© 1999-2026 Paroquias.org |
|
 |
A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.

F : Geral
Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 27 27UTC November 27UTC 2006 20:12
Caro Tilleul
Há ambas as experiencias e ambas são salutares.
No mundo global há várias sensibilidades e as várias enriquecem a Igreija.
Há movimentos onde os jovens querem rap e rock e outros onde a musica savra se desenvolve.
Todos têm o seu lugar no seio da Igreija.
É isso que a faz grande.
Cristina Dinis Saraiva
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 28 28UTC November 28UTC 2006 01:13
A multiplicidade não deve assustar. Ha lugar para todos. A casa de meu Pai tem muitas moradas. A Igreja é projecto de Deus. Não nosso. Há pois que o ir descobrindo,
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 28 28UTC November 28UTC 2006 05:37
Concordo que se possa escolher.
Só queria deixar bem claro que a desilusão está associada à Igreja em geral e não pelo facto de a missa se celebrar em vernáculo.
Em comunhão
Data: 28 28UTC November 28UTC 2006 10:12
Caro Tilleul
Concordo contigo.
Cristina
Data: 29 29UTC November 29UTC 2006 08:52
Data: 29 29UTC November 29UTC 2006 09:32
Já agora gostava de perguntar algumas questões que se alguém me poder ou saber responder ficaria agradecido.
Quais são as diferenças entre a Missa de Sao Pio V e a missa celebrada antes?
Existe algum estudo sobre a liturgia dos primeiros 15 séculos de Igreja?
Existe como argumento que o Latim mantêm a originalidade da língua e exactidão dos documentos da Igreja. Agora a minha pergunta é porque não o grego, o aramaico ou o eslavo antigo? E se alguma vez ouver uma reaproximação aos cristãos de Constantino, será que este argumento mantem a sua validade?
Em comunhão
Data: 02 02UTC December 02UTC 2006 08:47
Caro Tilleu
As cartas como a que juntaste do Padre Farinela, denotam que ainda existe muitos anti corpos contra a Missa Tridentina.
Parece-me obvio que oara se estar em comunhão com a Igreija terá de se aceitar o concilio Vaticano II.
Mas o Concilio como o Papa veio recordar não deve ser interpretado como contrário à tradição.
Se o Papa liberalizar a Missa Tridentina será um dia feliz para a Igreija.
Quanto as tuas questões claro que existem estudos sobre as Missas antes da Tridentina. A Missa Tridentina é relativamente recente (concilio de trento).
Quanto à Igreija ter adoptado o latim como lingua e não o aramaico não sei as razões.
Cristina
Data: 04 04UTC December 04UTC 2006 13:46
Cristina,
Não tenho anti corpos contra a Missa Tridentina, até porque pessoalmente gosto de ouvir uma missa em Latim com coro e canto gregoriano mas continuo a ter razões para preferir a missa tal como é celebrada hoje.
Razões? Tenho algumas:
- A missa hoje é presidida pelo padre e nós fazemos parte de toda a celebração. Lembras-te das senhoras velhotas que rezam o terço durant a missa? De onde vem este hábito?
- A missa hoje é para ser particpada e não ser ouvida. Cristo na pessoa do Padre pergunta-nos e nós respondemos. Não é um ritual mecânico e automatizado até à exaustão.
- O "Fazei isto memória de mim", não me parece que tenha sido para designar um acto isolado, um sacrifício num altar de uma pessoa só enquanto as outras assistem. Por isso na última ceia segundo Sao Joao não existe nem pão nem vinho mas comunhão, serviço e partilha.
- A missa em vernáculo ou em Latim não são garantes de devoção e atenção à celebração mas pelo menos em Vernáculo já não há muitas desculpas para se rezar o terço durante a missa.
- A maior parte das críticas de protestanização ou a um corte com a chamada missa de sempre correspondem exactamente ao contrário e a um reaproximar das celebrações pré tridentinas.
