paroquias.org
 

Notícias






«SuperCongresso» junta jovens de várias religiões na Índia
2009-08-07 17:15:08

Pela primeira vez na Índia, o Supercongresso 2009 é a manifestação internacional do Movimento Juvenil para a Unidade que chegou à quinta edição mundial. Nasceu do encontro entre a espiritualidade do Movimento dos Focolares e os objectivos do Shanti Ashram, organização hindu que se inspira nos ensinamentos de Mahatma Gandhi.

É uma etapa do caminho de construção da fraternidade universal e do diálogo inter religioso, que se baseia na prática da Regra de ouro, presente nos livros sagrados das maiores religiões do mundo: “Faz aos outros aquilo que gostarias que fizessem a ti”.

Será numerosa a participação de adolescentes das principais religiões: cristãos e muçulmanos de Jerusalém; cristãos e siks da Irlanda; muçulmanos e cristãos das Filipinas e da Holanda e naturalmente hindus e cristãos da Índia, que juntos deram vida a este evento.

Através de experiências de vida, canções, actuações artísticas e culturais, os adolescentes irão apresentar iniciativas e actividades onde já se vive esta regra.

Graças a uma ligação internet prevê-se a transmissão do evento para toda a Índia e para outras capitais do mundo.

O Programa vai desenrolar-se em três momentos:

— Sábado, 8 de Agosto, no Kumaraguru Colégio de Tecnologias de Coimbatore: através de experiências, números artísticos e culturais, os adolescentes apresentarão o que já se fez nestes últimos anos vivendo a Regra de ouro: acções que visam resolver situações de pobreza e de marginalização; actividades para promover a paz e a solidariedade a todos os níveis, passos concretos no caminho do diálogo inter religioso.

— Domingo, 9 de Agosto, o “Festival pela paz”, aberto à cidade de Coimbatore, no Avinashi Hall. Terá a participação de personalidades civis e religiosas locais e nacionais. Com um acto simbólico dos representantes das principais religiões, os adolescentes irão manifestar o seu empenho em “dar o primeiro passo” em favor da paz e da unidade para ser testemunho visível de um mundo unido.

— Nos 3 dias seguintes, de 10 a 12 de Agosto, 700 adolescentes de várias religiões, em representação dos diversos Países do mundo, vão mergulhar na vida das aldeias e das escolas de Coimbatore. Através de momentos de intercâmbio, workshops de solidariedade e actividades de animação com as crianças indianas e graças à hospitalidade de uma centena de famílias, os adolescentes irão contactar com as tradições da Índia rural, num intercâmbio enriquecedor. Na conclusão vão formular compromissos e projectos para o futuro, na presença de Abdul Kalam, cientista e ex-presidente da Índia.

O programa de Sábado, 8 de Agosto (11.00 – 12.30 e 16.00-17.30 horas locais – GTM + 5.30) será transmitido em directo via internet em língua inglesa, com reportagem em italiano, neste site: http://live.focolare.org/rpu e também através do site internacional do Movimento Juvenil para a Unidade (www.teens4unity.net) e do Supercongresso 2009 (www.supercongress2009.in)

Os textos e fotografias estarão disponíveis em http://live.focolare.org/rpu

Já está a funcionar um blogue para interagir com mensagens e fotos de todas as partes do mundo, quer da preparação quer do próprio evento (www.supercongress2009.blogspot.com)

--------------------------------------------------------------

Os Jovens para a Unidade fazem parte do Movimento dos Focolares, fundado por Chiara Lubich para concorrer a realizar o projecto de Deus sobre a humanidade, expresso no Evangelho: “Que todos sejam um”. Pertencem a povos, culturas e religiões diferentes e são actualmente 150.000 presentes em 182 Países. O seu objectivo é viver para construir um mundo unido difundindo a cultura da comunhão entre os povos, da paz e da fraternidade. Para envolver o maior número possível de jovens, empenham-se em levar a unidade por toda a parte superando divisões existentes na família, entre gerações, nas escolas e em todos os ambientes onde vivem. Também organizam várias actividades a nível local e mundial tais como: torneios desportivos, concertos, acções ecológicas, recolha de fundos, fóruns, marchas pela paz. Vivem e difundem a ‘cultura do dar’, com projectos e bolsas de estudo a favor dos jovens dos países em vias de desenvolvimento. Com o projecto ‘vAMOs colorir a cidade’, estão empenhados em colorir com o amor os lugares escuros dos bairros e da cidade onde vivem: orfanatos, prisões, hospitais, pessoas sós e abandonadas com centenas de iniciativas concretas.

O ‘Sarvodaya’, como está articulado por Mahatma Gandhi, dá vida à visão da realidade do Shanti Ashram. Através do empenho na acção social, a organização Ashram procura servir como catalisador para reforçar os vários sectores das comunidades rurais, em especial e mais ao largo a sociedade. O doutor M. Aram e a Senhora Minoti Aram, juntamente com outros amigos gandhianos, fundaram o Ashram em 1986. Nos últimos vinte anos, a experiência do Ashram a trabalhar para os jovens e as crianças, trouxe informações e conhecimentos úteis, assegurando que os direitos das novas gerações sejam seriamente tidos em consideração e postos em prática. A nível local, o Ashram e os seus parceiros, organizações com a mesma forma de pensar que trabalham para a infância a nível nacional e internacional, chegam a milhares de crianças através de programas de desenvolvimento.

Em 2001, durante uma viagem de Chiara Lubich à Índia, o Shanti Ashram e o Sarvodaya Movement quiseram atribuir-lhe o reconhecimento “Gandhi Award – Defender of peace”. Este momento marcou uma etapa importante no caminho do diálogo inter religioso, dando início a uma série de encontros e simpósios que continuam ainda nos quais se vai aprofundando a comunhão e o diálogo entre cristãos e hindus, também com a planificação de acções comuns para realizar a fraternidade universal. O supercongresso 2009 quer ser a mais recente expressão do caminho comum e a projecção no futuro das novas gerações que queiram receber e levar avante esta herança preciosa.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia