F
paroquias.org

A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
F : Geral

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234567891011Próximo
Página actual: 10 de 11
Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 14 14UTC March 14UTC 2007 19:51

Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 14 14UTC March 14UTC 2007 19:58

Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 14 14UTC March 14UTC 2007 20:00

Volto a repetir

As Missas Tridentinas são apenas para os que as pretenderem.

Se ficarem vazias é da maneira que acabam. Mas a experiencia tem dito o contrário.

Segundo dados da Comissão Eclesia Dei em 1990 existiam 245 Padres com autorização para celebrar a Missa Tridentina pelo Mundo, em 400 lugares de culto regulares

Em 2006 são perto de 800 e todos os anos entram na Comissão 40 novos pedidos.

Mas sérá que não perceberam que não são obrigados a assistir.

Vamos ser claros querem proibir a Missa Tridentina ? É isso?

Cristina

Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 14 14UTC March 14UTC 2007 20:36

Missa Tridentina uma simples tendência estética ou a busca do poder perdido?

Querer a missa Tridentina de volta só se pode encontrar resposta utilizando um destes dois pressupostos; ou é uma tendência estética ou se querer reavivar as práticas pré-conciliares.

Começamos pela primeira. É justo que haja pessoas que se sintam mais inclinadas por a escolher esta ou aquela missa por um ou mais factores. Porque o padre ali fala melhor, porque o coro aqui é mais do meu agrado do que ali, porque aqui se celebra em Latim, porque esta igreja é mais bonita e por aí fora. Tudo isto são razões do fórum intimo, subjectivo e estético, em que nossa escolha e preferência é o factor determinante. Nada tenho a opor. Quem fala da missa Tridentina por estes factores tem todo meu respeito. Se me disserem que se sentem mais com Deus desta forma, mais perto do sagrado com rito é uma escolha que respeito. Eu próprio prefior rezar a missa como em Taizé. O problema é quando para fazer essa escolha se utiliza a comparação pela negativa e usando como argumento a escolha as faltas.

Se o argumento da escolha se baseia num factor regulamentar, porque este rito é mais válido que aquele, porque só se cantando ou se falando de um certo modo se está mais perto de Deus e da liturgia certa, há algo mais que está por detrás deste querer reavivar um rito. Está velado uma visão que se quer impor da nossa Igreja.

Por exemplo a Cristina quer demonstraar os abusos na Missa de Paulo VI para justificar o retorno à Missa Tridentina.

Que abusos são esses?
- Padres que se recusam a dar comunhão na boca. Numa missa tridentina alguém me dará comunhão na mão?

- Padres que se sentam e não distribuem a comunhão. Será que haverá algum leigo que poderá distribuir a comunhão na missa Tridentina?

- Padres que mandam levantar quem se ajoelha. Será que na missa tridentina alguém poderá comungar sem se ajoelhar?

Depois temos 2 razões que nada tem a ver com o rito e que são reveladores que a real intenção está ao regressar a uma Igreja pré conciliar.

Uma razão que se refere à pressa e pouco cuidado da missa. Isto é um problema disciplinar. Não liturgico. Uma missa tridentina pode demorar 3 horas ou 20 minutos.

Depois esta razáo fantástica dos padres não terem tempo para confessar. O que é que isto tem a ver com o rito?

Baixem-se as mascaras. Que se digna abertamente que a Missa Tridentina é ponta de lança dos Lefbvristas, Monfortistas e demais Tradicionalistas. Que se quer acabar com diálogo ecuménico, com o diálogo inter-religioso, com a igualdade dos sexos, com a crescente importancia dos leigos e dos ministerios e movimentos nao celibatarios.

Quando falo em lobos disfarçados de cordeiros não estou a brincar. Por detrás de um discurso de pluralidade, de liberdade escolha está a sua negação, a sua supressão. Está o querer exaltar do celibatário, da repressão da sexualidade, a apologia do sacrificio, o marianismo exarcebado, a estupidificação do leigo e a idolatração dos eleitos.

