentimento do temor de Deus mas apesar de tudo tem emoção e sentimento.
O rito actual parece-me um esqueleto. Parece-me que quem o criou, pensou-o desta forma para que depois nas u807237599_gaioqor esse esqueleto fosse revestido da forma adequada celebração a celebração. Mas isso normalmente não se faz, e o resultado é frequentemente frio, algo que não é carne nem peixe.
Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 05 05UTC December 05UTC 2006 08:14
Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 05 05UTC December 05UTC 2006 13:12
Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 05 05UTC December 05UTC 2006 14:54
O que é que o ritual litúrgico da missa de hoje se relaciona com os Metallica ou com os Marlyn Mason?
Já alguma vez ouviste uma missa em fado? São bastante bonitas... pessoalmente prefiro aquelas com cânticos de Taizé.
Mas continuamos sem justificar a missa tridentina que não seja por motivos de gosto pessoal ou estético.
Em comunhão
Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 05 05UTC December 05UTC 2006 15:01
Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Zé (IP registado)
Data: 05 05UTC December 05UTC 2006 15:13
Porque o bom gosto não pode ser definido por apenas uma pessoa. Tem de haver um mínimo de consenso. E se calhar até há versões de músicas dos Metallica que ficariam bem numa missa. Marilyn Manson já não diria tanto.
O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 05 05UTC December 05UTC 2006 18:46
Não consigo ir a Zagreb porque vou visitar a minha familia a Portugal durante o Natal... E no trabalho só me dão 1 semana de férias.
Fica pro ano.
Já agora faço a recomendação à participação neste encontro. Acredito que sera uma porta aberta a uma reconciliação mais profunda entre sérvios, bósnios e croatas, pelo menos aqueles que participarem no encontro.
Gostava muito de ir...
Em comunhao
Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 05 05UTC December 05UTC 2006 18:46
Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 05 05UTC December 05UTC 2006 19:37
Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Zé (IP registado)
Data: 05 05UTC December 05UTC 2006 19:42
Pelo que disse o pontos de vista, porque prejudica ou causa confusão à maioria, ou pelo menos, a uma minoria não negligenciável.
Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 06 06UTC December 06UTC 2006 00:51
Desculpa Tilleul mas estás completamente errado. A musica dentro da celebração da Missa faz parte da Liturgia sim. Toda a celebração é um todo. A musica escolhida tem de ser escolhida de acordo com o espirito da celebarção. Das leituras, das antifonas que vem no missal, e nunca de acordo com o gosto particular de quem as escolhe ou dirige os coros.
A escolha da musica obedece a critérios especificos. Existem varios documentos emanados pela santa sé, e em portugal pelo Secretariado Nacional de Liturgia. Em Fatima todos os anos, no final de Julho, há um encontro de Liturgia onde são apresentadas musicas novas etc.
A ausencia de liberdade de que falo, é a recusa da celebração de uma missa que se celebrou durante 400 anos e a celebração de missas mistico gazozas com canticos que aquecem o coração, em que se dança no ofertorio etc. Ja para não falar da celebre missa de haloween.
Ha uma contradição no teu argumento. Defendes que em certas coisas as pessoas não podem ter o que querem, mas no que toca a musica pode ser tudo, desde que seja bonito. Tipo Paul simon etc que tanto se cantou nos anos 70.
Não deixa de ser curioso porque na Alemanha continua-se a cantar em gregoriano nas missas e essa versão pimba liturgica não entrou.
O Argumento nunca pode ser "para os Jovens" porque se os jovens vao a missa por causa da musica, se calhar é melhor ir ao Hard Rock café do que ir a missa. Ha que educar as pessoas, e o gosto musical tambem se educa.
Defenitivamente que Beatles e outras coisa semelhantes não são para ser tocados nas missas.
A escolha dos canticos nunca é uma questão estetica e de bom gosto. É uma questão liturgica. Por isso ha Escolas de Musica Sacra nas dioceses para formar regentes de coros, caso contrario quem escolhia os canticos eram as pessoas de bom gosto.
Quando me referi à questão do sagrado na missa tridentina, tinha a ver com uma noção Majestosa de Deus. Tudo honrava a majestade divina. Era de algum modo proximo da liturgia ortodoxa de hoje.
Hoje banalizou-se tudo. Ha padres que não usam cordão nem casula, nao faz falta, inventam orações, inventam-se gestos que não estao em lado nenhum. Depois a pessoa muda de paroquia e não fazem la as mesmas coisa que na minha onde davamos as mãos no pai nosso e era tão emocionante..
A missa tem que me dizer qualquer coisa, mas mais importante, que digo eu à missa? Que levo eu para transformar? Que Acção de graças dou eu na missa pela semana? Que atenção dou eu às leituras?
Senão há interioridade, vida interior.... podemos inventar muita coisa, mas a missa não me vai dizer nada, nunca.
Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 06 06UTC December 06UTC 2006 03:57
O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 06 06UTC December 06UTC 2006 07:54
Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 06 06UTC December 06UTC 2006 12:38
Caro Pontosvista
Criterios legalistas tambem sao criterios. A liturgia não é uma salada de fruta, Ha normas e instruções emanadas por quem de direito. Congregações da Santa Sé, Secretariados de liturgia etc.
E tão válidos ou mais do que opiniões musicais particulares.
Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 06 06UTC December 06UTC 2006 15:46
Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 06 06UTC December 06UTC 2006 19:02
Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 06 06UTC December 06UTC 2006 20:01
Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 06 06UTC December 06UTC 2006 20:21
Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 06 06UTC December 06UTC 2006 21:03
Seven
Confundes Igreja com "Congregações da Santa Sé, Secretariados de liturgia etc."? Ser católico não é ser devoto destas instituições burocráticas.
pontosvista
Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum. Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui. Se ainda não se registou, visite a página de Registo.
Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.
|
 |
|