O padre mais idoso de Portugal fez 100 anos
2011-07-21 08:56:44

A Diocese do Algarve comemorou, esta quarta-feira, o 100.º aniversário de vida do padre mais idoso de Portugal e, simultaneamente, o que foi ordenado há mais tempo. Para o monsenhor Sezinando Rosa, o dia foi de festa e recordações de uma longa vida de 77 anos devotada à Igreja Católica.

"O que mais gostei neste dia foi a missa de acção de graças em que estiveram presentes 36 padres", disse ao JN o religioso, que foi pároco de Alcantarilha, no concelho de Silves.

Foi naquela mesma igreja que, esta manhã, o bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, celebrou a missa de acção de graças pelo aniversário de monsenhor Sezinando.
O almoço de comemoração foi realizado na residência onde o homenageado vive com familiares, em Alcantarilha, e no qual compareceram os padres e bispos presentes na eucaristia.

Questionado sobre um dos momentos que mais o emocionou ao longo de uma vida dedicada à Igreja, monsenhor Sezinando recordou o primeiro encontro que teve com um Papa. "Eu tinha 18 anos e estava em Roma quando fui apresentado a Pio XI. Eu era muito jovem e aquilo representou muito para mim", recordou.
Dos sete Papas a quem deveu obediência, o cónego destacou a figura de Pio XII. "Era um grande intelectual, muito comunicativo", realçou.

Monsenhor Sezinando Rosa nasceu a 19 de Julho de 2011 em Vila Real de Santo António e foi ordenado no dia 15 de Setembro de 1934. Celebrou missa nova no dia 23 do mesmo mês em que foi ordenado.

De igual forma, foi administrador da Rádio Renascença, um dos fundadores da Universidade Católica Portuguesa, secretário-geral da Acção Católica Portuguesa, director do secretariado-geral da Conferência Episcopal Portuguesa, administrador paroquial de Guia (Albufeira) e professor no Liceu de Faro.

Fonte JN