No fundo o que se quer é fechar a Janela que João XXIII abriu ao mundo.

Em comunhão

Editado 1 vezes. Última edição em 14/03/2007 21:01 por Tilleul.

Data: 14 14UTC March 14UTC 2007 21:28

Data: 14 14UTC March 14UTC 2007 23:52

Data: 15 15UTC March 15UTC 2007 00:22

Data: 15 15UTC March 15UTC 2007 01:08

Data: 15 15UTC March 15UTC 2007 01:16

Data: 15 15UTC March 15UTC 2007 01:22

Data: 15 15UTC March 15UTC 2007 01:26

Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 15 15UTC March 15UTC 2007 09:27

Caro Se7en: não digas que há coisas em que a doutrina da Igreja vai mudar - os exemplos que dás podem ser os que hoje estão na berra, mas se vivesses no final do século XIX eram outros. E quanto a esses (por exemplo, a rejeição absoluta do liberalismo ou da liberdade de expressão e de pensamento), a Igreja tb dizia que nunca iria mudar... e mudou. Dos exemplos que deste, não julgo que quanto ao recasamento de alguns divorciados a Igreja não vá mudar. Não será agora. Mas eu estou convicto de que irá mesmo mudar.

Abraço fraterno,

Miguel

Data: 15 15UTC March 15UTC 2007 19:38

Data: 16 16UTC March 16UTC 2007 09:53

Data: 16 16UTC March 16UTC 2007 14:06

Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 16 16UTC March 16UTC 2007 14:13

Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 16 16UTC March 16UTC 2007 14:30

A propósito de padres católicos casados: a verdade é que existem. E em plena comunhão com a Igreja Católica.

João (JMA)

Data: 16 16UTC March 16UTC 2007 14:56

Data: 16 16UTC March 16UTC 2007 15:08

Mas conseguiste perceber a quê me estava a referir? Não podes incluir tudo no mesmo saco como ensinamentos inquestionáveis da Igreja.

Questionar e propor não é o mesmo que ir embora e de um canto chamar hereges, modernistas e anti-cristos.

Tirando uma meia dúzia de excepções, os chamados modernistas/reformistas não se têm ido embora mas sim afastados, silenciados e utilizando a expressão do Alef levado cacetada. Por outro lado, os chamados tradicionalistas, negam um concílio, recusam os direitos humanos, a igualdade entre os géneros, a superiodade do estado celibatário. Excluem-se, formam grupinhos, atacam e destroçam. Repara que Monsenhor Lefvbre pintou a manta até começar a ordenar Bispos. Mesmo depois disto tentam dialogar com ele.

O aborto e eutanásia não são questões disciplinares.´

Se um Papa dissesse agora que se podia ordenar homens casados, como irias tu reagir?

Em comunhão

Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 16 16UTC March 16UTC 2007 16:16

Caro Tileul

Estive a ver as tuas mensagens e felizmente para mim aceitas como legímimo que aqueles que preferem a missa tridentina tenham o direito de assistir à mesma.

Confess que estava a pensar que pudesses ser da linha dos que entendem que devia ser proibida e revogada para sempre.

Eu sinto-me melhor na Missa Tridentina, rezo melhor e sinto-me mais perto de Cristo.

Prefiro ter uma Missa onde o Rito é mais "exigente" as regras mais definidas. Por exemplo não se pode comngar na mão, somos encorajados a comungar de joelhos, o canticos são muito introspectivos.

Não estou com isto a criticar os que preferem a Missa Nova. Acho muito bem que prefiram mas eu particularmente incomodo-me (acho aliás um abuso) quando Padres negam os fieis a comungar de joelhos, celebram Missas à pressa, evitam dar comunhão na boca etc etc.

Acredita Tilleu que a grande maioria da spessoa que defende a liberalização da Missa Tridentina está de boa fé e não tem nenhum plano maquiavelico de regresso ao pre-concilio.

Cristina

Ir para a página: Anterior1234567891011Próximo
Página actual: 10 de 11

Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.