Pergunto-te qual será a diferença entre ter a Missa Tridentina autorizada em algumas situações ou estar liberalizada como tu dizes? Porque será um dia feliz para a Igreja?
Eu alegraria-me muito mais quando a Igreja fosse um lugar de discussão aberta onde tradicionalistas e modernistas pudessem viver e rezar em conjunto.
Em comunhão
Data: 04 04UTC December 04UTC 2006 14:08
Eu tambem gostaria que assim fosse Tilleul mas vais reparar que não é assim. Não querendo defender a missa tridentina, que nem conheço bem, has-de reconhecer que não ha espaço para ela.
Ha espaço para baterias, djambés, paus de agua etc.
Os mais tradicionalistas queixam-se de que não tem um espaço para si. Aliás a expressão tradicionalista ja encerra uma conotação de ultrapassado, retrogrado e até ligado à extrema direita.
Mas tens razão no que dizes que a Igreja deve ser esse espaço. Para isso e sem julgar ninguém há que dar passos.
Data: 04 04UTC December 04UTC 2006 14:40
Paulo,
Preparei o Encontro de Taizé em Lisboa, visitei algumas dezenas de paróquias e para além das tradicionais violas e orgãos só em missas de bairros mais pobres haviam djambes.
Nas missas de jovens, sim haviam djambes e violas mas para te ser honesto acho que os jovens que participam num coro juvenil da paróquia devem ser acarinhados, porque cada vez são menos.
Nunca vi nenhum pau de agua mas vi algumas paróquias com grupos corais organizados, não vi nenhuma bateria mas vi em muitas paróquias, mesmo nas mais recentes o bom do orgão de tubos.
Por isso acho que essa do abuso liturgico é mais jargão e publicidade do que outra coisa qualquer.
Existem outros que vão falar das missas de palhaços ou de mascarados, mas como já disse, tirando alguns abusos que são devidamente publicitados, extrapolados e cuidadosamente tratados por grupos de fanáticos, acredito que são excepções.
Depois uma outra coisa, penso que ou o interesse é pouco e limitado a meia dúzia de crentes dispersos ou então os crentes que gostam de ouvir a missa tridentina, não estão muito bem organizados visto no próprio inicio do tópico se admite que:
"Em vários países e cada vez mais. Portugal é unico país da União Europeia onde não existe uma Missa Tridentina ao abrigo das condições definidas pela Comissão Eclesia Dei. Na Europa todos os anos se concedem novas autorizações. Para se ter uma ideia em 1994 existiam 34 locais da Europa onde se podia assistir a Missas autorizadas nos termos da condições definidas pela Comissão Eclasia Dei, em 2004 são mais de 200 locais."
Em comunhão
Data: 04 04UTC December 04UTC 2006 17:27
Quando vieres a Portugal, fala comigo, e levo-te a varias u807237599_gaioqor onde se cantam canções do Lion King na missa.
Não é contudo isso que está em causa. O que está em causa é a liberdade que se concede a uns e ausencia de liberdade a outros.
Data: 04 04UTC December 04UTC 2006 18:38
Caro Tilleu
Eu nem me considero uma tradicionalista.
Quanto à Missa em vernáculo não tenho nada contra, aliás frequento todos os domingos.
A Missa Tridentina responde muito bem a algumas pessoas.
Quanto à diferença entre ter uma autorização pontual ou ou liberalização é totalmente diferente.
Hoje um Padre se a quiser rezar e tiver fieis que a queiram ter, tem de se sujeitar a um processo burocrático perante os Bispos Locais que podem ou não autorizar. Há muitos Bispos que têm muitos anti-corpos e nem autorizam.
Com a liberalização da Missa as dioceses, desde que houvesse Padres e fieis interessados, seriam competlidos a organizar Capelas e horários regulares para a Missa.
Hoje em dia em qualquer grande metropole há missas em várias linguas, na América há cidades que têm missas em Inglês, Espanhol, Italiano, Português etc.
