Site da diocese veste-se de S. João com manjericos, balões e quadras populares
2011-06-16 10:12:21

A diocese do Porto está a assinalar o S. João com uma grafismo específico para o seu site, além de convidar os leitores a publicarem quadras alusivas ao nascimento do precursor de Jesus Cristo.
“Cidreira e Rosmaninho / são ervas de tradição / para todos os parzinhos / na noite de São João” e “São João, Santo Bonito / Lá vai ele com o seu Manjerico / “Arco e Balão pelo ar / E vão todos a Cantar” são dois dos versos propostos.

A iniciativa ocorre no ano em que se assinala o centenário do “referendo” promovido na cidade para a escolha do feriado municipal, 24 de junho, que recaiu sobre o dia em que a Igreja Católica evoca João Batista.

O site da diocese recupera um texto onde se explica que a origem dos festejos remonta a “tempos milenares”, mas só em 1911 foi decidida a data do feriado na Cidade Invicta, 300 km a norte de Lisboa, na sequência de um decreto republicano e de um referendo promovido pelo Jornal de Notícias.

Três meses após a implantação da República, ocorrida a 5 de outubro de 1910, o Governo determinou que cada concelho passasse a ter um feriado próprio, mas no Porto a comissão administrativa do município não chegou a acordo sobre a data, o que suscitou a ideia de uma consulta popular.
A vitória foi discutida entre a festa de S. João e o 1.º de Maio, tendo a primeira obtido 6565 votos, mais do dobro dos alcançados pelo Dia do Trabalhador, ficando em terceiro lugar 8 de dezembro, data em que os católicos assinalam a Imaculada Conceição de Maria.
João Batista é o único santo, com a Virgem Maria, de quem a Igreja celebra o nascimento, sublinhando o seu papel no anúncio de Jesus, que, segundo a Bíblia, viria a batizar.

A cidade do Porto tem como padroeira principal Nossa Senhora da Vandoma, evocada a 11 de outubro.

RM