paroquias.org
 

Notícias






Proteger as crianças nos Media
2009-11-20 14:37:03

A Associação Mundial Católica para a Comunicação (SIGNIS) elegeu os direitos das crianças como a prioridade de trabalho. Foi durante o Congresso Mundial da SIGNIS, em Chiang Mai, na Tailândia, que os mais de 650 participantes aprovaram uma declaração que visa proteger os direitos das crianças.

A Associação Mundial Católica para a Comunicação (SIGNIS) elegeu os direitos das crianças como a prioridade de trabalho. Foi durante o Congresso Mundial da SIGNIS, em Chiang Mai, na Tailândia, que os mais de 650 participantes aprovaram uma declaração que visa proteger os direitos das crianças.

“Somos as crianças do mundo. Ouvem as nossas vozes?”, perguntaram mais de uma centena de crianças na Tailândia. O tema do congresso versava sobre «Media para uma cultura de paz – Direitos das Crianças, promessa para amanhã» indo de encontro aos 50 anos que esta Sexta-feira, dia 20, de assinalam da adopção da Declaração dos Direitos das Crianças por parte das Nações Unidas e dos 20 anos sobre a Convenção dos Direitos das Crianças.

“As crianças estão a crescer num mundo digital e os profissionais católicos da comunicação têm a responsabilidade especial de assegurar que os seus direitos sejam respeitados e as suas vozes sejam ouvidas”, afirmou o Presidente da SIGNIS, Augustine Loorthusamy, a uma centena de crianças de três escolas da região de Chiang Mai e na presença de 10 jovens jornalistas provenientes de diferentes países asiáticos

Como resposta ao desafio apresentado pelas crianças, a SIGNIS comprometeu-se a eleger como prioridade do seu trabalho diário os direitos das crianças.

Na declaração final do Congresso, os participantes reafirmaram o seu compromisso de promover, junto de outras organizações, tais como a Obra Internacional Católica para a Infância, a Rede Internacional para a Década e a 6ª Cimeira Mundial dos Media para as Crianças, entre outras, os direitos das crianças através dos media.

Na declaração final do Congresso da SIGNIS pode ler-se o compromisso de “apoiar os direitos das crianças para aceder aos media, incluindo os media digitais, e à liberdade de expressão”. A SIGNIS compromete-se ainda a “apoiar e promover a educação para a comunicação em todos os níveis e para todas as idades de forma a que as crianças possam aprender a usar os media com sabedoria e criatividade”.

A Associação Católica afirma ainda o esforço de proteger as crianças de violência e perigos dos media e ainda “monitorizar a presença de crianças nos media e promover a implementação mais extensa dos princípios éticos, propostos pela UNICEF, para informar acerca da infância”.

Encorajar e permitir a participação das crianças nos media para que as suas vozes seja, escutadas e os seus rostos reconhecidos é outro compromisso da SIGNIS. A declaração finda com o compromisso de “encorajar os media a prestar maior atenção aos direitos das crianças e para que trabalhem na promoção e combate às violações dos direitos das crianças”.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia