Dia da Criança no Santuário de Fátima
2009-10-27 22:44:37

Uma das novidades que traz o Ano Pastoral 2009/2010 no Santuário de Fátima prende-se com a realização de um programa pastoral direccionado para o público infantil.

Assim, a partir do Advento, no 3º sábado de todos os meses, o Santuário de Fátima convida os mais novos para um programa especial e especialmente para eles preparado.

Este projecto, intitulado “Dia da Criança”, é de participação livre e gratuita, e inicia a 19 de Dezembro de 2009. Incluiu momentos de celebração, oração e catequese.

Os restantes Dias da Criança, até Novembro de 2010, são os seguintes: 16 de Janeiro, 20 de Fevereiro, 20 de Março, 17 de Abril, 15 de Maio, 19 de Junho, 17 de Julho, 21 de Agosto, 18 de Setembro, 16 de Outubro e 20 de Novembro.

Recorde-se que, a propósito de uma reflexão sobre a espiritualidade da mensagem de Fátima, o Reitor do Santuário, referiu-se, no Editorial da "Voz da Fátima" de 13 de Setembro de 2009, sobre a atracção natural das crianças por Nossa Senhora, por Jesus e pelos pastorinhos beatos.

"As crianças sentem uma especial atracção por Nossa Senhora, como Mãe, e por Jesus, tal como é apresentado na linguagem infantil dos Pastorinhos. Não são indiferentes ao testemunho de vida dos beatos Francisco e Jacinta Marto, com quem se identificam em tantos aspectos. As experiências feitas com as peregrinações das crianças, com os momentos de adoração ao Santíssimo numa linguagem infantil, com os grupos de meninos e meninas que rezam o terço, mostram-nos que se sentem atraídos e entusiasmados", escreveu o Padre Virgílio Antunes.

O programa estabelecido é o seguinte:
10:00 – Acolhimento
10:15 – Preparação da celebração, na sala Norte do Convivium Santo Agostinho (45’), no piso inferior da Igreja da Santíssima Trindade.
11:00 – Missa oficial, na Igreja da Santíssima Trindade, com participação das crianças.
12:15 – Catequese sobre a Mensagem de Fátima (30’)
13:00 – Almoço (livre)
14:30 – Preparação da Adoração, na sala Norte do Convivium Santo Agostinho.
14:45 – Adoração Eucarística, na Capela do Santíssimo Sacramento (25’)
15:30 – Despedida, na Capelinha das Aparições (15’)