Mesmo em Portugal já há Missas em Russo.
O mundo está a mudar e a Igreija deve dar espaço aos que se sentem atraidos pela Missa Tridentina.
Em relação à Missa em si não concordo que não haja participação. É normal os fieis acompanharem a Missa com missais o que requer uma maior atenção.
As que tive oportunidade de assistir foram aliás muito participadas.
Penso que é inegáveç que há um regresso à noção do sagrado e para muitas pessoas a Missa Tridentina responde melhor a essa necessidade do homem do sagrado.
Cristina Dinis saraiva
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 04 04UTC December 04UTC 2006 19:06
Escrito por: Zé (IP registado)
Data: 04 04UTC December 04UTC 2006 19:16
Eii. Os Beatles são das maiores bandas de música dos tempos modernos. Sim, as suas músicas são muito simples, não são uma composição de Mozart, mas a verdade é que são esteticamente muito apelativas. Ou seja, são belas.
Com o desenvolvimento da tecnologia, a beleza musical passou a estar ao alcance de mais pessoas. Os músicos eruditos de hoje tocam música complexa mas geralmente pouco apelativa. O que se pretende numa música de Igreja é que evoque beleza, não que seja complicada (também há beleza nos "fetiches numéricos" das composições modernas, mas a maioria das pessoas não a verá).
Desprezar a música moderna parece-me sinal de pouca abertura à modernidade e até falta de sensibilidade à beleza. Se calhar uma prisão a cânones clássicos de beleza. Como disse o actual Papa, um teólogo que não souber reconhecer a beleza onde esta existir é perigoso. Se há músicas modernas belas e arrebatadoras (sim, mesmo as do Lion King...), porque não usá-las numa celebração?
Por outro lado, coros desafinados e excessivamente amadores acho que seriam de dispensar... E também não se pode negar a beleza do canto gregoriano.
Penso que há que encarar tudo isto com optimismo e mente aberta.
Data: 04 04UTC December 04UTC 2006 19:34
Caro s7v7n
Concordo contigo.
È facil encontrar sites radicais que defendem que a Igreija deve revogar o concilio Vaticano II e regressar ao Pré-concilio.
Acho um verdadeiro disparate. Aliás estou certa que é a maior fonte de anti-corpos que existe ainda em relação à Missa Tridentina.
Uma causa boa e de boa fé pode muito bem ser transformada numa coisa horrorosa.
Agora também há aqueles que vêm em qualquer ideia de liberalizar a Missa como uma agressão e respondem sem qualquer nexo.
CRISTINA
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 04 04UTC December 04UTC 2006 19:54
Data: 04 04UTC December 04UTC 2006 22:11
s7v7n,
Mas há melodias do "profano" que são lindíssimas. Não me choca que as adaptem. Mas claro, coros desafinados, não obrigado...
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 04 04UTC December 04UTC 2006 22:50
É melhor cantarem coisas simples mas afinados que quererem cantar musica sacra de dificil execução e sair algo desagradavel por ser mal executado.
Dito isto sou bastante favoravel à liberdade liturgica desde que não sejam cometidos abusos.
Actualmente numa cidade existe uma consideravel variedade cultural, de mentalidades, de sensibilidades. Parece-me boa ideia diversificar para adaptar às diversas sensbilidades.
O grande problema que tenho visto nem sequer é provcado por abusos mas sim por celebrações mal preparadas, atabalhoadas.
Por isso, diversificar e preparar bem. E como faltam pessoas para formar coros bem preparados muitas vezes mais vale andar que tentar correr e dar um trambolhão.
Data: 04 04UTC December 04UTC 2006 22:58
Concordo com o Camilo.
Data: 05 05UTC December 05UTC 2006 00:29
Concordo com o Camilo
Cristina
Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum. Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui. Se ainda não se registou, visite a página de Registo.
Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.
|
 |
|